Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Mensagem não lida por jBrother »

Claro que esta questão foi colocada de forma metafórica. Muitos dizem que o Brasil é uma "merda", ou seja o Brasil tem problemas de todo o tipo, mas nós que somos brasileiros devemos abandonar o País ? Mudar para um outro e deixar o barco afundar ? Como o Brasil deixou de ser uma ditadura para se tornar um país democrático, isto pode ser considerado uma evolução, melhoria, amadurecimento ?

O que quero propor é muito mais profundo. Quando um grupo social, seja ele um país, um estado, uma cidade, um bairro, uma familia, uma empresa, uma Igreja, um clube, etc. Tem problemas, tem erros, o que é melhor ?
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Mensagem não lida por Pássaro »

Acabar a boa vida dos políticos. Esse país arrecada demais! A corrupção é muito grande! Tem muita roubalheira e ninguém faz nada, pois os maiores ladrões são os que fazem as leis!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Mensagem não lida por Jerry »

Há que se levar em consideração fatores históricos. O Brasil não é uma merda por responsabilidade unicamente dos brasileiros, da mesma forma como os países latino-americanos em geral, e os países africanos após a descolonização. Embora a responsabilidade não possa ser atribuída totalmente às metrópoles que nos exploraram, elas têm uma boa dose de responsabilidade, sim. E quando o Brasil se tornou independente, o modelo exclusor, onde uma pequena elite explorava a maioria da população - que sequer participou dos rumos do país de forma efetiva - continuou e se perpetuou.

Como defendeu o historiador Caio Prado Jr., o sentido da colonização é produzir lucro para a metrópole, e não construir um novo país.

Evidentemente isso não explica tudo. Mas também não pode ficar de fora da explicação.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Mensagem não lida por André Felix »

PRIMEIRO A PARTE ESCATOLÓGICA.
Eu não acho que o Brasil seja uma "merda" no sentido negativo da palavra. E existe sentido positivo para a palavra merda? Claro que sim. O excremento expelido com regularidade normal revela o funcionamento saudável do aparelho digestivo. Eu tive um tia que morreu de um câncer envolvendo o aparelho digestivo que tinha inveja até de quem apenas soltava um peido. "Quem me dera, meu filho, fosse eu, nem que fosse só um peidinho", lamentava ela pra mim. Ela ficou, tipo, "entupida".
Normalmente eu amo a minha bosta. Como proclama um adepto iniciado: "Não existe parte minha que não seja dos deuses."
:1

AGORA PARTE, tipo, "FALANDO SÉRIO".

Eu observo que, de acordo com o ponto de vista de uma parte considerável dos brasileiros, ser maledicente confere ao maldizente uma certa aura de inteligência, de contestação, uma maior visão da realidade das coisas. A Clarice Lispector explora isso em "A Hora da Estrela" no personagem Ulisses, namorado da feiosa Macabéia. Ele era bastante crítico, em especial dos políticos. No fim se tornou um deles!
O Brasil tem problemas que remontam ao seu passado colonialista, à sua secular dependência econômica, às sucessivas ditaduras que nunca representaram os interesses da nação brasileira como um todo, que produziram uma sociedade desigual e injusta.
Mas existem países piores, se é que isso possa nos servir de consolo!
Mas o Brasil não é apenas um "coitadinho", um "fodido". Nós temos um terrítorio imenso, uma cultura rica e diversificada, uma identidade nacional com relativamente poucos conflitos regionais ou separatistas. Oficilamente, desde 1985, o Brasil se livrou da mais recente das suas recorrentes ditaduras. Desde então muita coisa melhorou, e muito. Outros tantos problemas também. Mas se mantivermos e aprimorarmos grativamente essa rotina democrática, com alternância de poder, com a fiscalização do poder público pela sociedade organizada, com a consciênca da necessidade de um sistema de ensino de qualidade, e mais, de serviços públicos de qualidade, aos poucos as coisas vão se ajeitando.
No passado quando surgiam problemas a solução que as elites mais gostavam de usar era sempre criar regimes de excessão, anular o Estado Democrático de Direito, o tal do "Império das Leis", com o pretexto de acelerar a resolução de problemas, acelerar o desenvolvimento econômico, a industrialização, "queimando etapas" que foram seguida pelos países mais desenvolvidos economicamente. Por exemplo, enquanto a chamada Revolução Industrial demorou séculos para se firmar no capitalismo inglês aqui no Brasil a coisa foi feita à "toque de caixa" ou com "canetadas" dos governantes. É o caso da indústria automobilística. O Jucelino Jubisheck resolveu criar essa indústria no Brasil, facilitou a entrada de multinacionais, concetrou tudo na região do ABC paulista, usando um modelo já ultrapassado de importação de tecnologia, e até hoje o Brasil não possui uma tecnologia própria para o setor. Ele e os que sucederam ele não investiram em educação, em ciência e tecnologia. Esse é somente um exemplo que eu estou tentendo resumir toscamente. Em outras áreas como ubanização, êxodo da população rural para áereas urbanas, universalização do ensino público, entre outras coisas, tudo foi feito em curtíssimo prazo, "à torta e à direita", sem planejamento, sem ninguém sentar para discutir, dialogar, negociar as vantagens e desvantagens. Eu lembro que na década de 70 o ex-ministro Delfin Netto comprou, acho que nos EUA, dezenas de tratores para que uns índios de um tribo na Amazônia usassem na agricultura. Ele não consultou ninguém, não fez nenhum estudo, nada. O resultado foi que os tratores enferrujaram e viraram sucata. Os tais índios não sabiam usar, não tinham dinheiro para colocar combústivel, não praticavam sequer uma agricultura que produzisse excedentes para comercializar. Se bobear não tinham nem roupa! Viviam peladões!
Atualmente nós estamos vivendo um ciclo democrático. Está havando alternância no poder, embora nossa nova tentativa de democracia ainda seja muito recente. Os casos de corrupção, os problemas que são escancarados diariamente pela imprensa fazem parte do processo que conduz aos acertos. Antes ele já exisitiam mas os governos ditatorais escondiam censurando a imprensa, proscrevendo, perseguindo e até torturando e executando a oposição ou a simpels crítica.
Tá ... cansei de escrever.
Deu preguiça.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Brother A
Forista
Forista
Mensagens: 407
Registrado em: 16 Dez 2008 13:54

Re: Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Mensagem não lida por Brother A »


Dos países do chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China) o Brasil é o que tem menor desenvolvimento "explosivo", mas o que, a longo prazo, tem melhores condições de se sair bem. Como já foi acentuado, o Brasil não só conta com um território vasto e muito mais homogêneo do que esses outros países, sem desertos, sem cadeias montanhosas imensas, com população muito mais uniforme do que nessas outras terras. Não temos divisões étnicas conflitantes e brigas com vizinhos, como os outros, e assim há vantagens a se computar no confronto das nações em maior desenvolvimento. Nossas "guerras" com os argentinos e uruguaios do passado limitam-se ao campo de futebol atualmente ("que venga el toro. . .").

Agora, há muito a caminhar ainda. Eu recebo o "Yahoo Alert" que me assinala todos os artigos que trazem "Brazil" (de publicações estrangeiras das mais variadas) e as análises sobre o Brasil são em geral positivas, tratando dos nossos potenciais, mas com críticas também a certos aspectos que temos que cuidar. Ontem mesmo estava lendo que a Coreia do Sul investe mais em pesquisa do que toda a América Latina. E o sistema educacional brasileiro é considerado caótico por analistas internacionais, bem como os problemas de infraestrutura (estradas, ferrovias, portos), que deixam ainda muito a desejar.

Eu me lembro de minha última viagem ao Brasil, em princípio de março passado. Depois de passar por dois aeroportos americanos (Atlanta e Miami), com banheiros muito movimentados, mas bem asseados, quando estava na fila do Galeão para passar pela alfândega vi um banheiro "secundário" e fui até lá. Fiquei chocado com o mau-cheiro, falta de papel para enxugar as mãos e outros problemas. Pensei comigo, "os para o público mais amplo devem ser mais bem cuidados". Quando estava voltando, fui a um dos banheiros no saguão principal, e a decepção foi ainda maior. Estava mais mal cheiroso ainda e faltava sabão e todo tipo de papel.

Mas também quando se sai do aeroporto, a primeira visão de Brasil que se tem é o braço de mar que separa a área do aeroporto (se não me engano na Ilha do Governador). Que tristeza! Parece que o esgoto de todas as favelas do Rio de Janeiro é lançado naquele braço de mar. Que coisa mais deprimente! Uma camada nauseabunda cobre uma vasta área, e o cheiro é insuportável. E me contaram que muitas vezes há engarrafamento ali, bem na ponte sobre essa sujeirada toda. Felizmente passei em horário de tráfego livre, tanto na ida, quanto na volta. Ficar preso num engarramento ali deve ser aperitivo para o purgatório (para não dizer inferno, de vez).

Gente, aquilo é sujeira acumulada de anos e anos (creio que, décadas), e não se resolverá a curto prazo. Agora, se um dia limparem, aí se terá uma linda visão do mar que se atravessa sobre a ponte que vai dar na chamada "Linha Vermelha" (parece que outrora era controlada pelas gangues de drogas, mas já está sob controle).

Isso ilustra bem o quadro geral da nação. Sempre disse que o Brasil é uma potência em potencial. É esperar para ver se teremos um país (onde pretendo viver nos meus anos de aposentadoria aqui pelos EUA) decente onde viver, até que a bagunça dos dias finais se confirme, com o "Armagedom" que, a meu ver, é bem diferente da forma como as "testemunhas" aprendem. Por sinal, vejam a matéria que postamos noutro local, "Israel e o Armagedom". Muito instrutiva.

Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Achei interessante o questionamento de jBrother. :idea:

Algumas questões a serem colocadas:

1) Posso mudar algo que não vai indo bem? Até que ponto uma ação individual tem alcance?

Exemplos para essa primeira situação:
- Estou num país sob regime totalitário e que tem o Estado ao seu dispor todos os meios de repressão. Como lutar contra isso?

- Estou num país dito democrático, mas que possui um alto índice de corrupção e impunidade. Como lutar contra isso?

- Estou numa empresa que faz atos desonestos e prejudica pessoas de forma encoberta. Trabalho nessa empresa e percebo isso. Como lutar contra isso?

- Estou numa religião e descubro que muitas coisas estão erradas, mas minhas críticas ficam apenas nas questões dogmáticas e não percebo algo que possa realmente prejudicar alguém. Como lutar contra isso?

- Estou numa religião e percebo que existe nos seus ensinos potencialidades para um fundamentalismo que leve pessoas a morrer por tal ideal ou tendências discriminatórias. Como lutar contra isso?
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Mensagem não lida por André Felix »

Brasil com S
João Gilberto
Composição: Vinícius Eliud

Quando Cabral descobriu no Brasil o caminho das índias
Falou ao Pero Vaz para caminhar escrever para o rei
Que terra linda assim não há, com tico-ticos no fubá
Quem te conhece não esquece que o Brasil é com S

O caçador de esmeraldas achou uma mina de ouro
Caramuru deu chabu e casou com a filha do paje
Terra de encanto amor e sol
Não falo inglês nem espanhol
Quem te conhece não esquece meu Brasil é com S

E pra quem gosta de boa comida aqui é um prato cheio
Até Dom Pedro abusou do tempero e não se segurou
Ó natureza generosa esta com tudo e não está prosa
Quem te conhece não esquece meu Brasil é com S

Na minha terra onde tudo na vida se da um jeitinho
Ainda hoje invasores namoram a tua beleza
Que confusão veja você, no mapa mundi está com Z
Quem te conhece não esquece meu Brasil é com S



Imagem
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
shurelambers
Forista
Forista
Mensagens: 1717
Registrado em: 03 Nov 2008 10:18
Localização: São Paulo - Capital

Re: Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Mensagem não lida por shurelambers »

Existe uma saída. Muitos não enxergam: Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Avatar do usuário
leandro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 933
Registrado em: 01 Nov 2008 08:01
Localização: Na Terra lololol

Re: Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Mensagem não lida por leandro »

Eis uma solução para os brasileiros... falar a verdade sem medo



Petrakov
A felicidade é o Supremo Bem e o propósito da vida, o completo desígnio e finalidade da existência humana.

**Aristóteles**
Avatar do usuário
Dionisio
Forista
Forista
Mensagens: 594
Registrado em: 01 Nov 2008 14:20
Localização: são paulo

Re: Se o Brasil é uma "merda" como dizem qual a solução ?

Mensagem não lida por Dionisio »

a solução seria todos virarem tjs :2
QUE MEU CORPO SEJA CREMADO E QUE MINHAS CINZAS ALIMENTEM A ERVA, E QUE A ERVA ALIMENTE OUTRO HOMEM COMO EU, PORQUE EU CONTINUAREI NESTE HOMEM"

((CANTO PARA MINHA MORTE - Raul Seixas))
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes