O tópico de teologia cristã

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
CIPRIANO
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mai 2011 21:57
Localização: Non Ecziste

Re: O tópico de teologia cristã

Mensagem não lida por CIPRIANO »

Gustavo escreveu:Hummmm, sei... Olha, como eu não tenho nenhuma evidência sobre o que aconteceu com ela, eu poderia dizer pouco sobre o assunto... O que sei é que há uma tendência muito grande de igrejas neo-pentecostais de fazer estes shows de exorcismo. O ser humano parece que não consegue adorar a Deus sem que se apresente algo de "milagroso"...
Acontece que o pai dessa minha amiga é feiticeiro, e possivelmente esse "encosto", já estava com ela desde pequena... porém, estava 'adormecido', e o contato com os 'Santos', fez com que ele despertasse de maneira agressiva.

O mesmo acontece com muitos evangélicos, que manifestam estas entidades como sendo o "Espírito Santo" mas, provavelmente, são os mesmos Exús da Umbanda.

Na igreja que eu frequentava, tinha uma irmã que quando recebia o "Espírito Santo", ficava 'cacarejando' como galinha.

Sugiro que assista ao documentário; "MACUMBA EVANGÉLICA", e tire suas próprias conclusões!

http://www.youtube.com/watch?v=7tzPTv0QSgA

Eis, um dos comentários sobre o mesmo, certamente escrito por um crente:
olha! nao e bom fazer julgamento precipitado afinal, a decida do espirito santo muitos ficaram espantados e disseram que eles estavam enbriagados. portanto, basta conferir la em atos sobre a decida do espirito santo. entao, vamos pregar a palavra que liberta e tira o homen do pecado. somente quem tem experiencia com o espirito santo entende o seu mover. uma coisa e certa o espirito de Deus trabalha como quer e da forma que ele entender. e ponto final.
“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: O jardineiro é Jesus, e as árveres somos nozes...” (Juízes 9:8,9)
Spoiler!
phpBB [video]
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: O tópico de teologia cristã

Mensagem não lida por Rogério »

Bom

O Gustavo busca através deste tópico tratar da Teologia cristã e, claro, todos podem postar. Contudo a forma como ele esta se desenrolando parece fugir um pouco da intenção originalmente proposta. Eu lido também com questões ocultismo, bruxaria e afins e o tópico até está interessante por este lado, mas sugiro que esta questão seja tratada em um tópico separado para melhor organizar as informações e, também, porque é um pedido do próprio Gustavo.

É apenas uma sugestão, no mais fiquem livres para postar.

Flws
(^_^)
Avatar do usuário
CIPRIANO
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mai 2011 21:57
Localização: Non Ecziste

Re: O tópico de teologia cristã

Mensagem não lida por CIPRIANO »

CARO ROGÉRIO!

Acredito que esteja se referindo a minha última postagem neste tópico, não!? Acredite, não estou querendo desfazer da crença de ninguém, pois também sou Cristão...

Porém, estou tentando tocar num assunto, que pra mim, é a base fundamental do cristianismo... ou seja, estou me referindo aos SANTOS, que para a grande maioria dos protestantes, são tratados com desprezo...

Mas, posso afirmar que sem a intervenção dos mesmos, é 'impossível' se aproximar de Deus!
“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: O jardineiro é Jesus, e as árveres somos nozes...” (Juízes 9:8,9)
Spoiler!
phpBB [video]
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: O tópico de teologia cristã

Mensagem não lida por Rogério »

Caro Cipriano, você postou:
Acredito que esteja se referindo a minha última postagem neste tópico, não!? Acredite, não estou querendo desfazer da crença de ninguém, pois também sou Cristão...
Não se preocupe que nem estou levantando a hipótese de você estar tentando "desconverter" me refiro ao tema a que o tópico se refere, neste caso, teologia. Mas se sente que esta é uma dúvida teológica válida, sem problema em continuar. Apenas fiz um sugestão para evitar que o tópico acabe fugindo muito do foco.

Coisas de moderador... :D1
(^_^)
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: O tópico de teologia cristã

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Gustavo vc deve saber que sou uma protestante diferente, e gostaria de saber sua posição sobre o diluvio se foi global....
:bjo9:
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: O tópico de teologia cristã

Mensagem não lida por Gustavo »

Olá para todos!

Bem, já que existem duas perguntas aqui, tentarei responder as duas...
Cipriano,
Eu já vejo com certa reserva tais manifestações "demoníacas", exatamente por que existem pessoas por aí que falsificam tais manifestações para dar mais credibilidade a sua história. Na verdade, conheço pouco sobre Exus, para dizer que são eles ou não.
Sou sincero: não acredito na Umbanda, e portanto, não poderia dizer que são Exus. O cristianismo já possui os demônios dentro de sua cosmovisão, então não é necessário procurar uma explicação fora do cristianismo para tais aparições.
Embora muitos digam que aquelas "apresentações" evangélicas sejam dons do Espírito Santo, eu duvido muito que sejam. Eu creio que em um futuro próximo poderei falar mais sobre os dons do Espírito, mas eu creio que tais dons não são demonstrados hoje. Os dons do Espírito que temos hoje são os dons do amor, respeito, etc. Aquilo para mim são representações, com o objetivo de trazer mais adeptos. Nem poderia dizer que são possessões demoníacas mesmo...

Mas como disse, para eu dizer algo assim, é necessário primeiro evidências, e eu não as tenho.

Elza

Como vai, está bem? :D
É uma pergunta complicada a sua. Para dizer a verdade, acho que há pouco impacto na mensagem bíblica se tivermos um ou outro. O que importa é o que o texto nos diz. Ele é a palavra de Deus, e portanto é aquilo que Deus tinha a nos dizer. E Deus nos disse que houve uma grande enchente, em proporções "mundiais".

Aqui, nós ficamos na dúvida: o que significa mundiais aqui? Seria o mundo conhecido por Noé, ou o mundo inteiro? Como eu disse antes, a Bíblia é tanto palavra de Deus, quanto palavra de homens. Assim, Noé poderia ter feito o registro daquele evento do seu ponto de vista. A Bíblia emprega uma linguagem fenomenológica, que é a linguagem expressa pelo que é visto. Já diziam que a Bíblia não é livro de ciências, portanto não deve registrar rigor científico. Ela tem que registrar que houve uma enchente de grandes proporções, e que Noé confiou em Deus para se salvar.

Eu pessoalmente penso que o dilúvio tenha sido mundial mesmo, de forma a cobrir toda a terra, e não apenas a região. Dizem que não há água suficiente para isto, mas eu vejo o incidente como algo miraculoso. Eu penso que seja mundial por causa primeiro da descrição de montes submersos... Depois, pela descrição dos animais entrando na arca, coisa desnecessária para um dilúvio local.

Mas como eu acho que há as duas possibilidades, eu não tento definir um em detrimento do outro. O importante é que a mensagem continua a mesma, sendo dilúvio local ou global. Penso que Deus não quer mostrar com o texto qual a quantidade de água que Ele pode gerar, mas como os fiéis devem depender d'Ele.


Abraços.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
CIPRIANO
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mai 2011 21:57
Localização: Non Ecziste

Re: O tópico de teologia cristã

Mensagem não lida por CIPRIANO »

Sou sincero: não acredito na Umbanda, e portanto, não poderia dizer que são Exus. O cristianismo já possui os demônios dentro de sua cosmovisão, então não é necessário procurar uma explicação fora do cristianismo para tais aparições.
E qual seria 'exatamente' essa cosmovisão? Poderia ser mais específico!?

Qual a sua posição quanto às sub-divindades? (santos, anjos, etc...)
“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: O jardineiro é Jesus, e as árveres somos nozes...” (Juízes 9:8,9)
Spoiler!
phpBB [video]
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: O tópico de teologia cristã

Mensagem não lida por Gustavo »

Cipriano escreveu:E qual seria 'exatamente' essa cosmovisão? Poderia ser mais específico!?
Esta é uma boa pergunta, que pode instruir a todos aqui.

Cosmovisão é a forma como você interpreta o mundo. Assim, a cosmovisão cristã é a visão que o cristão tem do mundo, aplicando sua teologia... A Umbanda que você citou provavelmente terá uma também. Todos possuem uma cosmovisão.
Cipriano escreveu:Qual a sua posição quanto às sub-divindades? (santos, anjos, etc...)
Bem, eu não colocaria os santos como "sub-divindades". Para o cristão, o santo nada mais é do que o crente. Isto por que a palavra "santo" significa "separado", o santo é aquele que foi separado por Deus da corrupção do mundo, para O adorar. E no mais alto grau, Deus é chamado de O Santo, por que Ele é, em primeiro lugar, transcendente. Mas também por que Ele se mantém distinto em vários outros aspectos.

Quanto aos anjos, no cristianismo são seres espirituais, com maior força e inteligência que os seres humanos. Eles possuem suas limitações, no entanto. Seu principal ofício é servir de mensageiros entre Deus e os homens.

================================
Como não conhecia bem o que é um Exu para a umbanda, resolvi pesquisar. Encontrei o texto da Wikipédia, que não sei se é exato: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exu_de_umbanda
Não vou me deter mais sobre este assunto, pois não pretendo discutir a Umbanda aqui por razões claras. Mas a descrição dos exus na umbanda não possui muita coisa em comum com os dons do Espírito que foi mencionado antes. Assim, não vejo motivos para a comparação, salvo levantar alguma crítica com relação aos alegados dons do Espírito cultivados entre os neo-pentecostais.

Abraços.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: O tópico de teologia cristã

Mensagem não lida por Gustavo »

Pessoal, nos últimos dois posts eu falei bastante sobre a Bíblia. Tentei fazer um resumo básico das coisas que cremos sobre as Escrituras, pois estes dois textos vão nos ajudar a estudar a fundo os pontos principais do cristianismo. Assim que eu tratar destes pontos principais, nós poderemos voltar aos outros pontos.
Quando falo de pontos principais, eu falo dos pontos que definem o que é uma religião cristã, e o que é uma seita.

O cristianismo possui uma mensagem principal desde a vinda de Cristo, e durante toda a história do cristianismo, era esta mensagem que lutou-se para ser preservada. Hoje temos algumas diferenças entre doutrinas de igrejas, mas desde que estas diferenças não comprometam esta mensagem cristã essencial, todas as igrejas podem ser consideradas cristãs.

No entanto, muitos assumem algumas posições que acabam comprometendo esta mensagem. Somente um estudo mais detalhado de tais posições revelam o estrago que elas de fato podem causar.

A mensagem cristã pode, de fato, ser bem resumida, através do versículo abaixo:

(Jo 3:16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

É a mensagem da salvação: Deus envia Seu Filho para nos salvar. A teologia cristã então começa quando tratamos de responder as perguntas: salvar de quê? Como chegamos a este ponto? Por que enviar o Filho? O Filho pode nos salvar?

São estas perguntas que vamos expor agora.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: O tópico de teologia cristã

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

(Jo 3:16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

É a mensagem da salvação: Deus envia Seu Filho para nos salvar. A teologia cristã então começa quando tratamos de responder as perguntas: salvar de quê? Como chegamos a este ponto? Por que enviar o Filho? O Filho pode nos salvar?
Para nos mostrar que a ponte que nos leva até Deus é o amor ao próximo....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes