PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Mensagem não lida por wlifeson »

Boa tarde amigos do forum, estou amando o forum desde que entrei, aqui realmente passei a ter mais a conviccao do que na verdade ja sabia, que a STV e o CG nao basta de uma farca!

No entando, fui criado dentro desta "organizacao" e sempre ouvi muito blah blah blah do que e certo e do que e errado, no que tange a lutas, artes marciais etc. Eu e minha esposa sempre gostamos muito das artes marciais, mas sempre fomos barrados pois de acordo com "publicacoes" ou seja "o que o CG manda" e errado pois o cristao entraria praticando a violencia.

Eu nao penso assim, pois pelo que sei e aprendi um pouco, as artes marciais servem para muita coisa alem de se defender!
Minha esposa ainda vive cega no mundo da "organizacao". Ela me pediu para pesquisar se realmente e errado ou nao, dependendo de minha pesquisa ela fara comigo!

O que voces acham no ponto de vista de voces, levando em conta que a maioria ainda esta dentro da Torre.
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8406
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Mensagem não lida por sidhiresus »

Bom, sou apaixando por Artes Marciais, corre até lágrimas falando disso.

Quando comecei a estudar com as tjs pesquisei bastante nas publicações, corri o indice feito doido procurando menções. A capoeira, devido a principalmente sua origem africana e as músicas, isso eu sei e ja vi materia do CG desanconselhando.

Vejamos o que os senhores do Brooklyn pensam e obrigam:
A Bíblia diz também: “Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens.” (Romanos 12:18) A aplicação destes princípios na nossa vida influi também na nossa atitude para com outras formas de luta. Estas incluem as artes marciais, tais como o judô, o caratê e o quendô, bem como o pugilismo e a luta romana. Embora essas atividades sejam classificadas como esportes, encaramos a participação nelas como treinamento com o objetivo de lutar contra outros ou feri-los. As Testemunhas de Jeová, portanto, não participam em tais atividades combativas. Embora os jovens Testemunhas peçam ser dispensados da participação nelas, de bom grado cooperam no que for possível com outros programas de educação física no período escolar.
Eu dou e dei risada quando vi essas coisas escrita nas publicações, vejam que eles encaram, ou seja, pura e simples opinião pessoal deles, é a mesma coisa quando se vai pesquisar para ver o que eles acham da hipnose.
Os Jovens Perguntam . . .
Devo aprender defesa pessoal?
“Há uma gangue terrível na escola”, diz Jessé. “Se eles o encontram no corredor e querem seu tênis, sua jaqueta ou até mesmo sua calça, eles levam. Se fizer queixa deles, eles o pegam outra vez.”
A VIOLÊNCIA faz parte do cotidiano de muitos jovens. A revista USA Today disse: “Cerca de um entre cada cinco alunos do segundo grau anda armado com revólver, faca, estilete, porrete ou outras armas. Muitos os levam para a escola.” Um adolescente chamado Jairo sabe disso por experiência própria. “Nossa escola foi a primeira [da cidade de Nova York] a ter detectores de metal”, diz, “mas isso não impediu os alunos de ter facas e armas de fogo. Não sei como eles conseguem entrar com elas, mas conseguem.”
É compreensível que a possibilidade de ser agredido leve muitos jovens a pensar em como se proteger. A jovem Lola comenta: “Depois que mataram uma moça da minha escola a facadas para roubar seus brincos, a escola começou a dar cursos de defesa pessoal. Quase todo mundo se matriculou.” Outros jovens recorrem a sprays com produtos químicos e outras armas. A questão é: será que os métodos de defesa pessoal protegem mesmo?
Artes marciais
Aparece a toda hora na televisão: mestres de artes marciais pulando no ar, chutando e socando com a graça de um bailarino. Em segundos, os vilões estão inertes, estatelados no chão. Incrível! As artes marciais parecem o que há de melhor em matéria de proteção. Só que a realidade não é bem como nos filmes. Um lutador de caratê, com anos de experiência, disse: “Basta um tiro. Se a pessoa, a uma certa distância, tiver uma arma, você não tem nenhuma chance. E se você não tiver espaço para se mexer, então não dá para fazer grande coisa.”
Entenda, também, que para se tornar hábil nas artes marciais, é preciso investir um bom dinheiro e anos de prática estrênua. E a menos que continue a praticar, num piscar de olhos poderá ficar fora de forma e perder a agilidade de dar aqueles golpes graciosos, o que é muito perigoso. O mesmo vale para outras técnicas de defesa pessoal, como o boxe. Além disso, a reputação de saber lutar pode atrair atenção indesejada. Arruaceiros podem querer lutar com você só pelo prazer do desafio.
Há um perigo ainda maior em aprender artes marciais. Uma reportagem na revista The Economist declarou recentemente: “A maioria das artes marciais, se não todas, estão inseparavelmente ligadas às três religiões principais do leste asiático: o budismo, o taoísmo e o confucionismo.” Outra fonte acrescenta: “Tudo no caratê — cada movimento, cada sentimento — pode ser relacionado com algum preceito do zen.” Zen é uma seita do budismo que enfatiza a meditação religiosa. Essas raízes religiosas representam um sério problema para os cristãos em vista do que a Bíblia diz em 2 Coríntios 6:17: “‘Portanto, saí do meio [dos adoradores do que é falso], e separai-vos’, diz Jeová, ‘e cessai de tocar em coisa impura’.”
Aqui sobre a capoeira:
Capoeira — dança, esporte ou arte marcial?
Do redator de Despertai! no Brasil
“O equilíbrio e flexibilidade das acrobacias; a beleza e intensidade da dança; a velocidade e astúcia da luta; e os ritmos da música.”
Foi assim que certo escritor definiu a essência da arte brasileira chamada de capoeira. De acordo com outro escritor, a capoeira se tornou “um fenômeno verdadeiramente global”.
O coreógrafo e pesquisador Edward Lunda a chama de “mistura ímpar de dança, arte marcial, jogo e ritual”. The New Encyclopædia Britannica a descreve como uma “dança folclórica”. Como se joga capoeira? Os participantes e observadores formam uma roda; no centro “dois homens se enfrentam simulando os golpes e os movimentos de defesa da ‘luta’ ao ritmo do berimbau, um instrumento musical em forma de arco”.
Apesar de haver muito debate sobre as origens da capoeira, a maioria dos pesquisadores acredita que suas raízes estão nas danças e rituais de tribos africanas. As evidências indicam que chegou ao Brasil durante a época do tráfico de escravos. Apesar dos donos de escravos imporem restrições à cultura africana, os escravos continuaram por décadas a praticar a capoeira.
Quando a escravidão foi abolida no Brasil, em 1888, “os escravos recém-libertos não encontraram seu lugar na então existente ordem sócio-econômica”, diz um escritor brasileiro. Em resultado disso, muitos ex-escravos se juntaram a gangues e a capoeira tornou-se uma forma violenta de luta de rua. Armados com facas e porretes, essas gangues aterrorizavam a vizinhança.
O jornal Planet Capoeira admite que esse tipo de dança de rua era “violenta”. O jornal explica: “Os professores de capoeira eliminaram todos os belos movimentos que não seriam muito úteis em lutas reais. Por exemplo, os chutes eram mais baixos e direcionados ao corpo em vez de à cabeça. As mãos eram usadas de várias maneiras para distrair ou para golpear o corpo ou os olhos. Não havia música, cambalhotas nem acrobacia, exceto as que serviam para o combate.” Portanto, não é de admirar que a capoeira tenha sido proibida no país em 1890. Os capoeiras sentenciados estavam sujeitos a prisão, a receber até 300 chicotadas e podiam até ser deportados.
Na década de 30, Manuel dos Reis Machado, conhecido nas rodas de capoeira como mestre Bimba, abriu uma academia para ensinar a arte. É claro que, visto a capoeira ainda ser ilegal, ele foi cuidadoso não declarando publicamente que ensinava capoeira. Em 1937, depois da aprovação do presidente brasileiro, Getúlio Vargas, a capoeira ganhou o status de esporte autenticamente brasileiro. Estima-se que 2,5 milhões de brasileiros atualmente pratiquem a capoeira e ela é ensinada em muitas instituições públicas tais como escolas, universidades e academias militares.
Dança folclórica ou arte marcial?
Apesar de a capoeira ter movimentos parecidos aos de uma dança, muitos ainda a classificam como arte marcial. Augusto, que aprendeu capoeira com seu pai, está convencido de que “apesar de ser um tipo de dança ela incentiva a violência e viola os princípios de paz e amor”. Ele observa: “Seria fácil usar a capoeira para machucar alguém num momento de raiva.” Mesmo quando os participantes tentam evitar o contato físico, um movimento errado pode resultar em grave ferimento.
Muitos também percebem que a capoeira tem fortes traços religiosos. Pedro Moraes Trindade, um mestre de capoeira no Estado da Bahia, Brasil, a descreve como “uma fusão entre corpo e mente”. Diz ainda: “Reduzir a capoeira a esporte é diminuir sua história e filosofia.” Edmilson, que praticou capoeira por oito anos em Niterói, Rio de Janeiro, observa: “Algumas chulas [músicas introdutórias] e rituais associados à capoeira estão obviamente relacionados com o espiritismo.”
Uma análise cuidadosa dos princípios bíblicos levou Edmilson e Augusto, já citados, a deixar de jogar capoeira. Eles concluíram que sua saúde espiritual e física era muito preciosa para ser colocada em risco. Apesar de antes gostarem do ritmo contagiante e dos belos movimentos da capoeira, chegaram à conclusão de que ela é incompatível com a Bíblia, que nos ensina a ‘não aprender mais a guerra’. — Isaías 2:4.
ELLIPSIS

Re: PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

wlifeson escreveu: Minha esposa ainda vive cega no mundo da "organizacao". Ela me pediu para pesquisar se realmente e errado ou nao, dependendo de minha pesquisa ela fara comigo!

.
Bom não querendo fugir do seu Tópico, mas me parece e em relação a outro tópico que postou sua esposa está mudando sua maneira de entender a sua posição, ou será que eu estou pensando errado.
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

Re: PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Mensagem não lida por wlifeson »

Ola Ellipsis, realmente o CG vive bombardeando com coisas que eles pensam, quanto a sua ultima pergunta, minha esposa nao mudou minha posicao, eu estou dentro da organizacao "ainda" por que amo minha familia e nao queria perde-los... como voce mesmo ja havia me aconselhado, o jeito e ter muita paciencia e esperar que um dia ela abra os olhos...

bem voltando ao topico, o que ela pediu era pra pesquisar se e ou nao errado, ou seja, ela me disse que se for assunto de consciencia, sem problemas ela faria aulas comigo, pois a consciencia dela nao pesa por isso. Se for "norma" "lei" do CG, ela nao fara.!

Eu independente, farei aulas de Krav Maga.
Avatar do usuário
timoneiro
Forista
Forista
Mensagens: 225
Registrado em: 03 Mai 2010 14:19
Localização: Tatooine

Re: PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Mensagem não lida por timoneiro »

Caro wlifeson

Se você é batizado deve atentar para as orientações que a Torre forneceu aos anciaõs no KS-77. Este livro é um manual secreto dos anciãos usados nas comissões judicativas. Conheço bem o livro, pois fui ancião por quase 20 anos.

Praticar ou não artes marciais NÃO é questão de consciencia e pode levar à desassociação. Veja o que o KS diz na pag. 141-2:

"Um irmão seria desqualificado como ancião, servo ministerial ou pioneiro, caso se dedicasse ao estudo e à prática de tais artes marciais. Uma pessoa que publicamente defendesse tais práticas seria tratada de acordo com 2Tessalonicenses 3:13-15. Como no caso de uma pessoa que empreendesse o pugilismo profissional e continuasse em tal proceder, ela seria expulsa da congregação. (w81 1/12 p.31)

Eu também gosto e pratico kung Fu, mas estou afastado há muitos anos.

Portanto, se deseja manter-se associado, é bom pensar!

Abraço
A mente que se abre para alguma coisa nova, nunca mais será a mesma - Albert Einstein
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Mensagem não lida por kooboo »

wlifeson escreveu:Boa tarde amigos do forum, estou amando o forum desde que entrei, aqui realmente passei a ter mais a conviccao do que na verdade ja sabia, que a STV e o CG nao basta de uma farca!

No entando, fui criado dentro desta "organizacao" e sempre ouvi muito blah blah blah do que e certo e do que e errado, no que tange a lutas, artes marciais etc. Eu e minha esposa sempre gostamos muito das artes marciais, mas sempre fomos barrados pois de acordo com "publicacoes" ou seja "o que o CG manda" e errado pois o cristao entraria praticando a violencia.

Eu nao penso assim, pois pelo que sei e aprendi um pouco, as artes marciais servem para muita coisa alem de se defender!
Minha esposa ainda vive cega no mundo da "organizacao". Ela me pediu para pesquisar se realmente e errado ou nao, dependendo de minha pesquisa ela fara comigo!

O que voces acham no ponto de vista de voces, levando em conta que a maioria ainda esta dentro da Torre.
Vou lhe contar um argumento que usei com um estudante que eu tinha, o rapazinho tinha aulas de kung fu com objetivo de melhorar a concentração.
por fim chegamos naquela parte do livro que trazia o texto - "O treinamento corporal é proveitoso para pouca coisa". O livro (nem lembro qual mais) trazia algum comentario negativo sobre esse tipo de pratica.
Eu preferi raciocinar com ele dentro da biblia - Veja o que Paulo disse "O treinamento corporal é proveitoso para POUCA COISA" - pouca coisa significa que há um proveito, pequeno, mas há! no teu caso, te ajuda na disciplina e na concentração, faz bem a tua mente e corpo. Isso é proveitoso. Portanto, não é para voce parar, mas para voce saber como utiliza-lo na tua vida, e nao colocar este tipo de treinamento como a coisa principal na tua vida. A recomendação de Paulo visa o equilibrio, que a pessoa tenha em mente as coisas espirituais como sendo as principais. Mas devemos por isso, esquecer da saude fisica? Mais uma vez, vale lembrar que Paulo não disse "o treinamento corporal deve ser evitado pois nao serve para nada".
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

Re: PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Mensagem não lida por wlifeson »

kooboo, realmente um bom argumento!

Agora em relação ao comentario do Timoneiro, o KS dos anciãos da a regra do que você fazer com sua vida? afffffffffffffffe.
Suponhamos que eu e minha esposa comece a fazer aulas, j até vimos uma academia onde ministra as aulas, e alguém nos vê, o que poderiamos argumentar?
Avatar do usuário
timoneiro
Forista
Forista
Mensagens: 225
Registrado em: 03 Mai 2010 14:19
Localização: Tatooine

Re: PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Mensagem não lida por timoneiro »

wlifeson escreveu:kooboo, realmente um bom argumento!

Agora em relação ao comentario do Timoneiro, o KS dos anciãos da a regra do que você fazer com sua vida? afffffffffffffffe.
Suponhamos que eu e minha esposa comece a fazer aulas, j até vimos uma academia onde ministra as aulas, e alguém nos vê, o que poderiamos argumentar?

Respondendo sua pergunta:

Infelizmente, se você ainda não percebeu, a Torre controla SIM a vida de todas as TJs, nos mínimos detalhes. Ela diz onde você pode trabalhar, o quanto estudar, o que vestir, a diversão, com quem casar, tratamentos de saúde, o que ver na tv, filmes, amizades, enfim, TUDO MESMO. Esse é um dos principais motivos da saída de muitos, inclusive a minha. Ele é um guia que orienta os anciãos a decidir se desassociam ou não alguém. Se tiver dúvida, pergunte a algum ancião de sua congregação.

Mas há brechas nele e os anciãos são tão manipulados que só sabem seguir o que está escrito no KS. Eles seguem exatamente o que está escrito. Assim, a saída é fazer o mesmo.

Repare o que ele diz: se alguém pratica artes marciais e for servo ou ancião perderá o privilégio. Se esse for o seu caso, você perderá seu cargo, mas pode não ser desassociado.

Se voce se tornar um lutador profissional será desassociado.

Se você defender publicamente essa práica, incentivando outros, será tratado conforme 2Tessalonicenses 3:13-15, ou seja, seria tomado "nota" de seu nome, como sendo uma pessoa perigosa na congregação.

No entanto, na pag. 141 o manual ainda diz:
Caso seja atacado, o cristão poderia desviar os golpes ou até mesmo escapar por temporariamente incapacitar o atacante.

Assim, caso descubram que você está praticando artes marciais, poderá argumentar que não sabe se defender. Está aprendendo o suficiente apenas para se defender e desviar dos golpes, afinal, o estilo Krav Maga faz uso da força do oponente contra ele mesmo.

Portanto, minha sugestão é que você não comente com ninguém que está praticando a luta. Ninguém precisa saber disso. Não divulge isso e nem defenda a prática da luta.

Caso os anciãos descubram, poderá argumentar que não está violando as orientações, mas apenas procurando se defender, e que para isso, decidiu tomar algumas aulas. Não comente que leu isso no KS, pois os publicadores não tem acesso ao KS. Se os anciãos insistirem, peça que lhe mostrem por escrito essa orientação da Associação. Com eles só é possível lidar assim: VALE O QUE ESTÁ ESCRITO. Não aceite opiniões pessoais.

Portanto, a menos que se torne um lutador profissioanal é bem provável que não seja desassociado.

Mas atenção: se tomarem "nota" de sua pessoa, é quase certo que tirarão os privilégios menores, como participar na Escola, comentar, fazer demonstrações na tribuna e semelhantes. Se isso não for importante para você então não há problemas, mas se for, você deve fazer uma escolha: praticar a luta e arcar com as consequencias ou não lutar para manter os privilégios.

Espero ter ajudado. Boa decisão.
A mente que se abre para alguma coisa nova, nunca mais será a mesma - Albert Einstein
Avatar do usuário
wlifeson
Forista
Forista
Mensagens: 1440
Registrado em: 07 Jun 2010 13:24
Localização: São Paulo

Re: PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Mensagem não lida por wlifeson »

Realmente Foi de grande ajuda, para mim nada disso tem importância uma vez que não tenho privilegio alum. Pra falar a verdade estou louco para sair , mas pela minha família ainda tenho que engolir sapos e elefantes.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: PRATICA DE ARTES MARCIAIS

Mensagem não lida por Pássaro »

Tive vontade de aprender, mas a proibição veio logo á tona:" O "cristão" não se envolve com esssas coisas...!
Controle total!
O barco da torre tá afundando?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 375 visitantes