A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Poltergeist »

Up!
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 556
Registrado em: 27 Jan 2009 17:10
Localização: São Paulo
Contato:

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por jBrother »

Poltergeist escreveu:A bíblia diz que deus criou o homem.

Como os de outros animais, o corpo humano possui funções biológicas que são automáticas, como por exemplo, a respiração e o bombeamento de sangue.

Beber, comer, dormir, urinar, espirrar, defecar, movimentar-se e reproduzir-se são funções "manuais", que dependem de ação consciente da pessoa. Para incentivar estas atividades vitais, o corpo humano trabalha com "recompensas". Após realizá-las (ou durante), a pessoa recebe como recompensa algum prazer pela ação de algum neurotransmissor no cérebro.

Possuir bens, construir coisas ou trabalhar também são atividades não-vitais recompensadas com prazer.

Além disso, há outras ações "proibidas" no corpo humano que são "recompensadas" com dor, evitando que o indivíduo as realize, como a auto-mutilação e o suicídio. Obviamente estou falando de seres humanos em sã consciência e saúde. Por meio de substâncias entorpecentes ou enebriantes (como o álcool), o homem pode "sabotar" tal mecanismo, fazendo seu corpo recompensar ações destrutivas.

O curioso, ao contrastarmos estas necessidades e prazeres resultantes com as leis bíblicas, (supostamente criadas pelo mesmo ser que criou o corpo humano), é tal deus não ter "programado" nenhuma de suas leis no homem, do mesmo modo com teria feito com as funções vitais descritas no segundo parágrafo.
  • Ele proibiu o seres humanos de matar, mas os humanos não possuem freios biológicos que impeçam tal ação (obviamente não estou falando de acidentes);
  • Ele proibiu os humanos de fazerem sexo antes ou fora do casamento, lei que entra em contradição direta ao prazer proporcionado pelo sexo e não dotou o corpo humano de nenhum freio biológio para impedir;
  • Ele proibiu os humanos de roubarem ou cobiçarem mas não criou nenhum freio biológico para isso, mas fez a posse dar prazer.
Fora dos dez mandamentos há inúmeros exemplos de proibições divinas que contradizem o esquema de ação-e-recompensa do corpo humano.

Talvez para preencher este buraco lógico na estória, as religiões criaram a desculpa do livre-arbítrio.

Se o homem pode escolher que caminho seguir e quais ações realizar, independente da vontade de deus, porque o criador deixou suas leis de fora da programação do corpo humano? Porque fez questão de dotá-lo com outras, justamente aquelas que são vitais à manutenção da vida e perpetuação da espécie?

Não seria mais lógico deus dar todas as leis, incluindo aquelas que obrigariam o homem a beber, comer, dormir, urinar, espirrar, defecar, movimentar-se e reproduzir-se, deixando claro que suas leis são realmente vitais aos homens?
Polter,

Como Ateu que aparentemente se ancora sob a ciência para elucidar seus argumentos, supostamente lógicos, você deveria em primeiro lugar organizar e separar as informações. Quando você diz a "lei de deus", qual deus ? Aparentemente você esta a se referir ao deus bíblico, mas a bíblia como você mesmo sabe possui diversos autores e nem todos eles entram em detalhes com respeito a certos aspectos, então seria interessante especificar o deus da bíblia segundo os escritores do velho testamento ou novo testamento. Então dito isto, podemos especificar que segundo "Moisés, Deus teria dito...".

Assim seu questionamento fica melhor direcionado, ou seja, você fará um contra-ponto entre o que Moisés escreveu sobre sua suposta experiência e diálogo com Deus.

Outra questão, ciência. Você mencionou que o corpo humano possui funções biológicas que são automáticas, depois você menciona algumas funções manuais. Porém baseado em que estudo científico ou autor você relaciona estas funções em automático ou manual ?

Depois você fala sobre ação-recompensa, qual o campo da científico que usa esta terminologia ?

Precisa nos posicionar para uma possível contra-argumentação ! Precisamos verificar suas fontes para ver se por exemplo, não se trata mais de um erro de interpretação na leitura das fontes do que propriamente uma divergência "leis" X "leis de deus".

:4
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por wlifeson »

Up!
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Poltergeist »

Respondendo ao JBrother: minha intenção não foi fazer um tratado científico (mesmo porquê não sou formado em nenhuma área biológica) e sim simples constatações que qualquer um que possua um corpo humano em plena saúde pode fazer.

Não é porque sou ateu que sou obrigado a embasar qualquer texto crítico a religiões e crenças com termos e bibliografia científica. Aliás eu tenho o mesmo direito que os religiosos de FALAR BOBAGENS. A diferença é que você JAMAIS me verá afirmando que algo que eu disse é ABSOLUTA VERDADE proveniente de deus...

Se há alguma flagrante distorção ou mentira no que citei fiquem à vontade para contestar.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por kooboo »

"Ação - Recompensa" é termo da psicanalise se não me engano, tem até a ver com os experimentos de Pavlov.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por TJCalado »

kooboo escreveu:"Ação - Recompensa" é termo da psicanalise se não me engano, tem até a ver com os experimentos de Pavlov.
Não creio que, por exemplo a ação/procriar resultar na recompensa/prazer sexual precise ser analisada através de algum experimento de um grande estudioso de psicanálise. Mas vemos que é contraditório deus ter dado ao homem tanto prazer para fazer algo com tantas restrições que este mesmo deus impõe.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Chopin
Forista
Forista
Mensagens: 894
Registrado em: 01 Jun 2010 14:37
Localização: São Bernardo do Campo

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Chopin »

Na minha opinião essas leis foram criadas por humanos, duvido que Deus na sua inteligência superior iria proibir uma lei natural do corpo humano, isso é antinatural, essa é uma das razões de eu não mais seguir religião cristã nenhuma, não que eu esteja abusando da minha liberdade, lógico que imponho meus próprios limites, mas estou me sentindo muito bem assim
Prefiro Ser Essa Metamorfose Ambulante Do Que Ter Aquela Velha Opinião Formada Sobre Tudo
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Poltergeist »

Aproveitando o gancho de outro tópico, o início do vídeo abaixo (um trecho do filme O advogado do Diabo tem muito a ver com este tópico.

A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por wlifeson »

Poltergeist escreveu:Aproveitando o gancho de outro tópico, o início do vídeo abaixo (um trecho do filme O advogado do Diabo tem muito a ver com este tópico.
Realmente, SE, eu digo mais uma vez, SE, Ele existir, ta pouco se lixando pra isso tudo, deve rolar de rir, se mija de rir de tudo e todos.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Poltergeist »

Lendo Deus Não é Grande, de Christopher Hitchens, me deparei com a seguinte frase que tem tudo a ver com o tópico:

“Ó enfadonha condição da humanidade,
nascida sob uma lei, a outra presa,
vaidosamente gerada, apesar da vaidade proibida,
criada doente, ordenada a ser sadia”.
– Fulke Grenville, mustapha
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 68 visitantes