Papa Francisco versus Corpo Governante

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
AlexMagro
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 18 Nov 2022 10:40

Papa Francisco versus Corpo Governante

Mensagem não lida por AlexMagro »

Uma das coisas que necessito fazer é olhar com atenção para diversas manifestações de espiritualidade e religiosidade e comparar. Comparar com o que foi a minha espiritualidade sob a tutela da torre. Necessito como que voltar ao princípio de tudo e analisar com os olhos que tenho hoje. Talvez alguns não necessitem, mas eu necessito. Fiquei tão danificado espiritualmente que tenho de fazer o máximo para sarar o que pode ser sarado. As atuais Jornadas Mundiais da Juventude estão a dar-me essa oportunidade em algumas perspetivas interessantes. Mas hoje, ao escutar parte do discurso do Papa Francisco, surgiu uma ocasião magnifica e de certo modo inesperada.

A certa altura, diz, referindo-se implicitamente aos casos de abusos sexuais de crianças ocorridos na Igreja Católica, que existe “com frequência, acentuado pela desilusão e a aversão que alguns nutrem face à Igreja, devido, às vezes, ao nosso mau testemunho e aos escândalos que desfiguraram o seu rosto e que nos chamam a uma humilde e constante purificação…”

Sem entrar em outras considerações, o que pensei foi: “Isto NUNCA aconteceria num discurso dado por alguém do Corpo Governante. Nunca há reflexão, humildade, olhares refletivos e, quando necessário, dolorosos sobre a história e ações da organização. Há uma alienação e uma fantasia robótica a manter sem consciência do que faz de alguém um seguidor de Cristo ou até um ser humano decente.
"Você que inventou o pecado / Esqueceu-se de inventar / O perdão
Apesar de você / Amanhã há de ser outro dia
(Apesar de Você, Chico Buarque)
Avatar do usuário
Bigodee
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 42
Registrado em: 03 Abr 2022 11:25

Re: Papa Francisco versus Corpo Governante

Mensagem não lida por Bigodee »

Uma certa vez a Torre assumiu que errou sobre a data do fim. Mas ainda disse que isso foi bom. Tá na A Sentinela de janeiro de 2013:

Veja um exemplo: O zelador de um prédio soa o alarme de incêndio porque viu sinais de fumaça. Depois de um tempo, todos percebem que foi alarme falso. Mas um dia a atitude alerta do zelador poderá salvar vidas.

Da mesma forma, já tivemos expectativas equivocadas sobre o fim. Mas estamos mais preocupados em obedecer a Jesus e em salvar vidas do que em evitar críticas. A ordem de Jesus de dar “testemunho cabal” nos motiva a avisar outros sobre o fim. — Atos 10:42.
Let It Go m:4
Avatar do usuário
AlexMagro
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 18 Nov 2022 10:40

Re: Papa Francisco versus Corpo Governante

Mensagem não lida por AlexMagro »

Bigodee escreveu: 02 Ago 2023 17:01 Uma certa vez a Torre assumiu que errou sobre a data do fim. Mas ainda disse que isso foi bom. Tá na A Sentinela de janeiro de 2013:

Veja um exemplo: O zelador de um prédio soa o alarme de incêndio porque viu sinais de fumaça. Depois de um tempo, todos percebem que foi alarme falso. Mas um dia a atitude alerta do zelador poderá salvar vidas.

Da mesma forma, já tivemos expectativas equivocadas sobre o fim. Mas estamos mais preocupados em obedecer a Jesus e em salvar vidas do que em evitar críticas. A ordem de Jesus de dar “testemunho cabal” nos motiva a avisar outros sobre o fim. — Atos 10:42.
Sim, mas isso, nem de perto, nem de longe, é uma reflexão séria e contrita. É uma brincadeira de palavras quando não se pode esconder mais o erro. E atenção, que eu não defendo a Igreja Católica, nem concordo com muita coisa. Mas em saber admitir erros e pedir perdão eles tem a humanidade de o fazer. Como disse certa vez a um amigo que ficou a olhar para mim de modo estranho: "As outras religiões erram e depois pedem perdão; as Testemunhas de Jeová tem "novos entendimentos"".
"Você que inventou o pecado / Esqueceu-se de inventar / O perdão
Apesar de você / Amanhã há de ser outro dia
(Apesar de Você, Chico Buarque)
manasses
Forista
Forista
Mensagens: 79
Registrado em: 03 Jul 2022 14:02

Re: Papa Francisco versus Corpo Governante

Mensagem não lida por manasses »

AlexMagro escreveu: 02 Ago 2023 16:49 Uma das coisas que necessito fazer é olhar com atenção para diversas manifestações de espiritualidade e religiosidade e comparar. Comparar com o que foi a minha espiritualidade sob a tutela da torre. Necessito como que voltar ao princípio de tudo e analisar com os olhos que tenho hoje. Talvez alguns não necessitem, mas eu necessito. Fiquei tão danificado espiritualmente que tenho de fazer o máximo para sarar o que pode ser sarado. As atuais Jornadas Mundiais da Juventude estão a dar-me essa oportunidade em algumas perspetivas interessantes. Mas hoje, ao escutar parte do discurso do Papa Francisco, surgiu uma ocasião magnifica e de certo modo inesperada.

A certa altura, diz, referindo-se implicitamente aos casos de abusos sexuais de crianças ocorridos na Igreja Católica, que existe “com frequência, acentuado pela desilusão e a aversão que alguns nutrem face à Igreja, devido, às vezes, ao nosso mau testemunho e aos escândalos que desfiguraram o seu rosto e que nos chamam a uma humilde e constante purificação…”

Sem entrar em outras considerações, o que pensei foi: “Isto NUNCA aconteceria num discurso dado por alguém do Corpo Governante. Nunca há reflexão, humildade, olhares refletivos e, quando necessário, dolorosos sobre a história e ações da organização. Há uma alienação e uma fantasia robótica a manter sem consciência do que faz de alguém um seguidor de Cristo ou até um ser humano decente.
Pois mas o Papa agrediu a mulher que simplesmente lhe queria tocar. Esse homem devia era ter vergonha na tromba em vez de dizer que devemos ser assim e assim. Devia primeiro dar o exemplo. Mas como é um [PALAVRAO], nojento não o faz.
SonicLatino
Forista
Forista
Mensagens: 361
Registrado em: 25 Mai 2021 06:58

Re: Papa Francisco versus Corpo Governante

Mensagem não lida por SonicLatino »

A autocrítica vinda da Torre é quase nula ou igual fizerem na Sentinela, isso é uma das coisas que me irritam profundamente nessa religião, pintar uma perfeição sendo que não é....

Veja exemplo da reunião especial, falar que eles saíram vitoriosos da pandemia? Olha tanto de TJ que morreu, o tanto que saiu da organização as quedas nos números, aí vem "saímos vitoriosos da pandemia" mano na boa era melhor não ter falado nada, nem tocar o assunto.
Avatar do usuário
Atlas
Forista
Forista
Mensagens: 392
Registrado em: 20 Jun 2023 12:08

Re: Papa Francisco versus Corpo Governante

Mensagem não lida por Atlas »

Isso acontece por causa da ideia e visão que a organização tem de si mesma.

É como se os membros do corpo governante pensassem: "A organização de Deus na Terra não pode estar errada, nós somos o canal exclusivo de Jeová, esse tipo de coisa não acontece em nosso meio."

Eu me pergunto como alguém pode achar que por simplesmente ignorar um fato faz com que ele deixe de existir.

Acho que essa visão que a organização tem de si mesma, como sendo o modelo de perfeição (por mais que eles digam que não são perfeitos), uma das coisas mais incômodas dela.
"Nos parques em chamas, nas tavernas, nas academias silenciadas, seu murmúrio aclamará a sabedoria de mil impostores. Pois é deles o reino." - Kenneth Fearing, poeta e editor americano.
Avatar do usuário
AlexMagro
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 18 Nov 2022 10:40

Re: Papa Francisco versus Corpo Governante

Mensagem não lida por AlexMagro »

SonicLatino escreveu: 03 Ago 2023 07:22 A autocrítica vinda da Torre é quase nula ou igual fizerem na Sentinela, isso é uma das coisas que me irritam profundamente nessa religião, pintar uma perfeição sendo que não é....

Veja exemplo da reunião especial, falar que eles saíram vitoriosos da pandemia? Olha tanto de TJ que morreu, o tanto que saiu da organização as quedas nos números, aí vem "saímos vitoriosos da pandemia" mano na boa era melhor não ter falado nada, nem tocar o assunto.
Exatamente! "Pintar uma perfeição que não é." E isso é doentio em tantos sentidos.
"Você que inventou o pecado / Esqueceu-se de inventar / O perdão
Apesar de você / Amanhã há de ser outro dia
(Apesar de Você, Chico Buarque)
Avatar do usuário
AlexMagro
Forista
Forista
Mensagens: 56
Registrado em: 18 Nov 2022 10:40

Re: Papa Francisco versus Corpo Governante

Mensagem não lida por AlexMagro »

Atlas escreveu: 03 Ago 2023 08:15 Isso acontece por causa da ideia e visão que a organização tem de si mesma.

É como se os membros do corpo governante pensassem: "A organização de Deus na Terra não pode estar errada, nós somos o canal exclusivo de Jeová, esse tipo de coisa não acontece em nosso meio."

Eu me pergunto como alguém pode achar que por simplesmente ignorar um fato faz com que ele deixe de existir.

Acho que essa visão que a organização tem de si mesma, como sendo o modelo de perfeição (por mais que eles digam que não são perfeitos), uma das coisas mais incômodas dela.
Sim, essa ideia de que por forçar uma perfeição isso vai trazer credibilidade, poder de autoridade e legitimidade divina é mais do que incomodo, é doentio. E afasta pessoas moderadas e mantem os fanáticos.
"Você que inventou o pecado / Esqueceu-se de inventar / O perdão
Apesar de você / Amanhã há de ser outro dia
(Apesar de Você, Chico Buarque)
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Papa Francisco versus Corpo Governante

Mensagem não lida por jurado8 »

Tenho amigos católicos, os respeito, frequento uma missa se me chamarem, reconheço a importancia e o lado bom da Igreja, acho até bonito algumas tradições, porém eu sou TOTALMENTE crítico à Igreja Católica, como instituição.

Eu penso que a Igreja fez sua fortuna na base de escravidão fez vista grossa para várias mazelas na história da humanidade, contribuiu para o não avanço da ciência na idade média, controlou o modo de pensar das pessoas, etc, etc, etc. Eu amo estudar os podres da a Igreja, tenho um livro chamado "Mistérios sombrios do Vaticano", "Os pecados do Vaticano", a revista "O lado obscuro da Igreja". Para mim é muito claro: Jesus deixou uma filosofia e 'Eklesia' (palavra grega para Igreja) é união de pessoas e não uma instituição. Uma das coisas que mais admiro na história é a Reforma Protestante. Essa reforma não troca a Igreja Católica pelas ideias de um homem, e sim, permite que cada um exerça seu senso crítico. Quer concordem ou não, o movimento protagonizado por Martinho Lutero, foi responsável por provocar uma ruptura numa ordem essencialmente católica. Quebrando essa ordem e incentivando que todos devem ter acesso a Bíblia e interpretá-la como bem entender, isso abre caminho para liberdade religiosa, até mesmo a liberdade da ausência de religião com crítica à Bíblia, o Estado Laico e outras conquistas.

Essas desculpas para mim, soam extremamente esfarrapadas. A Igreja só dá essas desculpas porque ela percebe que não tem outra opção. No caso dela, o escândalo foi muito maior que o da Torre, justamente por causa do tamanho da instituição. Aí ela ficou sem saída. Assumir e se desculpar é menos danoso que ficar negando.

É como um marido que trai a mulher. Ele nega, desconversa, muda de assunto. Quando a mulher chega em casa e vê ele com outra, daí ele diz: "Olha, errei, não tenho o que falar. Desculpa." Aí a esposa tonta: "Nossa, como ele é bonzinho. Realmente fez uma auto crítica, foi sincero, honesto." kkkkk

Para mim, essas desculpas é mais ou menos por aí. A Torre tem um escândalo, mas ainda não é algo falado, não é algo que tá na boca do povo. Se um dia começar a haver uma perseguição frenética à Torre, por parte da mídia, justiça, etc (como houve no caso da Igreja), claro que o CG virá à público e dirá que aconteceu e tal MAS somos o povo de Jeová e coisa e tal. Enquanto dá para eles irem negando e tudo, vão fazendo isso.

Porém, eles timidamente assumem que tiveram problemas com isso. Tem algumas linhas de A Sentinela falando que esse tipo de coisa pode acontecer entre "o povo de Jeová", que já foram tomadas providências, que alguns procedimentos anteriores eram falhos. Quando apertaram o Geoffrey Jackson na comissão australiana, ele assumiu que erraram nos conselhos, foram insuficientes, etc.

Essas instituições de Deus são malandras demais.

Mas claro, hoje em dia, entre o Papa Francisco e o Corpo Governante, mil vezes o Pope Francis, rsrs.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Pakman
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Mar 2023 11:49

Re: Papa Francisco versus Corpo Governante

Mensagem não lida por Pakman »

jurado8 escreveu: 03 Ago 2023 21:43
Para mim, essas desculpas é mais ou menos por aí. A Torre tem um escândalo, mas ainda não é algo falado, não é algo que tá na boca do povo. Se um dia começar a haver uma perseguição frenética à Torre, por parte da mídia, justiça, etc (como houve no caso da Igreja), claro que o CG virá à público e dirá que aconteceu e tal MAS somos o povo de Jeová e coisa e tal. Enquanto dá para eles irem negando e tudo, vão fazendo isso.
Ou aproveitam a deixa e dizem que nem tudo é verdade e que a perseguição às TJ está cada vez mais intensa, estamos no "fim" e ordenam cerrar fileiras contra o "mundo"
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 380 visitantes