Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Mensagem não lida por kooboo »

O que mais desperta aversão nas pessoas em geral, quando se trata de Testemunhas de Jeová?

Pensei em algumas coisas, me ajudem nessa lista -

Aquele proselitismo misturado com fanatismo
A venda insistente de salvação na porta das casas (em pleno domingo de manhã)
As doutrinas estranhas... e pais que deixariam um filho morrer por causa da fé
Por serem pessoas estranhas que não se misturam
Pelo ar de superioridade que elas tem, ao tratarem o resto da humanidade como meros "mundanos"
A vestimenta brega daquele grupinho de senhoras que sai para 'pregar' de porta em porta
A insistência
A mensagem que não atrai em nada - só fala de um deus que vai punir
O discurso de um novo mundo que está próximo... e nunca chega
As capas das revistas com assuntos totalmente desinteressantes
O estigma de "seita" que paira sobre as TJ´s


Afinal, porque ninguém gosta de TJ?
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4041
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Mensagem não lida por Mentalista »

"Ta com voz de sono
Foi mal se te acordei
Desligue e volte a dormir
Depois me ligue aqui
Eu nem sei o que faria nesse inverno
Qualquer coisa que
Não fosse com você
Me causaria tédio
Poderia estar agora no espaço em um módulo lunar
Ó que chato
E se eu tivesse agora velejando num barquinho no Caribe
Deus me livre
Poderia estar agora num hotel mil estrelas em Dubai
Mas eu, eu, eu prefiro estar aqui
Te perturbando
Domingo de manhã
É que eu prefiro ouvir
Sua voz de sono
Domingo de manhã"

É por isso.
Avatar do usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
Mensagens: 3015
Registrado em: 21 Mar 2014 22:04

Re: Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Mensagem não lida por Kaarlo Luhtanen »

phpBB [video]
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Mensagem não lida por Yeats »

Mano, toda vez que ouço essa música não posso deixar de rir muito hehehehe.

Mas acho que a venda insistente da salvação de porta em porta e doutrinas estranhas.
Acho que a estranheza em não se misturarem já não existe tanto assim, ao menos não como era antigamente, hoje o povo é, em função de exigências práticas da vida, mais flexível independentemente do que diz o CG.

(p. s.:há algum tipo de alteração altomática aqui? toda vez que escrevo as letras "CêGê" aparece substituído por "corpo governante")
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Camper
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 7
Registrado em: 03 Jan 2014 18:25

Re: Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Mensagem não lida por Camper »

Com certeza ser incomodado pelas tjs pela manhã é a maior reclamação que vemos por ai...

Porém existe sim um ar de superioridade, de se acharem a única religião verdadeira, que incomoda outras pessoas religiosas... Até ofensivo chegar e soltar que todas as milhares de outras religiões são falsas e 8mi de gatos pingados é q serão salvos
If there's a new way,
I'll be the first in line.
But it better work this time.
Avatar do usuário
Robert Orwell
Forista
Forista
Mensagens: 1530
Registrado em: 21 Abr 2014 23:36

Re: Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Mensagem não lida por Robert Orwell »

Em minha opinião, as Testemunhas de Jeová não são queridas pelos seguintes motivos já bem conhecidos do público:

- o inoportunismo das visitas delas nos fins de semana;
- a aberrante questão do sangue e a atitude ainda mais aberrante das Testemunhas de Jeová mais mal-instruídas e, por consequência, mais ignorantes, do 8 ou 80: "Faz sem sangue nenhum ou então deixe morrer";
- para os jovens: o modo de vida esquisitíssimo das Testemunhas de Jeová, o que inclui as roupas bregas, o pagamento de mico com a pregação de casa em casa, a proibição de ter amigos não-TJs, de fazer sexo, de ter que casar para fazer sexo, de namorar não-TJ, de comemorar aniversário, o desestímulo a fazer faculdade;
- o discurso de ódio contra todas as religiões e todas as diferenças, em resumindo-se na premissa: "Quem não for TJ já está condenado!";
- a empáfia e a arrogância com a qual elas se veem em relação aos demais;
- a infame questão da desassociação e o mal que isso causa na pessoa e na família.

É, com todas as pessoas que eu conversei, quando era TJ e pouco depois de deixar de ser, com variações pessoais e um ponto teológico acrescentado às vezes, essas são as razões que me deram para não gostar das Testemunhas de Jeová.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Avatar do usuário
Residente Temporario
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 501
Registrado em: 25 Fev 2013 16:19

Re: Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Mensagem não lida por Residente Temporario »

Um colega de trabalho contou para um escocês que veio para fazer um curso na empresa que eu trabalho que eu sou testemunha de Jeová, quando o escocês se encontrou comigo de novo ele disse: "I dont like you anymore (eu não gosto mais de você).
Foi uma brincadeira, mas me fez refletir em quanto as TJs são detestadas pelas pessoas do mundo todo.

Para piorar a história ele ainda veio questionar porque eu não aceito sangue, dai eu imediatamente disse que "It's a long story" (isso é uma longa história) e cortei o assunto.
Avatar do usuário
Bart
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 191
Registrado em: 12 Jul 2013 00:45

Re: Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Mensagem não lida por Bart »

Olhando sob um ponto de vista abrangente é o estigma de seita e a polêmica política em relação ao sangue.

Em relação à alcunha de seita, tanto católicos (maioria no país) quanto evangélicos taxam as TJs assim. Especialmente os evangélicos (e católicos praticantes), pois tendo estes uma envolvimento efetivo com a chamada ortodoxia tradicional cristã identificam nas doutrinas atuais TJs antigas heresias reformuladas com uma nova abordagem, tratando-as como 'os apóstatas da cristandade'.

E a política do sangue choca a qualquer pessoa normal. Todo mundo acha isso insano e absurdo.
Avatar do usuário
Jareth
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Dez 2014 16:30
Localização: Labirinto

Re: Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Mensagem não lida por Jareth »

Acho que, de um modo geral, para a maioria das pessoas, o principal motiva é a obra de pregação. Quase ninguém gosta de ser incomodado em sua própria casa para falar de coisas que não querem falar. E quando tal coisa é religião, o buraco é ainda mais em baixo. As TJ's são caracterizadas como "aquelas que querem me convencer a serem TJ também". Acho que isso é o que mais incomoda as pessoas hoje.

Os demais bullets mencionados por vocês, creio que sejam compatíveis com as próprias TJ's ou àqueles mais instruídos/engajados no assunto "religião" como um todo.
Imagem

"Eu sou um pássaro, me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes..."
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: Por que as pessoas não gostam das TJ's?

Mensagem não lida por Victini »

Mentalista escreveu: Mas eu, eu, eu prefiro estar aqui
Te perturbando
Domingo de manhã
É que eu prefiro ouvir
Sua voz de sono
Domingo de manhã"

É por isso.
É, deve ser essa a razão...
Assim como das operações relâmpago, apesar da Torre já ter meios tecnológicos tão desenvolvidos.
Não consegui ainda entender.
E o meu filho (ateu) também não.

Vou pensar seriamente no ponto que acho mais vital a essa questão.
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes