Salomão e suas mil mulheres...

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmar »

Edmilson escreveu:Voce deve concordar que para que possamos discutir adequadamente um assunto temos de ter uma base em comum; um ponto de partida em que todos concordem; foi por este motivo apenas que afirmei que não via muito sentido na discussão, pois a base da minha argumentação, a bíblia, não é aceita pelos meus colegas Edmar e Reginaldo. Mas estou aberto a discussão, e até expressei qual o meu entendimento sobre o assunto.
Minha intenção é compreender qual o ponto de vista – desde que racional – as pessoas que ainda creem em Deus, têm a respeito das contradições e outras citações polêmicas da Bíblia. Quero entender porquê ainda continuam acreditando que o livro possui fonte divina.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmilson »

Edmar,

Acredito que existam muito mais evidencias para se crer que a biblia seja de autoria divina do que o contrário. Quanto as supostas contradições e citações polêmicas, é preciso analisar caso a caso. Muitas das contradições citadas não são realmente contradições. A polêmica muitas vezes depende do ponto de vista que a pessoa tem sobre a soberania de Deus, como expliquei sobre o texto acima postado pelo Reginaldo e por voce. Voce fica indignado por Deus ter matado diversas pessoa com a peste. Eu compreendo o seu ponto de vista, mas este não é o ponto de vista da bíblia, em que Deus é o soberano e Senhor sobre a vida e o homem é um pecador.

Abs
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmar »

Edmilson, eu havia postado isso em outro tópico, porém acho mais pertinente ele estar aqui. Gostaria que você respondesse:

A bíblia não deveria conter conhecimento superior, que demonstrasse que é produto de uma mente realmente responsável por todo conhecimento que há, como seria de se supor a do criador do universo? Coisas para as quais só o criador soubesse a causa ou o motivo? Veja, não há nada, nada, nada na bíblia que não possa ter se originado de simples observações humanas.

A mesma fé que você tem na Bíblia como sagrada, um muçulmano tem no Alcorão, um judeu na Torá e etc...

Sobre esse assunto, há uma frase do livro Contato, de Carl Sagan, muito interessante: "Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca?"

A frase aparece também em outro trecho muito interessante do livro. Ellie, a personagem principal (que é uma cientista que capta uma mensagem de origem extraterrestre), confronta-se com dois religiosos:
"(...) Mas imaginemos que sua espécie de Deus... onipotente, onisciente e compassivo... realmente quisesse deixar um registro para as gerações futuras, tornar sua existência inequívoca para, digamos, os descendentes remotos de Moisés. É fácil, banal. Bastariam algumas frases enigmáticas e uma ordem enérgica de que fossem passadas adiante sem alteração..."
Joss inclinou-se para a frente, de modo quase imperceptível: "Como, por exemplo...?"
"Como por exemplo: 'O Sol é uma estrela'. Ou: 'Marte é um lugar oxidado com desertos e vulcões, como o Sinai'. Ou: 'Um corpo em movimento tende a se manter em movimento'. Ou... vejamos..." Ellie rabiscou rapidamente alguns números num bloco. "'A Terra pesa um milhão de milhões de milhões de milhões de vezes mais que uma criança'. Ou... sei que ambos os senhores parecem ter dificuldades com a relatividade especial, mas ela é confirmada todos os dias, rotineiramente, nos aceleradores de partículas e nos raios cósmicos... Que tal: "Não existem quadros de referência privilegiados'? Ou mesmo: 'Não viajarás mais depressa do que a luz'. Qualquer coisa que não fosse possível saberem há 3 mil anos."
Pra quem quiser ler o livro mas estiver sem grana, segue o link: http://www.scribd.com/doc/3198880/Carl-Sagan-Contato
Editado pela última vez por Edmar em 28 Dez 2008 23:58, em um total de 1 vez.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmilson »

Eu não tenho interesse pessoal em "converter" ninguem, e não é por medo de repensar minha fé pois faço isto todos os dias, mas por acreditar que o entendimento parte da própria pessoa, com a ajuda de Deus. Já tive sérias dúvidas sobre a minha fé e sobre a bíblia, sobre por que Deus permite o sofrimento humano; sobre as várias "contradições" bíblicas, critica textual, alta critica, manuscritos bíblicos; já li dezenas de artigos que rolam na internet sobre ateismo, agnosticismo, ceticismo e evolução; alem de dezenas de interpretações bíblicas sobre vários assuntos. Sou uma pessoa muito cética e uma certa época até cheguei a ser agnostico. Apesar de tudo hoje acredito em Deus e na Bíblia. Não vou lhe falar que consegui solucionar todos estes pontos e que tenho respostas para seus questionamentos. Algumas coisas sim, outras ainda estou pesquisando e procurando entender.

Do meu tempo de agnostico, acredito que não temos gnose, conhecimento e tambem capacidade suficiente para entender diversos pontos e questões relacionadas com a justiça divina, o sofrimento, a morte e o nosso destino. Acredito que estas meninas devem realmente ter sofrido muito e talvez odiado o Deus deste povo de Israel, assim como milhões hoje sofrem e questionam o por que de Deus permitir tais coisas.

Abs
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmilson »

Edmar,

Ninguem consegue prever o futuro, contudo existem várias profecias bíblicas em que Deus predisse o futuro e se cumpriu perfeitamente. Um exemplo são as dezenas de profecias a respeito de Cristo que se cumpriram. Alem disto existem na bíblia citações que não eram do conhecimento do povo da época, como que a terra era redonda.

Abs
Avatar do usuário
luke
Forista
Forista
Mensagens: 129
Registrado em: 08 Dez 2008 00:53
Localização: Ribeirão Preto

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por luke »

Edmilson, quando dizemos que Deus não causa o sofrimento, apenas o permite, isso não pode se aplicar à nação de Israel do mesmo modo que às outras nações. Afinal, o que Israel fazia como nação, em especial naquela época em que não havia rei humano, tem sim que ser reputado como aprovado por Deus, e não simplesmente permitido.
“Se Deus tomasse ácido, ele veria pessoas?” Steven Wright
.
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmar »

Edmilson escreveu:Ninguem consegue prever o futuro, contudo existem várias profecias bíblicas em que Deus predisse o futuro e se cumpriu perfeitamente. Um exemplo são as dezenas de profecias a respeito de Cristo que se cumpriram. Alem disto existem na bíblia citações que não eram do conhecimento do povo da época, como que a terra era redonda.
Essas profecias são passíveis de fraude. Não há nenhuma garantia que o texto não foi manipulado, como você deve saber.

Sobre a Terra ser redonda, os antigos conseguiram calcular até mesmo a circuferência do planeta. Um observador cuidadoso poderia afirmar o mesmo.

Mas quando se diz isso esquece-se os furos que a Bíblia carrega:

O sol gira ao redor da Terra?
(Eclesiastes 1:5) E também o sol raiou e o sol se pôs, e vem ofegante ao seu lugar onde vai raiar.
(Josué 10:13) Conseqüentemente, o sol ficou imóvel e a lua deveras ficou parada até que a nação se pôde vingar dos seus inimigos. Não se acha isso escrito no livro de Jasar? E o sol ficou parado no meio dos céus e não teve pressa em pôr-se por cerca de um dia inteiro.
(Habacuque 3:11) O sol — a lua — ficou parado na sua morada excelsa. Tuas próprias flechas iam como a luz. O relâmpago da tua lança serviu de claridade.

A Terra é sustentada sobre colunas?
(Jó 9:6) Faz a terra sair abalada do seu lugar, De modo que estremecem as suas próprias colunas.
(Jó 26:11) As próprias colunas do céu estremecem E estão pasmadas por causa da sua censura.

A Terra tem alicerces? Nunca sairá do lugar?
(1 Samuel 2:8) Quem levanta do pó o de condição humilde; Da cova de cinzas ergue o pobre, Para fazê-los sentar-se com os nobres; e dá-lhes por posse um trono de glória. Pois a Jeová pertencem os sustentáculos da terra, E põe sobre eles o solo produtivo.
(Salmos 82:5) Nada souberam e não entendem; Estão andando em escuridão; São abalados todos os alicerces da terra.
(Salmos 104:5) Ele fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; Não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.
(Jeremias 31:37) Assim disse Jeová: “‘Se os céus acima pudessem ser medidos e os alicerces da terra embaixo pudessem ser descobertos, eu mesmo também poderia rejeitar toda a descendência de Israel por causa de tudo o que fizeram’, é a pronunciação de Jeová.”
(Miquéias 6:2) Ouvi, ó montes, a causa jurídica de Jeová, também vós, objetos duráveis, alicerces da terra; porque Jeová tem uma causa jurídica com o seu povo, e é com Israel que ele argumentará:
(Hebreus 1:10) E: “Tu, ó Senhor, lançaste no princípio os alicerces da própria terra, e os céus são obras das tuas mãos.

A Terra é redonda ou tem 4 cantos?
(Ezequiel 7:2) “E no que se refere a ti, ó filho do homem, assim disse o Soberano Senhor Jeová ao solo de Israel: ‘Um fim, o fim chegou para as quatro extremidades do país [Ou “da terra”. Hebr.: ha·’á·rets].

A Lua tem luz própria
(Isaías 13:10) Pois as próprias estrelas dos céus e suas constelações de Quesil não deixarão brilhar a sua luz; o sol realmente escurecerá na sua saída e a própria lua não deixará resplandecer a sua luz.
(Isaías 60:19) Para ti, o sol não mais se mostrará uma luz de dia, e para claridade, a própria lua não mais te dará luz. E Jeová terá de tornar-se para ti uma luz de duração indefinida, e teu Deus, a tua beleza.

Nasceu cego, surdo ou mudo? Foi Jeová que quis assim.
(Êxodo 4:11) A isso Jeová lhe disse: “Quem designou a boca ao homem ou quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, Jeová?

Criaturas de 4 pernas que voam!
(Levítico 11:23) E toda outra criatura pululante alada que tem quatro pernas é para vós algo repugnante.

Avestruzes são cruéis que abandonam seus filhotes?
(Jó 39:13-16) Acaso a asa da fêmea de avestruz bateu alegremente, Ou [tem ela] as plumas duma cegonha e a plumagem? 14 Pois ela deixa seus ovos na própria terra E os mantém quentes no pó, 15 E se esquece que algum pé pode esmagá-los Ou mesmo uma fera do campo pode trilhá-los. 16 Trata rudemente os seus filhotes, como se não fossem seus — Sua labuta é em vão, [porque não tem] pavor.

Morcegos são aves?
(Deuteronômio 14:11,18) “Toda ave limpa podeis comer. Mas estas são as de que não deveis comer: (...) e a cegonha, e a garça segundo a sua espécie, e a poupa e o morcego.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por sidhiresus »

Up! Outro tema interessante.
Avatar do usuário
timoneiro
Forista
Forista
Mensagens: 225
Registrado em: 03 Mai 2010 14:19
Localização: Tatooine

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por timoneiro »

Por que Jeová abençoou José por não ter cometido adultério com a esposa de Potifar e abençoou Salomão, permitindo que ele cometesse adultério com 999 mulheres, cada vez que estivesse com uma de suas esposas?
A mente que se abre para alguma coisa nova, nunca mais será a mesma - Albert Einstein
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por sidhiresus »

timoneiro escreveu:Por que Jeová abençoou José por não ter cometido adultério com a esposa de Potifar e abençoou Salomão, permitindo que ele cometesse adultério com 999 mulheres, cada vez que estivesse com uma de suas esposas?
É que ele é parcial.

Mas claro que sempre vai ter gente para vir defender isso, mas ainda bem que o relato é claro.
Pior mesmo é que lembro no Biblia Ensina vir destacando justamente a tal moral de José que não quis se envolver em adultério, mas nesse momento nínguém lembra de Davi.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes