Nepotismo na Torre

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
Vergil
Forista
Forista
Mensagens: 338
Registrado em: 16 Jan 2014 21:35

Nepotismo na Torre

Mensagem não lida por Vergil »

Olá gente amiga, será que existe mesmo nepotismo nos SR? (Pergunta boba não acham?)
Eu sei de alguns casos de nepotismo nas congregações por aí.
Um dos casos mais vergonhosos que conheço é dum ancião magnata (Empresário conhecido por todos pela falta de honestidade nos negócios), pois o cara tem um filho que é extremamente arrogante, mal e mal cumprimenta os pobres do SR.
Muito raramente vai ao campo, e não é que, para espanto de todos, o "filhotinho do corrupto" foi promovido ancião!
Estranho pois os TJs vivem dizendo aos quatro ventos que quem designa os anciãos é o Espírito Santo certo? Neste caso aí e em outros o espírito santo dos TJs atende pelo nome de "dinheiro do papai". Sendo da "nobreza" e tendo "sangue azul" fica bem mais fácil ser presenteado com um "cargo de responsabilidade" nos SR por aí.
E vocês amigos, conhecem histórias de nepotismo na Torre? :ruim7: :ruim7: :ruim7:
O homem é livre, enquanto pode pensar.
Ralph Emerson
Spoiler!
Imagem
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Nepotismo na Torre

Mensagem não lida por Jorge »

Caro Vergil! Muito pertinente seu tópico e acho que receberá inúmeros comentários. E muito comum ancião puxar sardinha para seus familiares. Nossa era flagrante quando eu participava de reuniões de anciãos para indicar possíveis novos servos e anciãos e sempre tinha aquele ancião que tentava forçar uma possível designação para um dos seus.
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Nepotismo na Torre

Mensagem não lida por Jorge »

Mas quer saber de uma coisa: Hoje eu sou pai e entendo a atitude daqueles que tentam nepotizar a congregação. Como pai a gente sempre quer o melhor para nossos filhos e por eles fazemos grandes sacrifícios. Mas claro, isso não é desculpa para passar por cima de normas e regulamentos estabelecidos para designar alguém na congregação.
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: Nepotismo na Torre

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

Tinha um ancião na congregação que eu frequento ,que todas as partes que ele tinha na assembleia ele colocava o filho para participar em alguma coisa, olha que o filho dele nunca foi exemplo nenhum,vários irmãos achavam ele aparecido.
Avatar do usuário
GALO DOIDO
Forista
Forista
Mensagens: 1430
Registrado em: 18 Jan 2014 20:58
Localização: Capital mundial do Galo

Re: Nepotismo na Torre

Mensagem não lida por GALO DOIDO »

O nepotismo lá pro lados da zona sul de Belo horizonte ja passa dos 40 anos .Há mais de quarenta anos uma familia de descendentes de italianos se julgam por direito donos do salão do reino . A geração começou com o avõ e hoje está no neto .Esses tem ate autoridade policial por lá .Já ameaçaram prender ancião .Quem decide os privilegios por lá e avõ e neto .Muitos tiveram que sair de lá para consequir privilegios em outras congregações ,porque esses ameaçaria o estrelismo do neto .Alguns ,que sáo amigos do neto estão chegando para consequir os seus privilegios .Esses não consequiram aonde estavam porque haviam perdidos antes ,e sabem porque são amigos do neto recuperarão seus cargos .As melhores partes quem faz e o neto .Esse pode fazer uma parte de 10 em 30 minutos que ninquem achar ruim .No estudo de A SENTINELA ,que o neto dirige fica parecendo estudo de adoração em familia .Ele so chama para comentar seus familiares , que são grande em numero por lá . O neto não se qualifica para ser mais ancião porque sua esposa que e TJ não vai para o campo e falta com frequencia as reuniões ,mas ninquem vai lá conversar com ele sobre isso ,porque ele e herdeiro do salão e sua tia que e delegada está por lá para dar as ordens d:8 Quem conhece Belo Horizonte e TJ sabe disso .O nepotismo começou a decadas atras por lá e não deve terminar tão cedo :D1
Fique por dentro do mundo das Testemunhas De Jeová .Acesse o blog do Galo Doido
testemunhasdejeovaemfoco.blogspot.com.br
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Nepotismo na Torre

Mensagem não lida por TJCalado »

Em toda hierarquia há nepotismo.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Masonry
Forista
Forista
Mensagens: 177
Registrado em: 12 Fev 2014 21:04

Re: Nepotismo na Torre

Mensagem não lida por Masonry »

Já vi um caso do tipo. Um irmão que chegou de outro estado para a minha região, não era nem servo ministerial, mas ficou queridinho pelo ancião magnata e arrogante da minha congregação, que surpreendentemente colocou o queridinho como servo ministerial depois de 6 meses, só porque era rico e queridinho
Depois passou 1 ano e foi designado ancião!
Enquanto que os pobres que estavam ralando há décadas na minha congregação, mal conseguiam fazer uma parte de 5 minutos!

Hoje eu olho pra trás e vejo o quanto fomos enganados. Que espírito santo que designa coisa nenhuma, pura ladainha! :sa8:
Se religião não salva ninguém... porque eu devo pertencer a uma religião para ser salvo?
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: Nepotismo na Torre

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

Tem uns que só chamam as filhas ou filhos para fazer apresentação das revistas no salão.
Avatar do usuário
MagnoSilva
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 33
Registrado em: 19 Mar 2014 18:15

Re: Nepotismo na Torre

Mensagem não lida por MagnoSilva »

Isso é mais comum que se pensa. Talvez não seja tão escandaloso como o caso mencionado, mas existe. Não pode é ficar calado. Uns quatro anos atrás passei por uma designação de ancião complica. O irmão havia acabado de completar 25 e o pai e irmão eram anciãos da congregação. Seguimos as instruções do ks e fomos aos votos. Seis a favor e um contra, meu voto. Quando dei meu voto tanto o pai quanto o irmão partiram pra cima de mim com palavras das mais absurdas possíveis. Só para citar um exemplo, eles falaram que eu era contra por ter feito faculdade. Nenhum dos ancião deram valor aos meus argumentos; nem tinham cabeça diante de uma reunião de ancião com briga. Quando chegou a visita da SC escrevi minha carta mostrandos os motivos do jovem não poder ser designado. Só para se ter uma ideia, o jovem que queriam designar não tinha feito nenhuma visita de postoreio com qualquer dos anciãos desde que havia se mudado para a congregação. Isso incluia um período de dois anos. Não fazia revisitas nem estudos a mais de um ano. E o principal, não mostrava afeição pelos irmãos. Sempre distante. O SC concordou com meus argumentos e o mesmo não foi recamendado. Porém, na outra visita ele foi recomendado. Depois dessa designação fiquei com sérias dúvidas da atuação do espírito santo nas reuniões de anciãos.
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: Nepotismo na Torre

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

MagnoSilva escreveu:Isso é mais comum que se pensa. Talvez não seja tão escandaloso como o caso mencionado, mas existe. Não pode é ficar calado. Uns quatro anos atrás passei por uma designação de ancião complica. O irmão havia acabado de completar 25 e o pai e irmão eram anciãos da congregação. Seguimos as instruções do livro dos anciões e fomos aos votos. Seis a favor e um contra, meu voto. Quando dei meu voto tanto o pai quanto o irmão partiram pra cima de mim com palavras das mais absurdas possíveis. Só para citar um exemplo, eles falaram que eu era contra por ter feito faculdade. Nenhum dos ancião deram valor aos meus argumentos; nem tinham cabeça diante de uma reunião de ancião com briga. Quando chegou a visita da SC escrevi minha carta mostrandos os motivos do jovem não poder ser designado. Só para se ter uma ideia, o jovem que queriam designar não tinha feito nenhuma visita de postoreio com qualquer dos anciãos desde que havia se mudado para a congregação. Isso incluia um período de dois anos. Não fazia revisitas nem estudos a mais de um ano. E o principal, não mostrava afeição pelos irmãos. Sempre distante. O SC concordou com meus argumentos e o mesmo não foi recamendado. Porém, na outra visita ele foi recomendado. Depois dessa designação fiquei com sérias dúvidas da atuação do espírito santo nas reuniões de anciãos.
Você mostrou um ponto interessantes de não mostrar afeição pelos irmãos, conheço vários TJ ganhando privilegio sem ter afeição pelos irmãos ,muitos não tem nem a educação de cumprimenta os irmãos ,é uma coisa sem química nenhuma.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes