O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por sidhiresus »

Pessoal, gostaria de iniciar aqui um debate, visto termos aqui pessoas de diversas experiencias e conhecimentos:

O Deus do Velho Testamento é diferente do Deus do Novo Testamento.

É que fico pensando, se Deus é alguem que não muda, é o mesmo desde o principio da eternidade, por que então vemos alguem com atos até pervesos no AT e alguem bom e misericordioso no NT.?
quiqui
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 508
Registrado em: 01 Nov 2008 18:39

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por quiqui »

Eu tb tenho essa desconfiança agora. No novo testamento é retratado um Deus amoroso que livra os humanos dos fardos da Lei, perdoa, não apedreja, não condena a morte por qualquer pecado.
Avatar do usuário
ericpolo
Forista
Forista
Mensagens: 166
Registrado em: 17 Nov 2008 10:12

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por ericpolo »

Bíblia.....

É um compêndio histórico "Judaico-Cristão", no velho testamento notamos que Deus é parcial, aceita basicamente apenas o povo Judeu e seus "Associados" ou seja, pessoas que aceitavam o Deus Judeu e as Leis dos mesmos, sendo que é totalmente "racista" no tratamento contra povos que não seguiam as Leis e costumes Judaícos....

Por isso lemos alí sobre um Deus que pune, mata, julga, e vinga sem dó nem piedade qualquer um que vá contra sua Lei Judaíca, traduzindo, se vc não era Judeu meu filho tava literalmente "Fu.....", agora se queria ser um "Naturalizado", ou como está na Bíblia "Residente Forasteiro", notem que teria que seguir as Leis Judaícas, porém não teria os mesmos direitor dos mesmos quanto alguns privilégios........

Aí...vamos para o Novo Testamento....

Se notarmos bem o Novo testamento é em partes um aversão literal ao conceito Judaíco...pq os Líderes Políticos-Religiosos da época de Cristo, mostravam total "fanatismo" as Leis que defendiam sua posição "Hierarquica".....

O Novo testamento aceita pessoas de outras nações como "Filhos de Deus", não existe mais o conceito "Deus-Judeu", e sim Deus das nações........

Bem creio que é de fácil entendimento que o Novo Testamento quem escreveu, não eram do mesmo tipo "Fanático" que os escritores do Velho Testamento, fora que se notarmos, muitos nem mesmo tinham nas suas vidas até "Cristo" aparecer, a religião como algo realmente importar na sua vida, "exceto" Saulo de Tarso, por isso vemos um Cristo e um Deus mais amoroso e perdoado no novo testamento.......

É realmente um Livro históricamente rico, porém bastante complexo e contraditório.......
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por Ben »

Paz!

Tudo depende da perspectiva do leitor. Para um judeu dos tempos antigos, o D'us da Torá fazia justiça contra os judeus e pagãos ímpios e desobedientes. Para o estrangeiro, que não cria naquele D'us tudo seria ficção.

Já o D'us retratado no NT, o D'us de Jesus para os seguidores deste, faria tanto justiça para os judeus e pagãos não seguidores desse messias. O próprio Jesus fez uso de ilustrações de que quem não o aceitasse seria exterminado no dia da inspeção.

Agora. É complicado falar sobre costumes, hábitos e crenças de tempos tão longíquos. Também o que é justiça hoje, daqui a 100 anos poderá ser encarada como bárbarie. Vemos até isso hoje em dia. As leis são muito imperfeitas, irrealistas, não são cumpridas. E a mesma lei é encarada de acordo com as circunstâncias e situação sócio-econômica das partes envolvidas.

Regards

Ben
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Edmar
Forista
Forista
Mensagens: 652
Registrado em: 01 Nov 2008 13:56
Localização: Interior SP

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por Edmar »

O deus do VT é completamente diferente do do NT.

Posso estar falando bobagem, mas eu creio que Constantino quis dar uma bela aliviada, nos castigos e deveres, dos que acreditam no herói que ele havia criado: Jesus.

Leiam este artigo: http://www.phatae.com/estudos/deus/numeros.htm. O gráfico está muito ruim, porém da pra notar que o nome de Deus vinha caindo no desuso. Mesmo com a alteração que fizeram na versão do Novo Mundo dá pra perceber isso. Deus/Senhor/Jeová sai de cena para a entrada de Jesus.

Imagem
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Avatar do usuário
Elias
Forista
Forista
Mensagens: 217
Registrado em: 07 Nov 2008 21:40
Localização: Curitiba

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por Elias »

É uma questão complicada, pois Jesus disse que Deus é amor e justo, mas seria justo comparando com isso
1 Samuel 15:1-3 escreveu:
Samuel disse então a Saul: “Foi a mim que Jeová enviou para ungir-te rei sobre o seu povo Israel, e agora escuta a voz das palavras de Jeová. 2 Assim disse Jeová dos exércitos: ‘Tenho de ajustar contas pelo que Amaleque fez a Israel quando se opôs a ele no caminho enquanto subia do Egito. 3 Agora vai, e tens de golpear Amaleque e devotá-lo à destruição, junto com tudo o que ele tem, e não deves ter compaixão dele, e tens de entregá-los à morte, tanto o homem como a mulher, tanto a criança como o bebê, tanto o touro como o ovídeo, tanto o camelo como o jumento.’”
Imagem Mario toma chá de cogumelos.
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8405
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por sidhiresus »

Elias escreveu:É uma questão complicada, pois Jesus disse que Deus é amor e justo, mas seria justo comparando com isso
1 Samuel 15:1-3 escreveu:
Samuel disse então a Saul: “Foi a mim que Jeová enviou para ungir-te rei sobre o seu povo Israel, e agora escuta a voz das palavras de Jeová. 2 Assim disse Jeová dos exércitos: ‘Tenho de ajustar contas pelo que Amaleque fez a Israel quando se opôs a ele no caminho enquanto subia do Egito. 3 Agora vai, e tens de golpear Amaleque e devotá-lo à destruição, junto com tudo o que ele tem, e não deves ter compaixão dele, e tens de entregá-los à morte, tanto o homem como a mulher, tanto a criança como o bebê, tanto o touro como o ovídeo, tanto o camelo como o jumento.’”

Isso é interessante, por um lado temos o NT com a necessidade de arrebanhar pessoas, pregar, faze-las conhecer a Deus pelo seu amor, pelo outro no VT temos um Deus impio com povo escolhido, todo o resto deveria ser exterminado, a essas pessoas não eram dados nem o direito de serem servos de Deus. É bem estranho tudo isso, aos poucos vou me convencendo que de inspirada a biblia não é nada.
Seqüelado Pela Torre
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 412
Registrado em: 01 Nov 2008 03:31

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por Seqüelado Pela Torre »

Para muitos, o deus retratado nas escrituras hebraicas ou AT é o mesmo do NT (E.G), sendo que a diferença está em ele (Deus) administrar dois pactos diferentes e ser fiel ao seu próprio código de leis. Como o kojac falou, é meio anacrônico comparar povos de épocas e costumes diferentes.
Entretanto, a WT atualmente, apedreja do mesmo jeito (socialmente) que os israelitas do passado.
Ela não leva consideração nenhum anacronismo na hora de estraçalhar a vida de muitos.
Eu percebo que alguns não conseguem conviver com esse sentimento de rejeição (desassociação), e ficam doidos para fazer um agrado para a STV, enquanto ela, deve morrer de rir dos trouxas.
Abraços!
Avatar do usuário
wesleywws
Forista
Forista
Mensagens: 229
Registrado em: 01 Nov 2008 09:14

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por wesleywws »

A bíblia é muito contraditória, embora pessoas morram afirmando o contrário. Eu não a tenho como inspirada e caso seja inspirada por um Deus Justo, amoroso e misericordioso. são em raras passagens. O Deus do AT é vingativo, promovia a guerra, era tirano e extremamente exclusivista. No Novo Testamento, parece que figura de Deus, o Todo Poderos caia para segundo plano, e é focalizado primordialemnte os feitos e ensinos de Jesus.

Não confio muito nestes livros antigos. Se fossem irrefutáveis, imutáveis, incontroversos, justos, coesos, harmônicos, verídidcos, reais e não fabulosos (dilúvio, jonas na barriga do peixe, abertura mar vermelho e outras), sem falar nas discrepâncias cronológicas, geográficas e científicas....
Avatar do usuário
Jerry
Forista
Forista
Mensagens: 6540
Registrado em: 01 Nov 2008 02:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia
Contato:

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por Jerry »

Para mim o exemplo máximo da rabugice do deus do Velho Testamento foi o fato de ele matar dezenas de crianças só porque elas chamaram seu profeta de careca:
(2 Reis 2:23-25) 23 E dali passou a subir a Betel. Quando subia pelo caminho, havia uns pequenos rapazes que saíram da cidade e começaram a fazer troça dele, e que lhe diziam: “Sobe, careca! Sobe, careca!” 24 Finalmente, ele se virou para trás e os viu, e invocou sobre eles o mal em nome de Jeová. Saíram então da floresta duas ursas e dilaceraram quarenta e dois meninos deles. 25 E ele seguiu de lá para o monte Carmelo, e de lá voltou a Samaria.
Alguém tinha posto, no TJs Livres, um "Meu Livro de Histórias Bíblicas" numa versão menos eufemística, sem esconder a verdade dos fatos, e tinha a ilustração das ursas devorando as crianças (se alguém achar, poderia postar aqui?). Sim, porque na versão Almeida, não são "rapazes", como na TNM, mas sim "meninos".
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 70 visitantes