Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
Étienne de La Boétie
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 333
Registrado em: 27 Fev 2016 19:10

Re: Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Mensagem não lida por Étienne de La Boétie »

ValentineGebbran escreveu:Voltei aqui pq naquela coisa de mexer no youtube e parar em outra dimensão, fui procurar a trilha sonora de O Senhor Dos Anéis e acabei num vídeo q é de um inglês q coloca em xeque um versículo da bíblia que foi retirado da TNM.
https://www.youtube.com/watch?v=hcuxwGN7xnI

Tá, beleza, a tradução do novo mundo é a tradução mais "festa do caqui" que existe e realmente tira e põe versículos a seu bel prazer. O versículo em questão é 37, do capítulo 8 do livro de Atos. Esse foi inclusive um versículo usado quando eu me batizei, e é Filipe perguntando ao Eunuco se ele acreditava q Jesus era filho de Deus, O Eunuco dizia q sim o capítulo segue com o batismo deste.

Fui conferir na TNM e tem um asterisco mandando ir pro final da bíblia, nessa nova seção de "Pesquisa" (aspas pq havemos de convir que esse tipo de pesquisa direcionada e nada é a mesma coisa) e encontrei o seguinte "Fia, tiramo o versículo pq né, veja bem, ele não tava no original e foi só um copista que colocou ali pq quis".

Aí eu digo:
1. Como eles conseguiram originais em grego (aramaico, hebraico, o caralho a 4) se qlqr um desses "originais inspirados por deus" são de posse da "Santa Igreja"?

Não há registro de originais, mas de cópias muito antigas. No caso do NT, os manuscritos mais antigos são dos séculos III ou IV da EC.

2. Será q esse versículo foi tirado dessa tradução por conta da simplicidade da conversão (afinal, o Eunuco só precisava crer em Jesus como filho de Deus pra ser aceito) e isso quebra todo o protocolo de estudar mil coisas e se encaixar em mil padrões pra ser TJ?

É uma possibilidade, mas confesso que não sabia que esse versículo era periscope.

3. Não é fácil demais colocar uma imagem qualquer de qlqr pergaminho e dizer que foi um copista que mudou o conteúdo, acrescentando e tirando quantos versículos eu entender que são necessários?

Fácil é, inteligente não. Seria uma fraude histórica absurda.

4. Uma vez que "a bíblia é inspirada por Deus e proveitosa pra blábláblá", se eu acredito na bíblia como A escritura sagrada eu não acredito também que o Deus Todo Poderoso Onipresente e Onisciente jamais permitiria que alguém simplesmente colocasse o versículo ali sem a devida autorização d'Ele?

A definição da inspiração Divina remete-se ao AT, já que quando Paulo escreveu 2 Timóteo 3:16, 17 não havia o que hoje conhecemos por NT. A canonicidade do NT é algo que tem me rendido alguns questionamentos.

5. Se eu tenho claro que um "copista" seja ele tradutor, revisor ou editor tem o poder de mexer na bíblia em formato word até ela ficar em pdf, como eu posso acreditar que é um livro inspirado, sagrado e que deve ser meu manual de instruções pro dia-a-dia?

Copista era uma profissão. Como o próprio nome diz, ele só deveria copiar, inclusive, rigorosamente a mesma grafia. Mas não dá para eliminar a possibilidade de adulteração.

Como diz um dos meus memes preferidos: "não sei, tô loca".

Eu sou louco.
Avatar do usuário
ValentineGebbran
Forista
Forista
Mensagens: 138
Registrado em: 06 Jan 2016 03:39

Re: Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Mensagem não lida por ValentineGebbran »

Eu sou revisora de texto, entendo muito bem o que é ser um copista, por isso digo: até ficar em "pdf" o "word" aceita tudo.
O fruto proibido sempre foi o conhecimento.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Mensagem não lida por Mentalista »

Étienne de La Boétie escreveu:3. Não é fácil demais colocar uma imagem qualquer de qlqr pergaminho e dizer que foi um copista que mudou o conteúdo, acrescentando e tirando quantos versículos eu entender que são necessários?

Fácil é, inteligente não. Seria uma fraude histórica absurda.
Um bom exemplo de fraude histórica e bem elaborada é o "Santo Sudário".
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Mensagem não lida por gerom »

Na minha opinião e' necessário credulidade para entender a bíblia.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Mensagem não lida por Mentalista »

Cada um tem seus motivos. O que eu reparei em alguns é que a Bíblia serve como uma muleta para suportar a vida. E tem gente que acredita porque foi doutrinada desde pequena, mas que não leva tão a sério (muitas vezes nem leu). Não duvido que muitos tenham seus "motivos justos" (jargão TJ).
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Mensagem não lida por Habiru »

Suricato escreveu: "Arqueologia e Antropologia por fim, riscam e corrigem uma a uma as narrativas bíblicas como a Arca de Noé e o Colapso de Jericó."(errado)
Eles tb não provaram que não aconteceu.
Se até hj eles não foram capazes de provar onde esta exatamente a cidade de atlantida, um acontecimento muito mais recente, não é de se esperar que não achem a cidade de Jericó muito menos uma arca de madeira.
Eu morri nesta afirmação: “Eles [também] não provam que não aconteceu” (pode jogar terra em mim agora, por favor).

Meu caro, você deseja um artigo científico provando que a Arca de Noé é mito e que não aconteceu? Você acha mesmo que um cientista sério se arvoraria a se debruçar e dedicar horas neste tema? A Bíblia dá conta de testemunhar o que é a narrativa da Arca de Noé, isto é, não menos que um mito. Veja:

1. A narrativa não é uma, mas, duas tradições sobre a mesma estória: uma Eloísta e outra Javista, pois, dão detalhes diferentes, como: (a) choveu 40 dias e 40 noites, ou 150 dias? (b) Foram um casal de cada animal, ou 7 pares de cada espécime? E (c) a estória não foi Moisés quem a escreveu, foram escribas do Rei Josias, e houve uma edição posterior da Torá após o exílio em Babilônia. Não é de inspiração divina, é mais humana do que imagina...

2. Ainda existe um problema colossal nesta estória: as dimensões da Arca (137m) é um pouco maior que a metade do tamanho de um navio cruzeiro moderno (262m). Aí está a pergunta que não quer calar: Como coube todos os animais? Considere o fator, quanto mais tempo passa, menos espécies estão disponíveis quer seja pela atividade humana, ou pelas mudanças climáticas. Ou seja, havia muito mais espécies naquela época, se compararmos com o que conhecemos hoje (e olha que não são poucas as espécies catalogadas). E aí, como coube?

3. Se considerarmos que as duas narrativas de 40 dias/noites e 150 dias sejam uma só, o tempo que permaneceram na arca antes da chuva torrencial começar, somando o tempo que ficaram a deriva enquanto as águas minguavam, o resultado que obtemos é que Noé e sua família e todos os animais ficaram quase um ano, isto mesmo, 1 ano dentro da Arca. Onde armazenaram tanto alimento para as pessoas e ração suficiente para “um mundo inteiro” de animais? Onde depositaram todas as fezes e os materiais residuais durante toda a viagem?

4. Uma inundação seria realmente possível, porém, de maneira localizada e não mundial como a Bíblia sugere. E isto até alguns clérigos admitem que tenha sido localizado e não mundial o tal dilúvio. No entanto, esta inundação seria possível no final da Era Glacial, cerca de 12.000 e 9.000 AEC. Oh, mas, neste período Deus não estava finalizando sua criação? Infelizmente, até esta alternativa de sustentar a estória da Arca de Noé como uma história de verdade teria de ser descartada. Ah, outra pergunta: supondo que a água do dilúvio veio das águas acima do firmamento (isto é, do céu), de modo que cobriram o topo da montanha mais alta, onde foi parar toda a água? Faça alguns cálculos e verá que foram aproximadamente 4,53 x 10^21 litros de águas de chuva. Para que secassem em 150 dias seria necessário que mais de 3 x 10^19 litros evaporassem diariamente! Não me diga que os lençóis freáticos comportaram tanta água, seria muita ingenuidade...

5. A narrativa de Gênesis para o dilúvio e a Arca de Noé, é uma versão bem posterior de outras estórias mais antigas, o de Atrakhasis no Épico de Gilgamesh. Muitas culturas descrevendo um mesmo evento não prova sua veracidade? Não, não prova. A narrativa da criação de Gênesis também é relatada por outras narrativas mais antigas e com os mesmos elementos básicos: o Caos, Universo feito de água, firmamento, abismo, a luz criada antes de haver o Sol, homem criado do barro, etc. Um exemplo de narrativa mais antiga é Enuma Elish.

Ah, e outra pergunta: Onde você obteve informação que a cidade de Atlântida realmente existiu para que cientistas a procurem e provem sua existência? Terras como Atlântida, Mu e Lemúria, são mitos como o jardim do Éden, não há informações fidedignas que apontem que elas realmente existiram, são estórias de povos e culturas.

Não acharam a cidade de Jericó? Suricato, precisa fazer pesquisa, viu? Não só foi encontrada como ela é uma cidade de aproximadamente 7.000 até 10.000 anos, uma das mais antigas que se tem notícia! A cidade já existia antes do Éden em 4004 AEC (segundo o bispo Usher), se seguirmos a confiável cronologia bíblica dos descendentes de Adão e suas vidas longevas registradas na Bíblia.

Ainda quer realmente que algum cientista trabalhe para provar ou refutar o relato de Noé e o Dilúvio?

Abraço!!!
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Pergunte-se a um hindu se ele acredita que Krishna recitou o Bhagavad-Gita, ou se o Mahabharata é verdade.
Pergunte-se a um muçulmano se ele acha que o Anjo Gabriel declamou o Koran perante Maomé, e se ele recitou tudo direitinho de memória aos seus amigos.
As respostas são reflexo da vontade de verdade: todos querem que sua base religiosa seja verdade. Ninguém pensa "vou acreditar em uma mentira". Aí, a pessoa adapta a realidade ao seu modo de vida, assim como faziam os prisioneiros da caverna de Platão, ao aceitarem que o mundo é constituído de sombras projetadas.
Não conheço toda a realidade em que vivo. Existem coisas que não dá para explicar com a ciência convencional, mas aceitar que "nunca havia chovido, antes do dilúvio", não dá. Diz Gênesis 2, 5: "E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra."
É dureza.
Uma mente que aceita como verdade uma afirmação dessa pertence, de fato, a uma ovelhinha.
Não admiro nem invejo quem acredita nisso.
De minha parte, nunca aceitei, e isso sempre me foi motivo de conflito, tanto interior quanto exterior, com os fariseus de plantão.
E pontuemos: a Bíblia é apenas o estatuto moral de um povo escravizado que se libertou apenas para se escravizar novamente às mãos de sacerdotes. Os cristãos conseguiram repetir o mesmo movimento: rejeitaram a liberdade de Jesus Cristo para se submeterem ao formalismo farisaico de Paulo e dos apóstolos.
A Bíblia possui uma sabedoria sofisticada, assim como muitos dos textos religiosos da humanidade, mas para se chegar a esse núcleo substancioso, é preciso retirar muita casca grossa, muita lenda, muito ranço nacionalista, muito moralismo tosco.
É bem por isso que deixei de aceitar a Bíblia como verdade.
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

gerom escreveu:
Algum forista se lembra de outras contradições escritas na bíblia?
geron seguem mais algumas.......

1-quando noé entrou na arca ?
A- 7 dias antes do diluvio ( gen 7:7-10 )
B- no mesmo dia em que começou ( gen 7:11-13 )

2-quanto tempo a arca flutuou ?
A-por 7 meses ( gen 8:4 )
B - por 10 meses ( gen 8:5 )

3- as mulheres ao chegarem a tumba de jesus , ela estava fechada ou aberta ?
A- aberta ( luc 24:2 )
b -fechada ( mat 28:2 )

4- quem trouxe o mal para jó ?
b- deus ( JÓ 42:11 )
B- fechada ( mat 28:2 )
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

Galileu escreveu:
Quando Jesus foi tentado pelo Diabo , assim como muitos lideres religiosos hoje,o Diabo usou textos biblicos isolados e os usou para manipular o modo de Jesus entende-los.
foi um milagre jesus estar vivo após 40 dias sem comer , estando num deserto , se ele era realmente humano como poderia estar vivo sem comer nada em tds estes dias e ainda estar lúcido para refutar a satanás ?
realmente tem de se ter muita fé na biblia para acreditar nisso :6
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
Dr. Schultz
Forista
Forista
Mensagens: 1054
Registrado em: 05 Fev 2016 09:54

Re: Crer na bíblia, é necessário ter fé ou credulidade?

Mensagem não lida por Dr. Schultz »

Gente sobre esse assunto, li um livro recentemente muito bom que falava sobre a história da religião, das maiores até as seitas (incluiu-se as TJ's nessa vertente)

Após a leitura eu, que já tinha sérias ressalvas aos textos bíblicos, cheguei à conclusão que para crer na bíblia como ela afirma ser, ou seja, a palavra de Deus, é necessário ter uma mente estreita. Porque se você ler mesmo que superficialmente sobre as milhares de formas que o ser humanos já criou para enxergar o espiritual, você tem convicção de que a Bíblia é só mais uma.

Pra crer na bíblia como a palavra do Deus verdadeiro é preciso ser tacanho. Nascer num país cristão ajuda também. ;)

E deixo registrado que isso vale pra qualquer livro de qualquer religião que afirme ser o único sagrado e digno de reverência exclusiva.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes