Salomão e suas mil mulheres...

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Navalha
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 41
Registrado em: 24 Dez 2008 14:00

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Navalha »

Kali escreveu:Sim concordo com a existência dos haréns, mas daí considerar algo que tenha a "moralidade" questionada como "sagrado" já é mais difícil. :4
Será que não era porque era o costume?
Jeová quando enviou cristo a terra, consertou essa injustiça com as mulheres!!!
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmar »

Edmilson escreveu:Li todo o capitulo e não vi no texto nenhuma expressão de aprovação divina das palavras de Moisés. No texto não aparece como uma ordem divina.
:o

Quer dizer que se a Bíblia não disser que Jeová aprovou, então Jeová não tem culpa? Se um porta-voz de uma empresa fala alguma besteira a empresa não é responsabilizada?

O que você me diz do relato a seguir?
2 Samuel 24:13-15 escreveu:13 Concordemente, Gade entrou até Davi e informou-o, e disse-lhe: “Devem vir sobre ti sete anos de fome na tua terra, ou três meses em que foges diante dos teus adversários, perseguindo-te eles, ou a ocorrência de três dias de pestilência na tua terra? Agora sabe e vê o que devo responder Àquele que me envia.” 14 Por isso Davi disse a Gade: “É muito aflitivo para mim. Por favor, caiamos na mão de Jeová, porque são muitas as suas misericórdias; mas não caia eu na mão dum homem.”
15 Jeová deu então uma pestilência em Israel, desde a manhã até o tempo designado, de modo que pereceram dentre o povo setenta mil pessoas, desde Dã até Berseba. 16 E o anjo estava estendendo sua mão para Jerusalém, a fim de a arruinar; e Jeová começou a deplorar a calamidade e por isso disse ao anjo que causava a ruína entre o povo: “Basta! Abaixe-se agora a tua mão.”
Resumindo: Davi fez besteira e Jeová deu opções de punições para ele escolher! O covarde logicamente escolheu a que tirva o seu ** da reta. Jeová então realiza a punição escolhida e 70 MIL morrem (sem falar nas mulheres e crianças que não são citadas)!

No final Jeová, conhecido por ser onisciente, deplora (?!?!) o estrago e manda o anjo parar, porém as vidas não são restituidas...

Edimilson, como disse o Reginaldo você está nos decepcionando.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmilson »

Edmar

Acredito que esta discussão não tem muito sentido, pois temos visões do mundo muito diferentes. Acredito que segundo a bíblia Deus é o Criador e Senhor sobre nossas vidas e que só estamos vivos e só estamos respirando neste momento por que Ele permite. A bíblia mostra que todos os homens são pecadores diante de Deus e merecem apenas a morte. Só estamos vivos pela misericordia de Deus e por que ele tem um propósito para nossas vidas. Assim quando Deus condena alguem a morte pelos seus pecados está apenas agindo justamente, ao trazer a punição sobre os pecadores. E em todos os textos bíblicos em que Deus ordena a morte ou destruição de pessoas e até de povos inteiros Ele está apenas agindo justamente e em seu direito como nosso Criador e Juiz. Deus conhece nossos corações e julga justamente a cada um segundo as suas ações.

Abs
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmar »

Edmilson escreveu:Edmar

Acredito que esta discussão não tem muito sentido, pois temos visões do mundo muito diferentes. Acredito que segundo a bíblia Deus é o Criador e Senhor sobre nossas vidas e que só estamos vivos e só estamos respirando neste momento por que Ele permite. A bíblia mostra que todos os homens são pecadores diante de Deus e merecem apenas a morte. Só estamos vivos pela misericordia de Deus e por que ele tem um propósito para nossas vidas. Assim quando Deus condena alguem a morte pelos seus pecados está apenas agindo justamente, ao trazer a punição sobre os pecadores. E em todos os textos bíblicos em que Deus ordena a morte ou destruição de pessoas e até de povos inteiros Ele está apenas agindo justamente e em seu direito como nosso Criador e Juiz. Deus conhece nossos corações e julga justamente a cada um segundo as suas ações.

Abs
Segundo sua opinião seria o mesmo que ter reunido os pecadores num 747 e derrubá-lo? Os 70 mil mortos foram pecadores, não julgados até aquele momento, executados de modo prático? Jeová é pragmatico?
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por sidhiresus »

Edmar escreveu:
2 Samuel 24:13-15 escreveu:13 Concordemente, Gade entrou até Davi e informou-o, e disse-lhe: “Devem vir sobre ti sete anos de fome na tua terra, ou três meses em que foges diante dos teus adversários, perseguindo-te eles, ou a ocorrência de três dias de pestilência na tua terra? Agora sabe e vê o que devo responder Àquele que me envia.” 14 Por isso Davi disse a Gade: “É muito aflitivo para mim. Por favor, caiamos na mão de Jeová, porque são muitas as suas misericórdias; mas não caia eu na mão dum homem.”
15 Jeová deu então uma pestilência em Israel, desde a manhã até o tempo designado, de modo que pereceram dentre o povo setenta mil pessoas, desde Dã até Berseba. 16 E o anjo estava estendendo sua mão para Jerusalém, a fim de a arruinar; e Jeová começou a deplorar a calamidade e por isso disse ao anjo que causava a ruína entre o povo: “Basta! Abaixe-se agora a tua mão.”
Resumindo: Davi fez besteira e Jeová deu opções de punições para ele escolher! O covarde logicamente escolheu a que tirva o seu ** da reta. Jeová então realiza a punição escolhida e 70 MIL morrem (sem falar nas mulheres e crianças que não são citadas)!

No final Jeová, conhecido por ser onisciente, deplora (?!?!) o estrago e manda o anjo parar, porém as vidas não são restituidas...

Edimilson, como disse o Reginaldo você está nos decepcionando.

Bela faceta da Biblia, agora queria saber, se fosse pelo amor de cristo, será que todas essas pessoas teriam perecido, é como realmente dizem, o deus do VT é alguém, "Justo", inflexível, não tolera, erro, falhas, mas é claro, só tolera falhas dos seus preferidos, o resto é que se dane, até já passou a mão na cabeça de Davi. Enquanto o deus do NT é algo bom e misericórdioso, alguem, que perdoa.

Sabem qual é que é o problema, por que muitas vezes justificamos ou justificavamos esses atos descritos na bíblia tudo para não desmerecer a biblia.?

É que quando temos algo por verdadeiro, tentamos ao máximo proteger esse algo, para que o nosso sistema de crenças naquilo não seja abalado, pois se algo é tido por nós como verdade, então não pode haver mentira nele. O mesmo ocorre com a Bíblia, simplesmente muitos não consideram dela ser apenas um livro histórico, feito por homens e passível de erros, por isso não importa o que você disser contra, sempre terá alguém contra argumentando, pois é claro, a soberania do Criador não pode ser questionada, assim como governos opressivos não querem ser questionados sobre seus atos.

Agora se pesarmos a bíblia sobre a balança científica, creio que ela não resista, pois não é pressuposto da ciência que algo seja certo ou verdadeiro, mas por meio de análise, apenas tirar conclusões sobre aquilo, agora tomar algo como verdade absoluta é coisa de religião mesmo.
Avatar do usuário
leandro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 933
Registrado em: 01 Nov 2008 08:01
Localização: Na Terra lololol

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por leandro »

Julios escreveu:Desde que sai da torre tenho feito esforço em continuar acreditando na biblia como palavra de Deus,mesmo para ter uma base solida para refutar certos ensinos da torre,mas certas passagens fica dificil de entrar na minha cabeça,uma delas e o caso de Salomao.
Veja bem ,a biblia diz que Salomao teve 700 esposas e 300 concubinas,1000 mulheres.

Que vcs. tem a comentar?
Julios,

acho que muitas das mulheres de salomão e nem ligava, isto porque a intenção não era ter muitas mulheres mas sim politico se é que eu posso atribuir assim.
Os inimigos de israel para chegar ao reino salomão, primeiro tinham que passar por os seus sogros ou seja pelos reinos de seus sogros quando isso acontesse a salomão já tinha colocado sua tropa em accão.Se é que ás vezes não era preciso isso pois eles não chegavam lá.


Agora eu vou ter que ultrapassar esse recor, tenho que chegar às 1500 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :5


Apostolakis o Portuga :4
A felicidade é o Supremo Bem e o propósito da vida, o completo desígnio e finalidade da existência humana.

**Aristóteles**
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmar »

apostolakis escreveu:acho que muitas das mulheres de salomão e nem ligava, isto porque a intenção não era ter muitas mulheres mas sim politico se é que eu posso atribuir assim.
Os inimigos de israel para chegar ao reino salomão, primeiro tinham que passar por os seus sogros ou seja pelos reinos de seus sogros quando isso acontesse a salomão já tinha colocado sua tropa em accão.Se é que ás vezes não era preciso isso pois eles não chegavam lá.
Isso é pura especulação. Se o entendimento da Bíblia, um livro ao qual se reivindica inspiração divina, depender do leitor conhecer costumes, modos de pensar, línguas e outras tantas particularidades contemporâneas aos personagens e eventos citados, creio que há algo errado nessa história.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
quiqui
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 508
Registrado em: 01 Nov 2008 18:39

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por quiqui »

Salomão foi Mara.
:1
Avatar do usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
Mensagens: 4502
Registrado em: 01 Nov 2008 07:37
Localização: Caruaru-PE
Contato:

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Abenildo »

Edmilson escreveu:Edmar ,

Acredito que esta discussão não tem muito sentido, pois temos visões do mundo muito diferentes. Acredito que segundo a bíblia Deus é o Criador e Senhor sobre nossas vidas e que só estamos vivos e só estamos respirando neste momento por que Ele permite. A bíblia mostra que todos os homens são pecadores diante de Deus e merecem apenas a morte. Só estamos vivos pela misericordia de Deus e por que ele tem um propósito para nossas vidas. Assim quando Deus condena alguem a morte pelos seus pecados está apenas agindo justamente, ao trazer a punição sobre os pecadores. E em todos os textos bíblicos em que Deus ordena a morte ou destruição de pessoas e até de povos inteiros Ele está apenas agindo justamente e em seu direito como nosso Criador e Juiz. Deus conhece nossos corações e julga justamente a cada um segundo as suas ações.

Abs
Querido Edmilson, não concordo quando o senhor diz que "esta discussão não tem muito sentido, pois temos visões do mundo diferentes." Pra mim faz todo o sentido! A alma de um bom debate, onde respeitosamente se expõe idéias, provas, conceitos e até mesmo a fé, é exatamente a disponibilidade de confrontar, a sua visão de mundo, com a visão que os outros tem. Negar isso, é resumir-se à sua visão, ao seu próprio mundo. Rejeitar que qualquer idéia venha mesmo a ser discutida, no meu ponto de vista é recurso de quem tem medo de ver seu mundo desabar, ou preguiça de defender suas idéias, ou, ainda, de ferir os sentimentos de seu interlocutor.
Como sei que o amigo não se enquadra em nenhum destes, fica sim o incentivo para falar de sua visão de mundo, confrontando sim suas idéias. Todos nós ganhamos com isso. O calar, sob qualquer argumento, é que não constrói absolutamente nada.
Por exemplo: Essa idéia, da visão que Deus tem do ser humano, na sua concepção, é extremamente controversa. E ao meu ver, merece sim uma grande consideração. Vai daí algumas questões que necessitam ser elucidadas..
1- Se Deus tem esta visão, de que nós, suas crias, somos merecedores da morte, desde o nascimento, como podemos encará-lo como Pai Amoroso?
2- Deus, o Ser Perfeito, pode se arrepender dos Seus atos? Encarar Sua criação como erro, e, por sequência, destruir o que deu errado?
3- Deus o supremo exemplo de justiça, já nos toma como culpados, antes mesmo do nosso nascimento?
4- Deus, pode executar Seu julgamento, a qualquer momento, até sobre "crianças de peito"?
5- Deus é conivente com toda falta de pudor que Sua Lei condena, e apoia os atos descritos como tendo sido ordens Dele?
6- Para Deus, serve a mesma regra, de que "para se atingir o fim, não importa os meios"?
7 -Deus escolhe, antes do nescimento, aqueles que serão abençoados com "mil mulheres"?

Essas são questões fundamentais na concepção do Divino. QUAL O DEUS QUE NÓS ADORAMOS?
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: salomao e suas mil mulheres...

Mensagem não lida por Edmilson »

Abenildo escreveu:
Edmilson escreveu:Edmar

Acredito que esta discussão não tem muito sentido, pois temos visões do mundo muito diferentes. Acredito que segundo a bíblia Deus é o Criador e Senhor sobre nossas vidas e que só estamos vivos e só estamos respirando neste momento por que Ele permite. A bíblia mostra que todos os homens são pecadores diante de Deus e merecem apenas a morte. Só estamos vivos pela misericordia de Deus e por que ele tem um propósito para nossas vidas. Assim quando Deus condena alguem a morte pelos seus pecados está apenas agindo justamente, ao trazer a punição sobre os pecadores. E em todos os textos bíblicos em que Deus ordena a morte ou destruição de pessoas e até de povos inteiros Ele está apenas agindo justamente e em seu direito como nosso Criador e Juiz. Deus conhece nossos corações e julga justamente a cada um segundo as suas ações.

Abs
Querido Edmilson, não concordo quando o senhor diz que "esta discussão não tem muito sentido, pois temos visões do mundo diferentes." Pra mim faz todo o sentido! A alma de um bom debate, onde respeitosamente se expõe idéias, provas, conceitos e até mesmo a fé, é exatamente a disponibilidade de confrontar, a sua visão de mundo, com a visão que os outros tem. Negar isso, é resumir-se à sua visão, ao seu próprio mundo. Rejeitar que qualquer idéia venha mesmo a ser discutida, no meu ponto de vista é recurso de quem tem medo de ver seu mundo desabar, ou preguiça de defender suas idéias, ou, ainda, de ferir os sentimentos de seu interlocutor.
Como sei que o amigo não se enquadra em nenhum destes, fica sim o incentivo para falar de sua visão de mundo, confrontando sim suas idéias. Todos nós ganhamos com isso. O calar, sob qualquer argumento, é que não constrói absolutamente nada.
Por exemplo: Essa idéia, da visão que Deus tem do ser humano, na sua concepção, é extremamente controversa. E ao meu ver, merece sim uma grande consideração. Vai daí algumas questões que necessitam ser elucidadas..
1- Se Deus tem esta visão, de que nós, suas crias, somos merecedores da morte, desde o nascimento, como podemos encará-lo como Pai Amoroso?
2- Deus, o Ser Perfeito, pode se arrepender dos Seus atos? Encarar Sua criação como erro, e, por sequência, destruir o que deu errado?
3- Deus o supremo exemplo de justiça, já nos toma como culpados, antes mesmo do nosso nascimento?
4- Deus, pode executar Seu julgamento, a qualquer momento, até sobre "crianças de peito"?
5- Deus é conivente com toda falta de pudor que Sua Lei condena, e apoia os atos descritos como tendo sido ordens Dele?
6- Para Deus, serve a mesma regra, de que "para se atingir o fim, não importa os meios"?
7 -Deus escolhe, antes do nescimento, aqueles que serão abençoados com "mil mulheres"?

Essas são questões fundamentais na concepção do Divino. QUAL O DEUS QUE NÓS ADORAMOS?
Meu amigo Abenildo,

Voce deve concordar que para que possamos discutir adequadamente um assunto temos de ter uma base em comum; um ponto de partida em que todos concordem; foi por este motivo apenas que afirmei que não via muito sentido na discussão, pois a base da minha argumentação, a bíblia, não é aceita pelos meus colegas Edmar e Reginaldo. Mas estou aberto a discussão, e até expressei qual o meu entendimento sobre o assunto. Perdoe-me se no momento não tenho tempo de lhe responder detalhadamente, pois cada pergunta que vc fez poderia render um tópico de várias páginas, mas procurarei responder sucintamente o que entendo sobre estes assuntos complexos, dentro das minhas limitações, para que não pareça que estou fugindo da discussão.

1- Deus não é apenas um pai amoroso, mas um pai justo. E se Deus não for justo, ele tambem não estara sendo amoroso, pois não é amoroso deixar impune um pecado, assim como não seria amoroso deixar um assassino ou um estuprador livre, na sociedade humana.

2- Deus não cometeu nenhum erro ao nos criar; não tendo assim nenhum erro para se arrepender. Deus nos criou livres, e nós escolhemos o mal. Deus certamente fica triste pelas más escolhas que seus filhos fizeram livremente.

3- A bíblia afirma que somos, "por natureza", filhos da ira. Temos uma tendencia pecaminosa, não podendo fazer perfeitamente o bem. Somos escravos do pecado. Participamos das consequencias do pecado de Adão, apesar de não compartilharmos da culpa. Não era o propósito de Deus que tivessemos esta natureza pecaminosa e Deus proveu os meios, atraves de Cristo, para sermos livres do pecado. "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres".

4- Deus é soberano sobre a criação e nada acontece sem a sua vontade, nem um cabelo cai da sua cabeça sem a permissão de Deus. Com relação a mortes de bebes, tema extremamente polêmico, a bíblia não é clara e não faz nenhuma afirmação. Alguns acreditam que como Jesus afirmou que das crianças é o reino dos céus, que todas as crianças sejam salvas por Deus.

5- Precisamos analisar com extremo cuidado os relatos bíblicos para não atribuir a Deus algo que é falado sobre uma pessoa. Entendo que Deus não é conivente com qualquer ordem que algum representante dele dê, como Moisés, no texto citado pelo Reginaldo, exceto se a bíblia claramente mostrar que estas eram as palavras de Deus. Não podemos associar a falta de condenação da bíblia de uma determinada passagem de conivencia, ou de que Deus esteja concordando com tudo.

6- Meu amigo, não acho que tenhamos capacidade de analisar os atos de Deus, pois não conhecemos nada; não sabemos o futuro como Deus sabe; nem conhecemos o mundo espiritual, o proposito de Deus para uma determinada pessoa, como isto se relaciona com outras vidas, entre vários outros pontos.

7- Depende do que vc entende por "escolhe". Deus sabe tudo que vai acontecer a uma pessoa, e estas coisas só acontecem de acordo com sua vontade permissiva; de um certo modo Deus escolhe a época, local e familia em que alguem vai nascer, suas condições sociais e econômicas; contudo é a própria pessoa que escolhe, por sua própria livre vontade o que fazer da sua vida.

Abs.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 77 visitantes