Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Questionador TJ
Forista
Forista
Mensagens: 1040
Registrado em: 26 Dez 2008 14:42
Contato:

Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Mensagem não lida por Questionador TJ »

Outro dia eu comentei sobre as profecias biblicas e citei sobre Isaias e Ciro.

Hoje criei este tópico, que é somente uma pequena introdução*, para levantar aqui no forum o que temos de real sobre os escritos que levaram a montagem do livro de Isaias.

Somos levados a pensar que Isaías escreveu o livro do Cap. 1 ao Cap. 66.

O livro da a idéia de ser "uma obra literária só", por causa do trabalho dos redatores finais.

Mas na verdade toda a obra isaítica é dividida em 3 grandes 'Conjuntos Literários', a saber:

Proto-Isaías ou 1º Isaías: Caps. 1-39 - Isaías viveu por volta de 740/738a.C, no Reino do Norte, na época da invasão de Neftali e Zabulon pelo rei assírio Teclat-Falasar III (745-727a.C.).

Dêutero-Isaías ou 2º Isaías: Caps. 40-55 - profeta anônimo, talvez discípulo de Isaías, viveu na época do exílio da Babilônia (586-538a.C.), amigo e companheiro, tinha como missão estimular o povo escravo, já sem ânimo e esperanças, mostrando que a "libertação do exílio" aconteceria mediante a perseverança de fé no Deus de Israel.


Tríton-Isaías ou 3º Isaías: Caps. 56-66 - escrito por volta de 530a.C, já na época do pós-exílio. Pode ter sido escrito por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, que chamamos de "Escola Isaítica". Muitos estavam a caminho de suas terras e seu país. Alguns pobres, somente com a roupa do corpo. Outros, ricos com rebanhos, mulheres, escravos e riquezas.


Bom, Isaias fala de Ciro II, O Grande, apartir do Capitulo 44.

Sabe-se que Ciro II, reinou entre 559 e 530 e, que em 539/8 entrou em Babilônia.
Outros dados: Ele é filho de Cambises I, Neto de Ciro I e, foi sucedido pelo seu filho Cambises II em 529 AC.

Bom, analisando as datas do tempo de reinado e entrada em babilonia com a data da escrita do capitulo 44 de Isaias, pode-se notar que nao tem nada de profecia e sim a observação dos fatos.

Cilindro de Ciro
Imagem

* Espero que os foristas possam acrescentar no tópico, para termos um resumo de tudo que temos sobre o assunto.
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
queroaverdade
Forista
Forista
Mensagens: 737
Registrado em: 02 Jul 2009 17:56

Re: Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Mensagem não lida por queroaverdade »

Olá,

Não só Isaias, eruditos e estudiosos dizem que outros livros e profecias foram escritas APOS os seus acontecimentos. Eu pessoalmente não sei, fico em cima do muro até ler mais sobre o assunto e discernir por mim mesmo quem esta certo.

Abraço
____________________________________________________________________________
"A ociosidade é a mãe da Filosofia." Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo inglês.
Avatar do usuário
Questionador TJ
Forista
Forista
Mensagens: 1040
Registrado em: 26 Dez 2008 14:42
Contato:

Re: Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Mensagem não lida por Questionador TJ »

queroaverdade escreveu:Olá,

Não só Isaias, eruditos e estudiosos dizem que outros livros e profecias foram escritas APOS os seus acontecimentos. Eu pessoalmente não sei, fico em cima do muro até ler mais sobre o assunto e discernir por mim mesmo quem esta certo.

Abraço
Sim, eu vou até criar outro tópico sobre "As profecias de Daniel".

Mas em relação a este tópico, será que alguem pode contribuir com ele? Talez algo que demonstre o contrário do que procuro afirmar aqui, quem sabe, eu não estou levando em conta todos os dados. :2
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Avatar do usuário
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3062
Registrado em: 21 Ago 2009 11:18

Re: Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Mensagem não lida por Artur Germano »

http://www.airtonjo.com/faq_isaias.htm
Dê uma examinada neste site.
God is Love, I'm Happy Today
Jesus is The Lord
Avatar do usuário
Questionador TJ
Forista
Forista
Mensagens: 1040
Registrado em: 26 Dez 2008 14:42
Contato:

Re: Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Mensagem não lida por Questionador TJ »

Oi Artur, mas o artigo não refuta nada, na verdade ele apóia o que comentei, note só:

o Artigo pergunta e responde:
Os 66 capítulos do livro de Isaías são todos dele mesmo?
De jeito nenhum. Dos 66 capítulos do livro, menos de 20 pertencem ao profeta do século VIII a.C. que viveu em Jerusalém e atuou durante os governos dos reis Joatão, Acaz e Ezequias. Estes quase 20 capítulos estão concentrados na primeira parte do livro, em Is 1-39, o chamado Proto-Isaías.
Correto, é o que mais perto da para se aproximar com os 'fatos' que temos, mas... se vc se aprofundar somente no Proto-Isaías, vai notar que existe algo mais a se revelar. Mas isto é matéria para frente, se o forum querer, vai ter... rs rs rs

Vamos questionar um pouco: Quantos exatamente é 'menos de 20 dos 66 livros'?

Supomos que 19 dos 66 são de Isaias (Com base nisto, estou sendo bem otimista, não?) :twisted:

Colocando em porcentagem da:

só 28,79% do total, presumidamente pertence a Isaias e o restante 71,21% de inumeros outros...


E ainda podemos questionar o seguinte: 'são somente 66 livros que compoem Isaías, o q existe de fato deles'? Fica as questões para uma próxima... :ugeek:

Bom o artigo continua,

E quem foi que produziu o resto do livro?
Os capítulos 40-55 foram produzidos por um profeta anônimo durante o exílio babilônico. Chamamos este profeta pelos apelidos de Dêutero-Isaías, Segundo Isaías, Isaías Júnior... Depois do exílio, em Judá, foram escritos os capítulos 56-66 e vários outros que estão dentro de Is 1-39 por outros profetas anônimos. Is 56-66 é chamado hoje de Trito-Isaías ou Terceiro Isaías.


Aqui o artigo se exime de situar o tempo da escrita :9 , mas concorda que existe a divisão ja identificada.
Em evidencia vemos a constatação que mesmo entre o Proto-Isaias existem DIVERSOS outros anonimos, e tb se exime de informar quais e de situar o tempo.

E concluindo a introducao do livro, o artigo finaliza.
Então, ao pegar o livro de Isaías, o que estamos lendo?
Na verdade estamos lendo uma coletânea de oráculos proféticos de épocas bem diferentes. A redação final desta obra, que chamamos de livro de Isaías, deve ter acontecido só por volta de 400 a.C. ou mesmo mais tarde. E Isaías, o profeta, atuou de 740 a 701 a.C. Trezentos anos depois ainda se atualizavam as palavras do profeta. Pois mesmo os oráculos da época dele foram relidos na perspectiva pós-exílica. O horizonte de leitura do livro completo de Isaías é o da época persa e da comunidade judaica pós-exílica.
Sim, épocas beemmm diferentes. :1
Mas agora querendo dar uma visão macro de toda a escrita, o artigo timidamente vem a aceitar que a finalização do livro de Isaías, usando as palavras dela: "deve ter acontecido por vota de 400 ac."

Aceitando que Isaias viveu entre os anos 740 e 701 ac. a diferença de no minimo 300 anos entre Isaias e a finalizacao do "seu livro", para quem cria que fora Isaias que o tinha escrito, da uma sensação de engano, no minimo ocultação dos fatos.

O resto do artigo nao se aplica ao objetivo do tópico, mas nada impede de comentarmos qq outra parte dele.

E a pergunta que não quer calar é:

Pq o artigo se exime de situar o periodo da escrita de Deutero-Isaias mas no entanto aceita que terminou por volta do ano 400ac.? Leve descuido do idealizador do artigo?

Analisando os fatos que temos:

Isaias viveu entre 740 e 701

O livro fala de Ciro II, O Grande,

apartir do Capitulo 44. (Deutero-Isaias Tempo da escrita 586-538ac.)

Ciro II, reinou entre 559 e 530

e, que em 539/8 entrou em Babilônia.


Conclusão: O Artigo indicado foi muito bom em corroborar com o Tópico que sugeri, i.e., A profecia sobre Ciro foi escrita no tempo que estavam ocorrendo os fatos para ser bem otimista, uma analise mais profunda leva a crer que foram escritas anos depois, lembra que o artigo indicado concorda que a escrita finalizou por volta do ano 400ac, isto é, cerca de 139 anos DEPOIS da entrada de Ciro II em Babilonia.
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Avatar do usuário
Questionador TJ
Forista
Forista
Mensagens: 1040
Registrado em: 26 Dez 2008 14:42
Contato:

Re: Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Mensagem não lida por Questionador TJ »

se ficar monologo nao tem graça... algo ficou para traz nos meus questionamentos acima?
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Avatar do usuário
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3062
Registrado em: 21 Ago 2009 11:18

Re: Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Mensagem não lida por Artur Germano »

O que faltou eu questionar
Espero ter ajudado a esclarecer mais os fatos.
Eu sou rotulado como Artur: Apócrifo. Porém eu pergunto: Porque o livro de Enoque não está na Bíblia nem judaica e nem cristã mas está na Bíblia Etíope e foi citado por Judas?
Será que somente o que Judas escreveu era verdade e o restante do livro não?
Eu encontrei o cumprimento de uma profecia de Isaías no livro apócrifo de Nicodemos: a descida de Cristo ao inferno.
Com certeza Isaías era profeta mas nem tudo o que está no livro de Isaías pode ser atribuído a Ele.
Por exemplo como poderia Moisés finalizar o Deuteronômio se Ele ja estava morto?
Abço.
God is Love, I'm Happy Today
Jesus is The Lord
Avatar do usuário
Questionador TJ
Forista
Forista
Mensagens: 1040
Registrado em: 26 Dez 2008 14:42
Contato:

Re: Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Mensagem não lida por Questionador TJ »

Nao é isto Artur,

Vc mudou o foco, e o foco é a profecia e o seu cumprimento.

Mas como pode ser profecia se foi escrita na época do acontecimento? ter sido escrito na época do acontecimento, é uma profecia?? o q vc acha??
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Avatar do usuário
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3062
Registrado em: 21 Ago 2009 11:18

Re: Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Mensagem não lida por Artur Germano »

Mas como pode ser profecia se foi escrita na época do acontecimento? ter sido escrito na época do acontecimento, é uma profecia?? o q vc acha??
Profecia é um relato, de conotação religiosa, no qual se prevê acontecimentos futuros.
Jesus fez uma profecia acerca da destruição de Jesusalem, quarenta anos aproximadamente antes de acontecer.
Aos acontecimentos ja ocorridos dá-se o nome de História e não profecia. É o caso do historiador Flavio Josefo.
Agora não se pode negar que Isaías era profeta e fez previsões acertadas como Isaía 53 que se cumpriu integralmente em Cristo. d:8
God is Love, I'm Happy Today
Jesus is The Lord
Avatar do usuário
Questionador TJ
Forista
Forista
Mensagens: 1040
Registrado em: 26 Dez 2008 14:42
Contato:

Re: Profecias Biblicas - Isaias e Ciro, o Grande.

Mensagem não lida por Questionador TJ »

Artur Germano escreveu:Profecia é um relato, de conotação religiosa, no qual se prevê acontecimentos futuros.
Correto!! Mas como pode ser profecia se foi escrita na época do acontecimento, no caso da profecia de Ciro? Vc só desliza, corre da verdade... :6
Artur Germano escreveu:Jesus fez uma profecia acerca da destruição de Jesusalem, quarenta anos aproximadamente antes de acontecer.
Não estamos analisando esta profecia ainda. Mas esta é mais uma 'profecia mentira'. Fica para uma proxima. :D
Artur Germano escreveu:Agora não se pode negar que Isaías era profeta e fez previsões acertadas como Isaía 53 que se cumpriu integralmente em Cristo.
:lol: Isaias fez previsoes acertadas... :lol:
Estamos analisando a Profecia de Ciro, e vc de novo ta mudando o Foco. :10
A de Isaias 53 é outra 'profecia mentira'. fica para a proxima analise. :D

Enfim, a grande profecia biblica do livro de Isaias em relação a Ciro, é uma grande mentira para enganar incautos.

Vamos analisar outra profecia? Alguem da uma sugestão?
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 75 visitantes