Quem escreveu a Bíblia?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Quem escreveu a Bíblia?

Mensagem não lida por kooboo »

Elza Marossi escreveu: Para morrer pelo pecador e também para nos mostrar que Ele existe e para sabermos como é o Deus supremo, o Deus de todos os povos. É como se o próprio Deus nos dissesse: “Eu não sou nada disso que dizem de mim. Vejam o meu Filho, pois quem vê a Cristo Jesus é como se visse a mim.....
A divindade de Cristo foi tão bem construida, que muita gente acredita plenamente que é real.
É dificil desconstruir um mito.
Ainda bem que aos 7 ou 8 anos de idade toda criança aprende que Papai Noel foi apenas uma 'brincadeirinha'... senão hoje, teriamos um culto fanatico a Papai Noel!
[]'s
kooboo

Imagem
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Quem escreveu a Bíblia?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

kooboo escreveu:
Elza Marossi escreveu: Para morrer pelo pecador e também para nos mostrar que Ele existe e para sabermos como é o Deus supremo, o Deus de todos os povos. É como se o próprio Deus nos dissesse: “Eu não sou nada disso que dizem de mim. Vejam o meu Filho, pois quem vê a Cristo Jesus é como se visse a mim.....
A divindade de Cristo foi tão bem construida, que muita gente acredita plenamente que é real.
É dificil desconstruir um mito.
Ainda bem que aos 7 ou 8 anos de idade toda criança aprende que Papai Noel foi apenas uma 'brincadeirinha'... senão hoje, teriamos um culto fanatico a Papai Noel!
KOOBOO...
Voce não está mais conseguindo lidar com o transcendente, com o espiritual.....
Duvido que vc nunca teve uma experiencia neste sentido.... :7
ABS
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Quem escreveu a Bíblia?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

O Deus do A.T. é o mesmo que o Deus do N.T., revelado por Jesus Cristo; os intermediários para a revelação é que são diferentes. Hebreus 1:1/2 diz: Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Note-se que Deus outrora não se revelou direta e totalmente, mas falou pelos escritores bíblicos e é só nos “últimos dias”, aqueles que o Novo Testamento iniciam, que Ele se revela pelo Filho que é a “imagem do Deus invisível” Colossenses 1:15. Os escritores do A.T. envolveram forçosamente no que escreveram as suas concepções próprias, não foram falsos “médiuns” repetindo palavras que Deus lhes dizia, e é por isso que hoje, ao lermos o A.T. temos de o fazer à luz do Novo Testamento e nunca seguindo à letra o que aí encontramos.

O povo de Israel conheceu cedo uma ideia superior de Deus, mas o seu conhecimento é gradual e relativo. Por exemplo: Abraão, que vinha de uma religião pagã, no princípio ainda acreditou que o Deus que se lhe revelara também queria sacrifícios humanos e ei-lo pronto a sacrificar Isaque. Mas no monte Abraão descobriu que o Deus verdadeiro abomina sacrifícios humanos, dá-se Ele mesmo, e Abraão melhorou a sua compreensão de Deus.

Num mundo de intolerância como era a generalidade do mundo pré-cristão, os escritores bíblicos não conseguiam ver tolerância em Deus; e nesses dias de extrema violência os escritores inspirados ainda falavam de Deus como o terrível. Podemos perguntar-nos é se seria possível ser de outra forma. Não seria totalmente inútil uma pregação tipo Sermão da Montanha num tempo em que reinava a brutalidade?

Além de mais, com o Novo Testamento vai iniciar-se um tempo de presença do Espírito Santo no crente. Já não é tanto o que está escrito que nos dirige, mas o que o Espírito em nós diz. No entanto, no Antigo Testamento também há revelações luminosas do Deus de amor, de compaixão, Deus que é pai e é mãe. É no Antigo Testamento que Jesus encontra textos que usa para falar de Deus de amor.

O Antigo Testamento é um tesouro de coisas boas, mas também tem reflexos dos tempos brutais. Então aqui aplica-se esta palavra de Jesus: O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más Mateus 12:35. Como disse apóstolo Tiago, que Deus é o Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação Tiago 1:17, mas é só em Jesus Cristo que encontramos a Sua maior revelação.
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
AGNOSTICO
Forista
Forista
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2008 18:08
Localização: fortaleza

Re: Quem escreveu a Bíblia?

Mensagem não lida por AGNOSTICO »

Elza Marossi escreveu:A filosofia do cristiansmo é muito mais importante que tudo, devemos adorar a Deus não pentateuco, torá, ou a biblia como um todo etc....

Repetindo a postagem do outro tópico:

Jesus o Cristo, é muito maior que Moisés e muito maior que as Escrituras, é nesse Deus que Jesus revelou que eu acredito. Deus teve de enviar seu Filho ao mundo, por dois motivos:

Para morrer pelo pecador e também para nos mostrar que Ele existe e para sabermos como é o Deus supremo, o Deus de todos os povos. É como se o próprio Deus nos dissesse: “Eu não sou nada disso que dizem de mim. Vejam o meu Filho, pois quem vê a Cristo Jesus é como se visse a mim.....

Mais a biblia não foi supostamente inspirada por deus ? E os cristãos a aceitam e reconhecem como a palavra de deus unica e verdadeira?
"O pensamento sobrenatural no adulto é o resíduo dos erros conceituais da infancia que não foram devidamente eliminados".
Avatar do usuário
AGNOSTICO
Forista
Forista
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2008 18:08
Localização: fortaleza

Re: Quem escreveu a Bíblia?

Mensagem não lida por AGNOSTICO »

Esta semana conversando com um crente do meu trabalho , ele se gabando de ter lido a bíblias 3 vezes e sabia toda a escritura de co e salteado, perguntei pra ele o que ele achava de 2 reis 2 :23 e 24, onde os ursos devoram as criancinhas amaldiçoadas pelo profeta de deus, e ele não conhecia a passagem na bíblia, eu mostrei o absurdo na bíblia e perguntei se deus é amor por que matou aquelas crianças? só por zombarem de um profeta dele . Na bíblia não diz que Jesus cristo amava as criancinhas , que grande contradição!
Ele se saio da maneira típica do crente ignorante, dizendo que não podemos julgar deus, e aquelas criancinhas já tinha maldade no coração , e bla , bla , bla!!!!

Não adianta , você pode mostras a verdade , mais como dito antes não é fácil desfazer um mito tão antigo , quanto a bíblia e suas historias absurdas.
"O pensamento sobrenatural no adulto é o resíduo dos erros conceituais da infancia que não foram devidamente eliminados".
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Quem escreveu a Bíblia?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

AGNOSTICO escreveu:
Elza Marossi escreveu:A filosofia do cristiansmo é muito mais importante que tudo, devemos adorar a Deus não pentateuco, torá, ou a biblia como um todo etc....

Repetindo a postagem do outro tópico:

Jesus o Cristo, é muito maior que Moisés e muito maior que as Escrituras, é nesse Deus que Jesus revelou que eu acredito. Deus teve de enviar seu Filho ao mundo, por dois motivos:

Para morrer pelo pecador e também para nos mostrar que Ele existe e para sabermos como é o Deus supremo, o Deus de todos os povos. É como se o próprio Deus nos dissesse: “Eu não sou nada disso que dizem de mim. Vejam o meu Filho, pois quem vê a Cristo Jesus é como se visse a mim.....

Mais a biblia não foi supostamente inspirada por deus ? E os cristãos a aceitam e reconhecem como a palavra de deus unica e verdadeira?
AGNOSTICO, voce não crê em DEUS por causa destes questionamentos sobre a inspiração divina????
Com todos os exageros do VT, temos que ter a clareza que DEUS foi se revelando àquele povo ao longo do tempo, e o preparando para o nascimento de JESUS, porque em meio a tanta incompreensão da vontade de DEUS, o próprio DEUS veio ao mundo e habitou entre os homens e habita os corações que der espaço para o Espirito Santo entrar.... entendo que por se aterem tanto no VT muitos TJ nem conhecem CRISTO....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
Vega
Forista
Forista
Mensagens: 647
Registrado em: 28 Abr 2010 14:13
Localização: Rio de Janeiro

Re: Quem escreveu a Bíblia?

Mensagem não lida por Vega »

Poxa, antes de ler esse tópico, eu nunca tinha imaginado que a Bíblia tinha passado pela alteração de TANTAS mãos assim!
Realmente, agora começo a perceber que muitas pessoas tinham razão ao me dizerem que a Bíblia não tinha sido escrita por Deus, mas pelos homens!

Impressionante isto! Excelente artigo!

Antes já não acreditava mais na Torre.
Agora, NÃO ACREDITO MAIS NA BÍBLIA!

:9 :9 :9
Avatar do usuário
AGNOSTICO
Forista
Forista
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2008 18:08
Localização: fortaleza

Re: Quem escreveu a Bíblia?

Mensagem não lida por AGNOSTICO »

AGNOSTICO, voce não crê em DEUS por causa destes questionamentos sobre a inspiração divina????

Elza tambem, mas esses são só alguns dos motivos , pois existem mais motivos para não se acreditar em tal livro do que para acreditar nos seus absurdos embasado apenas por fé .
"O pensamento sobrenatural no adulto é o resíduo dos erros conceituais da infancia que não foram devidamente eliminados".
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Quem escreveu a Bíblia?

Mensagem não lida por kooboo »

A biblia seria mais util, se lá no passado Deus tivesse ensinado a humanidade a ferver e filtrar a agua antes de usa-la, se tivesse explicado sobre germes e infecções contagiosas, se tivesse explicado o Pi corretamente, se dissesse que ficar no sol demais causa cancer de pele. Seria bom se instruisse a humanidade a não escravizar, respeitar e haver igualdade entre sexos e raças. Se a humanidade soubesse coisinhas assim, 5000 anos atrás, imaginem onde estariamos hoje?
Imaginem se a biblia ao invés de dizer que a terra é um círculo, dissesse que é uma ESFERA e que gira em torno do Sol. E se a biblia falasse sobre um Deus amoroso, que se importa com a humanidade desde os tempos primordiais, se o Deus de Josué o instruisse a evangelizar o povo de Jericó... teria sido muito melhor.
Hoje não estariamos chamando Jeová de "deus tribal".
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
fernanda
Forista
Forista
Mensagens: 371
Registrado em: 22 Jun 2010 14:28

Re: Quem escreveu a Bíblia?

Mensagem não lida por fernanda »

É verdade Kooboo!! Deus com toda a sua onipotência também poderia ter dado uma ajudinha naqueles primórdios tempos para erradicar a lepra.. Com sua inspiração divina, quem sabe, poderia incultir nos humanos que não menosprezassem os leprosos e sim desse a fórmula da cura.. Mas pelo que já li, ele preferiu disseminar o ocultismo por meio de "simpatias" muito similares as que muitas pessoas superticiosas usam até os dias de hoje... Como exemplo: Pular São Longuinho 3 vezes...Talvez deus quis dar um tempo ( vários séculos ) enquanto milhares de pessoas eram acometidas desse mal, quem sabe para que a ciencia depois de várias pesquisas fizesse o seu papel.. Se eu não estou errada, até o início do século passado ainda havia muita gente com essa doença..

Abaixo a simpatia de deus para curar a lepra na bíblia:
Arrume dois pássaros. Mate um. Molhe o pássaro vivo no sangue do morto. Espirre o sangue no leproso sete vezes, e então solte o pássaro vivo no campo. Depois ache dois cordeiros e mate-os. Esfregue um pouco de seu sangue na orelha direita do paciente, no dedo polegar, e no dedo polegar do pé. Espirre óleo sete vezes e esfregue um pouco do óleo na orelha direita dele, no dedo polegar e no dedo polegar do pé. Finalmente, arrume um par de pombas. Mate uma. Molhe a ave viva no sangue da morta e espalhe pela casa. [Levítico 14:2-52]

E dizer que eu tinha uma tia que nunca tinha se interessado em ler tal livro, e toda vez que alguém TJ ia pregar a ela, a resposta era sempre a mesma : "Como eu vou me guiar pela bíblia? Quem escreveu isso aí foi homens" E eu mesma que questionava a bíblia em muitas coisas, achava que minha tia era uma alienada por não crer... Alienada era eu.. Tadinha de mim!
Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 84 visitantes