Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
The Pilgrim
Forista
Forista
Mensagens: 1379
Registrado em: 27 Jan 2010 17:32
Localização: Fora da Matrix, no mundo real.

Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Mensagem não lida por The Pilgrim »

De já reconheço que isso irá ferir a fé de alguns cristãos, mas esse não é o meu objetivo. O que tenho em mente é fazer uma análise do que Deus fez comparando com atos hediondos hodiernos.

Pois bem, certa vez Elizeu foi alvo de risadas e chacotas de vários meninos. Ele passava e eles começaram a zombar da calvície dele o que lhe gerou muita revolta. Veja só o relato:
Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! - II Reis 2:23.
O que ele fez perante tais garotos? Ele invocou o mal sobre eles. A Bíblia não é exata sobre o que ele invocou, talvez tenha dito algo do tipo: “Jeová repreenda vocês!”.

O que Jeová fez? Disse a ele que não ligasse pois eram só crianças? O transferiu para um local mais à frente, livrando ele daquela brincadeira zombeteira de criança? Ou será que ele fez algum sinal que amedrontou as crianças para que tais corressem para casa?! A resposta é não, ele não fez nada disso, na realidade, veja o que ele fez:
E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos. – II Reis 2:24
Deixe-me ver se eu entendi: Haviam dezenas de crianças em determinado local. Elizeu, o careca, ia passando por tais. Elas viram ele e começaram a zombar chamando-o de careca. Ele ficou furioso e invocou o mal sobre tais. Jeová, mesmo tendo zilhões de formas para solucionar a questão resolveu matar quarenta e duas crianças. É ISSO?

Então eu pergunto: Se o Wellington por ter matado 12 crianças inocentes tem sido corretamente rotulado de “O Monstro”, de que chamaríamos a esse Deus então? Quer dizer que quando um homem mata 12 crianças ele é um doente, um monstro, um psicopata, um esquizofrênico e sei mais lá o quê, mas quando Deus mata 42 crianças sem a mínima chance de defesa e por um motivo tão banal é uma coisa que deve ser passada por alto? E também é importante lembrar que a Bíblia mostra que ele não esteve envolvido na morte somente de 42 crianças, foram milhares.

Que direito quem crê nesse Deus tem de chamar Wellington de monstro se o seu Deus é muito mais cruel ainda?

Sei que isso foi forte, mas não pude deixar de tocar nesse assunto. Minhas desculpas a quem se ofendeu.


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Eliseu
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 07 Dez 2021 07:07, em um total de 3 vezes.
Razão: Inserir marcadores
Muito além da Torre de Vigia e das religiões há uma verdadeira Matrix na qual a humanidade jaz.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Mensagem não lida por Pássaro »

Ai vem um louco qualquer e lê um negócio desses e sai mais um crime!
Religião devia ter teste de sanidade!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
ruth alencar
Forista
Forista
Mensagens: 93
Registrado em: 20 Ago 2010 15:57

Re: Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Mensagem não lida por ruth alencar »

hoje mim limito a amar jeova e seu filho jesus cristo,não a credito na biblia a muito tempo.
Avatar do usuário
Nietzsche
Forista
Forista
Mensagens: 303
Registrado em: 02 Nov 2009 23:48

Re: Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Mensagem não lida por Nietzsche »

tadinho dos meninos,

pelo visto no passado se resolvia as coisas de uma maneira bem diferente...
:|
As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras
[Friedrich Nietzsche]
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Mensagem não lida por Parksouth »

Pilgrim, ainda não analisei essa passagem com o devido cuidado, mas tenho visto que muitos a citam com grande indignação e assombro aqui no fórum.

Não vou fazer uma defesa completa desse relato, mas gostaria de ser honesta (leia-se imparcial) em minha abordagem.

O que primeiro me chama a atenção, antes de mais nada, é que não cabe uma comparação com Wellington. Por quê?
Porque partindo da premissa de que Eliseu era um profeta do altíssimo e que falava em nome do próprio Deus e que,
ao que indica uma leitura rápida, tinha poder para amaldiçoar, esses meninos estavam tripudiando de Deus. Imaginem o profeta cercado por um bando grande de meninos (mais de 42) que faziam pouco caso de sua missão e de sua mensagem.

- Que autoridade teria esse profeta sofrendo esse bullyng todo?

Um detalhe interessante é que a tradução da Sociedade Bíblica Britânica não diz que eram meninos, mas RAPAZES.

A morte desses rapazes foi um aviso claro. Provavelmente eles pecaram contra o espírito santo.

Todavia, poderia o profeta e mesmo Jeová ter agido de outra forma? Olha, não sei, partindo da premissa de que era um profeta de Deus, permitir que o bullyng se prolongasse (eles não iriam parar, quem gosta de humilhar continua fazendo isso por diversão) poderia significar que o profeta não seria mais ouvido com a devida seriedade.

Outro fato interessante, é que não foi Eliseu que assassinou os rapazes, mas
duas ursas!
Depreende-se realmente que foi um julgamento divino a partir do que ia no coração daqueles rapazes.
Avatar do usuário
Leila
Forista
Forista
Mensagens: 2287
Registrado em: 22 Dez 2009 22:35
Localização: Osasco - SP

Re: Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Mensagem não lida por Leila »

Pilgrim, quando vi o tópico na lista mesmo antes de abrir, já imaginava que você falaria desse texto!
Pois é, é a justiça divina em ação... estraçalhando crianças. Nem nos meus tempos de TJ xiita eu conseguia entender essa passagem. Me sentia até mesmo desconfortável quando alguma publicação ou discurso fazia citação dela.
Eu sou o dono de meu destino. Eu sou o capitão de minha alma. ("Invictus" - William E Henley)
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Mensagem não lida por Parksouth »

Pássaro escreveu:Ai vem um louco qualquer e lê um negócio desses e sai mais um crime!
Religião devia ter teste de sanidade!



Pássaro,
Todo dia você se alimenta com pesticida porque os grandes produtores querem mais lucro na lavoura.
Todo dia você come carne com hormônios e antibióticos porque os criadores querem mais lucro.
Todo dia você manda suas fezes para o rio que está cada vez mais morto e poluído.
Todo dia há crianças esmolando nas esquinas e jovens se drogando nos cantos das ruas.
Todo dia há uma guerra no Mundo e não é imaginação ver os cadáveres.
Todo dia há pessoas que não movem um dedo para o mundo ser um lugar melhor.

E você acha que a religião é a culpada? Nós, cada um de nós, somos os culpados, meu caro,
cada um de nós, sem exceção! Nós somos os loucos de cada dia que fazemos desse pequeno
planeta um inferno*.

(*) Inferno no sentido de lugar de sofrimento, de perdição.


Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Mensagem não lida por Parksouth »

Leila escreveu:Pilgrim, quando vi o tópico na lista mesmo antes de abrir, já imaginava que você falaria desse texto!
Pois é, é a justiça divina em ação... estraçalhando crianças. Nem nos meus tempos de TJ xiita eu conseguia entender essa passagem. Me sentia até mesmo desconfortável quando alguma publicação ou discurso fazia citação dela.
Leila, e eu já imagina que vc seria contra. Vemos as coisas de forma diferente, sem dúvida. O que você acha da morte dos nazistas na guerra? A guerra e as mortes foram necessárias?
Avatar do usuário
AGNOSTICO
Forista
Forista
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2008 18:08
Localização: fortaleza

Re: Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Mensagem não lida por AGNOSTICO »

Leila escreveu:Pilgrim, quando vi o tópico na lista mesmo antes de abrir, já imaginava que você falaria desse texto!
Pois é, é a justiça divina em ação... estraçalhando crianças. Nem nos meus tempos de TJ xiita eu conseguia entender essa passagem. Me sentia até mesmo desconfortável quando alguma publicação ou discurso fazia citação dela.
lembra de alguma citação a respeito ?
"O pensamento sobrenatural no adulto é o resíduo dos erros conceituais da infancia que não foram devidamente eliminados".
Avatar do usuário
Mobraw101
Forista
Forista
Mensagens: 1066
Registrado em: 01 Set 2010 18:18
Localização: Farol da Barra

Re: Como Jeová lidou com o bullying certa vez.

Mensagem não lida por Mobraw101 »

Parksouth escreveu:Pilgrim, ainda não analisei essa passagem com o devido cuidado, mas tenho visto que muitos a citam com grande indignação e assombro aqui no fórum.

Não vou fazer uma defesa completa desse relato, mas gostaria de ser honesta (leia-se imparcial) em minha abordagem.

O que primeiro me chama a atenção, antes de mais nada, é que não cabe uma comparação com Wellington. Por quê?
Porque partindo da premissa de que Eliseu era um profeta do altíssimo e que falava em nome do próprio Deus e que,
ao que indica uma leitura rápida, tinha poder para amaldiçoar, esses meninos estavam tripudiando de Deus. Imaginem o profeta cercado por um bando grande de meninos (mais de 42) que faziam pouco caso de sua missão e de sua mensagem.

- Que autoridade teria esse profeta sofrendo esse bullyng todo?

Um detalhe interessante é que a tradução da Sociedade Bíblica Britânica não diz que eram meninos, mas RAPAZES.

A morte desses rapazes foi um aviso claro. Provavelmente eles pecaram contra o espírito santo.

Todavia, poderia o profeta e mesmo Jeová ter agido de outra forma? Olha, não sei, partindo da premissa de que era um profeta de Deus, permitir que o bullyng se prolongasse (eles não iriam parar, quem gosta de humilhar continua fazendo isso por diversão) poderia significar que o profeta não seria mais ouvido com a devida seriedade.

Outro fato interessante, é que não foi Eliseu que assassinou os rapazes, mas
duas ursas!
Depreende-se realmente que foi um julgamento divino a partir do que ia no coração daqueles rapazes.
Será que o profeta ñ poderia fazer com que os garotos ficassem mudos por algum tempo, ou alguma outra coisa que ñ matar eles? Me lembro que um profeta foi morto e jogado em uma cisterna e acho que foi esquartejado(Acho que foi Jeremias) tb, pq essa barbaridade foi permitida? Ñ deveria tal profeta como representante de Deus receber autoridade como recebeu Eliseu para castigar seus perseguidores ? Onde esta a imparcialidade?

Esse argumento eh furado Park, esse estoria de Eliseu apesar de estar na biblia ñ tem o menor fundamento. Primeiro que naquela região ñ existiam ursos e segundo, essa estoria foi criada pra incitar o medo e o respeito por Jeová. Apenas isso.
Depreende-se realmente que foi um julgamento divino a partir do que ia no coração daqueles rapazes.
Quer dizer que só pq o julgamento foi divino esta certo? Vc realmente acha isso coerente?
Editado pela última vez por Mobraw101 em 17 Abr 2011 00:03, em um total de 1 vez.
Imagem

"Meu filho, vou criar vc nos caminhos de "jeová"". :lol:
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 87 visitantes