O perigo da Lavagem Cerebral.

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Live
Forista
Forista
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Jun 2015 19:53

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por Live »

Essa lavagem da torre é muito eficaz.
Hj mesmo teve uma amiga q é tj aqui em casa, conversei com ela contando algumas verdades q sei sobre a torre, pois ela me permite falar e se permite ouvir.
Falei q o erro vem lá de cima, está lá com o corpo governante.
Citei as últimas novidades, q um membro do corpo governante falou q seria presunção eles se considerarem o porta-voz de deus na terra, eu disse: como esta pode ser a religião verdadeira se o erro vem lá dos caras que são responsáveis pelo alimento espiritual?
Ela disse q sabe q há muitos erros, mas q nada disso ficará impune perante Jeová.
Tudo o q eu dizia, a resposta era essa...
E agora amigos, quem poderá me defender?
Como refuto algo assim?
To sem criatividade.
Imagem
Avatar do usuário
Live
Forista
Forista
Mensagens: 137
Registrado em: 16 Jun 2015 19:53

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por Live »

Ahhhhhh me lembrei, hj mesmo ouvi um relato, mas era sobre outra religião, era evangélica.
Os pastores desta igreja foram conversar com uma fiel, q não tinha o dinheiro do dizimo, ela tinha o dinheiro apenas para pagar a água e a luz.
Eles disseram que não havia importância em pagar estas contas, que era mais importante fazer a vontade de Deus, resultado, ela deu o dinheiro para o dizimo e ficou sem luz em casa.
Pois é, e destes o mundo ta cheio, os pastores querendo lucrar, e os fieis achando q estão fazendo a vontade d Deus, é cruel.
Quando eu vejo uma coisa dessas eu tenho vontade de gritar de ódio, de frustração, de dor.
E de pensar que eu era assim, achando q fazia a vontade de um Deus q nem sei se existe.
Imagem
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

Live escreveu:Ahhhhhh me lembrei, hj mesmo ouvi um relato, mas era sobre outra religião, era evangélica.
Os pastores desta igreja foram conversar com uma fiel, q não tinha o dinheiro do dizimo, ela tinha o dinheiro apenas para pagar a água e a luz.
Eles disseram que não havia importância em pagar estas contas, que era mais importante fazer a vontade de Deus, resultado, ela deu o dinheiro para o dizimo e ficou sem luz em casa.
Pois é, e destes o mundo ta cheio, os pastores querendo lucrar, e os fieis achando q estão fazendo a vontade d Deus, é cruel.
Quando eu vejo uma coisa dessas eu tenho vontade de gritar de ódio, de frustração, de dor.
E de pensar que eu era assim, achando q fazia a vontade de um Deus q nem sei se existe.
já dizia minha vó , enquanto existir cavalo são jorge não anda a pé
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
EstPer
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 31 Jan 2014 13:44

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por EstPer »

ELLIPSIS escreveu:A lavagem cerebral é feita conscientemente ou inconscientemente pelos líderes das Igrejas.
Algumas praticas subtis de acondicionamento mental é: Repetições acompanhadas de expressões violentas, uso continuo de palavras específicas de identificação, sobrecarga de leituras, técnicas de repressão e humilhação e armações com vistas à exclusão (desassociação).

A lavagem cerebral leva ao sectarismo e depois ao obscurantismo e a seguir ao extremismo.
Obscurantismo significa opor-se ao esclarecimento das ideias. Uma das coisas que o sectarismo faz é deixar a pessoa no escuro ou seja não deixa que a pessoa pense por si mesmo. E que evite o contacto com alguém que pense diferente. Evitando assim contacto com materiais didácticos que possam corromper a programação ou lavagem cerebral.

Quando falamos com alguém desprogramado vimos alguém aliviado, mas com muita raiva.
Alivio por se ver capaz de conseguir pensar novamente por si próprio.
E raiva por sentir violado, usado e abusado pelos programadores.

Não é fácil uma pessoa ser desprogramada, enquanto a desprogramação ocorre a pessoa pode passar por momentos de alucinação, angustia, tremores. Pode até se tornar mais agressiva e em casos mais graves em colapsos e perda de sentidos, entrando em profunda depressão.

Porém, é uma alegria muito grande quando se vê alguém condicionado à ponderação livre e sadia. Esta pessoa deverá ser sempre acompanhada para um completo restabelecimento, este acompanhamento nem sempre está presente, porque a pessoa está a passar por este processo muitas vezes sozinho.
A lavagem cerebral é um problema muito sério e muitos cristãos desconhecem.

É necessário então que o tema seja divulgado, para mostrar o lado negro dessas técnicas que aprisionam milhares de pessoas no erro e no engano.
ELLIPSIS, parabéns pelo artigo. Primeiro por expor um assunto polêmico e perigoso, e eticamente questionável. Segundo por expô-lo de uma maneira imparcial e racional, sem rancor ou mágoa, típico de quem sofreu tal tipo de 'abuso'. É natural portanto que muitos aqui, por terem se sentido 'abusados' ou 'explorados' pela organização das TJ, sejam mais contundentes tanto no ônus que adquiriram como na culpa dos que perpetraram tais 'lavagens'.

Antes de expor minha opinião, quero dizer de antemão que também abomino a tal 'lavagem cerebral'. Acredito que um ideal deva atrair semelhantes pela transparência e idoneidade, e nunca pelo convencimento a todo custo, persuasão ou até mesmo intimidação. A riqueza e beleza está na variedade e diferença das opiniões, e não na uniformidade.


Porém, ao refletir sobre os comentários dos ex-associados daqui do fórum sobre seus rancores e mágoas com a organização das TJ, apesar de entendê-los como se sentem, percebo uma certa ingenuidade e irrealismo por terem se deixado 'iludir' por mais uma organização religiosa e por sua suposta 'lavagem cerebral'. Eu entendo que se sintam enganados. Mas isso não apaga o fato de que a maioria deixou-se enganar, encantado pelas supostas 'verdades' que alegadamente só as Testemunhas de Jeová encontraram e nenhuma outra encontrou na bíblia e na existência, mas que agora enxergaram a real face da religião e os erros gritantes que estavam lá e que não tinha visto no começo. Convenhamos né pessoal? Tava na cara de que as Testemunhas de Jeová não eram as donas da verdade, mas somente uma instituição religiosa muito bem organizada que sabe manter seus adeptos unidos na mesma maneira de pensar(errada ou não). Dizer que é 'ungida de Deus' não significa que na realidade é. O erro é nosso em ter acreditado que são, e não termos enxergado que são simples humanos com as mesmas virtudes e os mesmos problemas de caráter e ética dos demais.(exclui-se deste raciocínio os que nasceram e foram criados por pais TJ, que não puderam ter a escolha antes da capacidade de julgamento crítico)


O que diferencia elas de muitas outras é a impressionante união de seus membros, e uma notável unidade na maneira de pensar, seja mulher ou homem, idoso ou criança, rico ou pobre, oriental ou ocidental. Isso é impossível sem a tal 'lavagem cerebral', doutrinação ou até mesmo coerção, pois o pensamento livre e crítico tende a dividir opiniões e fragmentar linhas de raciocínio, causando a derrubada do pensamento uniforme, principal trunfo das TJ e demais organizações religiosas restauracionistas. As TJ, ao meu ver, têm atitudes louváveis e exemplares, como também erros e atitudes gritantes e grotescas, como a maioria das organizações humanas em qualquer campo. Não somos obrigados a nada lá, ou a fazer x ou y ou a pensar tal ou qual maneira. A questão é o quanto você se deixa levar pelo modelo proposto e o quanto é influenciado pelo que pensam ou falam de você lá.


Não é somente as TJ (e outras organizações religiosas) que fazem isso na sociedade humana. Praticamente todo tipo de organização utiliza, mais ou menos, da suposta 'lavagem cerebral' manipuladora para convencer, motivar ou até mesmo doutrinar pessoas para um objetivo comum ou modo de pensar. Vejam por exemplo, em nosso país, os partidos políticos. A propaganda política é o perfeito exemplo disso do que o ELLIPSIS expôs, muito mais eficiente do que as TJ, tanto que milhares de pessoas saem às ruas defendendo políticos corruptos e nojentos, por estarem cegas por um ideal. E isso se estende às ONGs, ao mundo empresarial, às associações de bairro, até mesmo às famílias. Sempre irá existir pessoas formadoras de opinião que querem mobilizar o maior número possível de pessoas para algum tipo de ideal comum.


Vejo muitos fazerem o sinal de :iergh7: para as TJ. Se for assim, vai acabar fazendo :iergh7: para quase toda instituição humana. Ou até mesmo para qualquer ser humano que tentar te convencer de algo.
"A Curiosidade é a base do ser humano para compreender"
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por Mentalista »

Este vídeo tem um experimento interessante:
phpBB [video]


A explicação está a partir de 3:35: "Existe o poder da autoridade e a crença de que o experimento está sendo conduzido por um bem maior. Só isso é suficiente para persuadir os participantes a irem até o final."
Avatar do usuário
Mr. Burns
Forista
Forista
Mensagens: 111
Registrado em: 11 Fev 2016 21:56

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por Mr. Burns »

Estou na fase de desprogramação...até que enfim sai do transe!!! :D1
“De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.”
― Joseph Goebbels
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 102 visitantes