O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
irmão Edson
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Out 2010 10:16

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por irmão Edson »

Paz para todos

Irmãos constatei que nos evangelhos de Cristo, existem mais de 110 versículos com a palavra ABA (Pai ) , se você também for curioso como eu vera que nestes versículos que esta palavra Pai , Cristo não o relaciona em nenhum dos episodio do velho testamento, exemplifico não há nenhum versículo que associe o Pai a Jeová do VT, são pessoas completamente oposta.

Não há nenhum versículo que, por exemplo, que:

O Pai deu as leis do Sinai.!

O Pai estava no deserto com o seu povo!

O Pai provocou o Dilúvio !

Descobri, que nem o Pai e nem Cristo são personagem do V.t, o Pai só é revelado no NT por Cristo e somente a quem ele quiser

João 5 : 37 E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.


Mat 11 : 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.


Existe um anjo, ou arcanjo superior ao diabo que se passou por Deus por todo o v.t, o deus dos Hebreus o famoso Senhor dos Exércitos que costumamos a chamá-lo de Jeová ou pelo tetragrama JHWH

Quem é este anjo?

Existiu um anjo soberbo e altivo, que se exaltou a si mesmo a ponto de pretender ser igual ao Deus altíssimo, criador de tudo e que habita na luz inacessível. O profeta Isaías revela as pretensões desse anjo com as seguintes palavras: “tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Is. 14:13-14).

Ele estava no Èden!

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.



Como se chega a esta dedução primeiro pelo bom senso, o deus ( anjo ) do v.t , é o deus das maldições, muda , mente, gosta de sangue , não é onisciente, mata criança de colo , velho, grávidas , etc. .Totalmente oposto ao Pai de Jesus que é o Deus do Amor .

Não vou me estender mais espero na primeira mensagem , não ter te causado uma aversão a minha pessoa, talvez vocês pensem assim nunca li tamanha Heresia! Mais se vocês tiverem paciência e curiosidade posso responder as suas futuras perguntas . Um abraço irmão Edson. .
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

[youtube] Irmão Edson disse:Descobri, que nem o Pai e nem Cristo são personagem do V.t, o Pai só é revelado no NT por Cristo e somente a quem ele quiser[/youtube]

Caro Edson minha opinião como entendo a pergunta do tópico : Primeiro os hebreus disseram e fizeram tudo em nome de Deus, que teve que mandar seu filho até aqui, para mostrar que deus não era nada daquilo, e ainda fez saber que Deus ama toda a humanidade e não só os judeus...

Segundo a sua colocação: Jesus além de nos mostrar que DEUS é poderoso que nos ama como filhos, nos ensinou a relacionar como pai,no velho testamento não encontramos nenhum homem com tamanha intimidade com DEUS como sendo pai, porque foi Jesus quem nos ensinou assim....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
jositars
Forista
Forista
Mensagens: 943
Registrado em: 21 Jun 2010 12:28
Localização: Salvador-Bahia

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por jositars »

kooboo escreveu:Basta vermos quantas pessoas Jeova matou no VT e no NT...
Acho que são deidades diferentes sim...

- http://www.youtube.com/watch?v=vBd0O0bqYjk
Este video faz uma contabilidade de todas as passagens biblicas em que mostra as mortes no antigo e novo testamento causadas direta ou indiretamente por Jeová Deus. E nessa conta temos guerreiros, povo comum, familias inteiras, cidades, crianças, virgens, profetas, mulheres - 2.270.370 pessoas - Sem contar a humanidade inteira que se foi no diluvio.

1 - Genesis 19:26 (1) - A mulher de Ló por olhar para trás.
2 - Genesis 38:7 (1) - Er, por ser mal aos olhos do Senhor.
3 - Genesis 38:10 (1) - Onan, por masturbar ou coito interrompido.
4 - Exodo 32:27 (3000) - Por adorar bezerro de ouro.
5 - Levitico 24:10-23 (1) - Por blasfemar.
6 - Numeros 15:32-36 (1) - Apanhar lenha no s ábado.
7 - Numeros 16:27-32 (12) - Corá, Datan e Abirão e familias.
8 - Levitico 10:2 (2) - Filhos de Arão.
9 - Numeros 16:35 (250) - por oferecerem incenso.
10 - Numeros 16:41-49 (14700) - mortos por reclamação.
11 - Numeros 25:4-9 (24000) - mortos por prostituição.
12 - Numeros 31:1-35 (90000) - Massacre de Midianitas (+32000 virgens escravizadas).
13 - Josué 7:24-26 (5) - Acã, filhos e filhas apedrejados.
14 - Josué 8:1-25 (12000) - Cidade de Ai.
15 - Juizes 1:4 (10000) - Guerra a Cananeus e Ferezeus.
16 - Juizes 3:15-22 (1) - Eude mata em nome de Deus.
17 - Juizes 10:22-25 (5) - Reis enforcados.
18 - Juizes 3:28-29 (10000) - Guerra com Moabitas.
19 - Juizes 7:2,22 a 8:10 (120000) - Deus faz Midianitas matarem entre si.
20 - Juizes 14:19 (30) - Sansão mata Asquelonitas.
21 - Juizes 15:14,15 (1000) - Sansão com a queixada de jumento.
22 - Juizes 16:27-30 (3000) - Deus ajuda Sansão a matar.
23 - Juizes 20:35-37 (25100) - Homens de Benjamim mortos.
24 - Juizes 20:44-46 (25000) - Mais homens de Benjamim mortos.
25 - 1 Samuel 6:19 (50070) - Por olharem a arca do Senhor.
26 - 1 Samuel 14:12-14 (20) - Jonatas mata 20 filisteus.
27 - 1 Samuel 15:32-34 (1) - Samuel mata Agague.
28 - 1 Samuel 25:38 (1) - Deus mata Nabal por ser imprestavél.
29 - 2 Samuel 6:6-7 (1) - Uza por tocar a Arca do Pacto.
30 - 2 Samuel 12:14-18 (1) - Deus mata filho de Davi com esposa de Urias.
31 - 2 Samuel 21:6-9 (7) - Filhos de Saul enforcados ao Senhor.
32 - 2 Samuel 24:15 (70000) - Por Davi ter feito um censo.
33 - 1 Reis 13:1-26 (1) - Por acreditar na mentira de um profeta.
34 - 1 Reis 20:28-29 (100000) - 100mil Sírios num dia.
35 - 1 Reis 20:30 (27000) - Muro cai sobre 27mil pessoas.
36 - 1 Reis 20:35-36 (1) - Por não bater num profeta.
37 - 2 Reis 1:4 (1) - Acazias por adorar outro Deus.
38 - 2 Reis 1:9-12 (102) - Queimados vivos.
39 - 2 Reis 2:23-24 (42) - CRIANÇAS, por caçoarem do profeta.
40 - 2 Reis 7:20 (1) - Pisoteado por não crer em Elias.
41 - 2 Reis 9:33-37 (1) - Jezabel devorada por cães.
42 - 2 Reis 17:25-26 (3) - Deus mata "alguns" estrangeiros.
43 - 2 Reis 19:35 (185000) - Soldados Assirios enquanto dormiam.
44 - 1 Cronicas 10:14 (1) - Saul, por não buscar ao Senhor.
45 - 2 Cronicas 13:15-17 (500000) - Israelitas.
46 - 2 Cronicas 13:20 (1) - Jeroboão ferido por Deus.
47 - 2 Cronicas 14:9-14 (1000000) - Exercito etiope diante de Judá.
48 - 2 Cronicas 21:14-19 (1) - Jeorão.
49 - Ezequiel 24:15-18 (1) - Mulher de Ezequiel.
50 - Atos 5:1-10 (2) - Ananias e sua esposa por não darem o dinheiro à igreja.
51 - Atos 12:23 (1) - Herodes, morto por bichos.
Faltou os filhos e filhas de Jó que Ele permitiu ...
Todos os primogênitos no Egito por ocasião da libertação do povo através de Moisés ...

Realmente, se a bíblia é verídica, eu penso que sim, houve mesmo muito sangue, mas, a própria Biblia diz sobre Cristo ser a nova Lei, o novo pacto, logo, mudanças.

Sobre tanto sangue eu não tenho explicação, nem entendo, nem concordo.

O livro de Jó é muito profundo, responde a alguns questionamentos importantes.

No que diz respeito ao derramamento de sangue inocente, é explicar o inexplicável.
Livres! O respeito ao próximo e a nossa consciência são os únicos limites!
Avatar do usuário
irmão Edson
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Out 2010 10:16

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por irmão Edson »

Agradeço as postagens das irmãs , foram acrescimos ao meu pequeno conhecimento

Jeova é o Pai do canibalismo

Como surgiu esse hábito animalesco e tenebroso do canibalismo na história dos homens? Há três mil e seiscentos anos atrás, o povo de Israel era cativo no Egito, uma nação poderosa e culta, que estudava astronomia, medicina e matemática. Eram mestres em embalsamar corpos de mortos. Jeová enviou Moisés para libertar Israel, mais ou menos dois milhões de pessoas. Jeová conferiu a Moisés poderes sobrenaturais, dizendo-lhe: “Eu te tenho posto por deus sobre o Egito” (Ex.7:1). Para Jeová, para ser deus tinha de produzir pestes e pragas mortais. E foi o que Moisés fez. Com a última praga, a morte dos primogênitos, Faraó deixou o povo sair com grande despojo. O povo saiu com grande júbilo, e depois de um ano chegou ao monte Sinai. Moisés subiu ao monte para receber a lei de Jeová, os dez mandamentos. Jeová, no livro da lei, impôs uma condição: Muitas bênçãos para quem fosse fiel, guardando os mandamentos de Jeová, e grandes e monstruosas maldições para o povo, se não permanecesse fiel (Dt.28:1-14, 15-68).

Uma das maldições era a prática da antropofagia. O texto diz: “Comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der Jeová, teu deus, na angústia e no aperto com que os teus inimigos te apertarão, se não tiveres o cuidado de guardar todas as palavras desta lei, escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e terrível, Jeová teu deus” (Dt.28:53-58). A primeira vez que Jeová obrigou o povo de Israel à prática da selvagem antropofagia, foi antes da divisão do reino, quando Bene-Hadade, rei da Síria, cercou Samaria por muito tempo. A fome foi tanta, que os filhos eram o único alimento (II Rs.6:24-33). Passados 240 anos, quando Nabucodonosor, servo de Jeová, levou o reino de Judá para o cativeiro na Babilônia, pela segunda vez Jeová obrigou o povo de Israel à prática do bárbaro e selvagem canibalismo. O profeta Ezequiel relata o grande feito: “Eu farei em ti o que nunca fiz, e o que jamais farei, por causa de todas as tuas abominações. Portanto, os pais comerão os filhos no meio de ti, e os filhos comerão os pais” (Ez.5:9-10, 15-17). Aqui Jeová mentiu, pois anteriormente já tinha aplicado a lei do canibalismo em Israel, como lemos acima. A fome no cativeiro babilônico era tão insuportável, que Jeremias exclamou: “Vê, ó Jeová, a quem fizeste assim? Hão de as mulheres comer o fruto de si mesmas, as crianças que trazem nos braços?” (Lm.2:20). E disse mais o profeta: “As mãos das mulheres piedosas coseram seus próprios filhos; serviram-lhe de alimento na destruição da filha do meu povo” (Lm.4:10). E isto tudo foi feito por Nabucodonosor, servo de Jeová (Jr.25:9, 27:6, 43:10).

O que assusta é que os canibais, filhos do diabo, comiam as carnes dos inimigos, vencidos em batalha, e o deus antropofágico, de nome Jeová, obrigava seu povo, que eram seus filhos (Dt.14:1), obrigava, por perversidade, os pais devorarem os filhos, e os filhos a devorarem os pais. Este ato ultrapassa todos os limites da lógica, da razão e do bom senso!

Como pode ser este o Pai de Jesus, sendo um com Ele?

Suas atitudes e conceitos eram completamente diferentes. Nunca houve o mesmo espírito nos dois.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por gerom »

O irmão Edson, procurei sua apresentação e não encontrei. Por favor, fale-nos a seu respeito, gostamos de saber sua experiência com religião.

Quanto ao tópico, eu fico realmente cismado em relação ao VT e ao NT em relação a Deus nestas duas partes da bíblia. Não parecem ser a mesmo Deus!
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Chopin
Forista
Forista
Mensagens: 894
Registrado em: 01 Jun 2010 14:37
Localização: São Bernardo do Campo

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por Chopin »

Com certeza, o Deus do Velho Testamento é o oposto do Deus do Novo, o Deus do Velho é carrasco, cruel, sanguinário e regrista, o do Novo é paciente, amoroso e perdoador...
Prefiro Ser Essa Metamorfose Ambulante Do Que Ter Aquela Velha Opinião Formada Sobre Tudo
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Chopin escreveu:Com certeza, o Deus do Velho Testamento é o oposto do Deus do Novo, o Deus do Velho é carrasco, cruel, sanguinário e regrista, o do Novo é paciente, amoroso e perdoador...
Exato Chopin, Deus no velho testamento é fruto da imaginação e em algumas situações conveniencia dos hebreus, então O fizeram mal, legalista, já JESUS o mostrou realmente como ELE de fato é, pois para isto CRISTO foi enviado...
Abraços....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
Avatar do usuário
irmão Edson
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Out 2010 10:16

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por irmão Edson »

Para Gerom

Tinha o titulo de Pastor Evangelho de uma Igreja internacional, mais abdiquei de cargo e diplomas a favor a verdade,não estou agora algemado a nenhuma algema denominacional, não sigo mais estatutos nem regra de fé impostas por homens, tenho agora a plena liberdade de expor as minhas interpretações
Me ensinaram e ensinei que Deus Pai estava no templo ( as quatros paredes da igreja ), hoje creio que Deus esta comigo em qualquer lugar que eu esteja , em casa , quarto , trabalho , se ele não estiver comigo ele não esta em lugar em que eu vá.
A revelação do evangelho, ou seja, do Pai se da única exclusivamente através de Jesus , somente a quem ele quiser revelar, independente de títulos.
Um prazer falar contigo fico no aguardo dos desdobramentos deste tópico.
Avatar do usuário
irmão Edson
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 20
Registrado em: 06 Out 2010 10:16

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por irmão Edson »

Paz para todos
continuemos......


O deus do velho testamento ( Jeová ) tem um forte aliado o diabo



E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.

O diabo diz os reinos deste mundo foi dado a ele, Ai vem a pergunta,quem deu a ele?
vemos que foi Jeova que era o deus de todos os reinos da terra.

E orou Ezequias perante o SENHOR e disse: Ó SENHOR Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra..

Veja este reinos pertence ao deus da terra Jeova , no final será do Deus Pai e de Cristo


Temos uma coisa a observar no v.t Jeova diz ser e o criador de todas , o bem e as coisas má sua imagem não é ofuscada por nada ele criou , inclusive o mal e a morte
No AT existem apenas quatro referências ao Diabo como sendo um ser sobrenatural devido ao fato de que a figura de Satã é desnecessária, afinal, Jeova é responsável pelo mal.

O mal é conseqüência da desobediência do homem, logo, não há necessidade de Satã. o Antigo Testamento é permeado por uma visão monista, onde Deus é que garante a ordem cósmica e qualquer ser ou pessoa que pretenda atrapalhar esta ordem, recebe a devida retribuição por sua desobediência. Neste sentido, pode-se dizer que no Antigo Testamento o mal praticado pelo ser humano traz embutido em si o castigo. Assim sendo, seria correto afirmar que Jeova é o originador de uma série de males em retribuição ao mal praticado pelo ser humano. ,

Ou seja ele é o autor é o principal executor do PAGAR O MAL COM O MAL.

O diabo aparece sempre ao seu lado no céu

Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

ELE mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.

Dá para entender que Jeová deu ao diabo o domínio sobre a terra porque ele se apresentou a Jeová vindo de rodear a terra então a terra era seu domínio

Outra coisa ,ele estava no céu , não o céu que está o Pai que não pertence a este mundo.
Concluo que o diabo no v.t era uma acusar, um conselheiro de Jeová , mais Jeová era o executor de todas as coisas, ele não dividia com ninguém a sua Gloria.

No n.t o diabo entra em cena porque se comenta no céu de Jeová que o verdadeiro Filho de Deus esta na terra , começa então o fim do reinado de Jeová , o diabo e seus anjos que estão condenados para a destruição eterna..

E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;


Jesus disse é chegado o reino dos céus, céus onde esta o Pai , não o céu de Jeová que é neste mundo, se Jesus afirma que o reino é CHEGADO, é por que ele não estava neste mundo o contrario que Jeová , dizia que todos os reinos da terra pertencia a ele.

Um abraço a todos irmão Edson
Avatar do usuário
chamusca
Forista
Forista
Mensagens: 600
Registrado em: 16 Nov 2008 13:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Mensagem não lida por chamusca »

kooboo escreveu:
chamusca escreveu:
kooboo escreveu: Verá que a historia possui uma amplitude alem dessa limitação judaico cristã... e que o "Deus" dessa historia toda é muito mais complexo...
Estude e comprove ;)
kooboo, sem querer desfazer do teu comentário, que achei bem apropriado, e só discordaria do "Deus" citado (no singular); creio que um estudo imparcial da primeira parte do que costumam chamar de bíblia revelará não um mas vários deuses: há o deus de Adão que anda pelo jardim e pergunta para saber; há o de Noé que se arrepende e se sente magoado no coração; há o de Abrão que o testa para saber até onde vai sua fé e gosta de barganhar (vide Sodoma); há o de Moisés que endurece o coração do Faraó para provar seu poderio e adora cheiro de gordura queimada; há o de Sansão, o de Jefté e por aí vai; se observar bem as características de personalidade são distintas, talvez projeções do intelecto de quem os criou.
Chamusca...
totalmente apropriado teu comentario.
O deus do Velho Testamento foi sofrendo evoluções, mudando personalidade, conceitos, ate se perder... e virar o "deus" cristao.
Como ja comentei, no periodo em que os judeus ficaram sem escrever profecias e livros sacros (depois do cativeiro em babilonia), muita coisa mudou...
o Senhor dos Exercitos ficou mais light.... talvez por influencia dos deuses persas e sumerios..

So falta as religioes desvincular o VT do NT.
Talvez após esses posts a gente consiga captar o sentido da declaração de Feuerbach: "o homem criou Deus à sua imagem e semelhança." Não me refiro ao SER, ao Princípio Incriado que seria a origem de tudo o que existe e que está fora de nossa compreensão, mas aos "deuses" descritos no que chamam de bíblia.
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 67 visitantes