Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por gerom »

Todo mundo sabe como é composto o corpo de um homem e de uma mulher (a partir da idade em que se adquiriu entendimento).

Vemos que pessoas, por exemplo, quando enfrentam um médico ou médica, ficam extremamente constrangidos ao tirar a roupa, principalmente idosos e crianças. (como se na medicina não se estudasse todas as funcionalidades do corpo humano, e os que fizeram tal curso não conhecessem plenamente um corpo humano).

Todas sabemos qual a finalidade de todas as partes do corpo humano, para o que serve e o que se fazem. A partir do momento que não se tem dúvidas com relação a como é o corpo de um homem e de uma mulher e sobre todas as funcionalidades, não deveríamos (estou dizendo de forma genérica) perdermos o medo ou vergonha?

Será que esse constrangimento, parte disso, está ligado ou relacionado ao que é relatado no livro de Gênisis 3 (TNM): 9 E Jeová Deus chamava o homem e dizia-lhe: “Onde estás?” 10 Por fim, ele disse: “Ouvi a tua voz no jardim, mas tive medo, porque estava nu, e por isso me escondi.” 11 A isso ele disse: “Quem te informou que estavas nu? Comeste da árvore de que te mandei que não comesses?”[...]21 E Jeová Deus passou a fazer vestes compridas de peles para Adão e para a sua esposa, e a vesti-los.

O que os foristas pensam sobre o assunto? Por que o medo ou vergonha? :mrgreen:
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

Eu fico nu e ainda faço a dança do badalo!
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por gerom »

Jesus Negro escreveu:Eu fico nu e ainda faço a dança do badalo!
Trancado no banheiro, certo??? :mrgreen: :lol:
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

gerom escreveu:
Jesus Negro escreveu:Eu fico nu e ainda faço a dança do badalo!
Trancado no banheiro, certo??? :mrgreen: :lol:
Só no banheiro não!

Na frente da médica, da doutora, da enfermeira!
Guy Fawkes
Forista
Forista
Mensagens: 488
Registrado em: 08 Dez 2011 17:41

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Guy Fawkes »

Faço esportes desde muito novo, e nunca foi problema fica nú na frente de outros. Afinal ir suado para casa não rola.

O chato e aturar os retardados com os famosos pirocópteros.
Jesus Negro escreveu:
gerom escreveu:
Jesus Negro escreveu:Eu fico nu e ainda faço a dança do badalo!
Trancado no banheiro, certo??? :mrgreen: :lol:
Só no banheiro não!

Na frente da médica, da doutora, da enfermeira!
Avatar do usuário
Thaís
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 879
Registrado em: 27 Jan 2012 00:55
Localização: HELL

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Thaís »

Desde pequenos somos ensinados que é FEIO ficar pelado na frente das pessoas, coisas passadas por nossos pais. Eu mesma repreendo minha filhinha, que tem 3 anos e ama ficar pelada: "vc não tem vergonha de ficar de pererequinha de fora? Vamos botar roupinha!" Os índios,por exemplo, ficam bem entre eles, nus. Cultura influencia bastante.
Avatar do usuário
Exelsius
Forista
Forista
Mensagens: 861
Registrado em: 17 Jul 2012 23:41

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Exelsius »

Ia citar isso exatamente agora Thais...sobre os indios!

Eh questao cultural...boa parte da populacao mundial eh descendente de culturas onde era necessario utilizar roupas pra se proteger do frio...europeus, asiaticos e assim vai...e isso foi se passando pra frente ateh chegarmos a hoje.
"You live your life, behind the wall, You got no life, not at all." Motorhead
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

Thaís escreveu: Os índios,por exemplo, ficam bem entre eles, nus. Cultura influencia bastante.
Bem lembrado minha amiga.
Tive a experiência agradável e culturalmente enriquecedora de conviver por um breve período de tempo com um grupo de nativos marajoaras que andavam quase sempre nus ou semi nus. Pra eles era tudo muito natural. Crianças, moças, senhoras e idosos ... quase todos nus. O contato que tive com aquele grupo mudou significativamente minha maneira de ver o ser humano. Aprendi muito sobre os sentimentos das mulheres. Aprendi a conseguir conviver com o outro sem ser excessivamente desagradável (só um pouquinho). Dei-me conta do quanto é importante respeitar as pessoas, as suas opiniões e suas palavras, ainda que eu não concorde com elas. Notei como a diversidade de características e preferências humanas é rica. A partir dali decidi não mais restringir as minhas atividades àquilo que me era imposto. Ao viajar pelo país percebi como a gente fica limitado nas opções culturais (música, dança, ...) quando nos restringimos apenas a ver e ouvir aquilo que é "imposto" na cultura local de nossa cidade. Libertei-me culturalmente. Isso foi enriquecedor! Creio que aqueles marajoaras fizeram de mim um ser humano melhor.
Editado pela última vez por Jesus Negro em 14 Set 2012 20:17, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Jamir
Forista
Forista
Mensagens: 2436
Registrado em: 27 Dez 2010 14:40
Localização: somewhere in Europe...

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Jamir »

Exato. É uma idiotice que acompanha várias culturas por milenios: "Ficar nu é feio" ; "Esconde bem o piu-piu". Uma besteira exclusiva da espécie humana.
Interessante que várias tribos não têm problemas em andar pelado e nós, o supremo e evoluído homem ocidental, temos a tendência de associar isso a algo primitivo.
A verdade é que o povo cismou com os orgãos sexuais. Ninguém fica envergonhado por mostrar os pés, mãos, nariz, etc. Mas parece que os orgãos sexuais são uma coisa... feia. Algo de que não nos devemos orgulhar.

Não tenho vergonha de ficar pelado num consultório médico ou num balneario. Mas teria vergonha de ficar publicamente nu (na rua) por causa da criação que tive. como a Thaís falou - é a sociedade.
Não tenho dúvidas que tamanha "doideira" tem origens religiosas (como a besteira que Adão e Eva "comeram o fruto proibido, abriram os olhos e viram que estavam nus" - ah Vahhh!!!). Felizmente a maioria dos casais hoje não transam tapados e com a luz apagada, como era regra antigamente. Pelos menos isso!
♫♫ É Deus veraz que tudo prediz, somos seu povo feliz! ♫♫
(repetir até acreditar)
Guy Fawkes
Forista
Forista
Mensagens: 488
Registrado em: 08 Dez 2011 17:41

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Guy Fawkes »

Jesus Negro escreveu:
Thaís escreveu: Os índios,por exemplo, ficam bem entre eles, nus. Cultura influencia bastante.
Bem lembrado minha amiga.
Tive a experiência agradável e culturalmente enriquecedora de conviver por um breve período de tempo com um grupo de nativos marajoaras que andavam quase sempre nus ou semi nus. Pra eles era tudo muito natural. Crianças, moças, senhoras e idosos, quase todos nus. O contato que tive com aquele grupo mudou significativamente minha maneira de ver o ser humano. Aprendi muito sobre os sentimentos das mulheres. Dei-me conta do quanto é importante respeitar as pessoas, as suas opiniões e suas palavras, ainda que eu não concorde com elas. Aprendi a conseguir conviver com o outro sem ser excessivamente desagradável (só um pouquinho). Creio que eles fizeram de mim um ser humano melhor.
Nativos marajoaras nús?

Qual o nome da cidade?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: kyoumal e 8 visitantes