Não creio mais na biblia e você?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
Michaelsilva194
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 17
Registrado em: 13 Jun 2014 19:28

Não creio mais na biblia e você?

Mensagem não lida por Michaelsilva194 »

Oque me levou a deixar de acreditar na biblia como palavra de Deus foi a similaridade existente entre os mitos e a biblia, mitos esses que foram contados antes mesmo da biblia ser escrita; mito de que adao foi feito do pó,a imaculada concepção de jesus , a siimilaridade de jesus com horus e são uma infinidade de mitos contados pela biblia, é interessante pois isso nos leva a segunda pergunta, Deus existe ? pois se ele existisse pq ele permitiria que seres humanos criassem mitos e deixar que esses moldem o modo de vida das pessoas tanto pro bem quanto pro mal? pq um Deus deixaria tantos serem enganados acreditanto até mesmo que ele é um ser quando na verdade ele é outro? em particular eu só conheço Deus como a biblia a descreve mas quando eliminamos a possibilidade dela ser divina passamos a não mais conhecer a Deus.comprei 10 livros o qual irei estudar cabalmente eles,atualmente to lendo "Mitos da criação mitologia na ciencias religião e psicologia" é um livro muito bom recomendo.

estou pensando em criar um canal no you tube pra debater esses assuntos;mitos religiões e etc,
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Não creio mais na biblia e você?

Mensagem não lida por Yeats »

Particularmente não creio na bíblia também, sou ateu. Todavia, não crer na bíblia não necessariamente nos faz ateus ou agnósticos.
É possível até crer um deus qualquer (fora dos padrões cristãos é claro), sem crer na bíblia, ou ainda endossando a evolução, por exemplo. Seria um deus preguiçoso ou autista hehehe há gosto pra tudo nesta vida.
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Maria Serena
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 10 Ago 2014 09:33

Re: Não creio mais na biblia e você?

Mensagem não lida por Maria Serena »

Michaelsilva194 escreveu: isso nos leva a segunda pergunta, Deus existe ? pois se ele existisse pq ele permitiria que seres humanos criassem mitos e deixar que esses moldem o modo de vida das pessoas tanto pro bem quanto pro mal?

Essa resposta é difícil, mas teorizando um pouco, nos moldes das TJs, então no ponto de vista delas "o Espírito santo é um ajudador" que ajudaria a tornar manifesto o verdadeiro "filho de Deus". Mas é óbvio que esse é o tipo de evidência subjetiva, que só pode ser comprovada se for experimentada.
"Quanto mais tempo você gastar pensando no problema, menos tempo você terá para pensar na solução."
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Não creio mais na biblia e você?

Mensagem não lida por Mentalista »

Eu também não. Na verdade, de um tempo para cá, antes de acreditar em alguma coisa, eu pesquiso e tento encontrar evidências de que é realmente o que parece ser. Entretanto, o Universo é muito complexo, portanto muitas coisas passam despercebidas. Muitos de meus conceitos atuais tendem a se corresponder com os do Yeats. Temos conversado e realmente pensamos parecido.

Uma coisa que aprendi a fazer é acreditar também em mim mesmo. Com um pensamento positivo, as coisas parecem fluir melhor.
Avatar do usuário
Bart
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 191
Registrado em: 12 Jul 2013 00:45

Re: Não creio mais na biblia e você?

Mensagem não lida por Bart »

Eu hoje tendo a ver a bíblia simplemente como um livro humano de 5.000 anos atrás. Só isso. Por isso eu pego leve. Um livro cheio de erros, de mitos, de superstições, visões antigas sobre a vida, sociedade, família, casamento, sexualidade, biologia, etc, etc.

Por isso eu sou mais outro que não tomo a bíblia mais como um guia

Mas é um livro que influenciou profundamente (e influencia) a sociedade ocidental, um livro importantíssimo do ponto de vista cultural.

Ah, e pra mim isso nada tem que ver com Deus. 'Ah, se os Judeus não estão certos sobre Deus, então ele não existe' não me parece um posicionamento plausível.
Avatar do usuário
mytestemunha
Permanência sendo avaliada
Mensagens: 169
Registrado em: 24 Jan 2014 14:00

Re: Não creio mais na biblia e você?

Mensagem não lida por mytestemunha »

Yeats escreveu:Particularmente não creio na bíblia também, sou ateu. Todavia, não crer na bíblia não necessariamente nos faz ateus ou agnósticos.
É possível até crer um deus qualquer (fora dos padrões cristãos é claro), sem crer na bíblia, ou ainda endossando a evolução, por exemplo. Seria um deus preguiçoso ou autista hehehe há gosto pra tudo nesta vida.
Respeito seu ponto de vista, porém acredito que seja muito complexo acreditar em um deus que não se possa vê-lo, nem conversar, nem ter um livro que se possa saber quem ele é, ou mesmo saber o que ele quer e quais são os seus propósitos para a humanidade.
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8406
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Não creio mais na biblia e você?

Mensagem não lida por sidhiresus »

mytestemunha escreveu:
Yeats escreveu:Particularmente não creio na bíblia também, sou ateu. Todavia, não crer na bíblia não necessariamente nos faz ateus ou agnósticos.
É possível até crer um deus qualquer (fora dos padrões cristãos é claro), sem crer na bíblia, ou ainda endossando a evolução, por exemplo. Seria um deus preguiçoso ou autista hehehe há gosto pra tudo nesta vida.
Respeito seu ponto de vista, porém acredito que seja muito complexo acreditar em um deus que não se possa vê-lo, nem conversar, nem ter um livro que se possa saber quem ele é, ou mesmo saber o que ele quer e quais são os seus propósitos para a humanidade.
Pois é, o problema de tudo isso é que não existe, por mais que todos possam alardear, um único livro que seja divino, que tenha sido feito por um deus, que tenha sido concebido de modo divino, o que você tem é um monte de relatos que foram juntados e que alguns durante tempos foram dizendo que aquilo ali provinha de um deus.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4042
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Não creio mais na biblia e você?

Mensagem não lida por Mentalista »

Respeito seu ponto de vista, porém acredito que seja muito complexo acreditar em um deus que não se possa vê-lo, nem conversar, nem ter um livro que se possa saber quem ele é, ou mesmo saber o que ele quer e quais são os seus propósitos para a humanidade.
dicio.com.br define Deus como:
s.m. O ser que está acima de todas as coisas; o criador do universo; ser absoluto, incontestável e perfeito.
Ter um Deus criado o Universo não implica que ele tenha um propósito grandioso para a humanidade. Nem sabemos se a Terra é o único planeta com vida, mas temos alguns motivos para achar que não. Tudo pode ser um teste, que pode estar em andamento ou ter sido abandonado, na pior das hipóteses.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Não creio mais na biblia e você?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Tb não acredito na Bíblia. Acho a Bíblia até interessante de se ler, dado o seu valor cultural, mas q ela seja "inspirada" por algum deus, nisso não acredito. Não mais.
Avatar do usuário
hibridizado
Forista
Forista
Mensagens: 1588
Registrado em: 24 Jul 2010 09:04
Localização: Em casa

Re: Não creio mais na biblia e você?

Mensagem não lida por hibridizado »

Meu caso particular: Não acredito na Bíblia como sendo de fonte divina, embora alguns de seus princípios me pareçam excelentes para seguir, posso encontrar este princípios em vários livros. Sobre Deus, sim, acredito que há um Deus, mas não o bíblico. Mas que Deus é este? Bem, não sei, como muitas coisas na vida que também não.
Mas é que lá em cima
Lá na beira da piscina,
Olhando simples mortais,
Das alturas fazem escrituras
E não me perguntam se é pouco ou demais.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes