O perigo da Lavagem Cerebral.

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 6385
Registrado em: 18 Nov 2009 10:07
Localização: São Paulo - SP

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por De olhos abertos »

Como somos vencedores!!!
Não é nada fácil se libertar de uma lavagem cerebral como essa aplicada pela Torre de Vigia e seus métodos de ensino.
Se estamos aqui hoje, é porque realmente usamos bem o nosso cérebro. :D
Avatar do usuário
Bibi
Forista
Forista
Mensagens: 583
Registrado em: 06 Mai 2011 15:35
Localização: São Paulo-SP

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por Bibi »

Código secreto: O grupo cria termos próprios para se referir à realidade, muitas vezes incompreensíveis para as pessoas de fora. Uma linguagem muito específica ajuda a controlar os pensamentos e as ideias.
Sim.... tiveram umas vezes que as tjotinhas falaram teocrático.... teocrática.....
se não fosse o fórum aqui, não teria entendido nada....
e também aquele site.... testemunha.... que tem um dicionário das tjotas....
Noite de Adoração em Família!!!!
Imagem
Parksouth
Forista
Forista
Mensagens: 860
Registrado em: 01 Fev 2011 19:55
Localização: São Paulo

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por Parksouth »

up!
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por Underline »

Sobre a necessidade de se firmar "acordos", gostaria que alguém relatasse se em outras religiões o batismo envolve comprometimento verbal, como aquele que envolvia as respostas positivas que muitos de nós tivemos que dar minutos antes de nosso batismo naquele fatídico congresso ou assembléia.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por gerom »

Mais informações sobre lavagem cerebral praticadas pelas religiões, seitas e instituições.

Vejam que interessante. UP.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 758
Registrado em: 25 Nov 2008 21:00

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por Victini »

Amei tudo!
Hoje mesmo tinha procurado uma matéria que pensava ter guardada sobre essas técnicas, mas não a encontrei.
Este tópico deve ser frequentemente "upado" porque é de uma utilidade pública enorme.

O padrão é sempre o mesmo com as seitas. Há dias conversava com uma conhecida sobre um problema familiar que ela vivenciou, e no qual a sogra pertence à IURD. Eu fiz um comentário sobre uma probabilidade de algo ter ocorrido, e ela perguntou: "como é que sabes?", e eu respondi: "porque é assim que as religiões funcionam e ensinam os seus membros".
O padrão é sempre o mesmo, em qualquer seita. Eu mesma já tinha feito no passado aquilo que supus ter ocorrido com a sogra dela. É tudo previsível.

Mas te tudo o que foi aqui escrito, a frase que me "saltou à vista" foi: "Nenhum compromisso, plano ou sonho fora daquele ambiente é justificável."
É exatamente assim.
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984
Spoiler!
phpBB [video]
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por orion »

Parksouth escreveu:Lavagem cerebral em 8 passos

Controle de pensamento: Não é permitido ler material ou falar com pessoas que tenham ideias contrárias às do grupo. Em alguns casos, a vítima é geograficamente isolada da família e dos amigos.

Hierarquia rígida: São criados modos uniformizados de agir e pensar, desenvolvidos para parecer espontâneos. A vítima é convencida da autoridade absoluta e do caráter especial - às vezes, sobrenatural - do líder.

Mundo dividido: O mundo é dividido entre "bons" (o grupo) e "maus" (todo o resto). Não existe meio termo. É preciso se policiar para agir de acordo com o padrão de comportamento "ideal".

Delação premiada: Qualquer atitude errada, ainda que cometida em pensamento, deve ser reportada ao líder. Também se deve delatar os erros alheios. Isso acaba com o senso de privacidade e fortalece o líder.

Verdade verdadeira: O grupo explica o mundo com regras próprias, vistas como cientificamente verdadeiras e inquestionáveis. A vítima acredita que sua doutrina é a única que oferece repostas válidas.

Código secreto: O grupo cria termos próprios para se referir à realidade, muitas vezes incompreensíveis para as pessoas de fora. Uma linguagem muito específica ajuda a controlar os pensamentos e as ideias.

Meu mundo e nada mais: O grupo passa a ser a coisa mais importante - se bobear, a única. Nenhum compromisso, plano ou sonho fora daquele ambiente é justificável.

Ninguém sai: A vítima se sente presa, pois não pode imaginar uma vida completa e feliz fora do grupo. Isso pode ser usado por políticos e militares para justificar execuções.

Os cultos de controle da mente passam a seus membros a sensação de que, se eles saírem do grupo, coisas terríveis vão acontecer. Para quem está observando de fora, parece que essas pessoas estão felizes. Acontece que, na verdade, elas são orientadas a sorrir o tempo todo. Não é uma experiência positiva perder seu livre-arbítrio, apagar sua identidade, viver com medo e com culpa.

Revista SuperInteressante. Março 2009. Edição 263.
Qualquer semelhança com as testemunhas de jeová não é mera coincidência.
A lavagem é impressionante,as pessoas de dentro de seitas que utilizam isso ,não conseguem ver que estão sendo manipuladas e veem tudo que o grupo fala como verdade absoluta,uma das ferramentas bem uteis nesse caso seria jogar uma ideia que conflitasse fortemente o que o grupo prega como verdade ou o certo aos indivíduos,a pessoal manipulada teria que rever seus conceitos pois a mesma não conseguiria se conformar com uma dúvida forte.Caso ocorra o dupli-pensar(aceitar duas ideias que se contrariam como verdadeira),a pessoa dificilmente se libertará ou se limpará da lavagem feita.
Ademas.. UP
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
orion
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 640
Registrado em: 12 Jun 2013 12:15

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por orion »

[Mensagem duplicada :oops: ] se algum moderado ver por favor exclua,grato desde já.
Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
_____________Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
Yeats
Forista
Forista
Mensagens: 844
Registrado em: 24 Out 2013 10:36

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por Yeats »

Puxa, tivesse visto antes teria posto no facebook, mas agora nem adianta tanto, o número de tjs no meu perfil despencou desde que fui dissociado hehehehe , mas talvez coloque assim mesmo...
seria bom se houvesse um termo alternativo para "lavagem cerebral", já presenciei, e se bobear eu mesmo quando era TJ ativo já usei, o argumento de que as TJs fazem mesmo lavagem :o ,diziam (dizia que), lavavam a mente das pessoas tirando o que havia de ruim e colocando coisas boas de deus. :tapado8:
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Avatar do usuário
Jareth
Forista
Forista
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Dez 2014 16:30
Localização: Labirinto

Re: O perigo da Lavagem Cerebral.

Mensagem não lida por Jareth »

Fiquei assim :shock: quando li os itens que compõe uma lavagem cerebral, segundo a Super Interessante. Realmente é de se pensar.

Esse post me fez lembrar um tópico aqui do fórum, da época que eu ainda era apenas visitante. Se eu não me engano foi o Yeats que publicou, com vários pormenores sobre lavagem cerebral.

Foi você mesmo, Yeats? Caso tenha sido, você consegue colocar aqui o link daquele tópico?

Obrigado!
Imagem

"Eu sou um pássaro, me trancam na gaiola
E esperam que eu cante como antes..."
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes