Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Leila
Forista
Forista
Mensagens: 2287
Registrado em: 22 Dez 2009 22:35
Localização: Osasco - SP

Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Leila »

Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões


DE SÃO PAULO

Carolas, tremei.

Um estudo que será publicado neste mês aponta que, quanto mais desenvolvido o país, maior o número de ateus.

Para o autor Nigel Barber, portanto, chegará o dia em que quase todo o mundo vai se declarar sem religião.

A mudança já estaria ocorrendo. A pesquisa, feita em 137 países, mostra que nas economias mais desenvolvidas o número de descrentes é crescente.

Na Suécia, por exemplo, o índice chega a 64% da população, seguida por Dinamarca (48%), França (44%) e Alemanha (42%).

Na outra ponta, países da África sub-saariana têm menos de 1% de ateus.

O autor aponta razões mercadológicas para a baixa das religiões.

Segundo ele, as pessoas procuram as igrejas para se salvar de dificuldades e incertezas da vida.

Hoje profissionais como psicólogos e psiquiatras podem perfeitamente suprir essa lacuna.

Fonte: http://f5.folha.uol.com.br/estranho/957 ... ioes.shtml
Eu sou o dono de meu destino. Eu sou o capitão de minha alma. ("Invictus" - William E Henley)
Avatar do usuário
Gabii
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 283
Registrado em: 04 Jul 2011 08:46
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Gabii »

Pode ser mesmo.
"Religião e espiritualidade são coisas totalmente distintas. Arriscaria dizer que opostas." (Minha autoria)

♪ "Abri os olhos, não consigo mais fechar, assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar..."♫
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Quasextj »

Leila escreveu:Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões


DE SÃO PAULO

Carolas, tremei.

Um estudo que será publicado neste mês aponta que, quanto mais desenvolvido o país, maior o número de ateus.

Para o autor Nigel Barber, portanto, chegará o dia em que quase todo o mundo vai se declarar sem religião.

A mudança já estaria ocorrendo. A pesquisa, feita em 137 países, mostra que nas economias mais desenvolvidas o número de descrentes é crescente.

Na Suécia, por exemplo, o índice chega a 64% da população, seguida por Dinamarca (48%), França (44%) e Alemanha (42%).

Na outra ponta, países da África sub-saariana têm menos de 1% de ateus.

O autor aponta razões mercadológicas para a baixa das religiões.

Segundo ele, as pessoas procuram as igrejas para se salvar de dificuldades e incertezas da vida.

Hoje profissionais como psicólogos e psiquiatras podem perfeitamente suprir essa lacuna.

Fonte: http://f5.folha.uol.com.br/estranho/957 ... ioes.shtml

Não ter religião não significa ser ateu, mas acredito que para os que pesquisam e gostam de história, filosofia e qualquer assunto que envolva o surgimento da vida e a evolução humana, a religião deixa de ser importante para quem simplesmente acredita ou não na existência de Deus.

O que vejo é um aumento de religiões que são criadas para todo gosto. Muita gente quer prosperidade e milagres.

Interessante Leila, é que o autor do texto aponta razões mercadológicas para a baixa das religiões.
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Poltergeist »

Amém! :mrgreen:
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Debora »

Eu creio que muitos não se reconhecerão efetivamente como ateus. Entretanto, ficarão literalmente indiferentes a qualquer tipo de seita, religião.
Já tenho no meu círculo de amizades, pessoas que se encaixam perfeitamente neste perfil. Oxalá, este conceito evolua rapidamente !
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Poltergeist »

Debora escreveu:Eu creio que muitos não se reconhecerão efetivamente como ateus. Entretanto, ficarão literalmente indiferentes a qualquer tipo de seita, religião.
Já tenho no meu círculo de amizades, pessoas que se encaixam perfeitamente neste perfil. Oxalá, este conceito evolua rapidamente !
É verdade. Já vejo inúmeros jovens que são indiferentes à religião e não são necessariamente ateus ou agnósticos. Algo que por si só já está muito bom.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Chopin
Forista
Forista
Mensagens: 894
Registrado em: 01 Jun 2010 14:37
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Chopin »

Tomara que isso realmente aconteça, acredito que quanto menos religião mais desenvolvido será um país pois muitas neuroses, preconceitos e medos vão sair da mente das pessoas dando lugar a uma ideia mais sóbria e realista o que contribui para uma nação mais inteligente e desenvolvida, isso nós vemos em países da Europa em que religião não toma o principal lugar na vida das pessoas e são países com alto nível de crescimento tanto financeiro quanto social. Está longe do Brasil chegar nesse ponto, ainda somos um povo muuito religioso e supersticioso e mergulhado em tradições e preconceitos mesquinhos, não é a toa que somos o segundo país TJ no mundo. Quanto mais TJs, menos desenvolvido será um povo, porém não incluo só as TJs, outras religiões tbm atrapalham o bom desenvolvimento da nação,..bem essa é minha opinião, desculpe se ofendi alguem
VIVA A LIBERDADE DE PENSAMENTO COM RESPONSABILIDADE, SEM RELIGIÃO! UHUUUUUUH d:9
Prefiro Ser Essa Metamorfose Ambulante Do Que Ter Aquela Velha Opinião Formada Sobre Tudo
Avatar do usuário
El Tapevino
Forista
Forista
Mensagens: 941
Registrado em: 20 Set 2010 13:00

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por El Tapevino »

Será que um dia a humanidade alcançará o ápice de deixer de ir à uma religião para serem elas mesmas uma religião?
"O excesso de recompensas e de castigos mostra que a liderança chegou ao
limite de seus recursos, e o líder se encontra em grandes apuros"
Avatar do usuário
Questionador TJ
Forista
Forista
Mensagens: 1040
Registrado em: 26 Dez 2008 14:42
Contato:

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Questionador TJ »

El Tapevino escreveu:Será que um dia a humanidade alcançará o ápice de deixer de ir à uma religião para serem elas mesmas uma religião?
Seria bom d+++ (-;

mas acho utopia... )-;

Concordo, El Tapevino.

O mundo NÃO vai deixar de ter religioes, mas estas serao bem diferentes das de hoje.
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Avatar do usuário
Dementador
Forista
Forista
Mensagens: 266
Registrado em: 31 Jul 2011 13:38

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Dementador »

Leila escreveu:Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões


Um estudo que será publicado neste mês aponta que, quanto mais desenvolvido o país, maior o número de ateus.

Para o autor Nigel Barber, portanto, chegará o dia em que quase todo o mundo vai se declarar sem religião.
Os Ateus me corrijam se eu estiver errado, mas acredito que exista uma grande diferença entre não ter religião e não acreditar em um deus. Além disso é necessário ter mente que a crença em algo é inerente ao sistema de pensmento humano. Os mitos fazem parte de nossa natureza. O mais provável é que tenha-se uma ideia diferente de uma divindidade do que normalmente há (por exemplo, crer que deus seja uma forma de consciência impessoal).
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 69 visitantes