Qual é o sentido da existência?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Mr. House
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 09 Fev 2011 18:18

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Mr. House »

The Pilgrim escreveu:
Se ainda não sabemos o que há lá fora, como queremos ter uma resposta pronta como dizer que o objetivo é honrar a Deus, cantar louvores...
The Pilgrim escreveu:
Quando vamos assumir nossa pequenez?
Concordo e apreciei bastante tudo o que vc escreveu.

E quem sabe essas duas frases que vc contrastou, se completem. Honrar a Deus pode passar por assumir a nossa pequenez, e vice-versa.
Você não acha que se eu estivesse errado eu saberia?

Imagem
Victor Rito
Forista
Forista
Mensagens: 2858
Registrado em: 23 Jul 2009 07:48
Localização: Coimbra - Portugal

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Victor Rito »

Olá


O homem tem a capacidade de planear... Isto o faz sonhar!

O homem tem a capacidade ímpar de amar... Isso lhe dá prazer!

O homem tem a capacidade de adorar... Isso dá sentido à sua vida!



Abraços.
Victor Rito
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

André Felix escreveu:
cleandro escreveu:Acredito que o sentido da vida humana é o mesmo das outras espécies: nascer, viver, reproduzir, morrer. O restante das nossas ações são resultado do fato de sermos seres sociáveis e animais racionais.
Mas, o sentido é o mesmo.
Tão simples!

O sentido da vida humana é dar prosseguimento à espécie [...] Nascer, viver, reproduzir...
É isso o que me incomoda, essa coisa tão simplória... tudo nesse planeta converge para isso inexoravelmente: percevejos machos disparam estocadas com seus pênis em qualquer coisa que lhes cruze o caminho, até outros machos, na esperança de que seu sêmen perpetue sua espécie. Mosquitos esperam fêmeas saírem dos casulos para copular no mesmo afã... é só isso? copular e preservar a espécie? Quase todos os seres nesse planeta fazem isso: polvos que chocam seus ovos e morrem de fome quando nascem os filhotes. Salmões que morrem após desovar, e milhares de outros casos afins.
Enfim, parece que o único objetivo de existir nesse mundo é dar prosseguimento à espécie. Acho pouco. E nós temos agido com pouca diferença. Os bailes são basicamente festins de acasalamento. Adolescentes engravidam aos milhões, sem condições de criar sua prole. Há um impulso para a procriação que é irracional. Tudo leva a crer que a finalidade dos seres aqui é fazer com a vida, de alguma forma, continue.
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por sidhiresus »

chamusca escreveu:
André Felix escreveu:
cleandro escreveu:Acredito que o sentido da vida humana é o mesmo das outras espécies: nascer, viver, reproduzir, morrer. O restante das nossas ações são resultado do fato de sermos seres sociáveis e animais racionais.
Mas, o sentido é o mesmo.
Tão simples!

O sentido da vida humana é dar prosseguimento à espécie [...] Nascer, viver, reproduzir...
É isso o que me incomoda, essa coisa tão simplória... tudo nesse planeta converge para isso inexoravelmente: percevejos machos disparam estocadas com seus pênis em qualquer coisa que lhes cruze o caminho, até outros machos, na esperança de que seu sêmen perpetue sua espécie. Mosquitos esperam fêmeas saírem dos casulos para copular no mesmo afã... é só isso? copular e preservar a espécie? Quase todos os seres nesse planeta fazem isso: polvos que chocam seus ovos e morrem de fome quando nascem os filhotes. Salmões que morrem após desovar, e milhares de outros casos afins.
Enfim, parece que o único objetivo de existir nesse mundo é dar prosseguimento à espécie. Acho pouco. E nós temos agido com pouca diferença. Os bailes são basicamente festins de acasalamento. Adolescentes engravidam aos milhões, sem condições de criar sua prole. Há um impulso para a procriação que é irracional. Tudo leva a crer que a finalidade dos seres aqui é fazer com a vida, de alguma forma, continue.
Mas dentre todos somos os únicos que pensamos sobre tudo isso.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por kooboo »

Aos filosofos de plantão, gostaria de lhes propor que tentassem definir o sentido da existencia em uma unica palavra -
Qual seria essa palavra?

- Devoção
- Sobrevivencia
- Procriação
- Descobrir
- Buscar
- Curtir
-
-

Outras??

Depois dessa uma palavra, justifique o porque dela.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

The Pilgrim escreveu:Nós, seres humanos, sempre gostamos de ser o centro das atenções. Gostamos que as coisas nos digam respeito, de sermos o foco. Mas olhando realisticamente, o que somos?

Somos uma formiga preta, em cima de um mármore negro, no fundo de um poço numa noite escura. Não somos donos do universo somos pequenos e meros seres desprezíveis que surgiram ainda ontem, que vivem num planetinha que tem uma vida muito da limitada. Certo, há ainda coisas incríveis que são observadas ao redor do mundo todo, mas mesmo estas ainda não compreendemos ao certo o que são. Quando vamos assumir nossa pequenez?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
Mr. House
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 09 Fev 2011 18:18

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Mr. House »

Sabe o que eu vou falar Chamusca? Se isso está atormentando vc, procure, caso possa, um divã, e fale com um profissional.

O fato da humanidade convergir inexorávelmente para a propagação da espécie, pode significar que ainda não podemos desaparecer, porque uma inteligência superior está nos guiando de volta ao local de onde viemos: a sua essência!

Ou seja: o sentido da existência talvez seja retornar a reunir com todas as partículas que o Criador espalhou, mais evoluídos.
O que eu sinto com mais força é que tem que haver um sentido para o sofrimento e um momento de justiça e julgamento. E chegar a esse momento é parte do sentido da existência.
Você não acha que se eu estivesse errado eu saberia?

Imagem
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

kooboo escreveu:Aos filosofos de plantão, gostaria de lhes propor que tentassem definir o sentido da existencia em uma unica palavra -
Qual seria essa palavra?

- Devoção
- Sobrevivencia
- Procriação
- Descobrir
- Buscar
- Curtir
-
-

Outras??

Depois dessa uma palavra, justifique o porque dela.
KOOBOO, eu fico com a BUSCA, começando pela pela busca do EU e a busca de DEUS....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por chamusca »

Mr. House escreveu:Sabe o que eu vou falar Chamusca? Se isso está atormentando vc, procure, caso possa, um divã², e fale com um profissional.

O fato da humanidade convergir inexorávelmente para a propagação da espécie, pode significar que ainda não podemos desaparecer, porque uma inteligência superior está nos guiando de volta ao local de onde viemos¹: a sua essência!

Ou seja: o sentido da existência talvez seja retornar a reunir com todas as partículas que o Criador espalhou, mais evoluídos.
O que eu sinto com mais força é que tem que haver um sentido para o sofrimento e um momento de justiça e julgamento. E chegar a esse momento é parte do sentido da existência.
¹É o que Teilhard de Chardin chama de convergência ao Ponto Ômega em O Fenômeno Humano. Pietro Ubaldi faz uma abordagem similar em A Grande Síntese. Todavia, gosto mais do pensamento de Chardin. Também acredito que deva ser por aí...

²Não acho que seja necessário. Já fiz análise por um bom tempo, foi ótimo. Entretanto, acredito que minhas inquietações no momento são saudáveis. Prefiro ser um ponto de interrogação ambulante a manter uma postura apática ante as coisas que me inquietam. Já me aceito assim, e o fato de ser questionador não me incomoda.

Imagem
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Avatar do usuário
Mr. House
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 529
Registrado em: 09 Fev 2011 18:18

Re: Qual é o sentido da existência?

Mensagem não lida por Mr. House »

Sinceramente não entendi assim muito bem - para não dizer nada - mas também prefiro Chardin porque a linha dele é ascendente e aponta para Ômega (O fim).
Talvez a plenitude, o encontro com a essência, com Deus.

Uma vez li uma frase do Snoopy (Vejam bem, agora a minha referência é o Snoopy) que dizia assim: "Há muita apatia neste mundo, mas quem se importa?"

Imaginar vc tirando uma soneca no telhado parece-me filosófico... tipo divã.
Você não acha que se eu estivesse errado eu saberia?

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes