A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Poltergeist »

A bíblia diz que deus criou o homem.

Como os de outros animais, o corpo humano possui funções biológicas que são automáticas, como por exemplo, a respiração e o bombeamento de sangue.

Beber, comer, dormir, urinar, espirrar, defecar, movimentar-se e reproduzir-se são funções "manuais", que dependem de ação consciente da pessoa. Para incentivar estas atividades vitais, o corpo humano trabalha com "recompensas". Após realizá-las (ou durante), a pessoa recebe como recompensa algum prazer pela ação de algum neurotransmissor no cérebro.

Possuir bens, construir coisas ou trabalhar também são atividades não-vitais recompensadas com prazer.

Além disso, há outras ações "proibidas" no corpo humano que são "recompensadas" com dor, evitando que o indivíduo as realize, como a auto-mutilação e o suicídio. Obviamente estou falando de seres humanos em sã consciência e saúde. Por meio de substâncias entorpecentes ou enebriantes (como o álcool), o homem pode "sabotar" tal mecanismo, fazendo seu corpo recompensar ações destrutivas.

O curioso, ao contrastarmos estas necessidades e prazeres resultantes com as leis bíblicas, (supostamente criadas pelo mesmo ser que criou o corpo humano), é tal deus não ter "programado" nenhuma de suas leis no homem, do mesmo modo com teria feito com as funções vitais descritas no segundo parágrafo.
  • Ele proibiu o seres humanos de matar, mas os humanos não possuem freios biológicos que impeçam tal ação (obviamente não estou falando de acidentes);
  • Ele proibiu os humanos de fazerem sexo antes ou fora do casamento, lei que entra em contradição direta ao prazer proporcionado pelo sexo e não dotou o corpo humano de nenhum freio biológio para impedir;
  • Ele proibiu os humanos de roubarem ou cobiçarem mas não criou nenhum freio biológico para isso, mas fez a posse dar prazer.
Fora dos dez mandamentos há inúmeros exemplos de proibições divinas que contradizem o esquema de ação-e-recompensa do corpo humano.

Talvez para preencher este buraco lógico na estória, as religiões criaram a desculpa do livre-arbítrio.

Se o homem pode escolher que caminho seguir e quais ações realizar, independente da vontade de deus, porque o criador deixou suas leis de fora da programação do corpo humano? Porque fez questão de dotá-lo com outras, justamente aquelas que são vitais à manutenção da vida e perpetuação da espécie?

Não seria mais lógico deus dar todas as leis, incluindo aquelas que obrigariam o homem a beber, comer, dormir, urinar, espirrar, defecar, movimentar-se e reproduzir-se, deixando claro que suas leis são realmente vitais aos homens?
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por kooboo »

Principalmente a parte que se refere à auto preservação, deveria ser extensível a toda espécie.
Se o ser humano fosse incapaz de matar ao próximo, ou causar qualquer espécie de dano ao seu semelhante, boa parte das leis morais poderiam ser dispensáveis... ah, sim ... esqueci do livre arbítrio...
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
nanda lora
Forista
Forista
Mensagens: 514
Registrado em: 13 Abr 2011 11:05
Localização: São Paulo

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por nanda lora »

Polter é exatamente este tipo de coisa que me faz questionar do por que acreditar em um Deus....quem realmente segue os principios biblicos falará do ´´livre arbítrio``que vc colocou aqui..., ou talves cupar Eva pelo pecado como já é de praxe....realmente não vejo o por que é necessário que Deus tem de nos provar o tempo todo....pô o cara é DEUS CARAMBA!!!!!

Sinceramente não entendo a lógica dele (deus) botar por exemplo uma arvore do conhecimento do que é bom e do que é mal no meio de um paraiso perfeito, poxa ELE mesmo tentou Eva e depois a culpou jogando todas as pragas possiveis em cima dela e do resto da humanidade, não tava na cara que se não fosse Eva que iria comer do fruto seria outro, afinal a arvore continuaria ali, não parece um final já previsto???? Por que exigir de nós coisas que são quase impossiveis, batendo de encontro com a nossa liberdade e vontade????Por que Deus realmente necessita de tudo isso?????Na boa, acho que é muita provação pra pouca recompensa....muito bem colocado Polter...
“Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas.” Napoleão Bonaparte, imperador Francês
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Perdão`Polter mas questionar DEUS assim eu acho muito infantil, creio que os FORTES existem para ajudarem os FRACOS nesta caminhada, e ate este papel cada um exerce se quiser ou não....e justamente por isto que acredito em DEUS, pela liberdade de SER, ou pelo menos de ousar SER....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Poltergeist »

ELZA ARROIO escreveu:Perdão`Polter mas questionar DEUS assim eu acho muito infantil, creio que os FORTES existem para ajudarem os FRACOS nesta caminhada, e ate este papel cada um exerce se quiser ou não....e justamente por isto que acredito em DEUS, pela liberdade de SER, ou pelo menos de ousar SER....
Eu não questiono Deus, Elza, jamais.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
carminha
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 03 Nov 2008 08:37
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por carminha »

ELZA ARROIO escreveu: creio que os FORTES existem para ajudarem os FRACOS nesta caminhada....
Elza, você encara isso como desígnio de Deus?
"Temos o direito de ser iguais, sempre que a diferença nos inferioriza, temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)


http://twitter.com/#!/CarminhaGNR
Avatar do usuário
Sherazade
Forista
Forista
Mensagens: 3312
Registrado em: 19 Abr 2009 17:48
Localização: Kryptônia

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Sherazade »

Essa semana mesmo, falei isso com minha prima, a tremenda incoerência que vejo, por exemplo, a filha dela de apenas 12 anos, sim, uma criança querendo namorar.Claro que já teve tua primeira menstruação, e sendo assim, tem fortes impulsos sexuais naturais.Então por quê Deus criou o ser humano com um instinto tão forte, para depois proibir?Sempre pensei nisso.
E outros, que aí, já saio um pouquinho do tópico, mas nesse caso, é válido, como dizer para não matar, e criar criaturas tão ferozes, tão devoradoras umas das outras na natureza.
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Poltergeist »

carminha escreveu:
ELZA ARROIO escreveu: creio que os FORTES existem para ajudarem os FRACOS nesta caminhada....
Elza, você encara isso como desígnio de Deus?
Por toda a história fortes DOMINARAM fracos. É um fato.

Já a Elza acredita que é uma determinação de deus. Eu até ia questioná-la, mas aí lembrei que a bíblia chama deus de "Jeová dos Exércitos" e passei a concordar com ela.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
Sherazade
Forista
Forista
Mensagens: 3312
Registrado em: 19 Abr 2009 17:48
Localização: Kryptônia

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por Sherazade »

Poltergeist escreveu:
ELZA ARROIO escreveu:Perdão`Polter mas questionar DEUS assim eu acho muito infantil, creio que os FORTES existem para ajudarem os FRACOS nesta caminhada, e ate este papel cada um exerce se quiser ou não....e justamente por isto que acredito em DEUS, pela liberdade de SER, ou pelo menos de ousar SER....
Eu não questiono Deus, Elza, jamais.
O Polter não questiona Elza, pelo simples fato que não podemos questinar algo que não cremos que exista.
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
Avatar do usuário
carminha
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 03 Nov 2008 08:37
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Re: A "leis" do corpo humano e as "leis de deus"

Mensagem não lida por carminha »

Sherazade escreveu:Essa semana mesmo, falei isso com minha prima, a tremenda incoerência que vejo, por exemplo, a filha dela de apenas 12 anos, sim, uma criança querendo namorar.Claro que já teve tua primeira menstruação, e sendo assim, tem fortes impulsos sexuais naturais.
E que dizer então dos desejos homossexuais? São desejos físicos, logo, naturais. E supostamente, quem criou esses desejos, os condena. Muita incoerência.
"Temos o direito de ser iguais, sempre que a diferença nos inferioriza, temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)


http://twitter.com/#!/CarminhaGNR
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 71 visitantes