Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por TJCalado »

Eu tinha vergonha de ficar nú. Em banheiros públicos, nem utilizava aquele mictório coletivo pra mijar, tinha de ir no particular mesmo. Quando criança nunca tive o prazer de mijar em um muro. Mas esse post me lembrou que depois que eu me libertei das algemas mentais da torre, perdi essa vergonha. Hoje não tenho essa nóia.

Isso é interessante... e contraditório! Em Gênesis, o pecado tornou a nudez embaraçosa. A realidade mostra que quanto mais pecador o homem é (no sentido bíblico), menos vergonha tem de ficar pelado.

Esta é mais uma prova de que o relato de gênesis é meramente ilustrativo.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Debora escreveu:Talvez seja uma questão cultural associada a espontaneidade da própria pessoa.

kakakka.... eu tiro a roupa com a maior facilidade.... vamos deixar bem claro... em consultas médicas, para experimentar roupas, trocar de roupa na frente de outras mulheres.
Aos 14 anos entrei numa escola de tempo integral, o SENAI. Eramos 34 alunos e 3 vezes por semana, após a Educação Física todos tomavam banho e desde então fico nu na frente dos outros, também com a maior naturalidade.
Sempre usei uniforme e tomar banho na frente dos outros faz parte de minha rotina, e igualmente, consultas, experimentar roupas, etc.. Não me causa nenhum constragimento.
Constragimento tenho em ficar nu na frente de familiares.
Outra coisa, percebo que os homens, quando constrangidos, tentam tapar a região pubiana. Já as meninas tentam cubrir a região pubiana e as mamas, algumas dão mais enfase aos mamilos.
Opinião pessoal e irônica: Vergonha mesmo é usar roupa íntima suja ou furada.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

TJCalado escreveu:Eu tinha vergonha de ficar nú. Em banheiros públicos, nem utilizava aquele mictório coletivo pra mijar, tinha de ir no particular mesmo. Quando criança nunca tive o prazer de mijar em um muro. Mas esse post me lembrou que depois que eu me libertei das algemas mentais da torre, perdi essa vergonha. Hoje não tenho essa nóia.
Eu também tinha essa nóia quando era tj. ^^


...Não que eu tenha superado... Minha timidez é altíssima.
Imagem
Guy Fawkes
Forista
Forista
Mensagens: 488
Registrado em: 08 Dez 2011 17:41

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Guy Fawkes »

Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Nativos marajoaras nús?

Qual o nome da cidade?
O nome da localidade já está embutido na própria palavra, é só saber ler!

Quem conhece pelo menos um pouco do nosso país, Brasil, sabe que o termo "Marajoara" é um dos principais gentílicos brasileiros. Refere-se a quem nasceu e/ou reside na ilha de Marajó, próximo à cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
Poís é, e não é que eu sou de Belém?! Conheço relativamente bem o Marajó e nunca vi "nativos marajoaras nús". Daí a curiosidade de saber onde eles estão intocados.



Dá pra perceber que eu conheço a Ilha melhor do que você!
Começo a desconfiar que tú inventou a história e "caiu do cavalo", pois tem um "nativo marajoara" no fórum.

Afinal, se for verdade a história poderias falar o nome do local onde os nativos ficam nús ou semi-nús.
Arari:Santa Cruz do Arari
Nunca fui a Santa Cruz, mas agora que sei que tem velhas nuas por lá melhor eu passar longe.

Conheço Cachoeira do Arari, que pelo mapa é perto de Santa Cruz do Arari.

Não sei pq essa celeuma toda para falar o nome do local.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por gerom »

Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Nativos marajoaras nús?

Qual o nome da cidade?
O nome da localidade já está embutido na própria palavra, é só saber ler!

Quem conhece pelo menos um pouco do nosso país, Brasil, sabe que o termo "Marajoara" é um dos principais gentílicos brasileiros. Refere-se a quem nasceu e/ou reside na ilha de Marajó, próximo à cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
Poís é, e não é que eu sou de Belém?! Conheço relativamente bem o Marajó e nunca vi "nativos marajoaras nús". Daí a curiosidade de saber onde eles estão intocados.



Dá pra perceber que eu conheço a Ilha melhor do que você!
Começo a desconfiar que tú inventou a história e "caiu do cavalo", pois tem um "nativo marajoara" no fórum.

Afinal, se for verdade a história poderias falar o nome do local onde os nativos ficam nús ou semi-nús.
Arari:Santa Cruz do Arari
Nunca fui a Santa Cruz, mas agora que sei que tem velhas nuas por lá melhor eu passar longe.

Conheço Cachoeira do Arari, que pelo mapa é perto de Santa Cruz do Arari.

Não sei pq essa celeuma toda para falar o nome do local.
Ué! Quem criou a celeuma não foi vc?
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

gerom escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Nativos marajoaras nús?

Qual o nome da cidade?
O nome da localidade já está embutido na própria palavra, é só saber ler!

Quem conhece pelo menos um pouco do nosso país, Brasil, sabe que o termo "Marajoara" é um dos principais gentílicos brasileiros. Refere-se a quem nasceu e/ou reside na ilha de Marajó, próximo à cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
Poís é, e não é que eu sou de Belém?! Conheço relativamente bem o Marajó e nunca vi "nativos marajoaras nús". Daí a curiosidade de saber onde eles estão intocados.



Dá pra perceber que eu conheço a Ilha melhor do que você!
Começo a desconfiar que tú inventou a história e "caiu do cavalo", pois tem um "nativo marajoara" no fórum.

Afinal, se for verdade a história poderias falar o nome do local onde os nativos ficam nús ou semi-nús.
Arari:Santa Cruz do Arari
Nunca fui a Santa Cruz, mas agora que sei que tem velhas nuas por lá melhor eu passar longe.

Conheço Cachoeira do Arari, que pelo mapa é perto de Santa Cruz do Arari.

Não sei pq essa celeuma toda para falar o nome do local.

Ué! Quem criou a celeuma não foi vc?

Na verdade Guy, eu não tenho certeza absoluta do nome da cidade. Sei que é na região do Arari, mas como tinha que percorrer um trajeto muito longo através do Rio Arari e depois entrar mata à dentro, percorrendo mais alguns quilômetros montado em búfalos, era muito fácil confundir-se com a isotropia do local. Além disso, os limites fronteiriços municipais de lá não são muito fáceis de identificar. Por vezes a gente pensava estar em uma cidade e na verdade já estava em outra. Por isso convencionou-se citar apenas o nome ou o idílico da Ilha pra quem não é de lá.

Peço-lhe desculpas se o ofendi.
Editado pela última vez por Jesus Negro em 15 Set 2012 12:12, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Lieben Immer
Forista
Forista
Mensagens: 161
Registrado em: 29 Out 2011 12:37

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Lieben Immer »

Concordo com a Thais e outros comentários aqui.. é uma grande questao cultural... aqui onde eu moro por exemplo é comum no verão as pessoas se trocarem na praia ou mesmo nos jardins (tirarem a roupa molhada e colocarem a seca) sem nenhum problema.

Sobre o Jesus Negro que disse que sai pelado e dançando lembrei-me de algo que li sobre a diferença da mulher e do homem na hora do banho, segue:

O BANHO DAS MULHERES
Tira a roupa e coloca no cesto de roupa suja
Vai para o banheiro de roupão
Se cruza com o marido no caminho, cobre o corpo
Para diante do espelho e analisa o corpo
Força a barriga para fora para poder se queixar que está mais gorda do que realmente está…
De costas, empina a bunda para verificar a celulite
Antes de entrar no box, organiza a toalha para o rosto, a toalha para os cabelos e a toalha para o corpo
Lava o cabelo com xampu
Enxágua longamente
Repete o processo de lavar o cabelo com o xampu
Enxágua longamente de novo
Enche o cabelo com condicionador e deixa por 15 minutos
Lava o rosto com sabonete esfoliante até que o rosto fique vermelho
Lava o resto do corpo com sabonete hidratante para o corpo
Tira o condicionador do cabelo
Este processo leva 10 minutos. Ela deve estar segura que todo o condicionador foi retirado
Depilação de axilas, pernas e área do biquíni
Desliga a ducha. Escorre toda a água dentro da ducha
Sai da ducha e se seca com uma toalha do tamanho da África Meridional
Enrola uma toalha super absorvente na cabeça
Revisa mais uma vez o corpo em busca de detalhes
Retorna ao quarto com o roupão
Se encontra o marido, se cobre mais ainda e corre para o quarto
Uma hora e quarenta minutos depois, está vestida e pronta.

O BANHO DOS HOMENS
Sentado na cama, vai tirando toda a roupa, arrotando, peidando e jogando tudo no piso em frente
Cheira as meias e a cueca, para após lançá-las sobre o montinho formado
Vai pelado até o banheiro
Se encontra a esposa no caminho, balança o pinto imitando um ventilador
Para de frente ao espelho para ver o físico
Encolhe a barriga
Faz pose de halterofilista
Checa o tamanho do pinto
Por fim, coça o saco
Entra na ducha
Não se preocupa com toalhas. Se não tiver por ali uma de banho, vai se secar com a de rosto mesmo
Lava o rosto com sabão
Se mata de rir com o eco que faz dentro do box quando peida
No banho, deixa cabelos do saco no sabão
Lava o cabelo com qualquer xampu
Não usa condicionador
Faz um penteado punk
Sai da ducha para ver no espelho como ficou seu penteado punk
Morre de rir
Mija dentro do box
Faz toda a vizinhança ouvir quando assoa o nariz dentro do box
Tira o xampu e sai imediatamente da ducha
Não se dá conta de que todo o banheiro está molhado pois, tomou banho com o box aberto
Quase seco, pára outra vez diante do espelho
Contrai os músculos e revisa o tamanho do pinto
Coça o saco
Sai do banheiro e deixa a luz acesa
Deixa pegadas molhadas com espuma de sabão
Volta para o quarto
Se encontra a esposa no caminho, volta a balançar o pinto, imitando ventilador
Dá um tapa na bunda da esposa
Chuta as roupas que estão no piso do quarto para um canto
Quatro minutos depois está vestido, pronto e perguntando se a esposa ainda vai demorar muito.
" Uma mente que se abre nunca mais voltará ao seu tamanho normal."
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Lieben Immer escreveu:Concordo com a Thais e outros comentários aqui.. é uma grande questao cultural... aqui onde eu moro por exemplo é comum no verão as pessoas se trocarem na praia ou mesmo nos jardins (tirarem a roupa molhada e colocarem a seca) sem nenhum problema.

Sobre o Jesus Negro que disse que sai pelado e dançando lembrei-me de algo que li sobre a diferença da mulher e do homem na hora do banho, segue:

O BANHO DAS MULHERES


O BANHO DOS HOMENS

Primeiro, queremos saber urgente onde você mora!!! (piadinha)
O BANHO DOS HOMENS, tirando a parte humorística, é quase isso mesmo, principalmente no começo do casamento.
Minha mãe apelidava a suíte minha e do meu irmão quando ambos eramos solteiros, de QUARTO DOS JOGOS, tudo jogado em algum lugar, inclusive no chão, quando tinha espaço.
Hoje moro sozinho, então melhorei um pouco, tomo mais cuidado com o banheiro, afinal, eu que limpo e SÓ eu que uso.

Quanto a fazer xixi (mulheres) ou mijar (homens) no box durante o banho, me lembrou algo:
Gisele Bündchen aconselha a fazer xixi no banho

A modelo brasileira Gisele Bündchen lançou em seu site oficial uma campanha para conscientizar as pessoas a respeito da necessidade de "tomar uma atitude" para preservar o planeta Terra.

Entre os conselhos de Gisele, está o de fazer xixi durante o banho.

De acordo com o site oficial da modelo, a prática economiza 83.220 litros de água por ano se adotado por apenas 19 pessoas.

"Esse é o nosso mundo e é importante que cada um faça a sua parte, pois juntos temos mais forças para provocar mudanças significativas", afirma a modelo.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ ... anho.shtml
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Bruce D. »

A Nudez sempre foi um assunto controverso. A sociedade atraves dos tempos sempre associou a nudez a vergonha, ao pecado e ao erotismo. A propria Biblia (TNM) contribui para isso pois em Genesis 2:25 diz: "E ambos continuavam nus, o homem e a sua esposa, contudo não se envergonhavam."
Porém, apos pecarem aconteceu como colocado no primeiro post, abriram-se os olhos, perceberam que estavam nus, etc.

Então eu pergunto: Eles se esconderam por que tiveram vergonha de sua nudez, ou a vergonha era por ter feito algo que não deveriam? Já que Adão não tinha uma resposta pronta para se justificar e ele teria de prestar contas pelo que tinha feito ele usou a primeira coisa que lhe veio a mente - no caso a nudez.

Desde então a nudez sempre foi encarado como tabu. No principio eu tinha vergonha de ficar nu na frente de outros, mas depois que fui ficando adulto encaro com naturalidade a nudez . Tomava banho na escola pois estudava em periodo integral e muitas vezes eu jogava bola (basquete e futebol de salão). Hoje não tenho problema nenhum em ficar nu seja numa consulta medica ou numa sauna. E para quebrar de vez qualquer tabu com respeito a esse assunto eu tenho vontade de um dia ir a uma praia naturista ou recanto naturista.

Mas reconheço que para muitos a nudez é um tabu devido ao conceito da sociedade e principalmente o conceito promovido pela religião que encara a nudez como algo improprio em 99% das situações.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Debora »

Quanto a fazer xixi (mulheres) ou mijar (homens) no box durante o banho, me lembrou algo:
Gisele Bündchen aconselha a fazer xixi no banho

A modelo brasileira Gisele Bündchen lançou em seu site oficial uma campanha para conscientizar as pessoas a respeito da necessidade de "tomar uma atitude" para preservar o planeta Terra.

Entre os conselhos de Gisele, está o de fazer xixi durante o banho.

De acordo com o site oficial da modelo, a prática economiza 83.220 litros de água por ano se adotado por apenas 19 pessoas.

"Esse é o nosso mundo e é importante que cada um faça a sua parte, pois juntos temos mais forças para provocar mudanças significativas", afirma a modelo.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/ ... anho.shtml
Então vamos ao raciocínio de nada mais nada menos que Lya Luft:, autora de vários livros, entre eles, PERDAS E GANHOS.
..A gente passa anos ensinando aos filhos: não façam xixi no banho nem na piscina. Xixi no chuveiro (e na banheira também?), sinto muito: aqui em casa, não. Nesse cenário de absurdos, às vezes falta o botão para trocar de canal. Mas, se a menininha da televisão puder voltar a ser criança, os bugios da minha mata forem deixados em paz, os gordinhos não se sentirem os últimos da face da Terra, a gente não for multada por fazer xixi no vaso, quem sabe o fim do mundo ainda demore um pouco para chegar. Lya Luft
http://amigosdofreud.blogspot.com.br/20 ... chive.html (Ver edição 2115 da revista Veja).
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 195 visitantes