O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Gabii
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 283
Registrado em: 04 Jul 2011 08:46
Localização: São José dos Campos - SP

Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Mensagem não lida por Gabii »

Chocante.

Por mais que eu tente, não consigo seguir essa linha de "selecionar o que é interessante na bíblia" , não dá. Ou toda escritura é inspirada por Deus , ou não é.

Eu já vinha há anos com dúvidas, muitas dúvidas , mas sem dúvida me tornar mãe me fez enxergar coisas que antes não faziam parte da minha realidade. Ler a bíblia depois de ter um filho, pra mim, mudou muita coisa. Tem coisa que não desce.

Eu acredito em Deus sim, mas este ser não seria pequeno e medíocre, como um humano.
"Religião e espiritualidade são coisas totalmente distintas. Arriscaria dizer que opostas." (Minha autoria)

♪ "Abri os olhos, não consigo mais fechar, assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar..."♫
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Mensagem não lida por kooboo »

Parksouth escreveu:eu acho que a Bíblia é inspirada, mas não de uma forma linear e absoluta. Tudo é teia no mundo. Cada relato é composto de uma teia de entendimentos e pontos de vista. É preciso averiguar tudo com cuidado, buscando discernimento, se guiando por princípios de amor, bom senso, empatia, verdade, contexto histórico.
é comparável com um prato da mais deliciosa iguaria... só que salpicado de veneno mortal.
Tem que ter um cuidado tremendo a cada garfada.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Bigode
Forista
Forista
Mensagens: 109
Registrado em: 13 Jun 2011 13:47
Localização: Curitiba - PR

Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Mensagem não lida por Bigode »

Li o tópico inteiro, extremamente interessante! De todos os posts, este foi o que eu mais me identifiquei:
The Pilgrim escreveu:Eu costumo dizer que não fui eu quem quis deixar de acreditar nos deuses, foram eles que me convenceram disso.
Este tópico é um tapa na cara de quem diz que o deus bíblico é amoroso! Fica claro que ele é tão amoroso quanto Hitler.
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

Parksouth escreveu:Essas informações estão fora de contexto. Naquela época a civilização estava começando, não havia Estados organizados, com polícia, prisões, tribunais com leis válidas para todos, etc. A disputa sobre as terras era freqüente, e quase tudo se resolvia usando a espada. Todos os povos daquela época cometiam atrocidades. Os homens estavam prontos para aceitar um Deus amoroso e pacífico? Duvido.

Hoje vivemos em relativa paz, mas por baixo do tênue manto da civilização moderna, ainda rola muita violência.
O contexto correto é sempre aquele em que atrocidades, assassinatos, mortes e injusticas são colocados numa perspectiva amorosa. Certo? O fato de ainda haver violência na humanidade, não quer dizer que deus deveria ter feito o mesmo, você quer comparar os humanos imperfeito com o ser supremo? Além do mais achei que ele quisesse que a humanidade evoluísse e seguisse seu exemplo.
Parksouth escreveu: Também acho que não é justo achar que Deus é o responsável por nossos atos. Acredito que cada povo, cada cultura, cada época, tem o Deus que merece. Naquela época, só um Deus guerreiro fazia sentido para eles, pois implicava em libertar da opressão de dominadores, conquistar uma terra que pudessem morar em paz, edificar uma civilização, estabelecer um rei (não exatamente nessa ordem).

A medida em que evoluímos, pudemos aceitar um Deus mais elevado. Pudemos aceitar o Pai e seu filho Jesus Cristo.
Imagino que você tenha notado que muitas dessas atitudes que os humanos, descritos na bíblia como fazendo parte de uma nação santa e escolhida por deus, tomaram eram ordens divinas ou eram apoiadas por deus.
Parksouth escreveu: Se um chimpanzé tivesse um Deus, ele seria um Deus cruel. Mas se um golfinho tivesse um Deus, ele seria gentil e bem-humorado.
Okay... aqui está dito que deus é uma criação (e não o criador) que é feito de acordo com a índole de seu criador. Pense bem nas implicações do que você diz antes de defender algum argumento. Fik a dik
Parksouth escreveu:A questão essencial - me parece - é que naquela época as pessoas não tinha condições de aceitar um Deus mais elevado. Eles precisavam de um Deus guerreiro e se Israel não guerreasse, se fosse um povo sem armas, teria sido dizimado pelos outros povos. Mas não era um povo espiritualmente elevado.

Sabemos que tudo evolui nesse planeta, mas como você ensina "chimpanzés" agressivos a se tornarem seres educados? Quanto tempo levaria para aceitarem um Deus amoroso? Adianta apresentar a eles um padrão que eles não podem alcançar?
Parece que o poder, a sabedoria e o amor divino não foi capaz de criar numa solução melhor do que a de seres humanos pouco elevados (poxa que falta de fé na capacidade do criador... Tá parei!). Agora, se adiantaria apresentar um padrão que eles não poderiam alcançar eu não sei, mas definitivamente não seria muito produtivo aceitar, apoiar e até promover uma atitude que ele mesmo diz ser algo ruim só pra agradar o povo.
Parksouth escreveu:
Poltergeist escreveu:Parksouth, então devemos entender que você não acredita na Bíblia como livro inspirado por Deus?
Olha, infelizmente essa pergunta não tem uma resposta fácil. Por quê? Vejamos alguns fatores:

- Os escritos de Moisés e outros foram inspirados? Sim, mas não como uma verdade imutável, tanto que Cristo trouxe outra forma de ver. Moisés foi o líder necessário naquela época, para aquela realidade. Há certos valores que permanecem até hoje, como os presentes nos dez mandamentos.

- Acredito que a gente pode aprender muito com a Bíblia, mas não se pode levar tudo ao pé da letra, não. Onde termina o literal e começa a alegoria? Não sei. Mas é um texto muuuito rico.
Me parece a típica seleção de matéria, lembrando ainda do vídeo, deixo apenas as singelas palavras da queridíssima forista Gabii:
Gabii escreveu:Chocante.

Por mais que eu tente, não consigo seguir essa linha de "selecionar o que é interessante na bíblia" , não dá. Ou toda escritura é inspirada por Deus , ou não é.

Southpark escreveu: Pode tal pensamento estar de acordo com a Bíblia? Sim.
E irão estes (os cabritos) para o tormento eterno, mas os justos (ovelhas) para a vida eterna.
Mateus 25:46


Ora, para que um tormento seja eterno, é porque o cabrito continua vivo, não morreu. A expressão "tormento eterno" deve ser tomada literalmente como um sofrimento infindável? Como é uma alegoria da separação entre cabritos e ovelhas, acho que não deve ser tomado ao pé da letra. O certo é que a separação entre ovelhas e cabritos será percebida pelos cabritos como uma punição e pelas ovelhas como uma salvação.

Já na parábola do joio e do trigo, temos novamente a separação:

Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar, mas recolhei o trigo no meu celeiro.
Mateus 13:30


Mas agora o joio é queimado e o trigo é guardado.

Entenderemos que o joio é literalmente queimado? Queimar = destruir ou transformar a condição? Não sei, mas como o trigo certamente não ficará literalmente guardado no celeiro (encerrado lá), trata-se de mais uma alegoria da mudança.

Não posso afirmar que essa separação é sem violência, mas ocorrendo ela, quem sou eu para dizer o que deve ser feito e como deve ser feito? Sou cabrito ou sou ovelha? Não sei. Isso está nas mãos de Deus e não compete a mim julgar.

Só não entendi o por que você interpretou esses fatos (tão explícitos) de uma forma justificável (leia-se: menos pior)? Mas okay, depois você afirma que, mesmo que nessa separação for feita o uso de violência, não lhe cabe julgar. Imagino que concordarás que deus é poderoso/inteligente/amoroso ao extremo, assim podemos supor que ele poderia, mesmo que tirasse a vida de alguém, fazê-lo quando for extremamente necessário (mas tudo bem, não vamos discutir o julgamento dele). Podemos supor também, que quando fosse necessário retirar a vida de alguém, ele poderia fazê-lo sem uso da violência (já que ele odeia quem ama a violência) e sem causar sofrimento. Infelizmente não é isso que vemos, vide 2 Reis 2: 23,24 ( ..."E invocou sobre eles o mal em nome de Jeová. Saíram então duas ursas e dilaceraram 42 crianças.")

Southpark escreveu: Só pra finalizar, esclareço que, obviamente, não sou dona da verdade, apenas manifesto esses pensamentos.

Minha resposta geral para a pergunta feita: eu acho que a Bíblia é inspirada, mas não de uma forma linear e absoluta. Tudo é teia no mundo. Cada relato é composto de uma teia de entendimentos e pontos de vista. É preciso averiguar tudo com cuidado, buscando discernimento, se guiando por princípios de amor, bom senso, empatia, verdade, contexto histórico.

Sei que isso torna a leitura da Bíblia uma leitura muito flexível e quase isenta de julgamento. Mas é assim que gosto de perceber as coisas. E quase sempre, antes de acusar ou criticar, eu me pergunto se atualmente fazemos realmente diferente,
se somos realmente mais elevados do que eles (no caso, os judeus do passado). Daí descubro que ainda temos muita hipocrisia, injustiça e violência em baixo do tapete de nossas salas.

Daí é hora de pensar mais, refletir, e, quem sabe, pedir que venha o Reino de Deus.

Você disse que acha que a bíblia é inspirada, mas de forma não absoluta, isso por si só indica que você deve ter o cuidado de questionar tudo o que lê antes de aceitar como fato, e sem fazer uso de interpretações que não possuem apoio e que apenas servem para dar um suporte a determinado ponto de vista.
Se somos mais elevados que o antigo povo sanguinário judeu eu não sei, posso responder apenas de forma pessoal, mas para fazermos diferente/melhor temos que questionar sim o que é dito, ação sem reflexão é algo que possui alto risco de erro. Refletir, como você sugeriu, deve envolver analizar não só o lado bom, mas também o lado ruim, e nos levar a buscar por provas concretas ou objetivas pra o nosso objeto de reflexão, sinceramente, já fiz isso e vi que tinha muitas pontas soltas, não estou falando assim hoje por que não quis acreditar (ok, hoje não quero mais mesmo), e nem por falta de tar pesquisado.

The Pilgrim escreveu:Eu costumo dizer que não fui eu quem quis deixar de acreditar nos deuses, foram eles que me convenceram disso.
Imagem
Avatar do usuário
carminha
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 03 Nov 2008 08:37
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Mensagem não lida por carminha »

"... parem de dizer que a Bíblia eleva o espírito humano, parem de se amarrar a um livro obsoleto à maneira que os terroristas se amarram a bombas."- Eli Vieira.
"Temos o direito de ser iguais, sempre que a diferença nos inferioriza, temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)


http://twitter.com/#!/CarminhaGNR
Avatar do usuário
Cibadani
Forista
Forista
Mensagens: 1686
Registrado em: 24 Jul 2011 16:00
Localização: Interior de SP

Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Mensagem não lida por Cibadani »

Sem argumentos a favor da Bíblia!!!
E se isso é chocante, por que eu deveria acreditar em cronologia????? Isso vai alterar alguma coisa em minha curta life???? Enfim............o tópico acabou de enterrar, e jogou a última pá de terra sobre minhas crenças nela!!!!
Obrigada a todos!!
"Erguemos muros, que nos dão a garantia, de que morreremos cheios, de uma vida tão vazia!" Humberto G.

Cibadani
cifavini@hotmail.com
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

kooboo escreveu:
Parksouth escreveu:eu acho que a Bíblia é inspirada, mas não de uma forma linear e absoluta. Tudo é teia no mundo. Cada relato é composto de uma teia de entendimentos e pontos de vista. É preciso averiguar tudo com cuidado, buscando discernimento, se guiando por princípios de amor, bom senso, empatia, verdade, contexto histórico.
é comparável com um prato da mais deliciosa iguaria... só que salpicado de veneno mortal.
Tem que ter um cuidado tremendo a cada garfada.
Parksouth adoro tudo que voce escreve, voce tem espiritualidade elevada....

Koooboo, concordo com seus dizeres acima, e voce com certeza hj é esperto para saber separar o joio do trigo.... :fr1end:
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Dr. Urubu
Forista
Forista
Mensagens: 413
Registrado em: 15 Mar 2009 11:19

Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Mensagem não lida por Dr. Urubu »

Irracinal mesmo é o individuo insistir em defender o indefensavél. Por que não admite, PERDI, realmente há algo errado, um Deus amoroso não poderia agir conforme o apresentado neste tópico e descrito na BÍBLIA.
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Dr. Urubu escreveu:Irracinal mesmo é o individuo insistir em defender o indefensavél. Por que não admite, PERDI, realmente há algo errado, um Deus amoroso não poderia agir conforme o apresentado neste tópico e descrito na BÍBLIA.
Caro colega, e quem diz que DEus que escreveu nos mandamentos NÃO MATARÁS teria ordenado o contrário.... Os opositores deveriam analisar sobre esta otica....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: O amor de Deus para com as criancinhas na Bíblia

Mensagem não lida por Jerry »

ELZA ARROIO escreveu:
Dr. Urubu escreveu:Irracinal mesmo é o individuo insistir em defender o indefensavél. Por que não admite, PERDI, realmente há algo errado, um Deus amoroso não poderia agir conforme o apresentado neste tópico e descrito na BÍBLIA.
Caro colega, e quem diz que DEus que escreveu nos mandamentos NÃO MATARÁS teria ordenado o contrário.... Os opositores deveriam analisar sobre esta otica....
Foi o mesmo Deus que permitiu - ou melhor, ordenou! - que os israelitas escravizassem e matassem quem não fosse de seu povo.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 106 visitantes