Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?
Guy Fawkes
Forista
Forista
Mensagens: 488
Registrado em: 08 Dez 2011 17:41

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Guy Fawkes »

Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Nativos marajoaras nús?

Qual o nome da cidade?
O nome da localidade já está embutido na própria palavra, é só saber ler!

Quem conhece pelo menos um pouco do nosso país, Brasil, sabe que o termo "Marajoara" é um dos principais gentílicos brasileiros. Refere-se a quem nasceu e/ou reside na ilha de Marajó, próximo à cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
Poís é, e não é que eu sou de Belém?! Conheço relativamente bem o Marajó e nunca vi "nativos marajoaras nús". Daí a curiosidade de saber onde eles estão intocados.

Dá pra perceber que eu conheço a Ilha melhor do que você!
Começo a desconfiar que tú inventou a história e "caiu do cavalo", pois tem um "nativo marajoara" no fórum.

Afinal, se for verdade a história poderias falar o nome do local onde os nativos ficam nús ou semi-nús.
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Nativos marajoaras nús?

Qual o nome da cidade?
O nome da localidade já está embutido na própria palavra, é só saber ler!

Quem conhece pelo menos um pouco do nosso país, Brasil, sabe que o termo "Marajoara" é um dos principais gentílicos brasileiros. Refere-se a quem nasceu e/ou reside na ilha de Marajó, próximo à cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
Poís é, e não é que eu sou de Belém?! Conheço relativamente bem o Marajó e nunca vi "nativos marajoaras nús". Daí a curiosidade de saber onde eles estão intocados.



Dá pra perceber que eu conheço a Ilha melhor do que você!
Começo a desconfiar que tú inventou a história e "caiu do cavalo", pois tem um "nativo marajoara" no fórum.

Afinal, se for verdade a história poderias falar o nome do local onde os nativos ficam nús ou semi-nús.
Arari:Santa Cruz do Arari
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por gerom »

Exelsius escreveu:Ia citar isso exatamente agora Thais...sobre os indios!

Eh questao cultural...boa parte da populacao mundial eh descendente de culturas onde era necessario utilizar roupas pra se proteger do frio...europeus, asiaticos e assim vai...e isso foi se passando pra frente ateh chegarmos a hoje.
Pois é! É cultura ou já no início da bíblia ensinou que ficar pelado era feio?

Os europeus, por exemplo, possuem banheiros públicos (empresas ou parques) frequentados por homens e mulheres juntos. Possuem saunas aonde frequentam homens e mulheres juntos. Japoneses tomam banho pelados juntos, homens e mulheres, saunas também.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Poseidon
Forista
Forista
Mensagens: 2112
Registrado em: 07 Jan 2010 15:43

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Poseidon »

Esta é uma cultura tão enraizada que dificilmente mudara um dia.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Debora »

Talvez seja uma questão cultural associada a espontaneidade da própria pessoa.

kakakka.... eu tiro a roupa com a maior facilidade.... vamos deixar bem claro... em consultas médicas, para experimentar roupas, trocar de roupa na frente de outras mulheres.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por TJCalado »

Eu tinha vergonha de ficar nú. Em banheiros públicos, nem utilizava aquele mictório coletivo pra mijar, tinha de ir no particular mesmo. Quando criança nunca tive o prazer de mijar em um muro. Mas esse post me lembrou que depois que eu me libertei das algemas mentais da torre, perdi essa vergonha. Hoje não tenho essa nóia.

Isso é interessante... e contraditório! Em Gênesis, o pecado tornou a nudez embaraçosa. A realidade mostra que quanto mais pecador o homem é (no sentido bíblico), menos vergonha tem de ficar pelado.

Esta é mais uma prova de que o relato de gênesis é meramente ilustrativo.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Debora escreveu:Talvez seja uma questão cultural associada a espontaneidade da própria pessoa.

kakakka.... eu tiro a roupa com a maior facilidade.... vamos deixar bem claro... em consultas médicas, para experimentar roupas, trocar de roupa na frente de outras mulheres.
Aos 14 anos entrei numa escola de tempo integral, o SENAI. Eramos 34 alunos e 3 vezes por semana, após a Educação Física todos tomavam banho e desde então fico nu na frente dos outros, também com a maior naturalidade.
Sempre usei uniforme e tomar banho na frente dos outros faz parte de minha rotina, e igualmente, consultas, experimentar roupas, etc.. Não me causa nenhum constragimento.
Constragimento tenho em ficar nu na frente de familiares.
Outra coisa, percebo que os homens, quando constrangidos, tentam tapar a região pubiana. Já as meninas tentam cubrir a região pubiana e as mamas, algumas dão mais enfase aos mamilos.
Opinião pessoal e irônica: Vergonha mesmo é usar roupa íntima suja ou furada.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

TJCalado escreveu:Eu tinha vergonha de ficar nú. Em banheiros públicos, nem utilizava aquele mictório coletivo pra mijar, tinha de ir no particular mesmo. Quando criança nunca tive o prazer de mijar em um muro. Mas esse post me lembrou que depois que eu me libertei das algemas mentais da torre, perdi essa vergonha. Hoje não tenho essa nóia.
Eu também tinha essa nóia quando era tj. ^^


...Não que eu tenha superado... Minha timidez é altíssima.
Imagem
Guy Fawkes
Forista
Forista
Mensagens: 488
Registrado em: 08 Dez 2011 17:41

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por Guy Fawkes »

Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Nativos marajoaras nús?

Qual o nome da cidade?
O nome da localidade já está embutido na própria palavra, é só saber ler!

Quem conhece pelo menos um pouco do nosso país, Brasil, sabe que o termo "Marajoara" é um dos principais gentílicos brasileiros. Refere-se a quem nasceu e/ou reside na ilha de Marajó, próximo à cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
Poís é, e não é que eu sou de Belém?! Conheço relativamente bem o Marajó e nunca vi "nativos marajoaras nús". Daí a curiosidade de saber onde eles estão intocados.



Dá pra perceber que eu conheço a Ilha melhor do que você!
Começo a desconfiar que tú inventou a história e "caiu do cavalo", pois tem um "nativo marajoara" no fórum.

Afinal, se for verdade a história poderias falar o nome do local onde os nativos ficam nús ou semi-nús.
Arari:Santa Cruz do Arari
Nunca fui a Santa Cruz, mas agora que sei que tem velhas nuas por lá melhor eu passar longe.

Conheço Cachoeira do Arari, que pelo mapa é perto de Santa Cruz do Arari.

Não sei pq essa celeuma toda para falar o nome do local.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Por que ficar envergonhado ao ficar nu?

Mensagem não lida por gerom »

Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Jesus Negro escreveu:
Guy Fawkes escreveu:
Nativos marajoaras nús?

Qual o nome da cidade?
O nome da localidade já está embutido na própria palavra, é só saber ler!

Quem conhece pelo menos um pouco do nosso país, Brasil, sabe que o termo "Marajoara" é um dos principais gentílicos brasileiros. Refere-se a quem nasceu e/ou reside na ilha de Marajó, próximo à cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil.
Poís é, e não é que eu sou de Belém?! Conheço relativamente bem o Marajó e nunca vi "nativos marajoaras nús". Daí a curiosidade de saber onde eles estão intocados.



Dá pra perceber que eu conheço a Ilha melhor do que você!
Começo a desconfiar que tú inventou a história e "caiu do cavalo", pois tem um "nativo marajoara" no fórum.

Afinal, se for verdade a história poderias falar o nome do local onde os nativos ficam nús ou semi-nús.
Arari:Santa Cruz do Arari
Nunca fui a Santa Cruz, mas agora que sei que tem velhas nuas por lá melhor eu passar longe.

Conheço Cachoeira do Arari, que pelo mapa é perto de Santa Cruz do Arari.

Não sei pq essa celeuma toda para falar o nome do local.
Ué! Quem criou a celeuma não foi vc?
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes