Worldwide Church - a história que poderia ser da Watch Tower

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
adryanmiguel
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 19
Registrado em: 26 Dez 2015 02:12
Contato:

Worldwide Church - a história que poderia ser da Watch Tower

Mensagem não lida por adryanmiguel »

Como dito em minha apresentação, dessa maneira procuro agregar ao fórum com algumas histórias.

A Igreja Mundial de Deus foi formada na América em 1934 por Herbert Armstrong. Assim como Russell, Armstrong iniciou uma nova religião, apesar de não ter treinamento formal no seminário, foi movido apenas por buscar algo diferente.

As crenças ensinadas por Armstrong que coincidiam com as Testemunhas eram as seguintes:
• Sem Trindade
• Malfeitores da desassociação
• A Grande Tribulação prestes a acontecer em 1900, incluindo 1975
• A igreja verdadeira, criticava todas as outras religiões como filhas do diabo
• Sem envolvimento na guerra e política
• Millennium como foco principal
• Cruz um símbolo pagão
• Natal, Páscoa e aniversários não devem ser comemorados


Armstrong nomeou um seguidor de longa data, Joseph Tkach, para substituí-lo quando ele morresse.

Tkach mudou quase todos os ensinamentos listados acima, sentindo que eles eram claramente antibíblicos. As testemunhas diriam que voltar aos ensinamentos da cristandade prova que ela está sendo cegada por Satanás. Isso significa que a capacidade de Armstrong de romper com a cristandade e os ensinamentos errados de Satanás significa que ele estava sendo guiado pelo Espírito Santo? Ou as Testemunhas e Armstrong não são mais do que estudantes da Bíblia cujo estudo os levou a uma direção igualmente imprecisa?

Quando as doutrinas foram mudadas, Tkach mostrou sincera tristeza pelos sofrimentos que a Igreja havia causado. É interessante notar como isso se compara com a prática atual da Torre de Vigia.

É possível ter acesso as crenças atuais da igreja com os dizeres: (..) consequentemente, a seguinte declaração de crenças não é um credo fechado. A GCI renova constantemente seu compromisso com a verdade. (..)

A SEGUIR, O PEDIDO DE DESCULPAS OFICIAL:

A Igreja Mundial de Deus [agora chamada Grace Communion International] mudou sua posição sobre várias crenças e práticas antigas durante os últimos anos. Estamos dolorosamente conscientes da mágoa e do sofrimento que resultamos. Nós estivemos errados. Nunca houve a intenção de enganar ninguém. (..) É minha dolorosa responsabilidade reconhecer que a Igreja Mundial de Deus está entre os ofensores. Nosso entendimento doutrinário falho obscureceu o evangelho claro de Jesus Cristo e levou a uma variedade de conclusões erradas e práticas antibíblicas. Temos muito do que nos arrepender e pedir desculpas. Nós éramos críticos e hipócritas, condenando outros cristãos, chamando-os de "Cristandade" e rotulando-os de "enganadores", e "instrumentos de Satanás". Impusemos aos nossos membros uma abordagem de vida cristã voltada para as obras. Exercemos uma abordagem fortemente legalista ao governo da igreja. Nossa antiga abordagem fomentou atitudes de exclusivismo e superioridade (..) Estávamos tão concentrados no que acreditávamos estar fazendo para Deus que não reconhecemos o caminho espiritual em que estávamos. Quando olhamos para trás, nos perguntamos como pudemos estar tão errados. Nossos corações se voltam para todos aqueles a quem nossos ensinos enganaram nas Escrituras. Não minimizamos sua desorientação e confusão espiritual. Desejamos sinceramente sua compreensão e perdão. Reconhecemos que a profundidade da alienação pode dificultar a reconciliação. Não fazemos nenhuma tentativa de encobrir os erros doutrinários e bíblicos de nosso passado. Não é nossa intenção apenas encobrir as rachaduras. Estamos encarando nossa história de frente e confrontando os pecados que encontramos. Eles sempre farão parte de nossa história, servindo como um lembrete perpétuo dos perigos do legalismo. Mas não podemos viver no passado. (..) Assim, estamos hoje ao pé da cruz, o símbolo máximo de toda reconciliação. É o terreno comum no qual as partes estranhas e alienadas podem se encontrar. (..) Desejamos nos encontrar lá com qualquer pessoa que possamos ter ferido. (..) Então, para todos os membros, ex-membros, Colegas de trabalho e outros a todos que foram vítimas de nossos pecados e erros doutrinários passados, apresento minhas mais sinceras desculpas.

A Sociedade Torre de Vigia nunca reconheceu que houve mudanças de qualquer consequência. As mudanças da Torre de Vigia são atribuídas ao aumento da luz ou ao mal-entendido dos membros, como esta declaração sobre aqueles que acreditavam que o fim aconteceria em 1914.

"Alguns lêem nas declarações da Torre de Vigia que nunca foram intencionais" Testemunhas de Jeová no Propósito Divino p.52

No início da década de 1930, Herbert Armstrong iniciou um ministério de rádio, uma revista e uma igreja. (..) Ele tinha muitas doutrinas incomuns.

Armstrong se via como o apóstolo de Deus, liderando a única igreja verdadeira juntamente com o seu conselho. Armstrong tinha autoridade doutrinária suprema. Se alguém fosse desleal, essa pessoa provavelmente seria demitida e expulsa da comunhão da igreja.

Em 1986, pouco antes de morrer, Herbert Armstrong nomeou Joseph Tkach (pronuncia-se Ta-cotch) para ser seu sucessor.

Armstrong morreu em 1986 aos 93 anos.

Depois que ele morreu em 1986, os líderes da igreja começaram a perceber que muitas de suas doutrinas não eram bíblicas. Essas doutrinas foram rejeitadas.

Em 1988, Tkach fez pequenas mudanças doutrinárias.

Em 1990, a igreja atingiu o pico de 133.000 em frequência semanal. Mais mudanças doutrinárias foram feitas quando Tkach percebeu que algumas das crenças incomuns de Armstrong, embora sinceras, não eram bíblicas.

Em 1993, a igreja aceitou a doutrina da Trindade. A igreja declarou que a cruz não era um símbolo pagão, que não é pecado ter ilustrações de Jesus e que os cristãos podem votar.

“Jesus Cristo muda vidas. Ele também pode mudar uma organização. Esta é a história de como o Senhor mudou a Igreja Mundial de Deus.” Relata Tkach.

Retiramos muitas informações por conter textos bíblicos e links não aprovados pelo fórum e não possui nenhuma intenção de evangelização.

E se a STV fizesse uma declaração assumindo sua culpa por ensinos e ideias estranhas, você ainda seria Testemunha de Jeová ativo?
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1995
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Worldwide Church - a história que poderia ser da Watch Tower

Mensagem não lida por Merida »

Os erros e falhas da STV já sabia desde 2005, eles em si não me incomodaram tanto, o que para mim torna o ambiente da organização insuportável de fazer parte, é o que esse ambiente faz com os seus membros.

Essa nova personalidade imposta nos Tjs, os coloca como pessoas com niveis de empatia muito baixos, com um olhar para vida disfuncinsl em niveis alarmantes.

Viver rodeado de pessoas vivendo no automático, com um pensamento padrão, com respostas prontas é insuportável, um pedido de desculpas não mudaria essa realidade.

Viver em um ambiente em que se vê nitidamente pessoas agindo como robos, aceitando tudo sem entender, sem questionar, sem refletir, só dá pra aceitar tranquilo quem segue em transe, quem desperta e percebe que a lavagrm cerebral é constante e pesada, pode ter um pedido de desculpas em cada reunião que não fará nenhuma diferença.

Chega uma hora que tudo isso se torna intragável.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Re: Worldwide Church - a história que poderia ser da Watch Tower

Mensagem não lida por Rapha »

Oi Adryan,

É super interessante esse relato da Igreja Mundial. Procurei em seu site oficial e não encontrei esse texto com pedido de desculpas, se puder compartilhar o link com essa informação, gostaria de lê-lo na íntegra, mesmo que em inglês.

Seria realmente interessante se a Organização emitisse um pedido de desculpas, por exemplo, por crenças que foram mudadas e que custaram a vida de várias pessoas, como por exemplo, doação de órgãos, as liberações de frações de sangue, depois proibição, depois liberação de novo... Esse "joguinho" com a vida dos outros, com desculpa de que 'deus' aprova tudo isso, custou dezenas de vidas.

Respondendo sua pergunta, mesmo com pedido de desculpas, emitida por ela e por qualquer outra seita que tenha cometido pecados contra a humanidade, não me fariam querer voltar. Estou bem e querendo viver aqui fora. rs
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 382 visitantes