Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Tito1onze
Forista
Forista
Mensagens: 297
Registrado em: 05 Nov 2008 16:27

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Tito1onze »

Mais uma Alteração estou colocando com respeito aos que nunca viram tais alterações, e coloco algumas Traduçoes da biblia de algumas datas. está em 1º Timóteo 3:16, já adianto que este texto é somente encontrado na versão Almeida CORRIGIDA e Fiel tenho uma Almeida Revista e Atualizada e Almeida Revista e Corrigida (ao todo 3 Versões Almeida em particular prefiro a CORRIGIDA E FIEL) e também como já disse antes tenho UMA TNM 1961 inglesa 1967 brasileira da capa verde (raridade).

Uma vez disse eu a um Tj que tinha a Almeida CORRIGIDA E FIEL, ele ironizando perguntou-me: Fiél a que ?? e deu gargalhadas, como percebi a intenção de desmerecimento com relação a versão Almeida, disse eu a ele que também possuia uma TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO DAS ESCRITURAS Sagradas , automaticamente perguntei a ele :
Tradução do NOVO MUNDO das Escrituras ...QUAL MUNDO ??? Sua gargalhada cessou na hora e até hoje não obtive resposta de que NOVO Mundo é ESSE?

voltando para alteração em 1ºTimoteo 3:16 a qual já apresentei Atos 20:28 e Tito 2:13

vejamos :

versão Almeida CORRIGIDA E FIEL
1ºTimoteo 3:16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

Versão: Spanish: Reina Valera (1909)
1 Timóteo 3:16 Y sin cotradicción, grande es el misterio de la piedad: Dios ha sido manifestado en carne; ha sido justificado con el Espíritu; ha sido visto de los ángeles; ha sido predicado á los Gentiles; ha sido creído en el mundo; ha sido recibido en gloria.

Versão: Spanish: Sagradas Escrituras (1569)

1 Timóteo 3:16 Y sin falta, grande es el misterio de la piedad: Dios se ha manifestado en carne; ha sido justificado con el Espíritu; ha sido visto de los Angeles; ha sido predicado a los gentiles; ha sido creído en el mundo; ha sido recibido en gloria.

Versão: English: King James Version
1 Timóteo 3:16 And without controversy great is the mystery of godliness: God was manifest in the flesh, justified in the Spirit, seen of angels, preached unto the Gentiles, believed on in the world, received up into glory.

Versão: English: Young's Literal Translation 1 Timóteo 3:16 and, confessedly, great is the secret of piety -- God was manifested in flesh, declared righteous in spirit, seen by messengers, preached among nations, believed on in the world, taken up in glory!

Versão: Original Hebreu/Grego Transliterado
1 Timóteo 3:16 kai omologoumenôs mega estin to tês eusebeias mustêrion a=os tsb=theos ephanerôthê en sarki edikaiôthê en pneumati ôphthê aggelois ekêruchthê en ethnesin episteuthê en kosmô a=anelêmphthê tsb=anelêphthê en doxê

Versão: German: Luther (1912)
1 Timóteo 3:16 Und kündlich groß ist das gottselige Geheimnis: Gott ist offenbart im Fleisch, gerechtfertigt im Geist, erschienen den Engeln, gepredigt den Heiden, geglaubt von der Welt, aufgenommen in die Herrlichkeit.

Versão: Italian: Giovanni Diodati Bible (1649)
1 Timóteo 3:16 E senza veruna contradizione, grande è il misterio della pietà: Iddio è stato manifestato in carne, è stato giustificato in Ispirito, è apparito agli angeli, è stato predicato a´ Gentili, è stato creduto nel mondo, è stato elevato in gloria


Colossenses 1:15 "o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;"

Este versículo é usado para afirmar que Jesus foi o primeiro ser a ser criado por Jeová. Alegam que como Jesus é o primogênito de toda criação, ele é o primeiro a ser criado em toda a criação. Se nós analisarmos a fundo o versículo, concluiremos algo completamente diferente. Se o termo primogênito significa o primeiro a ser criado, então Jesus foi criado pela criação!

Por exemplo:

Felipe é o primogênito de Marcelo. Marcelo foi quem gerou Felipe.
João é o primogênito de Cláudio. Cláudio foi quem gerou João.
Jesus é o primogênito de toda criação. Toda a criação foi quem gerou Jesus.
Pode-se ver assim a inconsistência do argumento.

a TORRE e seus malabarismos como disse nosso amigo Diegão .

Continuo CONTRA os ensinos da TORRE .Att Tito em contrapartida respeito a todos que ainda crêem nos seus ensinos.
...fazei TUDO em NOME do Senhor Jesus, ... Colossenses 3:17
AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ CUIDE PARA QUE NÃO CAIA 1º CORÍNTIOS 10:12...DEUS TEM MISERICÓRRRDIA DE nós.
Avatar do usuário
Tito1onze
Forista
Forista
Mensagens: 297
Registrado em: 05 Nov 2008 16:27

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Tito1onze »

Mas o ajudador, o espírito santo, que o Pai (((JEOVÁ)))enviará em meu nome(((JESUS))), esse ((( O ESPÍRITO SANTO))) vos ENSINARÁ todas as coisas e vos FARÁ LEMBRAR todas as coisas que eu vos disse. (((JOÃO 14:26 TNM)))

O PRÓPRIO Espírito de Deus me fez(((CRIOU))) E o fôlego do próprio Todo-poderoso passou a fazer-me viver. JÓ 33;4 TNM

Enquanto ministravam publicamente a Jeová e jejuavam, o espírito santo DISSE: “Dentre todas as pessoas, separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os chamei.” ATOS 13:2 (TNM) PERGUNTA : FORÇA ATIVA ((((ENERGIA )))) FALA????


O PRÓPRIO Espírito de Deus me fez(((CRIOU))) E o fôlego do próprio Todo-poderoso passou a fazer-me viver.
JÓ 33;4 TNM

Próprio Espírito de Deus me Fez ??? ligando a Genêsis 1:26 E disse Deus: FAÇAMOS o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...

precisamos orar muito em Nome do Senhor Jesus (Colossenses 3:17) E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

abrçs Tito
...fazei TUDO em NOME do Senhor Jesus, ... Colossenses 3:17
AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ CUIDE PARA QUE NÃO CAIA 1º CORÍNTIOS 10:12...DEUS TEM MISERICÓRRRDIA DE nós.
quiqui
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 508
Registrado em: 01 Nov 2008 18:39

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por quiqui »

Diego Rutherford escreveu:Se você mora no Rio de Janeiro, vamos marcar um sábado, dia todo, pra gente reunir nossas Bíblias, vamos orar, e vamos examinar esse assunto...
Um abraço ![/color][/b]
Se começar a ser frequente podem chamar pra registrar....... :1

Brincadeira.
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Edmilson »

Diego,

Infelizmente moro em São Paulo, mas quem sabe um dia não nos encontramos? Não pretendo discutir aqui formulações teológicas, mas os textos da bíblia. Em primeiro lugar gostaria de lembrar que não podemos nos basear apenas nos 4 textos que vc cita para entender o que a bíblia ensina sobre a natureza de Deus e de Cristo. Devemos levar em consideração todos os textos bíblicos que tratam do assunto. Eu poderia por exemplo simplesmente mostrar pelo menos 10 textos da bíblia em que a bíblia fala claramente e sem sombra de dúvidas que Jesus é Deus. Estes textos tem que se harmonizar com os textos que citou. Só que os cristãos não tentam como as TJs anular o significado dos vários textos que falam da divindade de Cristo, mas tentam entender como ambos podem ser uma mesma verdade e dai veio a formulação doutrinária sobre a trindade. A biblia afirma em alguns textos que Jesus é um homem, e em outros textos fala que ele é Deus. Devido a isto os cristãos entendem que Jesus tem 2 naturezas, uma natureza humana e uma natureza divina. E uma natureza não anula a outra. Outro ponto importantissimo é que a bíblia mostra que Jesus viveu antes no céu, que espontaneamente ele se encarnou (tornou-se homem) e que depois foi exaltado a sua posição anterior. Como a biblia fala o verbo se fez carne e habitou entre nós. Assim os textos que falam de Jesus recebendo poder devem ser entendidos desta perspectiva. Um texto chave é o texto de Filipenses 2:5-11. Estes textos não negam que Jesus seja Deus.

Outro ponto importante é que embora a bíblia ensine que Jesus é Deus, Jesus não é o Pai, como criam os modalistas. A bíblia afirma ao mesmo tempo que Jesus é Deus e que ele não é o Pai. Assim vemos ambos conversando em textos da bíblia, Jesus orando, etc. Assim os textos que mostram Jesus distinto do Pai não negam a dortrina da trindade, mas a afirmam. E quanto a Jesus chamar o Pai de meu Deus, não há qualquer problema nisto, visto que o Pai tambem chama a Jesus de Deus (Hebreus 1).

Por ultimo a bíblia não esclarece todos os pontos que porventura tenhamos dúvida acerca da natureza de Deus. Tem pontos não muito claros e devemos aceitar assim. Não podemos entender plenamente a natureza de Deus por vários fatores, como sermos limitados e Deus ilimitado, sermos mortais e Deus eterno, entre várias outras coisas. Não podemos assim esperar que este ensino seja simples, pelo contrário.

Dito isto gostaria de comentar os textos que citou de maneira rápida:

Colossenses 1:15 - Primogênito não tem o significado de primeiro neste texto mais de posição de honra; o proprio texto explica que Jesus tem esta posição porque criou todas as coisas. É interessante que este capitulo de colossenses foi escrito com o único objetivo de enaltecer Jesus.

João 14:8 - Alguns entendem que Jesus se referia a sua posição encarnada enquanto o Pai estava nos céus. Se entendermos assim o texto fica mais claro; pois os discipulos estavam tristes por que Jesus ia para o Pai. Então Jesus explica que eles deviam se alegrar queele vai para o Pai, por que o Pai é maior que ele. A principio se entendermos como as TJs entendem o texto não faz muito sentido. A unica maneira em que faria sentido os discipulos se alegrarem por que o pai é maior que Jesus seria se Jesus quisesse dizer que a posição do Pai no céu é maior que a posição de Jesus em carne e que ele ao ir para o Pai estaria reavendo esta posição que o Pai tinha e que ele tinha antes. Assim Jesus queria dizer que eles deviam se alegrar por que ele (Jesus ) seria promovido
para a posição no céu que é superior.

Apocalipse 3:12 Jesus se refere ao PAi como meu Deus. Nenhum problema. é o mesmo que o texto de Hebreus em que o Pai fala sobre o filho lhe chamando de Deus.

Hebreus 1:8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
10 E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
11 Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,

1Corintios 15 fala sobre o governo de Jesus e seu papel como mediador. Jesus como sumo sacerdote faz o papel de mediador entre o homem e Deus. Apos o reino milenar este papel de mediador não será mais necessário e o homem pode se relacionar diretamente com Deus sem a figura de um mediador. Tambem não nega a divindade de Cristo, pois Cristo só pode ser mediador entre Deus e os homens por que ele é ao mesmo tempo Deus e homem.

Agora por que não comenta este texto:
Col 2:9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;

Se em Jesus habita toda a plenitude da divindade então como ele pode não ser Deus? Existe algum sentido em que Jesus não é Deus? O texto é claro em dizer que ele tem toda a plenitude da divindade. Eu mesmo não saberia dizer de maneira mais forte que Jesus é Deus.

Abs
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Gustavo »

Diego Rutherford escreveu:Eu só preciso de 03 textos para derrubar essa imundície herética:
Colocenses 1:15 - "Ele é o primogênito de toda a criação!" (Ele é o primeiro, portanto ele não é incriado nem co-eterno).
João 14:28 - "O Pai é maior do que eu" (Então ele não é co-igual)
Revelação 3:12 - "Aquele que vencer eu o farei coluna no templo do meu Deus" (em 98EC o glorificado Jesus Cristo na Glória revelou a João que ele tinha um Deus, "meu Deus!").[/color][/b]
E eu só preciso relembrar minha resposta... :mrgreen:
Gustavo escreveu:Olá, Diego! :D
Diego Rutherford escreveu:Desculpa Tito, mas tudo isso, esse malabarismo todo é para desconversar João 14:28 ("O Pai é maio do que eu"); ou Colossenses 1:15 ("Ele é o primeiro de toda a criação de Deus") ou Revelção 3:12 ("aquele que vencer eu o farei coluna no templo do meu Deus") ???
O que foi escrito acima, no primeiro post, não é de forma alguma um malabarismo. Eu diria que malabarismos são aqueles que se tomam um texto e com retoques aqui e acolá, muda-se todo o sentido dele.

O que foi descrito acima nada mais é do que uma conclusão lógica de se chamar Jesus de a Sabedoria de Deus. Nem é necessário apontar esta conclusão para demonstrar a eternidade de Jesus, já que o Velho Testamento já o chamava de Pai da Eternidade, cujas origens são da eternidade. Basta olhar João 1:1, onde se diz que antes da criação, o Verbo era, no passado imperfeito, tempo este que não define início ou fim da ação (estes geralmente são definidos por adjuntos, que neste caso não existem).

Não há necessidade de desconversar João 14:28, se este versículo for lido em seu contexto. Aqui Cristo está retornando ao Pai, e quer consolar seus discípulos. Por isto, Jesus não estava falando que sua natureza é menor que a do Pai, mas que sua condição estava assim. Pois se ele fosse menor que o Pai em termos de natureza, o fato dele ir ao Pai não mudaria isto, então que consolo teriam os seus discípulos? Mas como Jesus estava falando de sua condição, então o fato dele ir ao Pai mudaria tudo, pois ele deixaria de viver neste mundo, para estar ao lado do Pai, pronto para reinar.
Também não há necessidade de desconversar sobre Colossenses 1:15, cujas palavras corretas são "o primogênito de toda criação", já que o versículo 16 explica tão bem estas palavras, dizendo "porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele". Ora, o autor apenas diz que tudo foi criado nele, e isto é ser primogênito, que aqui é mais um status do que uma descrição da ordem de criação. Além do mais, a própria Bíblia fala da Sabedoria em Provérbios 8 como sendo criada, e a sabedoria é eterna, pois é característica divina.
E por fim, não é preciso desconversar sobre Revelação 3:12, por que pelo que percebemos de Hebreus 1:8, era bem natural que O Pai e o Filho se chamassem mutuamente de Deus.

Acho que estes versículos não são tão impactantes assim como você pensa, mas se passarmos a defender que Cristo não é eterno, que Cristo teve um princípio, teremos que admitir que Deus é mutável... Sim, pois se houve um tempo que Cristo não existia, então houve um tempo que Deus não era Pai, uma das principais características de Deus...
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Edmilson »

Jesus é Deus, mas nunca foi chamado na Bíblia de "O único Deus Verdadeiro".
Que bom que vc admite que Jesus é Deus. E se lembrarmos que há um só Deus, e não um Deus maior e outro menor, fica claro o que a biblia afirma sobre Jesus. Agora vc se engana em pensar que a bíblia não chama Jesus de "o único Deus verdadeiro". Veja:

1João 5:20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Deus é título de Poder. Jesus nunca foi chamado na Bíblia de "Deus Todo Poderoso".
Tambem está enganado Diego, pois a bíblia chama Jesus de Deus Todo-Poderoso.

Apoc 1:7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. 10 Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, 11 Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. 12 E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; 13 E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. 17 E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; 18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Apoc 2:8 E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu

Que Jesus é o Deus Todo Poderoso está mais que provado no texto de Apocalipse cap. 1:8, em que Jesus afirma ser o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o que é, o que era e o que há de vir, o Deus Todo Poderoso. O texto e o contexto são claros e não há margem para dúvidas. João escuta uma voz atrás de si falando que é o alfa e o omega, o primeiro e o derradeiro; e quando ele vira pra ver quem tinha falado com ele ele vê Jesus, que repete que é o primeiro e o último; é óbvio que todas estas expressoes significam a mesma coisa: o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. E é tambem óbvio pelo próprio texto que quem fala estas palavras é a mesma pessoa - até por que se não fosse perderia totalmente o sentido - e esta pessoa é Jesus. E o mesmo que falou que é o primeiro e o último, também falou que é o Todo Poderoso.

Abs
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Gustavo »

Engraçado caro irmão Diego, pensei que você tivesse dito que a Bíblia é totalmente anti-trinitária... E você cita algo como:
Diego Rutherford escreveu:Também Paulo disse em 1 Coríntios 15, que Jesus quando realizar toda a sua obra no seu reino, ele vai devolver o reino a seu Deus e Pai, para que Deus seja tudo em todos...
Deixe-me ver se entendi... Você está dizendo a nós, que até Cristo entregar o reino ao Deus Pai, Deus não reina no mundo? Deus então não é soberano até uma criatura que você diz não ser Todo-Poderosa, conquistar esta soberania para Ele?
Que interpretação mais esquisita, você tem certeza disto?
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Gustavo »

Edmilson escreveu:Que bom que vc admite que Jesus é Deus. E se lembrarmos que há um só Deus, e não um Deus maior e outro menor, fica claro o que a biblia afirma sobre Jesus. Agora vc se engana em pensar que a bíblia não chama Jesus de "o único Deus verdadeiro". Veja:

1João 5:20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Só complementando o que o irmão Edmilson está dizendo, Isaías é bem claro:

(Is 43:10) Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
(Is 43:11) Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.


Não existe nenhum Deus e Salvador além do Pai. Jesus é chamado pelos dois nomes, então acho que cabe a quem diz que Jesus é um deus e um salvador, provar que Deus não estava mentindo em Isaías 43.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
MoonWalker

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por MoonWalker »

Gustavo escreveu:
Edmilson escreveu:Que bom que vc admite que Jesus é Deus. E se lembrarmos que há um só Deus, e não um Deus maior e outro menor, fica claro o que a biblia afirma sobre Jesus. Agora vc se engana em pensar que a bíblia não chama Jesus de "o único Deus verdadeiro". Veja:

1João 5:20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Só complementando o que o irmão Edmilson está dizendo, Isaías é bem claro:

(Is 43:10) Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
(Is 43:11) Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.


Não existe nenhum Deus e Salvador além do Pai. Jesus é chamado pelos dois nomes, então acho que cabe a quem diz que Jesus é um deus e um salvador, provar que Deus não estava mentindo em Isaías 43.
"Eli, Eli, lama sabactani!" (...and the oscar goes to Hilquias).

É impressionante ou a má-fé evidente em distorcer as passagens da bíblia fora do seu contexto ou a ignorância do conteúdo das escrituras. Difícil dizer o que é pior. A passagem de Isaías nada tem que ver com divindade de Jesus, anjos e homens. Era um confronto de Jeová com deuses ídolos das nações, que são falsos, não têm poder para nada. Na bíblia muitos são designados deuses. O próprio Deus que não estava mentindo em Isaías 43 ao afirmar que os deuses das nações nada valem, designou ele mesmo os homens de deuses no Salmo 82:6 apenas para citar um exemplo. E a designação é legítima, pois como disse Jesus citando essa passagem a "escritura não pode ser anulada." João 10:36. Também na bíblia, vários outros além de Jeová e Jesus são designados salvadores e senhores. Sinceramente é desgastante debater com qualquer um que ignore pontos tão élementares. É desconfortável até. O contexto de Isaías 43 é um. O do Salmo 82 é outro. Cada texto no seu contexto. Quem ignora algo tão elementar está mentindo ao tentarr usar as escrituras para alguma coisa.
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Gustavo »

Olá, caro MoonWalker. :D
MoonWalker escreveu:É impressionante ou a má-fé evidente em distorcer as passagens da bíblia fora do seu contexto ou a ignorância do conteúdo das escrituras. Difícil dizer o que é pior. A passagem de Isaías nada tem que ver com divindade de Jesus, anjos e homens. Era um confronto de Jeová com deuses ídolos das nações, que são falsos, não têm poder para nada. Na bíblia muitos são designados deuses. O próprio Deus que não estava mentindo em Isaías 43 ao afirmar que os deuses das nações nada valem, designou ele mesmo os homens de deuses no Salmo 82:6 apenas para citar um exemplo. E a designação é legítima, pois como disse Jesus citando essa passagem a "escritura não pode ser anulada." João 10:36. Também na bíblia, vários outros além de Jeová e Jesus são designados salvadores e senhores. Sinceramente é desgastante debater com qualquer um que ignore pontos tão élementares. É desconfortável até. O contexto de Isaías 43 é um. O do Salmo 82 é outro. Cada texto no seu contexto. Quem ignora algo tão elementar está mentindo ao tentarr usar as escrituras para alguma coisa.
Não se impressione tão rapidamente, pois você poderá cometer um mal juízo. Apesar de você de antemão já me acusar de agir com má fé, ou estar mentindo, ou que distorço passagens bíblicas ou até mesmo ignoro o conteúdo bíblico, vou explicar que uma coisa não tem nada a ver com a outra, e a palavra contexto não é uma palavra mágica que se usa para construir argumentos.
De fato, a passagem contém uma comparação entre o Deus judaico, e os deuses pagãos. Você se engana ao dizer que isto não tem nada a ver com Jesus e sua divindade. Isto tem tudo a ver. Veja que você teve que até mesmo citar Salmos 82:6 para mostrar que a divindade daqueles homens não estava sendo visada pelo texto. Isto por que o texto é claro: antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Então, há uma necessidade de se explicar a divindade destes homens, há também uma necessidade de se justificar a divindade de Jesus.

A sua opção para explicar este ponto, é diminuir a força das palavras usadas em Isaías, e fortalecer as do Salmo, e outras passagens que mencionem a divindade de outras criaturas. Ou seja, você está disposto a considerar que homens possam se tornar deuses, ao mesmo tempo que admite que nenhum deus é algo mais flexível, que nenhum deus poderia se formar fora de Israel, mas quem sabe em Israel poderia? Aí entra aqueles juízes, que seriam de fato deuses. Sua opção de fato alegraria bastante os mórmons, eles realmente acreditam que homens possam se tornar deuses, e que Salmos 82:6 esteja falando de deuses literais.

Eu não posso aceitar este ponto de vista, já que as palavras de Isaías não parecem fazer uma exclusão a tal nível. Mas há uma ponta de verdade no que você disse. Deus está se comparando com outros deuses. E o que diferencia Deus, dos deuses pagãos? Exatamente aquilo que ele diz:

(Is 43:10) Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
(Is 43:11) Eu, eu sou o SENHOR, e
fora de mim não há Salvador.
(Is 43:12) Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.


A diferença entre Deus e deuses pagãos, é exatamente o fato que Deus salva. Esta não é a única ocasião que Deus diz isto. Deus sempre prova sua soberania mostrando como os deuses pagãos não são capazes de fazer nada, que eles até são feitos por mãos humanas. Salvar é a diferença, e o que Deus está dizendo é que não há, nem antes nem depois dele, nenhum ser que seja tanto deus quanto salvador. Então, quem a Bíblia chama de Deus?
Os juízes do Salmo 82? Moisés? Jesus? Satanás? Sim, eles são chamados assim.
E qual destes são chamados de salvador? Destes, apenas Jesus.

Então, ficamos com um grande dilema, caro MoonWalker. Jesus passa pelo teste de verdadeira divindade proposto por Deus em Isaías. Agora, o texto de forma indireta, diz algo a respeito da divindade de Cristo. Você tem razão, o contexto não fala sobre a divindade de Cristo, mas sobre a divindade de Deus, e como devemos reconhecer sua divindade. E é observando esta regra proposta por ele, que concluímos que Jesus era Deus também. Como Deus diz claramente que é fora d'Ele que não há outra divindade, supomos que Cristo e Ele, o Pai, são um (Jo 10:30). Então você está parcialmente certo... Deus fala das divindades fora de alguma coisa, não de Israel, mas sim de si mesmo. E portanto, estamos mais próximos da Trindade.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 63 visitantes