Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Os textos com aspas foram retirados oo livro “Em que crêem os que não crêem? uma diálogo interessante entre um ateu (Umberto Eco) e um católico(Carlo Maria).
“A idéia liberal da tolerância afirma o princípio de uma possível convivência com aquilo que não é compartilhado. É um conceito moral flexível, mas não frouxo: exprime a idéia do reconhecimento da existência e da legitimidade da diversidade, mas também do sofrimento por sua presença”.
Com certeza vão existir discórdias entre um crente e um ateu quando o assunto for a existência de Deus, porém a boa convivência entre seres humanos não é ditada por crenças e sim por atitudes que ambos pensamentos tanto abraçam: a ética na vida como forma de crescimento do ser humano. O diálogo como forma de extirpar um mal maior que é a desigualdade social e toda forma de alienação que vise prejudicar o ser humano.

É colocado também no livro:
“O fundamentalismo está também nos ateus. O confronto não é entre crentes e ateus, mas entre modo de crer e modo de não crer. O ponto principal da ética está nesta diferenciação: é negação do outro ou é, ao contrário, convivência e busca comum?”
É uma pergunta bem simples: Vamos continuar nas discussões banais ou partir para uma tentativa real de melhorar as condições do ser humano?
“Qual é, portanto, o fundamento da moral no qual todos, crentes e ateus, podemos nos reconhecer? Normas e comportamentos só podem ser definidos morais na medida em que superarem de algum modo o horizonte individual e agirem para realizar o bem do próximo”.
Só se consegue igualdade na diversidade! Como Gandhi disse: Não existe caminho para o amor, o amor é o caminho!
Avatar do usuário
RX
Forista
Forista
Mensagens: 1193
Registrado em: 01 Nov 2008 13:19

Re: Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Mensagem não lida por RX »

Eu acho que os crentes e os ateus poderiam viver em paz e harmonia se cada um cuidasse de sua vida. Quer dizer, quem quiser debater, que debata. Faz parte da democracia. O que não aceito é, quando descobrem que sou ateu, começarem a me cobrar explicações, justificativas, para o ser. O que eles têm a ver com isso?
Me parece que as pessoas religiosas tendem a se sentir pessoalmente ofendidos quando descobrem que um terceiro não acredita em Deus, mesmo que ele não viva anunciando para todos que é ateu.
Eu não suporto ficarem me perguntando: "Você não acredita em Deus?", com aquela cara de espanto. Suporto menos ainda quando começam a me dizer coisas como "Sai dessa", "Que triste", ou quando me dizem para "procurar a Deus". Pior ainda quanto resolvem discutir comigo para provar que "eu tenho que acreditar em Deus". Ora, foi eu quem fui lá e iniciei a discussão, dizendo que Deus não existe? Nunca. Eu nem falo disso com ninguém. Sempre são os outros que me perguntam. Eu acho que, se você pergunta qualquer coisa a alguém, deve esperar qualquer resposta, e não apenas a que te agrada.

No meu trabalho tem um crente chatíssimo que sempre vem falar da Bíblia comigo. Fica me convidando para ir à igreja dele, fica citando textos e todos os seus cumprimentos são "paz do senhor", ou algo do tipo. Isso me incomoda muito. Agora decidi deixar claro que não quero que ele fale desse tipo de assunto comigo.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Me parece que as pessoas religiosas tendem a se sentir pessoalmente ofendidos quando descobrem que um terceiro não acredita em Deus, mesmo que ele não viva anunciando para todos que é ateu.
Concordo plenamente com seu post RX. O fato de vc acreditar ou não acreditar não te dá o direito de a pessoa ser superior ou inferior e isso ocorre muito dos dois lados e com certeza mais no lado cristão proselitista.
Eu tive as 2 formas de colegas do meu lado...o crente que vivia querendo me levar para o pastor dele me ungir e o ateu que tinha ódio de quem falasse que poderia haver algo maior que nós!
Isso é um pé no saco! :evil:
Avatar do usuário
kaique10
Forista
Forista
Mensagens: 68
Registrado em: 05 Nov 2008 15:08
Localização: Vitória da Conquista - Bahia
Contato:

Re: Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Mensagem não lida por kaique10 »

O ateu suporta ( e tem que suportar) a existência dos crentes, mas estes se pudessem mandavam todos os ateus para um campo de concentração.
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
Martin Luther King
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Alguns ateus chineses e russos não suportaram a presença de crentes! :shock:

Por isso a necessidade de não usar crença ou descrença para intolerância e genocídios! :idea:
Avatar do usuário
antitipo
Forista
Forista
Mensagens: 219
Registrado em: 04 Nov 2008 17:15

Re: Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Mensagem não lida por antitipo »

É possível sim a convivência pacífica entre ateus e crentes, cada um precisa entender os motivos e as razões da crença ou da descrença do próximo. Não se pode dizer de um crente: "ignorante, não consegue ver os fatos?", ou um ateu: "sem coração, por isso não acredita em Deus". Isso é simplificar a riqueza do ser humano.
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Mensagem não lida por Gustavo »

O antitipo disse tudo.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Mensagem não lida por Edmar »

Eu creio que o que cada um acredita deveria ter a mesma importância para o mundo que uma cor preferida:

Qual a sua cor favorita? Se você pudesse você pintaria tudo que encontrasse dessa cor? Você acha que os políticos deveriam legislar a favor ou contar cor A, B ou C. Você obrigaria seus filhos a usar, desde o nascimento, um óculos cujas lentes fossem dessa cor, obrigando-os a enxergar o mundo como você quer?

Não, eu acho que não.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
Francisco
Forista
Forista
Mensagens: 561
Registrado em: 01 Nov 2008 12:37
Localização: Rio grande do sul tchê!!!

Re: Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Mensagem não lida por Francisco »

Eu só acho que o ateu deveria sair mais do armário. As diferenças são necessárias para um equilíbrio geral.
Guerra teocrática...
Imagem

"...Feliz aquele que não teme a escuridão e a vê como apenas falta de luz e conhecimento e não como um esconderijo de fantasmas..."
Avatar do usuário
leandro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 933
Registrado em: 01 Nov 2008 08:01
Localização: Na Terra lololol

Re: Ateu X Crente: é necessário haver um vencedor?

Mensagem não lida por leandro »

RX escreveu:Eu acho que os crentes e os ateus poderiam viver em paz e harmonia se cada um cuidasse de sua vida. Quer dizer, quem quiser debater, que debata. Faz parte da democracia. O que não aceito é, quando descobrem que sou ateu, começarem a me cobrar explicações, justificativas, para o ser.
Concordo plenamente.

O ateu por ser ateu não é superior ao crente, porém, o crente por ser crente não é superior ao ateu.

À que saber separar as coisas e respeitarem-se mutuamente.


Apostolakis o Portuga ;)
A felicidade é o Supremo Bem e o propósito da vida, o completo desígnio e finalidade da existência humana.

**Aristóteles**
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 213 visitantes