A Evolução pregando peças, ou seria a Criação?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

A Evolução pregando peças, ou seria a Criação?

Mensagem não lida por gerom »

Acessem o link e leiam a reportagem inteira.
Caso de peixe africano mostra que a evolução pode pregar peças.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/20 ... ecas.shtml

Um curioso estudo realizado na África expõe uma questão pouco usual sobre a evolução: ela pode levar espécies a ficarem tão especializadas e eficentes... que tais [espécies] ficarão desprevenida, incapazes de competir...
[...]
É interessante perceber que tal mecanismo não se aplica apenas a biologia. Há autores que o aplicam até à administração de empresas...
E a vida humana? Como é que fica nesse troço de evolução ou criação?
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
M.Gandhi
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Nov 2014 17:53

Re: A Evolução pregando peças, ou seria a Criação?

Mensagem não lida por M.Gandhi »

Quando era mais novo eu tinha várias dúvidas em relação a fato científicos. Como por exemplo, se demora 1000 anos para chegar em um determinado planeta, como era possível saber a composição dele, nenhuma sonda poderia ter chegado até lá levando em conta que a corrida espacial começou por volta da década de 50. Depois que fui me informar vi que era algo relativamente simples, os elétrons de cada elemento químico faz uma dança ao redor do núcleo, com alguns saltos durante essa órbita. A cada salto ele produz uma sombra, se analisarmos o espectro de luz é possível ver essas marcas, cada elemento possui sua característica, como um código de barras.

Quanto a evolução existe também muitas provas empíricas, ao meu ver ainda enfrenta bastante resistência devido aos dogmas religiosos. Os mais religiosos pensam que aceitar evolução é automaticamente negar sua crença e assim estaria pecando. Como no passado dizer que a Terra não era o centro do universo era um ultraje. Giordano Bruno foi sentenciado a morte na fogueira por acreditar que nosso planeta não era o centro de tudo. Mas um dos cientistas mais influentes no campo da genética, Francis Collins, é cristão, e diz ver na evolução um plano maior para nos moldar. Do mesmo modo que Richard Dawkins é muito respeitado no campo da biologia e vê a evolução unicamente pelo ponto de vista cientifico. Mas independente da crença, os dois concordam que ela existe.

Vejo que muita gente nunca leu nem mesmo o artigo da Wikipédia sobre o assunto, tem uma visão errônea e já diz logo não acreditar. Acham que é como nos desenhos que um peixe está entediado, decide dar um passeio na terra e em segundos crescem pés, ou que mutação genética é coisa de xmen. Mas é um processo continuo e extremamente demorado. Impossível pra nós que só vivemos cerca de um século presenciar essas mudanças.

Porém é possível ver provas em registros fósseis, análises genéticas e até mesmo olhando em nós mesmos. Todos dos dias nascem pessoas com pequenas mutações, que podem ser negativas, neutras ou oferecer alguma vantagem. Eu mesmo consigo deslocar alguns ossos na mão e no ombro sem sentir dor, outro dia estava vendo UFC e um lutador teve que abandonar a luta por ter descolado o mesmo osso, e eu faço isso brincando só pra assustar os outros. No meu caso é uma mutação neutra, não me da nenhuma vantagem, e meus pais não fazem isso, começou comigo, se eu tivesse filhos teria chance de eles também fazer isso.

A evolução é basicamente adaptação, mas hoje ao invés de termos que nos adaptar para nadar, escalar, caçar, nós adaptamos a cidade, carros e máquinas para nos auxiliar. Como no filme Wall-E que os humanos se tornam ociosos e nem mesmo se levantam mais. Mas digamos que o mundo entrasse em outra era do gelo, aqueles que são mais resistentes ao frio sobreviveriam com mais facilidade e teriam filhos também resistentes ao frio, em algumas gerações o frio não seria mais um problema grave. Do mesmo modo que os cães e gatos mais dóceis tem mais atenção dos humanos e procriam mais, as plantas são modificada para crescer mesmo em condições adversas, e até mesmo as crianças hoje em dia já estão mais acostumadas com computadores e celulares. Acredito que hoje o que mais nos diferencia é nossa inteligência, e essa competição por novas tecnologias acabe ajudando a surgir novos Einsteins e Newtons, nos levando a outro patamar na história.
Ubi Dubium Ibi Libertas
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: A Evolução pregando peças, ou seria a Criação?

Mensagem não lida por Mentalista »

Isso acontece com os humanos ainda de outra forma. Às vezes a pessoa fica tão boa em algo, que quando aquilo falta ela fica perdida. O exemplo que associamos mais rapidamente é o de quem deixa as TJs, depois de décadas de doutrinação e talvez até serviço integral. O que essa pessoa fará depois? É algo muito complicado. Outro exemplo recente é sobre o que farão os betelitas que passaram décadas em Betel para depois serem dispensados? Obviamente que quando esse tipo de coisa acontece os envolvidos tem que ralar muito e entrar na "competição" com grande desvantagem.

Indo um pouco além do assunto, há um vídeo interessante que diz sobre quando as pessoas estão tão familiarizadas com um assunto que acham que sabem muito sobre ele.
phpBB [video]
Avatar do usuário
Estudante da Bíblia
Forista
Forista
Mensagens: 2545
Registrado em: 22 Jan 2009 02:12
Localização: São Paulo, Brasil
Contato:

Re: A Evolução pregando peças, ou seria a Criação?

Mensagem não lida por Estudante da Bíblia »

Evolução trata justamente de sobrevivência do mais apto. Se o Ciclídeo africano não consegue se adaptar à escassez de seu alimento principal, então, é muito provável que a espécie venha a extinguir-se mesmo. No entanto, nesse caso eu não diria que a culpa é necessariamente da evolução.

Conforme a própria reportagem diz, foi o homem quem introduziu no mesmo lago um peixe muito maior e que come não apenas o próprio Ciclídeo mas o alimento dele também. Portanto, esse desequilíbrio gerado pelo homem é quem pregou a maior peça no Ciclídeo africano.

Uma desigualdade como esta pode extinguir praticamente qualquer espécie, independente de suas características evolutivas.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes