"Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

"Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Poltergeist »

Por Felipe Neto

God’s Will – ou – “Vontade de Deus”, é um pensamento da era medieval, imposto numa sociedade onde a principal regra era o temor a uma crença monoteísta. O medo, o receio do castigo, a vida baseada na unidade bilateral: o certo e o errado, o sacro e o pecaminoso, o que levará para o céu e o que te levará para o inferno.

Era preto ou branco, inexistindo as inúmeras e infinitas variações de cinza. As verdadeiras interpretações da vida.

Baseados na expressão: “God’s Will”, o homem guerrilhou, matou, trucidou, invadiu, estuprou, condenou e marcou para sempre a história da humanidade. Mas sempre sob a vontade de Deus. E eu pergunto: que Deus é este?

Os séculos se passaram e, em grande parte graças ao Renascimento, o homem deixou de viver em temor pleno e exclusivo a Deus, para tornar-se mais antropocentrista, ou seja, baseado na própria existência humana. Maravilhado com seu próprio corpo, suas formas e sua maneira de pensar, independentemente da existência de Deus, pois afinal, temos o livre arbítrio.

Pois bem.

Não sei exatamente a linha tênue que marcou novamente como o período em que o povo ocidental voltou a ter uma fé cega e inexplicável. Porém, cada vez mais vemos o ideal “God’s Will” voltando com força pra cima da sociedade cristã.

Meu filho morreu: Vontade de Deus.
Minha namorada engravidou: Vontade de Deus.
Choveu: Vontade de Deus.
Secou: Vontade de Deus.
Estou com câncer no ânus: Vontade de Deus.
Estou lendo este post: Vontade de Deus.
Um cidadão pegou uma faca durante a madrugada, esfaqueou minha filha recém nascida dezoito vezes na cabeça e em seguida fez sexo com seu cadáver: Plano de Deus.

NÃO!

Há pouco tempo ouvi este terror: “O tsunami foi enviado por Deus como castigo para aquela sociedade pecaminosa”.

Meu Deus…

Quanto mais nos deixamos dominar por este tipo de ideia, mais regredimos em pensamento para o período medieval. Em breve, as guerras serão justificadas, a Faixa de Gaza se tornará pura e santa, as atrocidades serão sempre uma obra do Diabo, mas permitidas por Deus.

Será possível imaginar, somente por cinco segundos, que se Deus realmente criou o homem e tudo ao seu redor, ele o fez de forma que os acontecimentos ocorreriam independentemente de sua intervenção?

Que valor possui o livre arbítrio, se as resultantes são sempre aquelas definidas pelo poder superior?
Adianta escolher, viver e existir, se na realidade todos os atos seus e ao seu redor não são resultados de escolhas humanas?

Como Deus poderia ser estupidamente sanguinário, a ponto de matar milhões de inocentes, em busca de sustentar um argumento, consolidar uma ideia, provocar o pânico humano. Ou, como muitos afirmam: Testar a fé. Que tipo de ideal de teste de fé é este, que sacrifica crianças, animais e safras de alimentos, tudo para verificar se a fé do testado não deixar-se-á abalar.

Não faz sentido.

No livro de Jó, presente na Bíblia Sagrada, Deus permite que o Diabo mate sete rapazes e três moças, todos filhos de Jó, além de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas. Tudo para provar que a fé de Jó não se abalaria.

Pois eu novamente pergunto: Que Deus é este?!
Morreria você, agora, depois de todos os anos vividos e sonhos a realizar, somente para que a fé de seu pai fosse testada? Ah, eu chegaria lá em cima com muitas argumentações.

Mas, afinal, se Deus realmente é este facínora assassino, que mata e tortura psicologicamente em busca da fé cega, então com certeza acabarei no inferno, pois Neste não depositarei minha fé.

Até lá, minhas esperanças reinam na metáfora interpretativa da Bíblia. E, acima de tudo, na idéia de que a morte ou sobrevivência é uma resultante humana, assim como a chuva cai por força da natureza e os terremotos abalam por única e exclusiva falha nas placas tectônicas.

E se Deus ficou revoltado com este post e realmente for o que muitos fiéis pregam, acreditem, não viverei para o próximo. Ou então minha família morrerá como punição.

FONTE: http://controleremoto.tv/blog/2009/01/que-deus-e-esse/
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: "Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Mensagem não lida por kooboo »

pre determinismo é mais uma desculpa de quem não tem explicação aos fatos, ou não os quer aceitar como algo humano ou catastrofe natural.
Quem aplica esse tipo de discurso quer apenas impor o medo - "todo o mal provem de Deus como castigo, se voce esta sendo castigado é culpa de seus atos pecaminosos" ou, se voce é bom e sofre "voce esta sendo melhorado".
Enfim, tudo se resume a uma ignorancia ou cegueira de não querer ver que -
Variações climaticas causas chuvas e enchentes.
Movimento nas placas tectonicas causam terremotos.
Baixa imunidade fisiologica nos torna suscetiveis a doenças.
O ser humano comete maldades por doenças ou loucuras.
A pessoas morrem porque adoeçem, acidentam ou envelhecem.

Como diria Robin, o menino prodigio - "Santa ignorancia Batman!"
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
jositars
Forista
Forista
Mensagens: 943
Registrado em: 21 Jun 2010 12:28
Localização: Salvador-Bahia

Re: "Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Mensagem não lida por jositars »

As pessoas fazem escolhas e tem que arcar com as consequências dessas escolhas. Simples assim.

Por ex. : Se não coloca uma grade de proteção na janela de seu apart, digamos, no quinto andar, e tem filho pequeno, então, a criança pode cair e morrer, os pais são os responsáveis e Deus não tem nada a ver com isso.

Agora, em certo ponto, eu creio que Deus "brinca" um pouco com nós, naquelas questões profundas - onde nossas mentes não encontram lógica em respostas - ou parece-nos - sem nenhuma lógica. Nesse ponto, sinto a humanidade como marionete nas mãos de Deus.

Agora, dizer que fulano morreu ou viveu porque Deus quis é bobagem, Deus pode até interceder, se Ele quiser, mas não é a regra.

Geralmente vejo em noticiários depois de algum acidente com vítimas fatais, alguém dizer, fulano escapou graças a Deus! Eu me pergunto: E todos os outros que morreram? Foi Deus quem matou? Porque Deus não salvou aqueles também? Com tantas crianças porque Deus não salvou a todas? Qual é o critério de Deus para interceder a favor de um ou de outro?

Não! As coisas - muitas coisas acontecem naturalmente, nos casos de acidentes muitas vezes é imperícia, desatenção, falta de manutenção, estradas ruins etc, e às vezes, algumas vezes, Deus intercede a favor de alguns.

Tenho longas conversas unilaterais com DEUS sobre esse assunto, sempre a perguntar: Se intercede algumas vezes, como acredito, qual é o critério para que interceda a favor de alguns?

Esse é o ponto - não temos resposta lógica - a humanidade como marionete de Deus - não é ser "bom" . Definitivamente esse não é o critério.

O relato em Jó onde são mortos seus dez filhos, com a permissão de Deus - outro ponto onde não cabe a lógica - ficamos pensando: Deus! Alguém poderia viver depois de perder todos os seus filhos!!!! Mesmo que tivesse outros, alguém esqueceria aqueles filhos? Poderia ser feliz de verdade?
Livres! O respeito ao próximo e a nossa consciência são os únicos limites!
Avatar do usuário
CAIO
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Jan 2010 09:24

Re: "Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Mensagem não lida por CAIO »

Uma vez ouvi um TJ dizendo que as secas no nordeste do Brasil é castigo de Deus, porque os nordestinos são muito Idólatras com respeito ao Padre Cícero.

(que barbaridade)



"Deus sabe o que faz"
"Quando chega a hora de Deus chamar, não tem jeito"
"O tempo dele nessa terra esgotou, está agora junto de Deus"
Esses argumentos não consolam ninguém!!!

Tem idiotas que ainda dizem:
"Deus me ajudou a superar a morte do meu filho, por isso eu agradeço muito ao Senhor.
Agora não questiono mais a vontade Dele"


Os TJ não dizem que é a vontade de Deus.
Só dizem que Deus permite.
Mudou alguma coisa??? Ele ainda continua Cruel e Sanguinário - se existir.
Jesus veio para nos salvar do pecado e ainda existe pecado.
Thor veio para nos salvar dos gigantes de gelo....... E acho que está sendo eficaz.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: "Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Jerry »

Sem contar que esses supostos testes de fé ao qual todos os humanos estariam em tese submetidos é muito desigual. Por que alguns são testados apenas com alguma coisa trivial, enquanto outros padecem sob catástrofes?

Sim, o" acaso e o imprevisto" sobrevém a todos. Inclusive ao próprio deus.

Repito: eu não acreditaria num deus que se ofendesse por eu não acreditar nele.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
Adriano
Forista
Forista
Mensagens: 666
Registrado em: 18 Mai 2009 14:56

Re: "Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Adriano »

Creio que longe de ser um ensino ou conceito religioso mau, essas atitudes reflitam mais uma transferencia de responsabilidade, afinal, quando lidamos com o que está fora do nosso controle, quando enfrentamos situações as quais não temos resposta ou não queiramos encarar por aquilo que elas realmente são, colocamos como designio, vontade divina, pois nos fornece uma resposta e respondendo aquietamos a alma. No fim, apesar de ser subterfugial, não deixa de ser em alguns casos uma forma menos dolorosa de encarar as coisas.
Tudo é questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo
Avatar do usuário
CAIO
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Jan 2010 09:24

Re: "Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Mensagem não lida por CAIO »

Para muitos: Tudo é da vontade de deus
Para os TJs: Tudo é provação do diabo para desviá-las da organização
Jesus veio para nos salvar do pecado e ainda existe pecado.
Thor veio para nos salvar dos gigantes de gelo....... E acho que está sendo eficaz.
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: "Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Mensagem não lida por Jerry »

Deus é um cara gozador
Adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo
Tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado
Me botar cabreiro
Na barriga da miséria
Eu nasci brasileiro
Eu sou do Rio de Janeiro

Diz que deu
Diz que dá
Diz que Deus dará
Não vou duvidar, oh nega
E se Deus não dar
Como é que vai ficar, oh, nega?
"ao Deus dará" , "ao Deus dará"

Diz que deu
Diz que dá
Diz que Deus dará
Não vou duvidar, oh nega
E se Deus negar
eu vou me indignar e chega
Deus dará , Deus dará


"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar do usuário
CAIO
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Jan 2010 09:24

Re: "Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Mensagem não lida por CAIO »

Pensando assim, as pessoas chamam deus de cruel.
Uma criança morreu: É a vontade de deus.

Então deus orientou o assassino a violentar repetidas vezes
a criança e depois matá-la a golpes de marreta?

Como deus punirá tal assassino?
Não deve puní-lo, mas sim abençoá-lo por ter feito Sua vontade - matar a criança.


Deus não é cruel. Para ser cruel ele deveria existir.
Jesus veio para nos salvar do pecado e ainda existe pecado.
Thor veio para nos salvar dos gigantes de gelo....... E acho que está sendo eficaz.
Avatar do usuário
CAIO
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Jan 2010 09:24

Re: "Deus quis assim" — Que Deus é esse?

Mensagem não lida por CAIO »

Vou repetir um outro post meu, desculpem, mas achei apropriado:

DEUS CAUSA O SOFRIMENTO OU O PERMITE??

Vejam estes versículos:
Jó 1:21
Jó dizendo: "Nú saí do ventre de minha mãe e Nu voltarei pra lá
o próprio Jeová deu, o próprio Jeová Tirou"


Assim Jó pensava ser Jeová o causador do seu sofrimento, correto?
Todos dizem que Jó estava enganado, mas mesmo assim se manteve fiel.
Será que ele estava enganado? Olhem o versiculo seguinte!


Jó 1:22
...."Jó não pecou e Não atribuiu a Deus algo impróprio"


Ué... não era impróprio dizer que deus estava causando aquilo tudo?
Se Jó não atribuiu a deus algo impróprio, então era deus mesmo quem matara os filhos de Jó e fizera suas posses serem destruídas ou saqueadas.
Então Jó estava certo quando disse que foi Jeová quem tirou tudo dele
é o que diz o versiculo 22
!!!!


Só pra mostrar nem os escritores da bíblia tinham certeza do que estavam escrevendo e do deus que estavam servindo
Jesus veio para nos salvar do pecado e ainda existe pecado.
Thor veio para nos salvar dos gigantes de gelo....... E acho que está sendo eficaz.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Moonwalker e 92 visitantes