Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Quasextj disse:Elza, eu concordo que a religião pode trazer benefícios, mas discordo que a falta de religião fará com que as pessoas enxerguem Cristo como um simples judeu. Jesus incentivava a tolerância e a união das pessoas e um dos males das religiões é exatamente o sectarismo. Conheço muitos religiosos malvados e muitos não religiosos de extrema bondade. Ser bom, se desviar do mal e amar a Deus sobre todas as coisas independe de religião
Amado Quasextj quando eu faço esta colocação é no sentido de não reconhecerem a divindade de Jesus, e equipara-lo a Maomé, Krishina.... :fr1end:
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
Leila
Forista
Forista
Mensagens: 2287
Registrado em: 22 Dez 2009 22:35
Localização: Osasco - SP

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Leila »

Há pessoas que realmente possuem necessidade de ser guiadas pela religião, como parâmetros de moralidade, do que é bom ou do que é ruim. Eu as respeito profundamente. Mas nem todas têm essa necessidade. Já foi dito num tópico que fala sobre o fato de o mundo estar ou não ficando melhor, que foi comprovado que à medida que o mundo foi evoluindo, melhor ficaram as condições de relacionamento humano. Por exemplo, a escravidão que antes era algo socialmente aceitável, hoje é impensável. E a religião naquela época tinha um poder enorme... então eu me baseio na evolução humana como parâmetro.
Para mim, o que está registrado nos livros sagrados são o reflexo da moralidade divina. Deus é portanto nossa fonte de moralidade. Posso dizer se uma pessoa é ou não moral comparando-se seus atos com a moralidade registrada lá. Deus, como criador e representante máximo de santidade é este padrão.
Sempre que eu leio algo assim, lembro do Rogério falando do deus sanguinário assassino de criancinhas da bíblia... :1 Ou de como esse mesmo deus perdoou um assassino e adúltero (Davi) fazendo que muitos inocentes pagassem o pato... mas deixa quieto.
Eu sou o dono de meu destino. Eu sou o capitão de minha alma. ("Invictus" - William E Henley)
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Leila disse: Sempre que eu leio algo assim, lembro do Rogério falando do deus sanguinário assassino de criancinhas da bíblia... Ou de como esse mesmo deus perdoou um assassino e adúltero (Davi) fazendo que muitos inocentes pagassem o pato... mas deixa quieto.
l

lLeila já tem um tempão que tambem rio :7 :7 :7 quando penso nessas passagens onde os judeus colocaram DEUS COMO SANGUINÁRIO, assassino de criancinhas e ainda fazendo o nenen de Davi pagar pelos seus pecados etc..... Historias da cabeça dos homens. Ainda nos dias de hj quantas vezes ouvimos dizer que Deus castigou tal pessoa, que o filho está pagando pelos pecados da familia estc...

Enfim eu não sou judia ortodoxa para ter que acreditar em todos estas historias absurdas da qual eu não concordo, porque sou cristã e é deste ensinamento que me alimento e que me dá paz...
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por gerom »

Eu, por exemplo, me identifico (quando perguntam sobre minha religião) digo que não sou ATEU, digo que sou ATOA. :1

Mistura de alguém que ainda acredita em Deus com pessoa sem religião! d:9
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Gustavo »

Olá, Leila.
Leila escreveu:Há pessoas que realmente possuem necessidade de ser guiadas pela religião, como parâmetros de moralidade, do que é bom ou do que é ruim. Eu as respeito profundamente. Mas nem todas têm essa necessidade. Já foi dito num tópico que fala sobre o fato de o mundo estar ou não ficando melhor, que foi comprovado que à medida que o mundo foi evoluindo, melhor ficaram as condições de relacionamento humano. Por exemplo, a escravidão que antes era algo socialmente aceitável, hoje é impensável. E a religião naquela época tinha um poder enorme... então eu me baseio na evolução humana como parâmetro.
Tudo bem, as pessoas tem as mais variadas necessidades. Mas eu não estava realmente discutindo a necessidade de pessoas, mas o que pela lógica, é a base moral e se esta base moral é logicamente válida. Por exemplo, sobre a lei de causa e efeito: por que adotar algo que não age moralmente como padrão de moral? Há lógica nesta escolha?
Você cita o exemplo da escravidão como exemplo que a evolução humana aliada à perda de importância da religião, demonstra que o mundo pode melhorar sem religiosidade. Mas é bom lembrar que a escravidão foi abolida por religiosos, em uma época que a religião ainda tinha bastante influência.
Por outro lado, Nietzsche e sua filosofia do Übermensch, que atacava diretamente a moralidade cristã, influenciou bastante Hitler e os nazistas, ao ponto que ele, em seus discursos no jantar, pregava ferrenhamente contra estes valores (ver sua última biografia). Não que qualquer pessoa que se livre da moralidade cristã vá seguir o mesmo caminho, mas sim que se livrando dela, pode-se seguir qualquer caminho.
Leila escreveu:
Para mim, o que está registrado nos livros sagrados são o reflexo da moralidade divina. Deus é portanto nossa fonte de moralidade. Posso dizer se uma pessoa é ou não moral comparando-se seus atos com a moralidade registrada lá. Deus, como criador e representante máximo de santidade é este padrão.
Sempre que eu leio algo assim, lembro do Rogério falando do deus sanguinário assassino de criancinhas da bíblia... :1 Ou de como esse mesmo deus perdoou um assassino e adúltero (Davi) fazendo que muitos inocentes pagassem o pato... mas deixa quieto.
Eu já discuti muito sobre este tema em outros tópicos. Aqui acho que está bem mais claro:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 14#p172014
Como mencionei lá, Deus poderia ter cumprido a promessa do começo de Gênesis (e isto justamente): "todo aquele que cometer pecado morrerá no mesmo dia". Obviamente Ele não faz isto, por misericórdia principalmente.

Por outro lado, sem uma base válida para todos de moralidade, não dá nem para chamar Deus de sanguinário...
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Gustavo »

Leila escreveu:E a religião naquela época tinha um poder enorme... então eu me baseio na evolução humana como parâmetro.
Além do mais, a "evolução" não significa que as pessoas deixam de ser religiosas... Mais uma vez, indico o link que passei antes.
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... =20&t=9458
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
Mobraw101
Forista
Forista
Mensagens: 1066
Registrado em: 01 Set 2010 18:18
Localização: Farol da Barra

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Mobraw101 »

Independente de qualquer coisa, a religião ñ vai acabar nunca. Pode até enfraquecer e se tornar uma pratica relegada aos excluídos, mas a verdade eh que enquanto a miséria e a calamidade assolarem no mundo, sempre haverá quem espere de um poder supremo a resolução de seus problemas.

Ou seja, enquanto os homens não resolverem seus problemas, continuarão nas mãos do deus das providencias impossiveis e do espirito santo do acaso. :lol:
Imagem

"Meu filho, vou criar vc nos caminhos de "jeová"". :lol:
Avatar do usuário
Leila
Forista
Forista
Mensagens: 2287
Registrado em: 22 Dez 2009 22:35
Localização: Osasco - SP

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Leila »

Gustavo escreveu:Olá, Leila.
Leila escreveu:Há pessoas que realmente possuem necessidade de ser guiadas pela religião, como parâmetros de moralidade, do que é bom ou do que é ruim. Eu as respeito profundamente. Mas nem todas têm essa necessidade. Já foi dito num tópico que fala sobre o fato de o mundo estar ou não ficando melhor, que foi comprovado que à medida que o mundo foi evoluindo, melhor ficaram as condições de relacionamento humano. Por exemplo, a escravidão que antes era algo socialmente aceitável, hoje é impensável. E a religião naquela época tinha um poder enorme... então eu me baseio na evolução humana como parâmetro.
Tudo bem, as pessoas tem as mais variadas necessidades. Mas eu não estava realmente discutindo a necessidade de pessoas, mas o que pela lógica, é a base moral e se esta base moral é logicamente válida. Por exemplo, sobre a lei de causa e efeito: por que adotar algo que não age moralmente como padrão de moral? Há lógica nesta escolha?
Você cita o exemplo da escravidão como exemplo que a evolução humana aliada à perda de importância da religião, demonstra que o mundo pode melhorar sem religiosidade. Mas é bom lembrar que a escravidão foi abolida por religiosos, em uma época que a religião ainda tinha bastante influência.
Por outro lado, Nietzsche e sua filosofia do Übermensch, que atacava diretamente a moralidade cristã, influenciou bastante Hitler e os nazistas, ao ponto que ele, em seus discursos no jantar, pregava ferrenhamente contra estes valores (ver sua última biografia). Não que qualquer pessoa que se livre da moralidade cristã vá seguir o mesmo caminho, mas sim que se livrando dela, pode-se seguir qualquer caminho.
Leila escreveu:
Para mim, o que está registrado nos livros sagrados são o reflexo da moralidade divina. Deus é portanto nossa fonte de moralidade. Posso dizer se uma pessoa é ou não moral comparando-se seus atos com a moralidade registrada lá. Deus, como criador e representante máximo de santidade é este padrão.
Sempre que eu leio algo assim, lembro do Rogério falando do deus sanguinário assassino de criancinhas da bíblia... :1 Ou de como esse mesmo deus perdoou um assassino e adúltero (Davi) fazendo que muitos inocentes pagassem o pato... mas deixa quieto.
Eu já discuti muito sobre este tema em outros tópicos. Aqui acho que está bem mais claro:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 14#p172014
Como mencionei lá, Deus poderia ter cumprido a promessa do começo de Gênesis (e isto justamente): "todo aquele que cometer pecado morrerá no mesmo dia". Obviamente Ele não faz isto, por misericórdia principalmente.

Por outro lado, sem uma base válida para todos de moralidade, não dá nem para chamar Deus de sanguinário...
Então tá. :?
Eu sou o dono de meu destino. Eu sou o capitão de minha alma. ("Invictus" - William E Henley)
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por sidhiresus »

Gustavo escreveu:Quero saber a base da moralidade, pois muitas pessoas gostam de dizem o que é certo ou não de se fazer, ou de falar que tal pessoa estava certa ou não. Quero saber se, num mundo onde não exista Deus, há outra fonte de moralidade que nos permita fazer estas coisas.
Como eu já disse a própria conciência humana baseada em um senso de evitar o sofrimento ao próximo.
É como o amor natural que muito seres humanos, eu por exemplo, tem pela natureza, o impeto de que ela deve ser preservada, bem cuidada, e depois que se sabe, se tem uma melhor noção de nossa interdependência com ela.
Agora nem coloco Deus em tudo isso pelo simples motivo de considerar sua existência seria levantar uma série de pontos tão exaustivamente já debatido aqui no fórum, principalmente se tratando do deus cristão.
E falamos sobre base da moralidade como se livros sagrados realmente expressassem a moralidade divina quando na verdade expressam muito bem a moralidade de pessoas que o escreveram. A biblia é um grande exempo disso.
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Estudo diz que ateísmo vai tomar lugar das religiões

Mensagem não lida por Gustavo »

Ok, vou tentar chegar ao ponto que eu quero, através de perguntas simples...
sidhiresus escreveu:É como o amor natural que muito seres humanos, eu por exemplo, tem pela natureza, o impeto de que ela deve ser preservada, bem cuidada, e depois que se sabe, se tem uma melhor noção de nossa interdependência com ela.
O que faz este amor ser bom, e não ruim? Se alguma pessoa achar este amor mau, ela está certa?
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 71 visitantes