Qual é o sentido da existência?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

Mr. House escreveu:Sinceramente não entendi assim muito bem - para não dizer nada - mas também prefiro Chardin porque a linha dele é ascendente e aponta para Ômega (O fim).
Talvez a plenitude, o encontro com a essência, com Deus.
Acho que é por aí... embora não entenda muito bem o método utilizado para isso. Mas com relação ao "fim", esse fim talvez seja uma questão de perspectiva, de ponto de vista humano.
Mr. House escreveu:Uma vez li uma frase do Snoopy (Vejam bem, agora a minha referência é o Snoopy) que dizia assim: "Há muita apatia neste mundo, mas quem se importa?"
Já passei (?!) por isso. Quando entrei numa grande companhia e descobri que ela se preocupava mais com sua imagem e com indicadores que com seus funcionários me senti assim. Quando os colegas me perguntavam como eu estava a resposta era: "transitando entre o cinismo e a apatia..."
Mr. House escreveu:Imaginar vc tirando uma soneca no telhado parece-me filosófico... tipo divã.
KKKKKKK... Se fosse lá na Ilha de Itaparica (na casa de velha, abaixo), tudo bem. Mas aqui no Rio com esses 42 graus, nem pensar!!!

Imagem
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 01 Nov 2008 23:00
Contato:

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

A fé como eu já disse, ela é inerente ao homem, mesmo com toda sua fantasia, o homem não pode entender Deus e nem mesmo saber se ele realmente existe, aí é que está a essencia da fé. E isso já foi citado.
E fé quando digo, não é baseada em livro antigo nenhum, é do coração!
Necessitamos acreditar tanto em algo tão belo tão eterno que seja bonito porque em tudo o que é bonito voce deseja que dure, daí o desejo de que tudo seja eterno! Não desejamos morrer, alguem aquí quer ou deseja tanto morrer?
Obviamente que não, portanto acreditar em algo não é errado, e Chamusca, voce acredita em algo, apenas não sabe explicá-lo.
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

Yosef Ben Yosef escreveu: A fé como eu já disse, ela é inerente ao homem, mesmo com toda sua fantasia, o homem não pode entender Deus e nem mesmo saber se ele realmente existe, aí é que está a essencia da fé. E isso já foi citado.
E fé quando digo, não é baseada em livro antigo nenhum, é do coração!
Necessitamos acreditar tanto em algo tão belo tão eterno que seja bonito porque em tudo o que é bonito voce deseja que dure, daí o desejo de que tudo seja eterno! Não desejamos morrer, alguem aquí quer ou deseja tanto morrer?
Obviamente que não, portanto acreditar em algo não é errado, e Chamusca, voce acredita em algo, apenas não sabe explicá-lo.
Yosef, concordo contigo que "o homem não pode entender Deus e nem mesmo saber se ele realmente existe", principalmente esse Deus antropomórfico que as religiões impõem. Mas essa não é minha preocupação, não é o que me inquieta. Por ser apaixonado pela natureza observo coisas que a maioria não percebe. Já fiquei horas observando atividade de formiga e outros insetos. Leio ou assisto tudo que diz respeito à natureza, e para mim ela é a face de Deus. O Deus de Spinoza, não o das religiões. Esse não me interessa. E, se a fé tem a ver com esse Deus, não me atrai. Creio em outra fé, a que cura pessoas de todas as religiões (independente de qual deus lhes impuseram) e também ateus. Uma força interior, uma ligação com a essência, com o si mesmo, com o mestre interior, ou o nome que quiserem dar. Creio verdadeiramente que há algo sim. Mas estamos engatinhando na sua compreensão.
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
Rosangela
Forista
Forista
Mensagens: 62
Registrado em: 20 Jan 2010 17:45

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Rosangela »

Mr. House escreveu:O que eu sinto com mais força é que tem que haver um sentido para o sofrimento e um momento de justiça e julgamento. E chegar a esse momento é parte do sentido da existência.

Avatar do usuário
Mr. House
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 09 Fev 2011 18:18

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Mr. House »

chamusca escreveu:
Mr. House escreveu:Sinceramente não entendi assim muito bem - para não dizer nada - mas também prefiro Chardin porque a linha dele é ascendente e aponta para Ômega (O fim).
Talvez a plenitude, o encontro com a essência, com Deus.
Acho que é por aí... embora não entenda muito bem o método utilizado para isso. Mas com relação ao "fim", esse fim talvez seja uma questão de perspectiva, de ponto de vista humano.

Claro que só pode ser um "fim" do ponto de vista humano. Afinal é isso que somos. E por enquanto não temos nenhum Deus falando directo connosco.
Mr. House escreveu:Uma vez li uma frase do Snoopy (Vejam bem, agora a minha referência é o Snoopy) que dizia assim: "Há muita apatia neste mundo, mas quem se importa?"
Já passei (?!) por isso. Quando entrei numa grande companhia e descobri que ela se preocupava mais com sua imagem e com indicadores que com seus funcionários me senti assim. Quando os colegas me perguntavam como eu estava a resposta era: "transitando entre o cinismo e a apatia..."

Seu sarcasco é meio melancólico. Por isso que recomendo o telhado... rss
Mr. House escreveu:Imaginar vc tirando uma soneca no telhado parece-me filosófico... tipo divã.
KKKKKKK... Se fosse lá na Ilha de Itaparica (na casa de velha, abaixo), tudo bem. Mas aqui no Rio com esses 42 graus, nem pensar!!!

Linda essa casinha. Aproveite se puder.

Imagem
Você não acha que se eu estivesse errado eu saberia?

Imagem
Avatar do usuário
CAIO
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Jan 2010 09:24

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por CAIO »

Cada pessoa deve procurar o sentido da sua própria vida.
Isso não é algo estipulado nem padronizado por um ser superior.
Jesus veio para nos salvar do pecado e ainda existe pecado.
Thor veio para nos salvar dos gigantes de gelo....... E acho que está sendo eficaz.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 75 visitantes