Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
EduardoexTJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 25 Ago 2016 21:46

Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Mensagem não lida por EduardoexTJ »

Esta semana vi um artigo falando que a Via Láctea leva esse nome porque os gregos a batizaram assim. Aí me liguei numa coisa. O mundo é cheio de pessoas que fizeram história por contribuírem de maneira formidável com a evolução da humanidade. A Grécia, por exemplo, foi uma grande produtora de filósofos. Confira essa lista que encontrei na web:
- Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.)
- Platão (428 a 347 a.C.)
- Aristóteles (384a.C - 322 a.C.)
- Tales de Mileto (625 a.C. - 545 a.C.)
- Anaximandro de Mileto (609/610 a.C. - c. 546 a.C.)
- Anaxímenes de Mileto (585-528 a.C.)
- Pitágoras (571/570 a.C. - 497/496 a.C.)
- Xenófanes de Cólofon (aprox. 570 a.C. - 460 a.C.)
- Heráclito de Éfeso (aprox. 540 a.C. - 470 a.C.)
- Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.)
- Anaxágoras de Clazômenas (c. 500 a.C. - 428 a.C.)
- Diógenes de Apolônia (viveu século V a.C.)
- Protágoras de Abdera (480 a.C. - 410 a.C.)
- Górgias de Leontini (480 a.C. - 375 a.C.)
- Demócrito de Abdera (cerca de 460 a.C. - 370 a.C.)
- Arquitas de Tarento (428 a.C. - 347 a.C.)
Esses caras eram, além de filósofos, cientistas, matemáticos, etc. Olhando para a astronomia, algumas coisas chamam muito a nossa atenção. Por exemplo, as pirâmides, o Stonehenge, Newgrange, os Menir, etc. Embora ao que parece, muito disso tinha uma liga científico-religiosa, o ponto que quero destacar são os feitos desses homens. Mas daí, eu me fiz a pergunta:
EPA! Cadê os israelitas?
Eu revirei material, vasculhei. Mas não encontrei nada! :?

Nenhuma referência a nem um único pensador, cientista ou mesmo filósofo que fosse israelita! "E daí?", você talvez me pergunte. E daí, que uma nação santa, escolhida a dedo por um deus de amor que é justo, deveria ter produzido muitos homens com atributos que até hoje seriam reconhecidos, a exemplo dos gregos, egípcios, mesopotâmios, etc.

Por qual motivo será que não encontrei esses relatos? Porque não existiu ninguém? Porque adorar o Jeovazito sempre foi um atraso de vida? :?:
Pode ser que ao invés de evoluírem aliando-se com as demais nações, o Jeová preferiu manter aquela turma isolada. Será que é também porque estavam muito ocupados escrevendo o VT da giBíblia?
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Estavam muito ocupados em obedecer sem questionar.

Penso logo questiono, não penso logo obedeço.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

OliverQueen escreveu:Esta semana vi um artigo falando que a Via Láctea leva esse nome porque os gregos a batizaram assim. Aí me liguei numa coisa. O mundo é cheio de pessoas que fizeram história por contribuírem de maneira formidável com a evolução da humanidade. A Grécia, por exemplo, foi uma grande produtora de filósofos. Confira essa lista que encontrei na web:
- Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.)
- Platão (428 a 347 a.C.)
- Aristóteles (384a.C - 322 a.C.)
- Tales de Mileto (625 a.C. - 545 a.C.)
- Anaximandro de Mileto (609/610 a.C. - c. 546 a.C.)
- Anaxímenes de Mileto (585-528 a.C.)
- Pitágoras (571/570 a.C. - 497/496 a.C.)
- Xenófanes de Cólofon (aprox. 570 a.C. - 460 a.C.)
- Heráclito de Éfeso (aprox. 540 a.C. - 470 a.C.)
- Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.)
- Anaxágoras de Clazômenas (c. 500 a.C. - 428 a.C.)
- Diógenes de Apolônia (viveu século V a.C.)
- Protágoras de Abdera (480 a.C. - 410 a.C.)
- Górgias de Leontini (480 a.C. - 375 a.C.)
- Demócrito de Abdera (cerca de 460 a.C. - 370 a.C.)
- Arquitas de Tarento (428 a.C. - 347 a.C.)
Esses caras eram, além de filósofos, cientistas, matemáticos, etc. Olhando para a astronomia, algumas coisas chamam muito a nossa atenção. Por exemplo, as pirâmides, o Stonehenge, Newgrange, os Menir, etc. Embora ao que parece, muito disso tinha uma liga científico-religiosa, o ponto que quero destacar são os feitos desses homens. Mas daí, eu me fiz a pergunta:
EPA! Cadê os israelitas?
Eu revirei material, vasculhei. Mas não encontrei nada! :?

Nenhuma referência a nem um único pensador, cientista ou mesmo filósofo que fosse israelita! "E daí?", você talvez me pergunte. E daí, que uma nação santa, escolhida a dedo por um deus de amor que é justo, deveria ter produzido muitos homens com atributos que até hoje seriam reconhecidos, a exemplo dos gregos, egípcios, mesopotâmios, etc.

Por qual motivo será que não encontrei esses relatos? Porque não existiu ninguém? Porque adorar o Jeovazito sempre foi um atraso de vida? :?:
Pode ser que ao invés de evoluírem aliando-se com as demais nações, o Jeová preferiu manter aquela turma isolada. Será que é também porque estavam muito ocupados escrevendo o VT da giBíblia?

Acho que vou ter que discordar de você nesse tópico amigo. Você está cometendo o mesmo erro das TJs: olhando para o povo judeu como se fossem as TJs modernas, só com roupas diferentes. Aquele povo nada tinha haver com Testemunha de Jeová. Assim como outros povos, talvez de um jeito diferente, deram sua contribuição pra História Humana e a impactaram. Vou começar citando um israelita que teve mais influência na História Humana do que todos juntos que vc mencionou: Jesus. Não importa o que se pense sobre esse cara (se filho de Jeová ou filho de José com Maria) ele impactou profundamente a história humana. Citando outros pensadores judeus: Moisés, Salomão, Judas Macabeu, Saulo de Tarso, Tiago o Justo, Gamalieu, Maimônides, pode ser mais moderno?: Baruch Spinoza, Albert Instein. Deve ter mais alguns antigos bem interessantes, mas não podemos enviezar o que significa contribuir ou não para a Humanidade
Avatar do usuário
EduardoexTJ
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 25 Ago 2016 21:46

Re: Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Mensagem não lida por EduardoexTJ »

Agnostico Reverente escreveu: Acho que vou ter que discordar de você nesse tópico amigo. Você está cometendo o mesmo erro das TJs: olhando para o povo judeu como se fossem as TJs modernas, só com roupas diferentes. Aquele povo nada tinha haver com Testemunha de Jeová. Assim como outros povos, talvez de um jeito diferente, deram sua contribuição pra História Humana e a impactaram. Vou começar citando um israelita que teve mais influência na História Humana do que todos juntos que vc mencionou: Jesus. Não importa o que se pense sobre esse cara (se filho de Jeová ou filho de José com Maria) ele impactou profundamente a história humana. Citando outros pensadores judeus: Moisés, Salomão, Judas Macabeu, Saulo de Tarso, Tiago o Justo, Gamalieu, Maimônides, pode ser mais moderno?: Baruch Spinoza, Albert Instein. Deve ter mais alguns antigos bem interessantes, mas não podemos enviezar o que significa contribuir ou não para a Humanidade
Obrigado, Agnóstico. Eu tinha esperança de alguém citar um ou mais nomes aqui e você o fez.

Sobre os personagens mencionados, eu gostaria de excluir os bíblicos, pois estes são avaliados à luz da fé. Mesmo assim, honesta e francamente não vejo como Moisés tenha sido um grande pensador, filósofo, matemático, astrônomo, cientista ou algo do tipo.

Que Jesus mudou a história é fato, mas ele também deve ser medido à luz da fé. Ademais mesmo hoje há povos que ignoram o calendário que surgiu após sua vida.

Sobre os judeus mais modernos que citou, já não são mais do mundo antigo (primitivo). Embora não tenha ficado claro no título, eu me referia ao mundo antes de cristo, o que dá pra perceber no contexto.

Einstein sem dúvida foi um dos maiores de todos os citados, um orgulho para toda a humanidade. Eu o deixei de fora pelo motivo já exposto.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2097
Registrado em: 29 Jul 2016 17:21
Contato:

Re: Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Mensagem não lida por BrunoBernardes »

Senhores se podemos citar os filósofos DC, o que acham desse quase desconhecido?

Espero não estar comendo bola.

Estou querendo aprender.

Abentofail, XII DC.
Spoiler!
phpBB [video]
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Mensagem não lida por Debora »

Agnostico Reverente escreveu: Acho que vou ter que discordar de você nesse tópico amigo. Você está cometendo o mesmo erro das TJs: olhando para o povo judeu como se fossem as TJs modernas, só com roupas diferentes. Aquele povo nada tinha haver com Testemunha de Jeová. Assim como outros povos, talvez de um jeito diferente, deram sua contribuição pra História Humana e a impactaram.
Concordo com nosso colega Agnóstico. Porém, reconheço que voltando no tempo, você tem razão.

Mas será que a carência do passado foi recompensada com judeus contemporâneos que deram grandiosas colaborações para a humanidade ?
Dentre 700 prêmio NOBEL, 140 foram dados para os judeus. Vale a pena conferir. http://www.ceenan.com.br/artigos/downlo ... NIDADE.pdf
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Mensagem não lida por KOSTA »

Obrigadinha Debora, deste cabo da minha auti estima :1 :1
Somente dois portugueses receberam um Nobel...um deles inventou a lobotomia e o outro foi o Saramago.
Tá bonito! Que frustração...

Se houvesse premio nobel para Burrologia teriamos muitos troféus em Portugal.
Principalmente politicos.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Mensagem não lida por Debora »

KOSTA escreveu:Obrigadinha Debora, deste cabo da minha auti estima :1 :1
Somente dois portugueses receberam um Nobel...um deles inventou a lobotomia e o outro foi o Saramago.
Tá bonito! Que frustração...

Se houvesse premio nobel para Burrologia teriamos muitos troféus em Portugal.
Principalmente politicos.
Bom dia!
Não chore Kosta. Vocês tiveram dois premiados, enquanto nosso imenso país até o momento, apenas sonha com um Nobel.
Quem sabe se instituírem premiação para politicos corruptos, teremos uma grande disparada de contemplados.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Agnostico Reverente
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 19 Ago 2016 17:08

Re: Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Mensagem não lida por Agnostico Reverente »

OliverQueen escreveu:
Agnostico Reverente escreveu: Acho que vou ter que discordar de você nesse tópico amigo. Você está cometendo o mesmo erro das TJs: olhando para o povo judeu como se fossem as TJs modernas, só com roupas diferentes. Aquele povo nada tinha haver com Testemunha de Jeová. Assim como outros povos, talvez de um jeito diferente, deram sua contribuição pra História Humana e a impactaram. Vou começar citando um israelita que teve mais influência na História Humana do que todos juntos que vc mencionou: Jesus. Não importa o que se pense sobre esse cara (se filho de Jeová ou filho de José com Maria) ele impactou profundamente a história humana. Citando outros pensadores judeus: Moisés, Salomão, Judas Macabeu, Saulo de Tarso, Tiago o Justo, Gamalieu, Maimônides, pode ser mais moderno?: Baruch Spinoza, Albert Instein. Deve ter mais alguns antigos bem interessantes, mas não podemos enviezar o que significa contribuir ou não para a Humanidade
Obrigado, Agnóstico. Eu tinha esperança de alguém citar um ou mais nomes aqui e você o fez.

Sobre os personagens mencionados, eu gostaria de excluir os bíblicos, pois estes são avaliados à luz da fé. Mesmo assim, honesta e francamente não vejo como Moisés tenha sido um grande pensador, filósofo, matemático, astrônomo, cientista ou algo do tipo.

Que Jesus mudou a história é fato, mas ele também deve ser medido à luz da fé. Ademais mesmo hoje há povos que ignoram o calendário que surgiu após sua vida.

Sobre os judeus mais modernos que citou, já não são mais do mundo antigo (primitivo). Embora não tenha ficado claro no título, eu me referia ao mundo antes de cristo, o que dá pra perceber no contexto.

Einstein sem dúvida foi um dos maiores de todos os citados, um orgulho para toda a humanidade. Eu o deixei de fora pelo motivo já exposto.
Eu entendi sua abordagem e vc tem razão em alguns sentidos. Do tipo: "se esse povo era tão especial mesmo, deveria ter tido uma contribuição mais significativa para a evolução humana". Nesse sentido vc tem razão. Ao ler o livro ZELOTA o autor frisa como o Imperio Romano ficava indignado com esse orgulho e pretensão judaica de ser um POVO ESPECIAL. Sempre foi assim. Sobre Moisés, acho que existe dúvidas se o cara existiu mesmo, assim como existe Dúvida se Sócrates realmente existiu ou se foi uma invenção de Platão. De qualquer forma a influência que os escritos atribuidos a Moisés trouxe pra Humanidade com o conceito de MONOTEÍSMO foi muito forte e pode ser sentida até hoje (se isso foi bom ou ruim pra Humanidade seria outra discussão). Sobre Jesus, foi um personagem histórico incontestável e os ensinamentos atribuidos a ele nos evangelhos são muito importantes pra Humanidade, assim como os de Buda. Sobre fé, seria muito difícil separar o povo judaico dela, porque esse era o povo do LIVRO, o povo da Revelação. Podemos fazer uma leitura assim: os gregos trouxeram sua reflexão filosófica, os Romanos trouxeram sua estratégia e organização jurídica, que até hoje influencia profundamente o modo de pensar do sistema judiciário de diversos países. O que aquela pequena e antga nação judaica trouxe? A fé, a Revelação (supostamente Divina), o MONOTEISMO e uma coleção de escritos que influenciou e vai continuar influenciando a história humana por muito tempo (se essa influência é positiva ou negativa é outra história) mas faz parte do acervo cultural da humanidade. Sobre físicos e matemáticos, talvez vc tenha razão na escassez de judeus pré cristãos que tenham contribuído.
Avatar do usuário
giodanobruno
Forista
Forista
Mensagens: 156
Registrado em: 24 Fev 2017 16:13

Re: Grandes pensadores do passado. Cadê os israelistas na lista?

Mensagem não lida por giodanobruno »

Agnostico Reverente escreveu:
OliverQueen escreveu:
Agnostico Reverente escreveu: Acho que vou ter que discordar de você nesse tópico amigo. Você está cometendo o mesmo erro das TJs: olhando para o povo judeu como se fossem as TJs modernas, só com roupas diferentes. Aquele povo nada tinha haver com Testemunha de Jeová. Assim como outros povos, talvez de um jeito diferente, deram sua contribuição pra História Humana e a impactaram. Vou começar citando um israelita que teve mais influência na História Humana do que todos juntos que vc mencionou: Jesus. Não importa o que se pense sobre esse cara (se filho de Jeová ou filho de José com Maria) ele impactou profundamente a história humana. Citando outros pensadores judeus: Moisés, Salomão, Judas Macabeu, Saulo de Tarso, Tiago o Justo, Gamalieu, Maimônides, pode ser mais moderno?: Baruch Spinoza, Albert Instein. Deve ter mais alguns antigos bem interessantes, mas não podemos enviezar o que significa contribuir ou não para a Humanidade
Obrigado, Agnóstico. Eu tinha esperança de alguém citar um ou mais nomes aqui e você o fez.

Sobre os personagens mencionados, eu gostaria de excluir os bíblicos, pois estes são avaliados à luz da fé. Mesmo assim, honesta e francamente não vejo como Moisés tenha sido um grande pensador, filósofo, matemático, astrônomo, cientista ou algo do tipo.

Que Jesus mudou a história é fato, mas ele também deve ser medido à luz da fé. Ademais mesmo hoje há povos que ignoram o calendário que surgiu após sua vida.


Einstein sem dúvida foi um dos maiores de todos os citados, um orgulho para toda a humanidade. Eu o deixei de fora pelo motivo já exposto.
Eu entendi sua abordagem e vc tem razão em alguns sentidos. Do tipo: "se esse povo era tão especial mesmo, deveria ter tido uma contribuição mais significativa para a evolução humana". Nesse sentido vc tem razão. Ao ler o livro ZELOTA o autor frisa como o Imperio Romano ficava indignado com esse orgulho e pretensão judaica de ser um POVO ESPECIAL. Sempre foi assim. Sobre Moisés, acho que existe dúvidas se o cara existiu mesmo, assim como existe Dúvida se Sócrates realmente existiu ou se foi uma invenção de Platão. De qualquer forma a influência que os escritos atribuidos a Moisés trouxe pra Humanidade com o conceito de MONOTEÍSMO foi muito forte e pode ser sentida até hoje (se isso foi bom ou ruim pra Humanidade seria outra discussão). Sobre Jesus, foi um personagem histórico incontestável e os ensinamentos atribuidos a ele nos evangelhos são muito importantes pra Humanidade, assim como os de Buda. Sobre fé, seria muito difícil separar o povo judaico dela, porque esse era o povo do LIVRO, o povo da Revelação. Podemos fazer uma leitura assim: os gregos trouxeram sua reflexão filosófica, os Romanos trouxeram sua estratégia e organização jurídica, que até hoje influencia profundamente o modo de pensar do sistema judiciário de diversos países. O que aquela pequena e antga nação judaica trouxe? A fé, a Revelação (supostamente Divina), o MONOTEISMO e uma coleção de escritos que influenciou e vai continuar influenciando a história humana por muito tempo (se essa influência é positiva ou negativa é outra história) mas faz parte do acervo cultural da humanidade. Sobre físicos e matemáticos, talvez vc tenha razão na escassez de judeus pré cristãos que tenham contribuído.



Agnóstico, quanto a questão do Jesus como figura histórica incontestável, eu tenho lá minhas duvidas, algum tempo atrás eu estava lendo um livro do YUVAl, que abordava esse tema, e ele fala sobre um Escritor Romano que inventou um personagem que pertencia a uma nação que Roma estava invadindo, e esse personagem criticava duramente a sociedade romana, durante muito tempo, todo mundo achava que realmente esse cara existiu, (não lembro os nomes agora), e ele expunha claramente a hipocrisia de Roma, usando esse personagem fictício, então eu penso às vezes o mesmo sobre Jesus, pq ele também não pode ser um personagem fictício??? Pense o seguinte, se hoje em dia com a facilidade de acesso a informação, nós vemos centenas de notícias falsas circulando, pessoas que manipulam na cara dura a notícia e engana um monte de pessoas, imagine então naquele tempo, onde a informação dificilmente poderia ser comprovada, as pessoas não tinha acesso a nada, uma noticia falsa se propagava de boca em boca e para resolver aquilo seria quase impossível, a imprensa sempre foi e sempre será manipuladora, como é hoje, foi na época de Jesus com aqueles que escreviam e contavam as histórias!
A religião pode ser definida, portanto, como um sistema de normas e valores humanos que se baseia na crença em uma ordem sobre-humana, isso ajuda a tornar inquestionáveis pelo menos algumas leis fundamentais, garantindo, desse modo, a estabilidade social.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes