Como vencer um debate sem precisar ter razão

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Como vencer um debate sem precisar ter razão

Mensagem não lida por Kurisu »

jurado8 escreveu: 26 Ago 2022 13:32 A grande questão que fica é ...
Por que essa necessidade de vencer debates? Por que não podemos aprender a conviver pacificamente com nossas diferenças? Por que essa necessidade de provar que sempre está certo (o que tem estar errado de vez em quando)? O que tem mudar de ideia?

Acho importantíssimo aprender as técnicas falaciosas para nos protegermos. Mas, na nossa convivência do dia a dia, acredito que o debate deva ser para agregar. Eu expor meu ponto de vista sem ferir o próximo, procurar aprender com o ponto de vista do outro e ambos, apesar de discordarmos, nos respeitarmos, admirarmos (se possível) e aprendermos um com o outro.
Eu sou uma pessoa muito argumentativa, já debati muito com meus pai, foi bem desgastante pq TJ gosta de abuso psicológico. Na época eu me sentia obrigado a justificar, hoje nem tanto.

Os argumentos das tjs são bem baseados em emoção e nos prêmios que eles dão a si mesmos

Vez ou outra eu dou uma alfinetada quando eles falam sobre barba pq eu tenho um prazer de ver eles desconfortáveis

Hoje em dia debateria de novo com as tjs, até porque hoje eu tenho muito conhecimento sobre o comportamento deles
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Como vencer um debate sem precisar ter razão

Mensagem não lida por jurado8 »

Kurisu escreveu: 26 Ago 2022 13:51
jurado8 escreveu: 26 Ago 2022 13:32 A grande questão que fica é ...
Por que essa necessidade de vencer debates? Por que não podemos aprender a conviver pacificamente com nossas diferenças? Por que essa necessidade de provar que sempre está certo (o que tem estar errado de vez em quando)? O que tem mudar de ideia?

Acho importantíssimo aprender as técnicas falaciosas para nos protegermos. Mas, na nossa convivência do dia a dia, acredito que o debate deva ser para agregar. Eu expor meu ponto de vista sem ferir o próximo, procurar aprender com o ponto de vista do outro e ambos, apesar de discordarmos, nos respeitarmos, admirarmos (se possível) e aprendermos um com o outro.
Eu sou uma pessoa muito argumentativa, já debati muito com meus pai, foi bem desgastante pq TJ gosta de abuso psicológico. Na época eu me sentia obrigado a justificar, hoje nem tanto.

Os argumentos das tjs são bem baseados em emoção e nos prêmios que eles dão a si mesmos

Vez ou outra eu dou uma alfinetada quando eles falam sobre barba pq eu tenho um prazer de ver eles desconfortáveis

Hoje em dia debateria de novo com as tjs, até porque hoje eu tenho muito conhecimento sobre o comportamento deles
Entendo. Mas pode observar cara Kurisu, que este debate, mais alimenta nosso Ego do que resolve alguma coisa.
É que nem debate político. A torcida do candidato X acha que ele venceu e a torcida do Y acha que ele venceu.
Hoje em dia, se o sujeito quiser debater comigo mas eu perceber que é para impor o lado dele, eu simplesmente me afasto, acho que não agrega em nada. Com TJs não dá para debater. Eles tem "a verdade" do lado deles e todo mundo que é contra, mesmo que não percebam isso, na cabeça deles, tá defendendo o interesse do Diabo. Neste caso, pego meu banquinho e saio de mansinho.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Como vencer um debate sem precisar ter razão

Mensagem não lida por Kurisu »

Vc tá certo, acabam usando rótulos desnecessário pq ficam apelando a emoção e o heroísmo que eles tem em se identificarem como a religião verdadeira
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 204 visitantes