As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2683
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Ok. "Cristãos" que organizam Deus, e fazem a classificação e distinção entre Jesus e o Pai tem sido maravilhosamente produtivos, felizes e cheios do Espírito Santo... que gastam a maior parte de suas energias fazendo este "trabalho" são maravilhosamente abençoados e repletos de experiência pessoal com Deus... e o Papai Noel vai cair pela chaminé no próximo Natal...
Diego, essa é boa. Quer dizer que para eu ser um cristão feliz, produtivo e cheio de espírito santo tenho de acreditar numa doutrina desenvolvida ao longo de séculos de heresias e distorções teológicas e mantida sob a protecção e imposição da Igreja Católica? :shock:
É melhor ouvir o próprio Cristo quando disse a Felipe: "Tenho estado tanto tempo convosco, e você ainda me diz: 'Mostra-nos o Pai"?! Felipe quem me tem visto a mim, tem visto também o Pai!" - amém?! isto me basta - é impossível estar com Jesus e não estar com o Pai, porque Ele e o Pai são Um... besteira ficar aí demembrando Deus... quem honra o Filho, honra o Pai, e não há nome pelo qual tenhamos de ser salvos, a não ser o nome de Jesus!!! releiam o Novo Testamento, especialmente o Evangelho de João, e de preferência em outra versão da Bíblia que não seja a manipulada TNM. Amém?
Se você levar à letra essa passagem e as palavras de Cristo, então você me faria acreditar que Jesus é a mesma pessoa do Pai, certo? Sei que não é isso que pretende, mas então não use esse texto para provar uma coisa que Jesus não disse.

Aceito td o que disse sobre Jesus estar com o Pai em união, mas isso não me torna um trinitário, porque para isso, a minha concepção da unidade pessoal de Deus ficaria comprometida, afastando-se daquilo que as Escrituras EXPLICITAMENTE ensinam sobre a relação de Jesus e seu Deus e Pai, Jeová. O próprio Jesus disse aos judeus que o pai dele era o Deus a quem eles adoravam. Para mim isso é bem explícito não acha?
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Diego, essa é boa. Quer dizer que para eu ser um cristão feliz, produtivo e cheio de espírito santo tenho de acreditar numa doutrina desenvolvida ao longo de séculos de heresias e distorções teológicas e mantida sob a protecção e imposição da Igreja Católica?
TJcurioso, posso dar meu pitaco???

O que o Diego quiz dizer com toda sua experiencia cristã, é que igrejas ditas protestantes, batista, ou evangelicas (entende-se por esta denominação as não tradicionais) realmente não tem em seus cultos a explanação da trindade e nem estão preocupadas com isto, o ponto é o amor ao próximo, e reconhecer Jesus como seu Salvador e esperar sua vinda.

Agora voce há de convir que a seita TJ´perde muito tempo querendo desvendar os mistérios de DEUS, aflorando uma pseuda racionalidade que os deixa longe da paz promovida pela comunhão do ESPIRITO SANTO....
abs
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2683
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Diego Rutherford escreveu:
Continue assim... um dia você pode ver que gastou muita energia combatendo contra Deus! Viva Deus, não discuta Deus! "Os meus caminhos não são os vossos caminhos, nem meus pensamentos os vossos pensamentos!"

Arrependa-se de teus pecados, e consagre tua vida ao Senhor... o arianismo está debaixo de maldição...
Diego, desculpe dizer-lhe isto desta forma... Mas quem é você para afirmar que estou combatendo contra Deus???
Se para você defender a ideia de um Deus trino é defender Deus, então acredito que se lhe aplica as palavras de Paulo aos judeus que "tinham zelo de Deus, mas não segundo o conhecimento exato."

Eu vivo Deus nas várias dimensões da minha vida: como Pai, Marido, empregado, vizinho, etc. Isso é ser cristão. Eu não acredito que ser cristão é defender ou negar a trindade.

Mas como você, que entrou neste tópico para defender este dogma milenar (comum até mesmo a povos pagãos e renovado pelos "cristãos" segundo a perspectiva grega) eu também me sinto no direito de o fazer.

Isso não é lutar contra Deus. É defender a visão de Deus que a Bíblia apresenta de forma candida e simples. A mesma visão que Jesus e os discípulos de Jesus apresentaram de forma coerente e que anos depois começou a ser deturpada pela filosofia helénica, resultando na visão distorcida que reina na cristandade.

Se o arianismo está debaixo de maldição (que eu também não acredito representar a visão singular das Escrituras), muito mais esta deturpação da Trindade o estará, porque afasta as pessoas de adorarem aquele que Jesus disse que devia ser o único a ser adorado, transformando o Deus de Jesus Cristo num ser mais próximo das mitologias babilónicas, egípcias e outras, que na realidade, adoravam como deuses, demónios.

Para mim, Deus é igual a 1 pessoa e sempre que nas Escrituras Sagradas se fala de Deus, quer no NT, quer no AT, é sempre neste pressuposto. Essa era a visão de Moisés, essa era a visão Jesus e seus discípulos e creio ser essa a visão mais próxima da realidade que cada cristão deve ter.

A minha vida está consagrada ao Senhor Jeová, por meio do seu Filho Jesus, senão não estaria aqui a discutir este assunto e estaria provavelmente defendendo ou atacando outra coisa qualquer.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2683
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

ELZA ARROIO escreveu:O que o Diego quiz dizer com toda sua experiencia cristã, é que igrejas ditas protestantes, batista, ou evangelicas (entende-se por esta denominação as não tradicionais) realmente não tem em seus cultos a explanação da trindade e nem estão preocupadas com isto, o ponto é o amor ao próximo, e reconhecer Jesus como seu Salvador e esperar sua vinda.
Elza, as igrejas tradicionais não se preocupam em debater este tema, porque se há tema dificil de perceber e apoiar com textos explícitos das Escrituras, este é o principal. É por isso que é chamado dogma. Não deve sequer ser discutido. Faz parte do canon ortodoxo da cristandade e quem o negar vira herege! As pessoas da cristandade que ousaram tocar neste ponto do ponto de vista bíblico e o acabaram por rejeitar acabaram por ser muito mal vistos no seu meio eclesial e alguns acabaram, ou excomungados ou mortos. Nos nossos dias, qualquer erudito ou teólogo que faça uma aproximação deste tema, rejeitando a ideia da Trindade é tratado com desprezo. Sendo assim, não é de admirar que muitos prefiram nem tocar no assunto e quando alguém pergunta sobre o tema, uma resposta simples como: "É um mistério", serve para concluir a conversa.
ELZA ARROIO escreveu:Agora voce há de convir que a seita TJ´perde muito tempo querendo desvendar os mistérios de DEUS, aflorando uma pseuda racionalidade que os deixa longe da paz promovida pela comunhão do ESPIRITO SANTO....
abs
O principal problema da Torre é que retirou a Jesus muito do seu papel como cabeça da congregação, com o pretexto que ele entregou todas as coisas ao "escravo". Isso é igualmente uma blasfémia. Acredito que a nossa obrigação como cristãos é aprofundar nosso conhecimento de Deus, Seu Filho e sua Palavra. É claro que as conclusões às vezes divergem em alguns assuntos, principalmente proféticos, mas acredito que um assunto tão básico como QUEM É DEUS ou O QUE É DEUS, deveria ser comum.

Nesse ponto, acredito que o judaísmo guarda a pureza do ensino sobre QUEM É DEUS, ao passo que rejeitou Aquele a quem DEUS designou. Infelizmente, a maioria da cristandade continua a optar por tratar DEUS como uma composição de 3 em 1, quando na realidade a Bíblia apresenta DEUS - 1 pessoa.
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Na minha forma de raciocinar, tentei entender a trindade, usando a bíblia e só ela. Na minha opinião, falando como crente, não existem deuses maiores ou menores e apenas deus verdadeiro e deus falso. Ou é um ou é outro.
Três décadas de doutrinação TJ devem ser levadas em conta.
João 1:1 Diz que a Palavra era Deus, deus ou (um) deus, conforme a versão.
João 3:16 Diz que só existe um único Deus verdadeiro
O deus de João 1:1 é Deus verdadeiro ou deus falso?
Se existe (um) deus e existe Deus, existem dois deuses?
Se Jesus é (um) deus conforme João 1:1, ele é um deus verdadeiro ou Deus falso?
Portanto:
Se ele é um Deus verdadeiro e só existe um Deus Verdadeiro, ele é Jeová.
Se ele é um deus falso... Jesus poderia ser deus falso?
Não sei se estou simplificando muito. Mas só lendo a bíblia eu penso assim...
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

TJcurioso disse: Nesse ponto, acredito que o judaísmo guarda a pureza do ensino sobre QUEM É DEUS, ao passo que rejeitou Aquele a quem DEUS designou. Infelizmente, a maioria da cristandade continua a optar por tratar DEUS como uma composição de 3 em 1, quando na realidade a Bíblia apresenta DEUS - 1 pessoa.
Caro colega, judeu quando pensava que Deus é exclusividade de seu povo já não entendia QUEM É DEUS,( e não entende até hj) e a parte histórica dos judeus onde vemos tantas ações horríveis em nome de DEUS comprovamos isto....E por conta disto DEUS mandou JESUS ao mundo que teve uma vida de amor para com a humanidade e atestou: QUEM VÊ O PAI VÊ A MIM....e Cristo subiu aos ceus e mandou o CONSOLADOR....

Então são misterios divinos demais para nós....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2683
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Caronte Vitalzole escreveu:Na minha forma de raciocinar, tentei entender a trindade, usando a bíblia e só ela. Na minha opinião, falando como crente, não existem deuses maiores ou menores e apenas deus verdadeiro e deus falso. Ou é um ou é outro.
Três décadas de doutrinação TJ devem ser levadas em conta.
João 1:1 Diz que a Palavra era Deus, deus ou (um) deus, conforme a versão.
João 3:16 Diz que só existe um único Deus verdadeiro
O deus de João 1:1 é Deus verdadeiro ou deus falso?
Se existe (um) deus e existe Deus, existem dois deuses?
Se Jesus é (um) deus conforme João 1:1, ele é um deus verdadeiro ou Deus falso?
Portanto:
Se ele é um Deus verdadeiro e só existe um Deus Verdadeiro, ele é Jeová.
Se ele é um deus falso... Jesus poderia ser deus falso?
Não sei se estou simplificando muito. Mas só lendo a bíblia eu penso assim...
Caronte, a sua forma de pensar não está incorreta, pelo menos no sentido mais simples da questão. O que acontece, e conforme já referi, o conceito que hoje em dia temos da palavra DEUS, não é o mesmo que existia no AT e NT. Para os judeus do AT, a noção de Deus estava mais ligada às características sobrenaturais de um ser do que há identificação do mesmo. Por isso, Moisés é designado por Jeová como "um Deus" para Faraó e anjos, bem como governantes humanos são intitulados de deuses. Não se trata de serem falsos ou verdadeiros, porque esse conceito se aplicava e é usado por Deus com respeito à adoração (idolatria) de imagens e deuses dos povos pagãos que nada eram, senão representações sem vida e sem poder, sendo assim deuses falsos.

Até o próprio Jesus defende a ideia de na Bíblia se chamar de deuses a humanos, pela autoridade divina concedida a estes, quanto mais ele poder ser chamado Filho de Deus.

Para perceber que o titulo de Deus ou deus, pode ser atribuído a quem Jeová quiser, vamos usar o exemplo da palavra SALVADOR.
Na Bíblia esta palavra aparece dezenas de vezes. Na maior parte dos casos, ela designa a Deus o Pai e outras vezes o Filho de Deus, Jesus Cristo. Significa isto que esta palavra indica a unidade de Jesus e o Pai, numa única divindade?

Não, porque a Bíblia designa outros humanos, como salvadores.
Veja por exemplo, Juízes 3:9,15, 2Reis 13:5.

Mas para todos os efeitos, Jeová pôde dizer que ele é o único Salvador. Porquê? Porque todos os meios de salvação originaram-se dele.
Por isso Jesus pode ser chamado de Salvador, porque ele é o meio pelo qual Deus nos salva. Não implica que isso o torne parte da divindade descrita nas Escrituras Sagradas.

Com respeito a João 1:1, o texto mostra que o Verbo "estava com O DEUS", tornando a primeira ocorrência na identificação pessoal da divindade, ao invés da 2ª ocorrência ser uma mera descrição adjectival.

É como se eu dissesse: Ontem o João estava com o Arquitecto e o João era arquitecto." Será que aqui estou a indicar que o João faz parte da pessoa com quem estava, ou que ele também possuia características semelhantes à outra pessoa com quem estava?

Não se trata de politéismo, porque na Bíblia a ideia de criaturas serem designadas como deuses, como se fosse um atributo dado por Deus ocorre e não é nada que nos deva chocar. Não se trata de adoração, mas sim, simbolo de poder e autoridade que apenas Jeová pode conceder a quem ele desejar.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2683
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

ELZA ARROIO escreveu:
TJcurioso disse: Nesse ponto, acredito que o judaísmo guarda a pureza do ensino sobre QUEM É DEUS, ao passo que rejeitou Aquele a quem DEUS designou. Infelizmente, a maioria da cristandade continua a optar por tratar DEUS como uma composição de 3 em 1, quando na realidade a Bíblia apresenta DEUS - 1 pessoa.
Caro colega, judeu quando pensava que Deus é exclusividade de seu povo já não entendia QUEM É DEUS,( e não entende até hj) e a parte histórica dos judeus onde vemos tantas ações horríveis em nome de DEUS comprovamos isto....E por conta disto DEUS mandou JESUS ao mundo que teve uma vida de amor para com a humanidade e atestou: QUEM VÊ O PAI VÊ A MIM....e Cristo subiu aos ceus e mandou o CONSOLADOR....

Então são misterios divinos demais para nós....
Elza, os judeus pensavam e pensam que Deus era exclusividade deles até certo ponto. Eles acreditavam que por meio deles todas as nações seriam abençoadas. A questão de serem o povo escolhido foi algo que lhes foi inculcado desde sempre, começando em Abraão e isto pelo próprio Deus. Com respeito a acções horríveis, acredito que eles têm sido mais alvo destas acções do que perpretadores delas - como no caso do povo palestiniano, infelizmente.
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Diego Rutherford escreveu:
Caronte Vitalzole escreveu:Na minha forma de raciocinar, tentei entender a trindade, usando a bíblia e só ela. Na minha opinião, falando como crente, não existem deuses maiores ou menores e apenas deus verdadeiro e deus falso. Ou é um ou é outro.
Três décadas de doutrinação TJ devem ser levadas em conta.
João 1:1 Diz que a Palavra era Deus, deus ou (um) deus, conforme a versão.
João 3:16 Diz que só existe um único Deus verdadeiro
O deus de João 1:1 é Deus verdadeiro ou deus falso?
Se existe (um) deus e existe Deus, existem dois deuses?
Se Jesus é (um) deus conforme João 1:1, ele é um deus verdadeiro ou Deus falso?
Portanto:
Se ele é um Deus verdadeiro e só existe um Deus Verdadeiro, ele é Jeová.
Se ele é um deus falso... Jesus poderia ser deus falso?
Não sei se estou simplificando muito. Mas só lendo a bíblia eu penso assim...
Excelente tua linha de raciocínio (ou melhor de indagações...).
É por aí.... se existe um só Deus Verdadeiro, então Jesus senão é o mesmo Deus, ele seria o que? um falso Deus?
Os anjos de Deus o adorem! Se ele disse Mateus 4.8 que somente ao Senhor se deve adorar, como assim? os anjos de Deus o adorem?
Deus é 3 Pessoas unidas em um só propósito! Deus é uma Unidade de 3 Pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo!
Amém?
Para mim Deus é Deus e deus é deus. Deus não pode ser deus ou vice versa.
E até 1984 eu acreditava que a Palavra era deus". A Torre, ao mudar a tradução de Hebreus 1:6 e João 1:1 perdeu a credibilidade em explicar a Trindade. Seria mais fácil explicar usando outras versões. Com a nova TNM, ficou mais fácil defender a posição das TJ, contra a Trindade mas muito mais difícil defender a TNM. Penso que a Torre fez o mesmo que aqueles escribas que inseriam uma frase em 1Jo 5:7-8. Ou seja, agiu exatamente como aqueles que ela condena.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2683
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: As Religiões manipulam as palavras "echad" e "yachid"

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Para mim Deus é Deus e deus é deus. Deus não pode ser deus ou vice versa.
E até 1984 eu acreditava que a Palavra era deus". A Torre, ao mudar a tradução de Hebreus 1:6 e João 1:1 perdeu a credibilidade em explicar a Trindade. Seria mais fácil explicar usando outras versões. Com a nova TNM, ficou mais fácil defender a posição das TJ, contra a Trindade mas muito mais difícil defender a TNM. Penso que a Torre fez o mesmo que aqueles escribas que inseriam uma frase em 1Jo 5:7-8. Ou seja, agiu exatamente como aqueles que ela condena.
Caronte, parece que você ignorou completamente a minha explicação anterior sobre o assunto (uso da palavra DEUS nos tempos bíblicos). A inserção do artigo indefinido "um" não é gramaticalmente incorrecta, apesar de não ser a única versão possível. Leia a Bíblia como um todo e não se resuma à interpretação teológica de meia-dúzia de textos bíblicos que contradizem as outras centenas de textos que provam o contrário.

E o problema dos trinitaristas é exatamente este - o uso de uns poucos textos para defenderem um idéia espúria ao pensamento dos judeus dos dias de Jesus e consequentemente do próprio Cristo e seus discípulos.
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes