A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Victor Rito
Forista
Forista
Mensagens: 2858
Registrado em: 23 Jul 2009 07:48
Localização: Coimbra - Portugal

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Victor Rito »

Olá Polt
Poltergeist escreveu:A bíblia diz que deus criou o homem.

Como os de outros animais, o corpo humano possui funções biológicas que são automáticas, como por exemplo, a respiração e o bombeamento de sangue.

Beber, comer, dormir, urinar, espirrar, defecar, movimentar-se e reproduzir-se são funções "manuais", que dependem de ação consciente da pessoa. Para incentivar estas atividades vitais, o corpo humano trabalha com "recompensas". Após realizá-las (ou durante), a pessoa recebe como recompensa algum prazer, produzido por meio de algum neurotransmissor no cérebro.

Além disso, há outras ações "proibidas" no corpo humano que são "recompensadas" com dor, evitando que o indivíduo as realize, como a auto-mutilação e o suicídio. Obviamente estou falando de seres humanos em sã consciência e saúde.

Possuir bens e construir coisas ou trabalhar também são atividades não-vitais recompensadas com prazer.

E o homem consegue "sabotar" este mecanismo, fazendo seu corpo recompensar ações destrutivas, como a ingestão de entorpecentes e de bebidas alcoólicas.

O curioso, ao contrastarmos estas necessidades e prazeres resultantes com as leis bíblicas, (supostamente criadas pelo mesmo deus que criou o corpo humano), é tal deus não ter "programado" nenhuma de suas leis no homem, do mesmo modo com teria feito com as funções vitais descritas no parágrafo anterior.

Ele proibiu os humanos de matarem, mas os humanos não possuem freios biológicos que impeçam tal ação (obviamente não falo de acidentes);

Ele proibiu os humanos de fazerem sexo antes ou fora do casamento, lei que entra em contradição direta ao prazer proporcionado pelo sexo e não dotou o corpo humano de nenhum freio biológio para impedir;

Ele proibiu os humanos de roubarem ou cobiçarem mas não criou nenhum freio biológico para isso, mas fez a posse dar prazer.

Fora dos dez mandamentos há inúmeros exemplos de proibições divinas que contradizem o esquema de ação-e-recompensa do corpo humano.

Talvez para preencher este buraco lógico na estória, as religiões criaram a desculpa do livre-arbítrio.

Se o homem pode escolher que caminho seguir e quais ações realizar, independente da vontade de deus, porque o criador deixou suas leis de fora da programação do corpo humano? Porque fez questão de dotá-lo com outras, justamente aquelas que são vitais à manutenção da vida e perpetuação da espécie?

Não seria mais lógico deus dar todas as leis, incluindo aquelas que obrigariam o homem a beber, comer, dormir, urinar, espirrar, defecar, movimentar-se e reproduzir-se, deixando claro que suas leis são realmente vitais aos homens?

Não! Deus deu-nos livre-arbítrio e não somos meros robôs... Temos a "consciência" - "obviamente estou falando de seres humanos em sã consciência e saúde" - que nos refreia de matar e qualidades que nos enobrecem e induzem a procurar o melhor caminho... ter consideração pelo próximo... não usurpar os direitos de outrem... ter qualidade de vida!



Um abraço.
Victor Rito
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Poltergeist »

Victor repetindo o bê-á-bá das cartilhas da Torre.

Me poupe Victor.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Victor Rito
Forista
Forista
Mensagens: 2858
Registrado em: 23 Jul 2009 07:48
Localização: Coimbra - Portugal

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Victor Rito »

Olá Polt
Poltergeist escreveu:Victor repetindo o bê-á-bá das cartilhas da Torre.

Me poupe Victor.

Não há correspondente para a consciência... Ela nos recompensa ricamente... Não há nada melhor do que saber que se está a fazer o que é correcto!


Você tem uma... Você pode tirar muito proveito dela... Experimente!


Um abraço, Polt.
Victor Rito
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Poltergeist »

Victor Rito escreveu:Olá Polt
Poltergeist escreveu:Victor repetindo o bê-á-bá das cartilhas da Torre.

Me poupe Victor.

Não há correspondente para a consciência... Ela nos recompensa ricamente... Não há nada melhor do que saber que se está a fazer o que é correcto!


Você tem uma... Você pode tirar muito proveito dela... Experimente!


Um abraço, Polt.
Victor Rito
Me poupe Victor.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por kooboo »

Poltergeist escreveu:Me poupe Victor.
deixa pra lá Polter, ele não entendeu que a proposta do tópico é discutir outra coisa.

Imagem
image fonte rais-ta-parta.blogspot
[]'s
kooboo

Imagem
Victor Rito
Forista
Forista
Mensagens: 2858
Registrado em: 23 Jul 2009 07:48
Localização: Coimbra - Portugal

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Victor Rito »

Olá kooboo
kooboo escreveu:
Poltergeist escreveu:Me poupe Victor.
deixa pra lá Polter, ele não entendeu que a proposta do tópico é discutir outra coisa.

Imagem
image fonte rais-ta-parta.blogspot
Quem não gostaria de ser LIVRE? De se reger pelas leis de Deus, de maneira tão espontânea e inconsciente como age em relação às "leis" do corpo? É possível o resgate? Paulo tinha essa confiança.
Acho assim a seguinte lei no meu caso: que, quando quero fazer o que é direito, está presente em mim aquilo que é mau. 22 Eu realmente me deleito na lei de Deus segundo o homem que sou no íntimo, 23 mas observo em meus membros outra lei guerreando contra a lei da minha mente e levando-me cativo à lei do pecado que está nos meus membros. 24 Homem miserável que eu sou! Quem me resgatará do corpo que é submetido a esta morte? 25 Graças a Deus, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor! Assim, pois, com a mente, eu mesmo sou escravo da lei de Deus, mas com a [minha] carne, [escravo] da lei do pecado.
-Romanos 7:21-25.
A nossa consciência pode ser aperfeiçoada de modo a não nos lembramos mais do pecado...
Pois, visto que a Lei tem uma sombra das boas coisas vindouras, mas não a própria substância das coisas, [os homens] nunca podem, com os mesmos sacrifícios que oferecem continuamente, de ano em ano, aperfeiçoar os que se aproximam. 2 De outro modo, não se teria parado de oferecer os [sacrifícios], visto que os que prestam serviço sagrado, purificados uma vez para sempre, não teriam mais consciência de pecados? 3 Ao contrário, por meio destes sacrifícios há de ano em ano uma lembrança dos pecados, 4 porque não é possível que o sangue de touros e de bodes tire pecados.
-Hebreus 10:1-4.
Deus - através da oração - pode ajudar-nos a avaliar os assuntos...
Fazei orações por nós, pois confiamos em ter uma consciência honesta, visto que queremos comportar-nos honestamente em todas as coisas.
-Hebreus 13:18.


Abraços...
Victor Rito
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Poltergeist »

Up!
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por sidhiresus »

Poltergeist escreveu:Up!
Olhei pro avatar do Polter e pensei. WHAT???
Pensei que tivesse algum problema com meu monitor.
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Parksouth »

Não há liberdade sem haver opção de escolha.

Temos condições, desde tenra idade, de apreender valores, sentir empatia,
portanto, cedo já começamos a fazer escolhas éticas e morais. Naturalmente,
com a maturidade essas escolhas se tornam mais claras e complexas (as
escolhas infantis são mais "simples", tipo "empresta ou não empresta o
brinquedo para o amiguinho").

Na verdade, nosso aparelho psíquico se estrutura com a introjeção
da lei "paterna", portanto, a lei não apenas está na sociedade, mas
reside em nosso corpo.

Porém, esses dias o Polter falou que a norma amplamente
aceita e introjetada de não matar, por exemplo, vai encontrar
sua exceção em pelo menos algumas situações de defesa própria
ou do grupo social de pertença: aí entram as guerras contra os inimigos,
onde matar é permitido; a legítima defesa, o estado de necessidade, etc.

Somos seres morais, mas a liberdade de agir e pensar nos permite
criar exceções bem ou mal justificadas.
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

A princípio não, mas depois de ler todo o tópico tenho que concordar com o Poltergeist. ...Puts, fui ao banheiro (tô gripado desde ontem) e esqueci tudo o que eu ia dizer, e não tou com a mínima paciência de reler as três páginas denovo, fico devendo :1 . . . . Sei que era algo útil que eu ia dizer. :sa8:
Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 71 visitantes