Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia
Enviado: 20 Abr 2011 11:32
Parksouth, então devemos entender que você não acredita na Bíblia como livro inspirado por Deus?
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FONTE: http://www.chabad.org.br/tora/index.htmlO que são midrashim?
Fonte - Beit Chabad
A costumeira tradução de Midrashim como "lendas," fábulas" ou "contos" é não somente inadequada, como na verdade, errônea.
O termo "Midrashim" é derivado do radical hebraico darash, que significa pesquisar, investigar. O Midrash, então, é uma exposição dos pessukim (versículos) da Torá, que foi extraído por Nossos Sábios depois de eles terem sondado as profundezas de cada passuk e todas as palavras e letras ali contidas, na busca por seu verdadeiro significado.
Segundo a tradição Sinaítica, as palavras da Torá podem ser explanadas pelos Sábios de Torá em diversos níveis de entendimento. Todos eles são verdadeiros, pois D’us criou a Torá de tal maneira que cada uma de suas palavras e letras está imbuída de significado, dando margem a grande número de interpretações.
Explicaremos agora a origem dos Midrashim (adaptado de R. Moshe Chain Luzzato, Ma'amar al Ha'agados).
O Todo Poderoso ditou a Moshê todo o texto da Torá, da primeira palavra, "Bereshit", ("No princípio") até as palavras finais, "l'ainai kol Yisrael." ("aos olhos de todo Israel") Ao mesmo tempo, Ele forneceu a Moshê uma detalhada explicação Oral do texto que estava ditando. O Texto Escrito da Torá era constituído de simples anotações, breves alusões à elaborada Torá Oral. D’us, entretanto, advertiu Moshê a não registrar a Torá Oral por escrito.
Moshê e os Sábios que o seguiram preservaram cuidadosamente não apenas o Rolo da Torá Escrita, como também sua Explicação Oral. Estudaram-na e transmitiram-na de uma geração para a seguinte.
Chegou um tempo, entretanto, em que os líderes de Torá daquela geração sentiram que a Torá Oral não poderia mais ser preservada somente na memória, como havia sido feito nas gerações precedentes. As perseguições e aflições sofridas pelo povo judeu nas mãos dos Romanos afetaram sua paz de espírito e seus poderes de concentração.
A Torá Oral corria o risco de ser esquecida. Os Sábios, portanto, usaram uma regra sinaítica, transmitida desde Moshê, que autorizava os Sábios de Torá, líderes de uma geração, a adotar medidas de emergência a fim de assegurar a sobrevivência da Torá. Para este fim, a preservação da integridade da Torá, encarregaram-se da compilação da Torá Oral em uma obra de muitos volumes. Estes são conhecidos como a Mishná e a Guemará (Talmud). Foi uma tarefa gigantesca que somente pôde ser realizada por muitas gerações composta pelos mais brilhantes eruditos de Torá (aproximadamente de 3450 a 4230). Foi concluída com sucesso, obviamente com a ajuda do Todo Poderoso.
Os Sábios codificaram devidamente as halachot, as leis religiosas que D’us ordenara a Moshê. Ocorreu um problema, entretanto, sobre como registrar a Ética Divina e os ensinamentos morais que o Criador tinha revelado a Moshê. Estes continham profundos princípios morais e ideológicos que, caso fossem escritos, seriam lidos por estudantes de caráter impuro.
Os Sábios temiam que se alguma pessoa não guiada pelo temor a D’us estudasse as verdades éticas da Torá, distorceria seu significado, mesmo se fosse um sábio. E se os futuros estudantes destas explicações, os Midrashim, fossem também ignorantes, certamente deduziriam princípios errôneos a partir deles.
Os Sábios mesmo assim decidiram registrar por escrito os ensinamentos morais da Torá – mas através de um código secreto. Isso os tornaria inteligíveis apenas àqueles que tivessem a chave para o código mestre. Conseqüentemente, disfarçaram estes Divinos ensinamentos morais, os Midrashim, como histórias, enigmas, parábolas e ditos enigmáticos. Seriam ininteligíveis aos leigos – poderiam ser decifrados apenas por um círculo limitado de estudantes de Torá a quem os professores transmitiriam estas leis. Estes, por sua vez, revelariam a seus discípulos que o texto literal do Midrashim era apenas um invólucro exterior que camuflava a alma deles e sua verdadeira essência.
Se alguém lesse os Midrashim sem ter conhecimento do código, o verdadeiro significado lhe escaparia.
O que se segue é uma lista parcial de axiomas a respeito dos Midrashim:
• Eles relacionam princípios profundamente morais e éticos através de parábolas e historietas aparentemente simples.
• Aos não-iniciados, muitas máximas de nossos Sábios parecem conter a verdade em seu sentido absoluto. Na realidade, eram aplicáveis apenas a uma esfera limitada – um determinado tempo, lugar, ou assunto. Portanto, um observador que não esteja familiarizado com a aplicação limitada ou a um Midrash específico, talvez fique confuso. Para ele, parecerá contradizer outra declaração dos Sábios. – Os Sábios sabiam por tradição que D’us, quando planejou a Torá, investiu cada palavra e cada letra com um vasto número de diferentes significados, e todos são verdadeiros.
• Os Sábios muitas vezes ocultam profundos aspectos morais por princípios aparentemente contraditórios que eram aceitos naqueles tempos. Na verdade, eles não estavam preocupados com a validade das regras científicas, mas sim com as lições morais por trás delas.– É impossível compreender os Midrashim, a menos que a pessoa se familiarize antes com certos conceitos fundamentais. Por exemplo, é axiomático que todas as leis naturais sejam ditadas por forças espirituais lá do alto. As leis da natureza operam somente como resultado da radiância que vem dos Mundos Superiores. De modo oposto, cada um dos movimentos do homem deixa uma impressão espiritual nos Mundos Superiores.
• É importante perceber também que, se Nossos Sábios apresentam diversas opiniões diferentes sobre um mesmo assunto, todas elas contêm um certo aspecto da verdade. Embora possam ser contraditórias na superfície, num certo sentido todas encerram a verdade.
• Nossos Sábios possuíam uma tradição de que cada versículo da Torá, além de ser verdadeiro em seu sentido simples e óbvio, também encerra grande número de pistas para acontecimentos presentes e futuros. Eles explicaram os versículos segundo as regras Divinas para a interpretação da Torá. Os Midrashim nos inspiram temor e amor ao Criador, relatando-nos Sua grandeza, a singularidade do povo judeu, a santidade dos tsadikim, e a Divina recompensa neste mundo e no Mundo Vindouro. Portanto, são também intitulados "agadot", que em aramaico, é derivado do radical "atrair", porque cativam o coração do leitor, atraindo-o ao Serviço do Todo Poderoso. Ao ler os Midrashim, devemos ter em mente que foram registrados pelos Sábios, cuja estatura e santidade foram tamanhas que viveram milagres. Cada palavra de nossos santos Sábios foi pronunciada quando o Ruach Hacôdesh (o Espírito Divino) pairava sobre eles. Nenhum Midrash foi registrado para contar-nos simplesmente uma história – cada um deles transmite uma profunda mensagem.
Naturalmente, uma tradução dos Midrashim fornece apenas o mais pálido reflexo da santidade, beleza e sabedoria inerentes aos textos originais em hebraico. Uma popularização em outro idioma não pode ser mais que uma "medida de emergência", necessitada pela inabilidade da maioria dos leitores para atingir as fontes originais. Rezamos e esperamos pela era em que "a terra estará repleta da sabedoria de D’us, como as águas cobrem o mar" (Yeshayáhu 11:9).
Geralmente pessoas doam a Torá em memória a um ente querido falecido. A partir do momento em que este rolo é doado, ele será aberto, lido e santificado por todos que irão usufruir dele. A leitura da Torá é realizada segundas e quintas-feiras, no Shabat e nas festas judaicas, em Rosh Chôdesh (o primeiro dia do mês) e jejuns.
Houve 10 negociações com o Faraó.Parksouth escreveu:A questão essencial - me parece - é que naquela época as pessoas não tinha condições de aceitar um Deus mais elevado. Eles precisavam de um Deus guerreiro e se Israel não guerreasse, se fosse um povo sem armas, teria sido dizimado pelos outros povos. Mas não era um povo espiritualmente elevado.
E quanto tempo é válido para salvar uma vida? um dia, uma semana, um mês ou até uma década?Sabemos que tudo evolui nesse planeta, mas como você ensina "chimpanzés" agressivos a se tornarem seres educados? Quanto tempo levaria para aceitarem um Deus amoroso? Adianta apresentar a eles um padrão que eles não podem alcançar?
na bíblia diz que Jeova endureceu o coração de alguns, Ele nunca agiu para amolecer...Perguntaram a Jesus por que Moisés tinha permitido que o marido repudiasse sua esposa, mandando-a embora (por certo só com um pouco de alimento na bolsa e mais nada).
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;
Marcos 10:5
Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Mateus 19:8
Se ler Revelação, verá que ele volta tão bélico e destruidor quanto antes, prometendo um holocausto e sangue até o pescoço pra quem nao aceitar as condições impostas.No Novo Testamento, quando Cristo veio, ocorre uma mudança significativa na concepção de Deus, que passa a ser Pai.
▬ Qual de vós dará a seu filho uma pedra, se ele lhe pedir pão? Ou uma serpente, se pedir peixe?
▬ Ora se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem? Portanto tudo o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-o assim também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.
Mateus 7:9-12
O fato de uma pessoa crer na vida apos a morte é argumento para que ela possa matar outra pessoa, ou mandar exterminar cidades inteiras?Em toda essa questão está em foco um aspecto fundamental: O que é a morte? Assassinar alguém é matar a sua alma?
Os judeus não tem a concepção torreana de que a alma é mortal. Os judeus acreditam na vida após a morte.
Lifenew,LIFENEW escreveu:Caros,
estamos nos esquecendo de algo muito importante a propria Bibilia nos diz em Genesis 1:27 :” E Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou"
Quem teria coragem aqui de fazer isso algo contra uma criança?
Será que realmente fomos criados a semelhança de um Deus tão cruel?
Dúvido!!
Sempre me questionei a explicação das TJs com respeito a livre arbitrio e muitas vezes me perguntava por que crianças inocentes tem que passar por diversas coisas ruins.
Agora mais do que nunca entendo a grande frieza nas explicações do pecado herdado para justificar a crueldade que muitas crianças sofrem e suas mortes prematuras.
No entanto.....com toda essa explanação....tenho que confessar...nunca pensei sobre Deus nesse angulo, mas já que Ele se expos não tem problema em questionarmos suas atitudes.
Ou devemos aceitar apenas as boas coisas?Coisas boas que nunca chegam.
Olha, infelizmente essa pergunta não tem uma resposta fácil. Por quê? Vejamos alguns fatores:Poltergeist escreveu:Parksouth, então devemos entender que você não acredita na Bíblia como livro inspirado por Deus?
Perfeita....Parksouth escreveu: eu acho que a Bíblia é inspirada, mas não de uma forma linear e absoluta. Tudo é teia no mundo. Cada relato é composto de uma teia de entendimentos e pontos de vista. É preciso averiguar tudo com cuidado, buscando discernimento, se guiando por princípios de amor, bom senso, empatia, verdade, contexto histórico.
Sei que isso torna a leitura da Bíblia uma leitura muito flexível e quase isenta de julgamento. Mas é assim que gosto de perceber as coisas. E quase sempre, antes de acusar ou criticar, eu me pergunto se atualmente fazemos realmente diferente,
se somos realmente mais elevados do que eles (no caso, os judeus do passado). Daí descubro que ainda temos muita hipocrisia, injustiça e violência em baixo do tapete de nossas salas.
Daí é hora de pensar mais, refletir, e, quem sabe, pedir que venha o Reino