Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Discípulo de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 04 Nov 2008 21:58
Localização: Manaus/AM

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Discípulo de Cristo »

Gustavo escreveu:Olá, Discípulo de Cristo!
Discípulo de Cristo escreveu:É claro que concordo com o Diego! E também concordo com você que a frase UM SÓ DEUS, O PAI, por si só, não definiria a posição exclusiva do Pai, do mesmo modo que a expressão UM SÓ SENHOR aplicada ao Filho de Deus. A diferença, conforme você pode reler com mais calma na minha postagem anterior, é que o Pai é Deus do Filho, mas o Filho não é Senhor daquele que o fez Senhor.
Creio que esta diferença foi eliminada quando citei um versículo de Hebreus onde o Pai chama o Filho de Senhor. E sendo franco, se o versículo deveria ser lido como o Diego propôs, por que o fato de Jesus chamar o Pai de meu Deus, e o contrário não acontecer, mudaria alguma coisa? Ora, Jesus só estaria confirmando a primeira parte do versículo, se não houvesse o versículo de Hebreus que apresentei, só não teríamos uma confirmação de outros versículos da Bíblia, mas o entendimento da segunda parte deve ser igual ao entendimento da segunda, já que Paulo está fazendo um paralelo.
No pior dos casos, você provaria que Jesus só não é Senhor de Deus, o Pai. Mas é Senhor de tudo mais, menos do Pai. E isto significa que Deus não teria nenhuma autoridade sobre a própria Criação, o que seria um absurdo.

Que tal você dar uma olhadinha, com calma, nas citações do escritor de Hebreus, pra entender que os versículos 7, 8 e 10 não se referem a Deus dizendo, mas ao escritor do respectivo texto do A.T. Ou seja, no texto em questão não é o Pai chamando o Filho de Senhor, ou de meu Senhor.

Já sobre a possibilidade de Deus não ter nenhuma autoridade sobre a criação pelo fato de Jesus ser Senhor sobre tudo, certamente isso só aconteceria se não existisse o fato de que o Pai é o cabeça de Cristo e no plano atual exerce autoridade por meio de seu Filho. E esse é certamente o motivo do Filho entregar no fim do milênio o reino ao seu Deus e Pai: para que Deus seja tudo e em todos. O mesmo ocorre com a questão do juízo final, pois o justo Juiz, o Pai, confiou TODO o julgamento ao Filho, o qual mesmo tornando-se o ùnico Juiz, não anula o fato de seu Deus e Pai, continue sendo Juiz
.

Discípulo de Cristo escreveu:Aliás, concordo com o Diego e com Paulo, o qual afirma que "não há outro Deus, senão um só,(...) o Pai". (vss. 4 e 6 combinados).
Bem, então quer dizer que acima você estava dizendo que o versículo por si só não provava nada, e agora está mudando de opinião? Bem, só posso concluir então que para vocês dois, só há um Senhor, que é Jesus Cristo, e isto significa que Deus não é Senhor de sua própria Criação... Lamentável...

Com certeza seria LAMENTÁVEL, mas desde que você, Gustavo, explique em que sentido Paulo está dizendo que só o Pai é Deus, pois quanto a expressão um só Senhor, Jesus Cristo, estou pelo menos tentando explicar resumidamente pra você. Acho que uma explicação sua seria melhor do que "brincarmos" de raciocínio lógico e quantitativo do tipo: SE, SOMENTE SE >> SE SOMENTE O PAI É O DEUS, ENTÃO SOMENTE O FILHO É SENHOR = SE O PAI TAMBÉM É SENHOR = O FILHO TAMBÉM É DEUS. Mas, como o assunto aqui é Bíblia e não matemática, gostaria que você explicasse em que sentido só o Pai é DEUS, tendo em mente o fato de DEUS ser PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO e o assunto central do texto é a IDOLATRIA.
Discípulo de Cristo escreveu:E, acrescentando: não é o fato de Paulo ter dito que há um só Deus e um só Senhor, em contraste com os muitos deuses e senhores, que vai enfraquecer o ponto central do texto: OS ÍDOLOS NÃO SÃO NADA E, APESAR DE MUITOS SEREM CHAMADOS DEUSES, NÃO HÁ OUTRO DEUS, SENÃO UM SÓ, O PAI.

E como paulo afirma inúmeras vezes o Pai é também o DEUS de nosso SENHOR Jesus Cristo.

Claro que não enfraquece... O fato de Paulo citar Jesus em uma discussão sobre Deus e deuses pagãos só indica que Jesus também era considerado Deus...

Interessante essa sua hipótese, pena que você a chame de fato. Também é interessante que alguns tradutores trinitarianos colocam parênteses entre as palavras "como há muitos deuses e muitos senhores". É..., acho que pelo menos eles entenderiam o que estou tentando argumentar acerca do tema central do texto. Outra hipótese legal seria se Paulo não citasse no texto a questão do Senhorio de Jesus, o Cristo, aí os trinitarianos poderiam usar mais a Bíblia, e menos o raciocínio lógico matemático a que me referi acima. Assim é muito fácil: PAI = ÚNICO DEUS >>> JESUS = ÚNICO SENHOR; PAI = SENHOR >>> JESUS = DEUS >>>> Pronto, tudo theomatematicamente resolvido. Ah, acabei de me lembrar de outra interessante: MESMO QUE 1 + 1 + 1 = 3, 1 X 1 X 1 = 1, TAL QUE: 3 = 1. Pronto: Resolvido.
James Ferraz

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por James Ferraz »

Olá Gustavo,

Entendo... embora não concorde com algumas das suas conclusões, elas parecem bem coerentes, principalmente se levar em conta os posts do tópico “Restauração do Cristianismo Primitivo”.

Digo isso porque acompanhado os dois tópicos, pareceu-me uma resposta possível.

Um abraço!
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Gustavo »

Olá, Discípulo de Cristo!
Discípulo de Cristo escreveu:Que tal você dar uma olhadinha, com calma, nas citações do escritor de Hebreus, pra entender que os versículos 7, 8 e 10 não se referem a Deus dizendo, mas ao escritor do respectivo texto do A.T. Ou seja, no texto em questão não é o Pai chamando o Filho de Senhor, ou de meu Senhor.

Já sobre a possibilidade de Deus não ter nenhuma autoridade sobre a criação pelo fato de Jesus ser Senhor sobre tudo, certamente isso só aconteceria se não existisse o fato de que o Pai é o cabeça de Cristo e no plano atual exerce autoridade por meio de seu Filho. E esse é certamente o motivo do Filho entregar no fim do milênio o reino ao seu Deus e Pai: para que Deus seja tudo e em todos. O mesmo ocorre com a questão do juízo final, pois o justo Juiz, o Pai, confiou TODO o julgamento ao Filho, o qual mesmo tornando-se o ùnico Juiz, não anula o fato de seu Deus e Pai, continue sendo Juiz
.
Ora, mas já havia dado esta olhadinha com calma no capítulo todo... Acompanhe:

(Hb 1:1) Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
(Hb 1:2) A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
(Hb 1:3) O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Creio que não há dúvidas que o apóstolo esteja se referindo ainda ao Pai nas partes sublinhadas)
(Hb 1:4) Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
(Hb 1:5) Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? (É o Pai quem diz isto, pois é o único que pode chamar o Filho de Filho)
(Hb 1:6) E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. (O outra vez deixa claro que é o Pai que continua falando)
(Hb 1:7) E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. (O 'e' deixa claro que o Pai ainda está falando, agora dos anjos)
(Hb 1:8) Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. (O mas aqui funciona como uma contraposição, o que estava falando sobre os anjos acima, fala agora do Filho, pois este é o ponto do autor: Deus falou antigamente pelos profetas)
(Hb 1:9) Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
(Hb 1:10) E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. (O 'E' complementa aqui a fala acima, do Pai)
(Hb 1:11) Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,
(Hb 1:12) E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.
(Hb 1:13) E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? (O 'E' continua a frase acima. Note que Cristo sentou à destra do Pai, logo é o Pai que está falando isto)
(Hb 1:14) Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?


Todas as falas acima são atribuídas ao Pai, já que é o Pai quem falou antigamente através dos profetas. Este é o ponto do autor. Logo, o Pai chama o Filho de Senhor sim.
Discípulo de Cristo escreveu:Com certeza seria LAMENTÁVEL, mas desde que você, Gustavo, explique em que sentido Paulo está dizendo que só o Pai é Deus, pois quanto a expressão um só Senhor, Jesus Cristo, estou pelo menos tentando explicar resumidamente pra você. Acho que uma explicação sua seria melhor do que "brincarmos" de raciocínio lógico e quantitativo do tipo: SE, SOMENTE SE >> SE SOMENTE O PAI É O DEUS, ENTÃO SOMENTE O FILHO É SENHOR = SE O PAI TAMBÉM É SENHOR = O FILHO TAMBÉM É DEUS. Mas, como o assunto aqui é Bíblia e não matemática, gostaria que você explicasse em que sentido só o Pai é DEUS, tendo em mente o fato de DEUS ser PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO e o assunto central do texto é a IDOLATRIA.

Pois não.
Paulo está fazendo uma comparação entre o Deus cristão e os deuses pagãos. Ele não está comparando as pessoas da Trindade. Ele não está comparando Cristo com o Pai, ou o Espírito Santo. Então há um só Deus, o Pai, o que não exclui o fato de Cristo ser Deus e o Espírito Santo ser Deus, pois este não é o objetivo de Paulo. E há um só Senhor, o que não exclui o fato do Pai ser Senhor e o Espírito Santo ser Senhor, pois este não é o objetivo da citação de Paulo. É por isto que Paulo fala dos dois, e não só de Deus Pai, ao tratar da idolatria.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Gustavo »

Obrigado, James! :D
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
Discípulo de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 04 Nov 2008 21:58
Localização: Manaus/AM

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Discípulo de Cristo »

James Ferraz escreveu:
(...)

Onde se encontra a melhor maneira, a melhor explicação para a compreensão da natureza divina? Nas Escrituras ou nos posteriores escritos desenvolvimentos?


Porque como foi dito por todos, a questão da trindade (tanto para rejeitar como para apoiar) é fundamental. Então cedo a palavra.
Prezado James,

Por mais que existam textos que são usados na construção do seguinte argumento aparentemente ilógico: (PAI = DEUS) + (FILHO = DEUS) + (ESPÍRITO = DEUS) = DEUS, a Bíblia não contém qualquer EXPLICAÇÃO de que o Deus único e pessoal que os servos do passado se relacionavam, chamando-o sempre na 2ª pessoa do SINGULAR (TU), era na verdade três pessoas em um só DEUS. Até mesmo o Filho de Deus, a maior autoridade no assunto, nunca ensinou, pelo menos explicitamente tal doutrina. Além disso, existem capítulos nas epístolas nos quais encontramos exposição de diversos ensinos e, até mesmo, cartas inteiras são usadas para se destacar doutrinas importantes - quanto à Trindade, nem mesmo UM VERSÍCULO foi usado para explicar ou explicitar claramente a doutrina.

Então, respondendo a sua pergunta: as melhores explicações você vai encontrar nos escritos posteriores aos da igreja primitiva. Mas, antes que algum trinitariano "rasgue as suas vestes" aqui no Fórum, enfatizo que o que não existe na Bíblia é Jesus ou algum apóstolo EXPLICANDO ou ENSINANDO acerca da doutrina trinitariana, algo que certamente ocorreria se ela fosse doutrina fundamental do Cristianismo, principalmente pelo fato dos judeus alcançados pelo Evangelho entenderem que Deus é uma só pessoa.
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Ben »

Paz!

Edmilson,

Desculpe, mas dizer que por ser poética a linguagem dos Salmos invalida o entendimento correto de alguns textos faz uma série de argumentações ir por água abaixo. Note que Davi, mesmo usando uma linguagem poética, falou profeticamente de vários temas importantes. Até mesmo Jesus diz que os Salmos dão testemunho Dele.
Também no livro dos Salmos, Davi faz uma série de melodias que falam poeticamente da vida dele. Vida real e não imaginária.

(Lucas 24:44-49) 44 Disse-lhes então: “Estas são as minhas palavras que vos falei enquanto ainda estava convosco, que todas as coisas escritas na lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos, a respeito de mim, têm de se cumprir.” 45 Abriu-lhes então plenamente as mentes para que compreendessem o significado das Escrituras 46 e disse-lhes: “Assim está escrito que o Cristo havia de sofrer e de ser levantado dentre os mortos no terceiro dia, 47 e que, à base do seu nome, se havia de pregar arrependimento para o perdão de pecados, em todas as nações — principiando por Jerusalém, 48 haveis de ser testemunhas destas coisas. 49 E eis que vos estou enviando o que foi prometido por meu Pai. Vós, porém, permanecei na cidade até serdes revestidos de poder vindo do alto.”

Dizer que fulano é chamado de "Messias", "ungido", "senhor", "deus", "salvador" deve ser entendido dentro do contexto histórico que as passagens registram. Não necessariamente há algo secreto, oculto, que seja necessária uma linguagem técnica para tratar do tema.

(Levítico 4:3) 3 “‘Se o sacerdote, o ungido, pecar de modo a trazer culpa sobre o povo, . . .

*** Rbi8 Levítico 4:5 ***

“O ungido.” Hebr.: ham·ma·shí·ahh; gr.: ho khri·stós. Tanto aqui como no v. 3 o sumo sacerdote é chamado de messias, ou ungido.

(Juízes 3:7-11) 7 Portanto, os filhos de Israel faziam o que era mau aos olhos de Jeová e se esqueciam de Jeová, seu Deus, e serviam aos Baalins e aos postes sagrados. 8 Por isso se acendeu a ira de Jeová contra Israel, de modo que os vendeu à mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel continuaram a servir a Cusã-Risataim por oito anos. 9 E os filhos de Israel começaram a clamar a Jeová por socorro. Jeová suscitou então um salvador para os filhos de Israel, para que os salvasse: Otniel, filho de Quenaz, irmão mais moço de Calebe. 10 Então veio sobre ele o espírito de Jeová e ele se tornou o juiz de Israel. Quando saiu à batalha, então Jeová lhe entregou na mão Cusã-Risataim, o rei da Síria, de modo que sua mão venceu Cusã-Risataim. 11 Depois o país teve sossego por quarenta anos. Por fim morreu Otniel, filho de Quenaz.

Eu gostaria que tanto o Edmilson (desculpe se a grafia estiver incorreta) e o Gustavo explicassem por que Jesus sendo D'us Todo-Poderoso, já ressuscitado nos céus ainda precisava saber de algo que somente o Pai sabia.

(Revelação 1:1) Revelação a João (Apocalipse) 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus escravos as coisas que têm de ocorrer em breve. E ele enviou o seu anjo e [a] apresentou por intermédio dele em sinais ao seu escravo João, 2 o qual deu testemunho da palavra dada por Deus e do testemunho dado por Jesus Cristo, sim, de todas as coisas que viu. 3 Feliz é quem lê em voz alta, e os que ouvem as palavras desta profecia e observam as coisas escritas nela, pois o tempo designado está próximo.

Outra coisa. Dizer que o Espírito Santo é uma pessoa ou não é uma coisa. Dizer que ele é D'us é outra. Só porque se usa linguagens com um sentido que lembra uma pessoa não significa literalidade na intenção do escritor. A bíblia usa o mesmo tipo de figura de linguagem com coisas inanimadas ou o que vcs acham da passagem abaixo?

(Lucas 19:36-40) 36 Enquanto ele avançava, espalhavam suas roupas exteriores na estrada. 37 Assim que chegou perto da estrada que desce do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos principiou a alegrar-se e a louvar a Deus com voz alta a respeito de todas as obras poderosas que tinham visto, 38 dizendo: “Bendito Aquele que vem como Rei em nome de Jeová! Paz no céu e glória nos lugares mais altos!” 39 No entanto, alguns dos fariseus dentre a multidão disseram-lhe: “Instrutor, censura os teus discípulos.” 40 Mas ele disse, em resposta: “Eu vos digo: Se estes permanecessem calados, as pedras clamariam.”

Encontrei um texto interessante de um grupo fica no meio termo dos cristãos e dos judeus e trata desse assunto:

Messiânicos Explicam a Natureza do D-us Único e Seu Messias

por Fernando Oliveira Santana Júnior

Observação prévia quanto à pronúncia das palavras em hebraico transliterado: “CH” em hebraico faz som de “RR” como em “CARRO” e não som de “X” como em “CHAMADO”, já “SH” faz som de “X”.

I - NOSSO PRINCIPAL CREDO – SH’MÁ YISRAEL E SUA COMPREENSÃO

Como é de conhecimento de todos, o principal credo do nosso povo é: SH’MÁ YISRAEL, ADONAI ELOHÊINU, ADONAI ECHÁD. A tradução literal é: OUVE ISRAEL, O SENHOR É O NOSSO D-US, O SENHOR É UM! Pois bem! Não só neste texto, mas também em tantos outros, vemos que se menciona a existência de "UM SÓ D-US" - Isaías 45:21 (por exemplo): "Porventura, não sou Eu, o SENHOR? E não há outro D-us além de mim; D-us Justo e Salvador não há fora de mim".

Portanto, existe um só D-us. Inclusive, vemos a mesma definição nos Escritos da Nova Aliança (o chamado "Novo Testamento"). A menção de Um só D-us também é encontrada em outros textos: o próprio Messias declarou o "Sh’má" dizendo que o SENHOR é UM e sobre isto o escriba respondeu: Rabí e com verdade disseste que há um só D-us e não há outro fora dEle. (Marcos 12:29-32); "Todavia, para nós há um só D-us, o Pai de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Yeshua, O Messias, pelo qual são todas as coisas, nós por Ele" (1 Coríntios 8:6); Porque há um só D-us, e um só Mediador entre D-us e os homens, o Filho do Homem, Yeshua, o Messias, homem (1 Timóteo 2:5); "Tu crês que também há um só D-us, fazes bem (Tiago 2.19).

"ECHAD" significa literalmente "UM". A mesma coisa do número português "UM". É "UM" e não "UM DUPLO". Em hebraico, você conta: "Echad" - um, "sh’táim" - dois, "shalôsh" - três, "arbá" - quatro, e assim por diante. Noutras palavras, você não conta "UM", como sendo "UM DUAL OU DUPLÍCE".

Voltemos para o SH’MÁ: Lembremo-nos de que os nossos antepassados saíram do EGITO. No Egito, existiam "muitos deuses", não havia entre os egípcios um deus echad, senão muitos. Depois que o nosso povo saiu da servidão egípcia, D-us deu o Sh’má dizendo que o Único e o Verdadeiro D-us é ELE E NÃO OUTRO. Quem é o D-us Único ou UM? O PAI, ADONAI, pois em Deuteronômio 6:4 é visto em qualquer texto hebraico do mesmo as consoantes Yud-Hêi-Vav-Hêi (YHVH) que são as consoantes do Nome do Pai. Portanto, o Pai - Adonai - disse que Ele só é o Único D-us.

É claro que existem textos em que "echád" é usado para designar "unidade composta", como em Gênesis 2:24 "basár echád" (uma [só] carne). Também em Êxodo 24:3, todos os israelitas proclamaram "a uma voz". No texto hebraico está "kol echád". Havia várias vozes obviamente, mas o clamor se deu um som, constituindo uma unidade. O conceito de unidade está relacionado ao Tabernáculo, cujas cortinas foram juntadas para formarem "uma só" - "echád".

Para designar "uma só pessoa" - o termo "echád" é "único", "um só". Não existe "uma pessoa dupla", com "uma identidade dúplice". Cada pessoa tem a sua própria individualidade; e individualidade, por sua vez, expressa ou denota a idéia de "unicidade" e não "duplicidade" ou "dualidade". Portanto, no Sh’má com relação a Quem é D-us, é dito que "Adonai (YHVH) - o Pai Celestial, é o nosso D-us e que Adonai é Um só! Vimos acima, no texto de Isaías, que Adonai disse que "não há outro deus além dEle e que D-us Justo e Salvador não existe além dEle"!

Nos Escritos do “Novo Testamento” mencionados anteriormente, vimos o mesmo através do Messias Yeshua (Jesus) quando recitou o Sh’má, do Rabino Shaúl (Apóstolo Paulo) e do próprio irmão de Yeshua – Yaacov (Tiago) em sua carta. Vale ressaltar, que 53 vezes nos Escritos do “Novo Testamento” (no qual cremos também como Palavra de D’us) é dito que D-us é UM. Portanto, não é porque o termo echád tem várias ocorrências no sentido de "unidade", é que agora vamos pegá-lo e atestar que o mesmo, em se tratando da Pessoa de D-us, tenha as "portas" abertas para significar "duas pessoas ou dois seres que são um só".

Lembrem-se: os nossos antepassados saíram de uma ambiência politeísta (de vários deuses), e os mesmos não iriam ouvir que o "Único D-us" - Adonai são "três pessoas distintas cada uma com a sua própria personalidade com a mesma divindade" (conforme o Concílio de Nicéia 325 d.C).



II - DIVINDADE DO MESSIAS

Mas para não ser interpretado erroneamente, como fica então o nosso Salvador Yeshua (Jesus)? Estarei aqui dizendo que Jesus não tem divindade? Antes de irmos para o “Novo Testamento”, vejamos os escritos dos nossos sábios a respeito do Messias (não estou dizendo que é Yeshua [Jesus], uma vez que estes escritos quando falam do Messias não o mencionam como tal):

O Messias existia antes da criação do mundo e também estava presente na criação do mesmo (Midrásh Gênesis Rabá 1:4). Observação: Este mesmo Midrásh atesta que a Torá, o Espírito Santo de D-us, etc. existiam também antes da criação.

O mundo foi criado para o Messias (Talmud - Tratado San'hedrín [Sinédrio] 98b; Midrásh Pessíkta Rabáti 34:6);

Existem Midrashím (comentários rabínicos sobre livros do “Antigo Testamento”) que abordam messianicamente (falando do Messias) passagens do “Antigo Testamento”. Isto diz respeito ao fato do Messias ser chamado com o Nome de D-us ou tê-lo. Veremos também uma passagem do Talmud que prova este fato:

O Messias é chamado no Talmud de "Adonai, Tsidkênu" (SENHOR, Justiça nossa) - expressão tirada de Jeremias 23:6. No Tratado Bava Batrá 75b é dito: "Disse também Raba em nome do Rabino Yochanán (João): E este é o Nome pelo qual Ele (o Messias) será chamado: SENHOR, Justiça nossa".

No Midrásh Lamentações Rabá (cap. 1, sec 16, parte 51) é dito sobre o Messias: "Disse Rabino Aba Ben Kahaná: 'Seu nome é: SENHOR, Justiça nossa' ".

A idéia de um homem eminente ter o privilégio de determinar as decisões do Eterno na terra não é estranha ao Judaísmo Antigo. Na Tradição Judaica, isto é atribuído aos judeus piedosos ou de profunda devoção e aos fazedores de milagres:

"(...) Bendito é aquele que não pecou, mas se alguém pecou, que ele seja perdoado" (Toseftá Sucá 4:2).

"Ele (D-us) torna o homem merecedor, um participante de Sua própria natureza". Filon, "On the Posterity of Cain 28". A expressão clássica sobre esse tema é a "Vida de Moisés", de Filon, I, 155-158: "D-us julgou" Moisés “digno de ser um parceiro de todas as Suas posses (...). Pois se, como diz o provérbio, o que pertence aos amigos é comum, e o profeta é chamado de o amigo de D-us, segue-se que ele partilha também as posses de D-us até o ponto em que é vantajoso (...)”.

No Midrash Êxodo Rabá sobre Êxodo 15:3 existe a expressão: ADONAI ISH MILCHAMÁ (O SENHOR É HOMEM DE GUERRA). O contexto em que é usado não tem a ver com o Messias. Mas por quê os nossos sábios fizeram alusão ao Messias neste texto? Pelo fato de que D-us não é homem, portanto alude ao Messias.

Primeiramente, segundo a primeira menção do Midrásh, o Messias existia antes da criação do mundo e que estava participando da mesma. Ora, um ser humano não pode existir por si mesmo antes da fundação do mundo e, ademais, estar participando com o próprio D’us na criação do mesmo. Porém, o “Novo Testamento” mostra que o Messias Yeshua (Jesus) estava na criação do mundo e atuou com o Eterno também na criação do homem quando o Pai e Jesus disseram: “Façamos o homem... “ (Gênesis 1:26). Mais ainda: “Ele (Yeshua - Jesus) estava no princípio com D-us. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (João 1:2,3).

Há uma benção que damos diariamente que mostra esta verdade: “Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D-us, Rei do Universo, que por Sua Palavra, todas as coisas vieram a existir”. Esta Palavra é o Messias Jesus João 1:1. Em resumo: na Criação, D-us e o Messias estavam atuando. Isto também se encaixa com a carta aos Colossenses 1:17 onde foi dito por Rabino Shaúl (Apóstolo Paulo) que o Messias já existia antes de todas as coisas.

A segunda citação rabínica diz respeito ao fato do mundo haver sido criado para o Messias. Incrível, pois Rabi Shaúl (Apóstolo Paulo) disse que o mundo foi criado para o Messias Yeshua - Jesus (Colossenses 1:16).

Nos textos do Talmud e Midrash acima, vimos que o Messias é chamado pelo próprio Nome de D-us. Mas, por que o Messias é chamado pelo Nome (YHVH)? Para aqueles que podem perguntar: Mas por que vocês tratam o Messias como D-us? A resposta não se encontra só em Isaías 9:6 e 10:21, em Jeremias 23:6, como também no Talmud e Midrásh. É que o Messias se identifica tanto com o Pai, como também o representa e o personifica (não que Jesus seja o Pai, mas que de tal forma é a identificação, representação e personificação, que quem vê Jesus vê Pai através dEle, em função do Messias Jesus ser participante da Divindade do Pai ou tê-la em si).

Quanto a isto que foi dito acima, será que existe menção a respeito nos Escritos da Brit Chadashá (Nova Aliança)? Vejamos as palavras do próprio Mashiach (Messias): “Quem vê a mim, vê o Pai” (João 14:9). Quanto ao fato do Messias haver recebido o Nome do Eterno, Rabino Shaúl (Apóstolo Paulo) escreveu: “Portanto, também D-us o elevou muito e lhe deu um Nome que está acima de todo nome” (Carta aos Filipenses 2:9). Esta é uma interpretação coerente com Jeremias 23:6 e, em nenhum momento, descarta o próprio Nome do Messias Jesus que também o Eterno lhe deu: YESHUA.

Para o penúltimo e antepenúltimo tópicos, tem-se uma interpretação única. Vimos logo acima, que a idéia de um homem eminente ter o privilégio de determinar as decisões do Eterno na terra não é estranha ao Judaísmo Antigo. Na Tradição Judaica, isto é atribuído aos judeus piedosos ou de profunda devoção e aos fazedores de milagres. Será que isto não é encontrado na vida do Messias Yeshua (Jesus)? Terminantemente sim! Vejamos algumas referências a respeito: “... o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados... “ (Mateus 9:6). Neste contexto, Jesus recebeu do Pai “poder” para perdoar pecados. Portanto, para correlação clara com a tradição rabínica, quando o Messias decretou o perdão dos pecados do paralítico, o Pai já havia decretado no céu. O Messias tem esta autoridade, não que seja sua propriamente, mas aprouve a D-us concedê-la ao Messias Jesus.

“Yeshua aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”. (Mateus 28:19). “Toda a autoridade” refere-se aos vários tipos da mesma que o Pai concedeu ao Messias Yeshua, por exemplo: “Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe entregou autoridade para julgar, porque é o Filho do homem” (João 5:26, 27). Portanto, D-us compartilhou de Sua autoridade para julgar com o Messias.

Até mesmo o "senhorio", Jesus recebeu do Pai, ou seja, conforme o Apóstolo Simão Pedro: "Saiba pois, com certeza toda a Casa de Israel, que a esse Yeshua, D-us (o Pai), o fez Senhor e Messias" (Atos 2:36). Portanto, Yeshua (Jesus) foi feito Senhor e Messias pelo Pai (não foi de si mesmo ou pela sua própria vontade independente). É interessante, que quanto ao Shabát (Sábado), Yeshua disse: "Porque o Filho do homem também é Senhor do Shabát (Sábado)" conforme Mateus 12:8, etc. Há versão que traz: "até do Sábado é Senhor" - ficando um tanto diferente da tradução fiel feita acima.

Em Sua oração ao Pai, Yeshua (Jesus) atesta: “Todas as minhas coisas são Tuas, e as Tuas coisas são minhas... “ (João 17:10). Chegamos agora no ápice desta tese; vimos logo acima, que, "Ele (D-us) torna o homem merecedor um participante de sua própria natureza". Filon, "On the Posterity of Cain 28". A expressão clássica sobre esse tema é a "Vida de Moisés", de Filon, I, 155-158: "D-us julgou" Moisés “digno de ser um parceiro de todas as Suas posses (...). Pois se, como diz o provérbio, o que pertence aos amigos é comum, e o profeta é chamado de o amigo de D-us, segue-se que ele partilha também as posses de D-us até o ponto em que é vantajoso (...)”.

Bom, conforme Filon, Moshê (Moisés) foi julgado digno de partilhar as posses de D-us. Posso aqui citar Hebreus 12:11: “... D-us, porém, disciplina-nos para aproveitamento, a fim de sermos participantes de Sua santidade”. Obviamente, quanto ao texto de Filon, não entra a questão dos atributos quanto à divindade, pois não aprouve a D-us fazer isto. Lembremo-nos de que Moisés era pecador, e um pecador jamais poderia chegar a este nível.

O seguinte Kal Vachômer (método rabínico de interpretação – “muito mais”, “quanto mais”, “com maior razão”), é de fundamental importância para também entendermos as palavras de Yeshua (Jesus) a respeito do que Ele mesmo atesta: “Todas as minhas coisas são Tuas, e as Tuas coisas são minhas... “ (João 17:10).

Vejamo-lo, portanto: “Se Moisés, embora sendo pecador, tornou-se participante de certos atributos (as “posses”) do Eterno, muito mais o Messias, mais elevado que Moisés foi havido por digno de participar da divindade do Eterno Seu Pai, pois existia antes da criação e estava atuando na mesma com o Eterno, inclusive do homem (adam), tendo até mesmo o Nome (YHVH), etc., e isto jamais pode ser atribuído a um ser humano.

Para entrarmos mais profundamente no que disse Jesus acima, vejamos um texto que servirá de pano-de-fundo ou antecedente: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre Seus ombros; e o Seu Nome será: Maravilhoso, Conselheiro, D-us Poderoso, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz” conforme Isaías 9:6.

Bom, como o texto fala do Messias conforme boa parte da tradição rabínica (embora uma parte mostre o rei Ezequias), destaquemos alguns dos títulos messiânicos ditos acima El Guibôr (D-us Forte) e Aví Ad (Pai de Eternidade). Quanto a El Guibôr (D-us Forte) há um outro texto que diz que o remanescente da Casa de Jacob fará teshuvá (retorno) ao El Guibôr (D-us Forte) conforme Isaías 10:21.

El Guibôr e Avi Ad expressam a divindade do Messias, pois o fato do Messias ser chamado de D-us Forte não significa que Ele seja o Eterno, Seu Pai. Quanto ao Messias, D-us (João 1:1; Romanos 9:5) é um título que expressa a divindade que o Messias tem que é do Eterno. A propósito, vimos nos escritos rabínicos anteriormente, que o Messias, por exemplo, estava na criação com o Eterno de modo participativo. E pelo Kal vaChômer (método de interpretação) mencionado acima, o Messias pelo mérito haver sido elevado sobre Moisés, foi digno de compartilhar de uma grande posse de D-us: a divindade dEle.

Sobre a expressão Aví Ad (Pai de Eternidade), a mesma se encaixa com Colossenses 1:17, texto no qual foi dito por Rabino Shaúl (Apóstolo Paulo) que o Messias já existia antes de todas as coisas. Portanto, na eternidade (ad em hebraico), antes de No princípio criou D-us os céus e a terra (Gênesis 1:1), ou seja, surgimento do tempo (pois o mesmo não deve ser confundido com eternidade), o Messias existia com o Pai. Portanto, não se pode conceber um Messias unicamente com humanidade ter poder sobre a eternidade. Mas, aprouve ao Eterno compartilhar este poder que é unicamente Seu com Seu Filho – o Messias.

O que expus acima, está de conformidade com o que Rabino Shaúl (Apóstolo Paulo) expressou em Colossenses 1:19 e 2:9 "que foi do agrado do Pai que toda a plenitude da divindade do próprio Pai habitasse corporalmente em Yeshua". Portanto, o Pai compartilha da Sua própria divindade - que é plena (uma vez que não foi "parte" dela com o Seu Filho – o Messias Yeshua.

Yeshua não obteve divindade "fora do Pai", mas no Pai, sendo portanto "divino no Pai", e não como pessoa que tenha divindade particular sem o Pai, visto que a divindade de ou que tem Yeshua é a divindade do próprio Pai nEle. É aqui que entra o que Yeshua disse em João 10:30: "Eu e meu Pai somos 'um", Filipenses 2:6 onde está escrito que Yeshua, o qual mesmo existindo com semelhança espiritual de D-us, não teve como usurpação ser igual a D-us e Hebreus 1:3 onde está escrito que Yeshua Ele é o esplendor de Sua glória (do Pai) e a imagem da Sua pessoa (do Pai). Mas, cuidado, para não se pensar que aqui Yeshua esteja falando que Ele é o Pai ou Sua encarnação; mas é um texto que expressa de forma íntima, o que foi dito logo acima.

Em Isaías 7:14, "Imanuel" ("imánu" em hebraico significa "conosco" mais "El" D-us, fica "D-us conosco"). Yeshua pelo fato de ser chamado de "ImanuEl" (D-us conosco) significa que Ele veio para terra para representar o Pai enviado na autoridade e vontade dEle.

Aqui, neste contexto de representatividade, entra Efésios 4:32 que diz: "...perdoando-vos uns aos outros, como também D-us vos perdoou no Messias". Por ocasião da morte do Messias no madeiro conforme Shaúl (Paulo) "...D-us, que nos reconciliou consigo mesmo por meio do Messias e nos deu o ministério da reconciliação. Isto é, que D-us estava no Messias reconciliando consigo o mundo...". (2 Coríntios 5:18,19).

Para finalizar esta parte, devemos considerar o fato da hierarquia, pois Yeshua, apesar de compartilhar da divindade de Seu Pai, é submisso a Ele. E um texto que fala do Messias dependente do Pai (que pode até causar choque) é João 14:18: "Ouvistes o que Eu vos disse: Vou e venho para vós. Se amásseis, certamente exultaríeis por haver dito: Vou para o Pai; porque o Pai é maior do que Eu. Ouve-se que: "ah! Mas Ele falou isto quando estava como homem aqui na terra. Contudo, o texto implica que Yeshua, mesmo o Pai sendo maior do que Ele, voltaria ao seio dEle.

Um texto que apresenta escatologicamente Yeshua (Jesus) como dependente e independente do Pai a "parceria submissa" é 1 Coríntios 15:24: "Depois virá o fim, quando houver entregado o Reino a D-us, ao Pai (dependência), e quando houver aniquilado todo o império e toda a potestade e força. Porque convém que reine (independência) até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Porque todas as coisas (o Messias) sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua Aquele que sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará Àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que D-us seja tudo em todos.

Vejam! O Messias não sujeitou para si mesmo "todas as coisas" por sua própria vontade, mas foi o Pai que fez com que todas as coisas fossem sujeitas ao Messias e, por fim, o mesmo Messias se sujeitará ao Pai (que sujeitou todas as coisas a Ele) quando o Reino for entregue pelo Filho - Jesus ao Pai, para que o Eterno D-us seja tudo em todos. Indubitavelmente, esta passagem trata do Mundo Vindouro (Eternidade), mas mesmo na Eternidade, Yeshua dependerá e independerá do Pai. Vale ressaltar, que a dependência e a independência destes textos de Rabino Shaúl (Apóstolo Paulo) aguardam cumprimento profético por ocasião da chegada da Eternidade (pós-Milênio) não significando portanto, que Yeshua não dependa e independa do Pai hoje (o assunto aqui é outro).

O Cristianismo tende a limitar a "parceria submissa" de Yeshua (Jesus) para com o Pai ao tempo em que Ele viveu aqui na terra, sem levar em conta o tempo antes da Sua 1ª vinda, bem como depois de sua subida aos céus. Só a 1ª vinda do Messias, por exemplo, insere-se claramente nesse contexto. Portanto, há uma hierarquia.



III – O ESPÍRITO SANTO DE D-US

Muitos entendem o Espírito Santo como uma pessoa distinta do Pai e do Filho. Todavia, O Espírito Santo de D-us habitando em mim, toma a forma de uma pessoa assim como a sabedoria, a bondade, etc.

A expressão D-us-Pai, D-us-Filho e D-us-Espírito Santo apareceu no Concílio de Nicéia no ano de 325 d.C., que estava sendo liderado pelo imperador Constantino. Provavelmente, foi Tertuliano quem criou o termo "trindade", muito embora o mesmo não se encontre em uma linha sequer das Escrituras. Para um judeu ou para um leigo, “trindade” soa referindo-se à existência de três deuses distintos.

Constatamos ao longo das Escrituras da Antiga Aliança (o chamado "Antigo Testamento"), que o Espírito é de D-us, o Pai (Gênesis 1:2; Isaías 40:13, etc.). Isto também está claro em 1 Coríntios 3:16: "Não sabeis que sois Templo de D-us, e que o Espírito de D-us habita em vós?" e Romanos 8:11: "E se o Espírito dAquele (do Pai) que dos mortos ressuscitou a Yeshua habita em vós, Aquele (o Pai) que dos mortos ressuscitou o Messias também vivificará os vossos corpos mortais pelo Seu Espirito que em vós habita".

Ora, o Espírito é do próprio Pai, logo, é a pessoa do Pai que habita em mim pelo Seu Espírito, não sendo portanto, uma outra pessoa distinta do Pai (uma terceira pessoa distinta do Pai e do Messias Yeshua - o Filho). Noutras palavras, chamo-me Fernando, porventura o meu espírito (espírito de Fernando) é uma pessoa distinta de mim ou sou eu mesmo?

Portanto, o Espírito é o próprio Pai (e não uma outra pessoa ou uma terceira). Conforme Rabi Shaúl (Paulo) em 2 Coríntios 3:17: "Ora, o SENHOR é o Espírito, e onde está o Espírito do SENHOR, aí há liberdade", sendo claro que o Espírito Santo não é o Messias (o fato de ser chamado "Espírito de Yeshua, o Messias" ou "Espírito do Messias" em algumas passagens (Filipenses 1:19; 1 Pedro 1:11) é por haver sido enviado para dar continuidade ao ministério exercido pelo Messias Yeshua (Jesus); foi enviado em Nome de Yeshua (Jesus) pelo Pai. O Pai concedeu o Seu Espírito ao Messias para que este exercesse o Seu ministério - "...Pois não lhe dá D-us o Espírito por medida" - João 3:34.).

É o mesmo caso da divindade de Yeshua, não é de Yeshua propriamente, mas do Pai que quis por Sua vontade que a plenitude da Sua Divindade habitasse em Seu Filho. Os judeus messiânicos que seguem esta concepção, creêm no Espírito Santo, mas não como uma terceira pessoa distinta do Pai, mas sim, como sendo o Pai habitando por Ele na vida do salvo em Yeshua, o Messias. Em suma: o Pai compartilha com o homem o Seu Espírito Santo.

Quanto a Gênesis 1:26, especificamente a expressão "façamos o homem" - refere-se ao Pai (o Criador) e a Yeshua que por ser a Palavra executou os comandos do Pai, participando dos atos da criação de D-us, conforme João 1:1-3 dentro da "parceria submissa" de Yeshua para com o Pai. Mas, por que? Atentemos para o fato de que D-us disse para Seu Filho – o Messias: Façamos o homem à nossa tsélem (imagem) e conforme nossa d’mut (semelhança). O nossa que aparece duas vezes no texto, refere-se ao fato de Yeshua e D-us terem tsélem e d’mut de forma compartilhada.

Lembremo-nos de que o Messias disse que todas as coisas do Pai são dEle também. Mas, uma vez atesto e finalizo: Cuidado para não se dizer que o Messias é uma encarnação direta do Eterno. Lembremo-nos de que Ele por ocasião de sua morte disse: “Pai, em Tuas mãos entrego o meu espírito” (Lucas 23:46) e: “porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38).

Uma observação final: sabemos que o Nome de D-us como “Elohím” (que significa literalmente “deuses”, mas em hebraico significa “superlativo de grandeza”, ou seja, o plural neste caso, refere-se a pessoa nobre ou elevada. Portanto, quando se fala do Único D-us usando-se o termo pluralizado “Elohím”, significa que este D-us é Superior – Deus dos deuses) gera uma forma de referência de tratamento distinta e exaltada de honra. Por isso, quando se emprega o termo para “Elohím”, o verbo “fazer” vem na 1ª pessoa do plural. É semelhante ao pronome de tratamento Vossa Excelência (que, na língua portuguesa, rege a 2ª pessoa do plural), porém dirigindo-se e referindo-se a uma só pessoa dotada de autoridade.

Fonte: MINISTÉRIO ENSINANDO DE SIÃO – BRASIL. Caixa Postal 2177 - CEP: 31270-310, Belo Horizonte-MG. Tel.: 31-3498-1761 e Fax.: 31-3498-5195. Web Site: http://www.ensinandodesiao.org.br
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Avatar do usuário
Discípulo de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 280
Registrado em: 04 Nov 2008 21:58
Localização: Manaus/AM

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Discípulo de Cristo »

Gustavo escreveu:Olá, Discípulo de Cristo!

Já sobre a possibilidade de Deus não ter nenhuma autoridade sobre a criação pelo fato de Jesus ser Senhor sobre tudo, certamente isso só aconteceria se não existisse o fato de que o Pai é o cabeça de Cristo e no plano atual exerce autoridade por meio de seu Filho. E esse é certamente o motivo do Filho entregar no fim do milênio o reino ao seu Deus e Pai: para que Deus seja tudo e em todos. O mesmo ocorre com a questão do juízo final, pois o justo Juiz, o Pai, confiou TODO o julgamento ao Filho, o qual mesmo tornando-se o ùnico Juiz, não anula o fato de seu Deus e Pai, continue sendo Juiz[/color].[/b]
Ora, mas já havia dado esta olhadinha com calma no capítulo todo... Acompanhe:

(Hb 1:1) Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
(Hb 1:2) A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
(Hb 1:3) O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Creio que não há dúvidas que o apóstolo esteja se referindo ainda ao Pai nas partes sublinhadas)
(Hb 1:4) Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
(Hb 1:5) Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? (É o Pai quem diz isto, pois é o único que pode chamar o Filho de Filho)
(Hb 1:6) E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. (O outra vez deixa claro que é o Pai que continua falando)
(Hb 1:7) E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. (O 'e' deixa claro que o Pai ainda está falando, agora dos anjos)
(Hb 1:8) Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. (O mas aqui funciona como uma contraposição, o que estava falando sobre os anjos acima, fala agora do Filho, pois este é o ponto do autor: Deus falou antigamente pelos profetas)
(Hb 1:9) Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
(Hb 1:10) E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. (O 'E' complementa aqui a fala acima, do Pai)
(Hb 1:11) Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,
(Hb 1:12) E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.
(Hb 1:13) E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? (O 'E' continua a frase acima. Note que Cristo sentou à destra do Pai, logo é o Pai que está falando isto)
(Hb 1:14) Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?


Todas as falas acima são atribuídas ao Pai, já que é o Pai quem falou antigamente através dos profetas. Este é o ponto do autor. Logo, o Pai chama o Filho de Senhor sim.

[/quote]

Tudo bem, amigo, vou concordar com você, pois pelo menos está sendo coerente com o uso frequente que o escritor faz dos termos "diz" e "disse" antes das citações. Entretanto, sem querer ser chato, continuo insistindo em que você procure uma Bíblia com referências, para ler os textos que o escritor de Hebreus está citando. Você vai descobrir que em alguns deles é realmente Deus que se dirige ao seu Filho, mas em outros não. Então, tanto você quanto eu, vamos fazer o mesmo questionamento: Porquê nos verscículos 7, 8 e 10 o escritor continua usando o termo "[DEUS] diz", quando na realidade não foi Deus quem disse? Ainda não sei como te responder, mas acho que tem nesta e em outras epístolas passagens similares e assim que encontrá-las posto aqui.

No vs. 7 o escritor cita o salmista que disse: "Deus...faz dos seus anjos espíritos, dos seus ministros um fogo abrasador" - Salmos 104:4. Note que o escritor de Hebreus NÃO escreveu "...diz: Eu faço dos meus anjos espíritos, e... ", mas escreve como o salmista dizendo.

O vs. 8 é a citação do Salmos 45:6 que novamente não é Deus falando, mas o salmista que diz: "...O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.". Apesar de discordar da tradução com o vocativo Ó DEUS, não gostaria de debater isso agora, mas apenas deixar claro que na realidade não é Deus chamando seu Filho de DEUS, ou meu DEUS ou Ó DEUS, mas o salmista.

E o vs. 10 é a citação do Salmos 102:25-27, o qual se refere ao salmista dizendo e não a Deus.

Portanto, continuo achando que nunca vamos encontrar na Bíblia alguma ocasião em que o unico verdadeiramente Deus, o Pai, dirige-se a qualquer outro ser com as expressões MEU DEUS, Ó DEUS, MEU SENHOR, e muito menos encontrar termos como DEUS de DEUS, O PAI
.
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Edmilson »

[quote="Ben, o Kojak"]Paz!

Edmilson,

Desculpe, mas dizer que por ser poética a linguagem dos Salmos invalida o entendimento correto de alguns textos faz uma série de argumentações ir por água abaixo. Note que Davi, mesmo usando uma linguagem poética, falou profeticamente de vários temas importantes. Até mesmo Jesus diz que os Salmos dão testemunho Dele.
Também no livro dos Salmos, Davi faz uma série de melodias que falam poeticamente da vida dele. Vida real e não imaginária.

Ben,

Eu não falei que a linguagem poetica dos salmos invalida o entendimento correto de alguns textos. Falei que os Salmos tem uma linguagem poética e por isto usam de maneira abundante figuras de linguagem; por exemplo neste Salmo, "vos sois deuses" é uma linguagem figurada, para afirmar que aqueles juizes tinham muito poder. Acredito que não haja dúvidas sobre isto. Certamente o salmista não estava querendo dizer que eles eram realmnete deuses, que viviam no céu, que deviam ser adorados ou que tinham algum poder sobre-humano. Tenho certeza que ninguem entendeu o texto desta maneira.

Então o que comentei é que os textos que falam da divindade de Cristo são bem diferentes deste texto dos salmos. Veja por exemplo o texto de João 1:1. Este texto não é linguagem poética; não se usam figuras de linguagem; as palavras não são usadas em sentido figurado mas em sentido literal. Assim quando a biblia afirma que Jesus estava com Deus no inicio, antes da criação ela quer dizer exatamente isto. Jesus já existia antes da criação de tudo com Deus no céu. E quando ela fala que Jesus criou todas as coisas na sequencia ela quer dizer exatamente isto, que foi Jesus que criou os céus, a terra e o homem. Assim existe uma grande diferença no significado de "vos sois deuses" e de a biblia falar que Jesus é Deus. O Salmo "vos sois deuses" não é uma explicação adequada para os textos em que a biblia fala que Jesus é Deus.



Eu gostaria que tanto o Edmilson (desculpe se a grafia estiver incorreta) e o Gustavo explicassem por que Jesus sendo D'us Todo-Poderoso, já ressuscitado nos céus ainda precisava saber de algo que somente o Pai sabia.
Está correto Ben

(Revelação 1:1) Revelação a João (Apocalipse) 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus escravos as coisas que têm de ocorrer em breve. E ele enviou o seu anjo e [a] apresentou por intermédio dele em sinais ao seu escravo João, 2 o qual deu testemunho da palavra dada por Deus e do testemunho dado por Jesus Cristo, sim, de todas as coisas que viu. 3 Feliz é quem lê em voz alta, e os que ouvem as palavras desta profecia e observam as coisas escritas nela, pois o tempo designado está próximo.

O Significado deste texto para mim não é muito claro. O termo "Revelação de Jesus Cristo" se refere ao aparecimento, ou seja a visão que João teve de Jesus Cristo. Inclui tambem os fatos que Jesus mostra ou revela a João. A quem se refere o "lhe" deu? O texto não é muito claro, parece se referir a principio a Jesus mas não tenho certeza se não poderia estar se referindo a João. Então poderia siginificar "A aparição de Jesus Cristo que Deus deu a João". Estaria em harmonia com o título do livro logo acima "Revelação a João". Mas vamos considerar que deva se referir a Jesus. O que o texto quer dizer? Que Jesus não sabia o conteudo da revelação antes de Deus lhe dar? Ou que Deus deu a Jesus a revelação no sentido de autorizar a sua divulgação a João? Acredito que esta última interpretação seja tão possivel quanto a primeira.


Outra coisa. Dizer que o Espírito Santo é uma pessoa ou não é uma coisa. Dizer que ele é D'us é outra. Só porque se usa linguagens com um sentido que lembra uma pessoa não significa literalidade na intenção do escritor. A bíblia usa o mesmo tipo de figura de linguagem com coisas inanimadas ou o que vcs acham da passagem abaixo?

(Lucas 19:36-40) 36 Enquanto ele avançava, espalhavam suas roupas exteriores na estrada. 37 Assim que chegou perto da estrada que desce do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos principiou a alegrar-se e a louvar a Deus com voz alta a respeito de todas as obras poderosas que tinham visto, 38 dizendo: “Bendito Aquele que vem como Rei em nome de Jeová! Paz no céu e glória nos lugares mais altos!” 39 No entanto, alguns dos fariseus dentre a multidão disseram-lhe: “Instrutor, censura os teus discípulos.” 40 Mas ele disse, em resposta: “Eu vos digo: Se estes permanecessem calados, as pedras clamariam.”

A bíblia mostra claramente que o Espírito Santo é uma pessoa. Os textos sobre o Espirito Santo não são super genericos como este texto "as pedras clamariam". Pelo contrário. Veja:

Marcos 13:11 Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.

O ES diz exatamente o que a pessoa deve falar.

Atos dos Apóstolos 13:2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

O ES diz as palavras apartai-me a Barnabé e a Saulo.

Atos dos Apóstolos 15:28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:

O ES decidiu que os gentios não recisavam obedecer toda a lei mosaica mas apenas algumas leis.

Atos dos Apóstolos 20:28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
O ES escolhe os bispos.

Atos dos Apóstolos 21:11 E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.
O ES faz uma profecia.


Encontrei um texto interessante de um grupo fica no meio termo dos cristãos e dos judeus e trata desse assunto:

Depois comento este texto.

Abs
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por Ben »

Paz!

Prezado Edmilson, é nesse sentido que Jesus é deus seguindo todos os textos que fazem referência a ele, a deuses, e senhores. Como está escrito e dito por ele mesmo, ele recebeu o poder (recebeu) de julgar as pessoas. Também recebeu (recebeu) um nome maior que os outros seres, mas não maior do que o do Pai.
Não se pode explicar um texto e excluir outros. Também qualquer escrito religioso que contrarie as Escrituras para mim não tem o melhor e maior peso que esses Escritos.

Siga o que Jesus disse e não é necessário entendimentos especiais e linguagens técnicas para perceber isso. Pelo menos eu entendo assim:

(Salmos 82:1-8) 82 Deus se põe de pé na assembléia do Divino; Julga no meio dos deuses:  2 “Até quando continuareis a julgar com injustiça E sereis parciais para com os próprios iníquos? Selá.  3 Sede juízes para com o de condição humilde e o menino órfão de pai. Fazei justiça ao atribulado e ao de poucos meios.  4 Ponde a salvo o de condição humilde e o pobre; Livrai-os da mão dos iníquos.”  5 Nada souberam e não entendem; Estão andando em escuridão; São abalados todos os alicerces da terra.  6 “Eu mesmo disse: ‘Vós sois deuses, E todos vós sois filhos do Altíssimo.  7 Decerto morrereis como os homens; E caireis como qualquer um dos príncipes!’”  8 Levanta-te deveras, ó Deus, julga deveras a terra; Pois tu mesmo deves tomar posse de todas as nações.

(João 10:31-39) 31 Mais uma vez, os judeus apanharam pedras para o apedrejarem. 32 Jesus replicou-lhes: “Eu vos apresentei muitas obras excelentes da parte do Pai. Por qual destas obras me apedrejais?” 33 Os judeus responderam-lhe: “Nós te apedrejamos, não por uma obra excelente, mas por blasfêmia, sim, porque tu, embora sejas um homem, te fazes um deus.” 34 Jesus respondeu-lhes: “Não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: “Vós sois deuses”’? 35 Se ele chamou ‘deuses’ aos contra quem se dirigia a palavra de Deus, e, contudo, a Escritura não pode ser anulada, 36 dizeis a mim, a quem o Pai santificou e mandou ao mundo: ‘Blasfemas’, porque eu disse: Sou Filho de Deus? 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. 38 Se as faço, porém, mesmo que não me acrediteis, acreditai nas obras, a fim de que saibais e continueis a saber que o Pai está em união comigo e eu em união com o Pai.” 39 Portanto, tentaram novamente apoderar-se dele; ele, porém, pôs-se fora do seu alcance.

(João 17:1-26) 17 Jesus falou estas coisas, e, levantando os olhos para o céu, disse: “Pai, veio a hora; glorifica o teu filho, para que o teu filho te glorifique, 2 segundo lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que, com respeito ao [número] inteiro dos que lhe deste, ele lhes dê vida eterna. 3 Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo. 4 Eu te tenho glorificado na terra, havendo terminado a obra que me deste para fazer. 5 De modo que agora, Pai, glorifica-me junto de ti com a glória que eu tive junto de ti antes de haver o mundo. 6 “Tenho feito manifesto o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus e tu mos deste, e eles têm observado a tua palavra. 7 Eles vieram agora a saber que todas as coisas que me deste são de ti; 8 porque eu lhes tenho dado as declarações que me deste, e eles as têm recebido e têm certamente chegado a saber que saí como teu representante, e eles têm acreditado que tu me enviaste. 9 Faço solicitação a respeito deles; faço solicitação, não a respeito do mundo, mas a respeito daqueles que me deste; porque são teus, 10 e todas as minhas coisas são tuas e as tuas são minhas, e eu tenho sido glorificado entre eles. 11 “Também, não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo e eu vou para ti. Santo Pai, vigia sobre eles por causa do teu próprio nome que me deste, para que sejam um, assim como nós somos. 12 Quando eu estava com eles, costumava vigiar sobre eles por causa do teu próprio nome que me deste; e tenho-os guardado, e nenhum deles está destruído exceto o filho da destruição, para que se cumprisse a escritura. 13 Mas agora vou para ti e estou falando estas coisas no mundo, a fim de que tenham a minha alegria plenamente em si mesmos. 14 Tenho-lhes dado a tua palavra, mas o mundo os tem odiado, porque não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo. 15 “Solicito-te, não que os tires do mundo, mas que vigies sobre eles, por causa do iníquo. 16 Não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo. 17 Santifica-os por meio da verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. 19 E santifico-me em seu benefício, para que também sejam santificados por meio da verdade. 20 “Faço solicitação, não somente a respeito destes, mas também a respeito daqueles que depositam fé em mim por intermédio da palavra deles; 21 a fim de que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em união comigo e eu estou em união contigo, para que eles também estejam em união conosco, a fim de que o mundo acredite que me enviaste. 22 Também, eu lhes tenho dado a glória que tu me tens dado, a fim de que sejam um, assim como nós somos um. 23 Eu em união com eles e tu em união comigo, a fim de que sejam aperfeiçoados em um, para que o mundo tenha conhecimento de que tu me enviaste e que os amaste assim como amaste a mim. 24 Pai, quanto ao que me tens dado, quero que, onde eu estiver, eles também estejam comigo, a fim de que observem a minha glória que me tens dado, porque me amaste antes da fundação do mundo. 25 Justo Pai, o mundo, deveras, não veio a conhecer-te; mas eu vim a conhecer-te, e estes vieram a saber que tu me enviaste. 26 E eu lhes tenho dado a conhecer o teu nome e o hei de dar a conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu em união com eles.”

(1 Coríntios 8:4-6) 4 Ora, acerca de comer alimentos oferecidos a ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há Deus senão um só. 5 Pois, embora haja os que se chamem “deuses”, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”, 6 para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem são todas as coisas, e nós por intermédio dele.

(Atos 19:11-17) 11 E Deus realizava obras extraordinárias de poder por intermédio das mãos de Paulo, 12 de modo que se levavam aos doentios até mesmo panos e aventais do seu corpo, e as moléstias os abandonavam e os espíritos iníquos saíam. 13 Mas, certos dos judeus itinerantes, que praticavam a expulsão dos demônios, também empreenderam usar por nome o nome do Senhor Jesus para com os que tinham espíritos iníquos, dizendo: “Eu vos advirto solenemente por Jesus, a quem Paulo prega.” 14 Ora, havia sete filhos dum certo Ceva, principal sacerdote judaico, que faziam isso. 15 Mas, o espírito iníquo disse-lhes, em resposta: “Eu sei de Jesus e estou familiarizado com Paulo; mas quem sois vós?” 16 Com isso, o homem em quem estava o espírito iníquo pulou sobre eles, dominou um após outro e prevaleceu contra eles, de modo que fugiram nus e feridos daquela casa. 17 Isto se tornou conhecido a todos, tanto aos judeus como aos gregos que moravam em Éfeso; e sobre todos eles caiu temor, e o nome do Senhor Jesus era magnificado.

Regards

Ben
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
bigbear
Forista
Forista
Mensagens: 119
Registrado em: 05 Dez 2008 11:58
Localização: rio de janeiro

Re: Cristo [é] o PODER de Deus e SABEDORIA de Deus.

Mensagem não lida por bigbear »

Por será que Jesus permitiu a adoração de TOMé sendo ele um judeu?
Tome DISSE SENHOR meu e DEUS meu.
JESUS nao o consertou nem falou nada mais sobre isto. estranho para um homem judeu fazer isto.????
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 388 visitantes