Jeová não é o nome de Deus

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
universalista
Forista
Forista
Mensagens: 314
Registrado em: 22 Ago 2015 10:24
Localização: Piraquara - Estado do Paraná

Jeová não é o nome de Deus

Mensagem não lida por universalista »

Olá!
Tive no meu estudo de Cabalá uma conversa com o Rabi e ele me explicou o seguinte:
- Moisés recebeu o Pentateuco - a Torá no monte Sinai, e Deus se revelou como " Ehyeh Asher Eheyeh" ( eu sou o que sou).
Nessa época o povo Hebreu não possuía alfabeto próprio, então possívelmente Moises transcreveu usando o alfabeto Fenício. Só no Tempo de Daví os eruditos criaram um alfabeto Hebraico, lembrando que na língua Hebraica antiga só exitiam consoantes, sem vogais, o que faria nossa pronuncia bem bugada. Nessa época já houve uma transgressão de tradução tentando forçar uma linguadentro dos parametros de outras, e saiu o tal de " HE VAV HE YOD", ou o Tetragrammaton. Essa pronúncia conforme o Hebraico antigo jé é perdida pelos próprios Judeus a muito, muito tempo, logo ném o mais erudito Rabino sabe como se pronuncia.
Essa históra de Jeová surgiu muio tempo depois, quando Alexandre O grande, na época da formação da Biblioteca de Alexandria, na sua sede de conhecimento, forçou 70 sábios a traduzir a Torá para o Grego.
Aí o bicho pega, por dois motivos:
1º eles estavam sendo forçados a profanar suas escrituras sagradas a um gentio, logo se prezume que eles não tiveram muit boa vontade de traduzir certo, e é muito provável que traduziram errado muita coisa intencionalmente.
2º Eram ex-escravos do tempo da Babilonia, e difícilmente algum deles mantinha seguramente a pronuncia correta.
Não digo que sim nem que não. Só sei que me disse isso, e que não se sai falando isso a torto e direito pq os Judeus de uma forma geral não gostam dos cristãos se entromentendo na religião deles, a deturpando e fazendo um circo . Logo não tem interesse em esclarecer cristãos sobre suas coisas sagradas, e deixam que se mantenham nos seus erros já consagrados.O que vcs acham?
Lembrando que não sei falar Hebraico e nem sou Judeu, sou apenas discípulo na Cabalá.
O objetivo é o caminho.
Linotim
Forista
Forista
Mensagens: 187
Registrado em: 04 Mai 2023 20:30

Re: Jeová não é o nome de Deus

Mensagem não lida por Linotim »

Os acadêmicos não religiosos há mais de dois séculos já dizem que não há "O Moisés" escritor do pentateuco.
A leitura e a exegese do texto hebraico apresenta tradições diferentes (muitos escritores) que foram agrupadas. Por exemplo há dois relatos da criação em Genesis, uma de Yhave e outra de Elohim e também há duas tradições do dilúvio agrupadas.
A maior parte da Bíblia Hebraica foi produzida após o exílio de Babilônia.
O nome Jeová é escolhido e usado como tradição, não com certeza. Diferente da grande massa TJ que acredita que é com certeza, a Torre de Vigia informa que realmente não se sabe.
Ou seja, cada um pode acreditar livremente no que escolher acreditar e tem liberdade constitucional para seguir o dogma religioso que quiser. E deve ser respeitado.
Mas todas as vezes que racionalizamos para encontrar as respostas exatas e precisas que justifiquem a nossa fé será comum encontrar contradições.
Dogmas religiosos não sobrevivem a um escrutínio mais científico. Eles são firmados na palavra de autoridades.
Livre de autoridades eclesiásticas e do sentimento de culpa.
Avatar do usuário
Metamorphosis
Forista
Forista
Mensagens: 66
Registrado em: 03 Mai 2020 18:01

Re: Jeová não é o nome de Deus

Mensagem não lida por Metamorphosis »

Boa noite.

De fato Jeová não é o nome de Deus, é uma "aportuguesada" de YOd HE VAv Hê- " YOHEVA ". Discordo de você sobre a pronúncia do tetragrama ter se perdido entre os Judeus.

Pesquise sobre Mishná, a lei oral escrita. Eles repetiam de geração em geração a suposta lei oral que Moisés recebeu junto com as tábuas. Um rabino chamado Akiva resolveu escrever a lei oral, temendo que ela se perdesse entre as gerações. Se eles repetiam a LEI ORAL INTEIRA entre gerações, como iam perder a pronúncia do nome de Deus?

Nenhum Judeu fala o nome, sim eles sabem, só que tratam como a "palavra proibida".
Avatar do usuário
Metamorphosis
Forista
Forista
Mensagens: 66
Registrado em: 03 Mai 2020 18:01

Re: Jeová não é o nome de Deus

Mensagem não lida por Metamorphosis »

Correcao: Quem escreveu a lei oral (Mishná) foi Yehuda Hanasi*
Avatar do usuário
Alessandra
Forista
Forista
Mensagens: 783
Registrado em: 01 Nov 2008 14:03
Localização: São Paulo, SP

Re: Jeová não é o nome de Deus

Mensagem não lida por Alessandra »

Mesmo pq, não tem como se dar nome ao que não é "pessoa" e qualquer palavra é pequena.
Mas esse DNA de adoração dos humanos não permite que eles simplesmente sintam e vivam "Deus". Não gosto dessa palavra, que é um título na verdade e nunca jamais na terra de Notingham descreve o indescritível, que é a energia manifestadora de TUDO-QUE-É. Além de ter virado um nada na boca de geral... enfim.

...

Muito incrível ter entrado neste fórum depois de décadas (literalmente) e ver que tem postagens recentes!!! Quantos anos tem este espaço? Merece um post de comemoração!!!(talvez tenha eu não tenha visto kkkk) Uou!!! Parabéns Pascoal Naib e Abenildo Florêncio! Não é à toa que vcs são VOCÊS. Eu não tive essa abnegação...rs

Gratidão por serem... Amo vcs! Um beijo cheio de saudades!
"Ame a Deus de todo o coração. Ame ao próximo como a si mesmo. Ame os seus inimigos e ore pelos que o perseguem." Todo o resto, é conversa fiada.
Avatar do usuário
Alessandra
Forista
Forista
Mensagens: 783
Registrado em: 01 Nov 2008 14:03
Localização: São Paulo, SP

Re: Jeová não é o nome de Deus

Mensagem não lida por Alessandra »

Alessandra escreveu: 22 Jul 2023 16:08 Mesmo pq, não tem como se dar nome ao que não é "pessoa" e qualquer palavra é pequena.
Mas esse DNA de adoração dos humanos não permite que eles simplesmente sintam e vivam "Deus". Não gosto dessa palavra, que é um título na verdade e nunca jamais na terra de Notingham descreve o indescritível, que é a energia manifestadora de TUDO-QUE-É. Além de ter virado um nada na boca de geral... enfim.

...

Muito incrível ter entrado neste fórum depois de décadas (literalmente) e ver que tem postagens recentes!!! Quantos anos tem este espaço? Merece um post de comemoração!!!(talvez tenha eu não tenha visto kkkk) Uou!!! Parabéns Pascoal Naib e Abenildo Florêncio! Não é à toa que vcs são VOCÊS. Eu não tive essa abnegação...rs

Gratidão por serem... Amo vcs! Um beijo cheio de saudades!
Tentei editar a msg mas não sei como, então faço nova e tá tranks. Esqueci de olhar a equipe de ADM e não vi que o Sidhiresus e o Tiago ainda estão!!! Lindos! Merecem troféus, todos vcs. Troféus de acolhimento, tão raro nos dias atuais...
Beijo no coração de vcs... d:4 :bjo9: :bjo9: :bjo9:
"Ame a Deus de todo o coração. Ame ao próximo como a si mesmo. Ame os seus inimigos e ore pelos que o perseguem." Todo o resto, é conversa fiada.
Avatar do usuário
Thelemita
Forista
Forista
Mensagens: 191
Registrado em: 20 Jan 2012 18:38
Localização: Recife - PE

Re: Jeová não é o nome de Deus

Mensagem não lida por Thelemita »

Metamorphosis escreveu: 21 Jul 2023 19:55 Boa noite.

De fato Jeová não é o nome de Deus, é uma "aportuguesada" de YOd HE VAv Hê- " YOHEVA ". Discordo de você sobre a pronúncia do tetragrama ter se perdido entre os Judeus.

Pesquise sobre Mishná, a lei oral escrita. Eles repetiam de geração em geração a suposta lei oral que Moisés recebeu junto com as tábuas. Um rabino chamado Akiva resolveu escrever a lei oral, temendo que ela se perdesse entre as gerações. Se eles repetiam a LEI ORAL INTEIRA entre gerações, como iam perder a pronúncia do nome de Deus?

Nenhum Judeu fala o nome, sim eles sabem, só que tratam como a "palavra proibida".
Quando eu ainda era TJ eu fiz um curso de hebraico na UFRJ e tinha um judeu brasileiro lá que era judeu messiânico. Ele me mostrou a pronúncia correta do nome de Deus, ela não pode ser pronunciada em vão, mas no caso não era em vão porque ele estava me mostrando que a brochura que eu tinha dado a ele era cheia de erros (no caso era a brochura 'o nome de Deus que durará para sempre'). Pouco depois disso eu tive meu click por outras razões e decidi sair da torre, mas o que esse judeu me mostrou influenciou e muito também, foi uma das coisas que me ajudaram a ter meu click.
"Faze o que tu queres será tudo da lei. O amor é a lei, amor sob vontade".
Avatar do usuário
Metamorphosis
Forista
Forista
Mensagens: 66
Registrado em: 03 Mai 2020 18:01

Re: Jeová não é o nome de Deus

Mensagem não lida por Metamorphosis »

Que bacana sua experiência!
Eu moro no exterior e aqui fazem conversão ao judaísmo. Estou estudando para me candidatar a uma possível conversão. Pretendo iniciar aulas de Hebraico em Setembro.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 399 visitantes