Nova religião

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Sailorjw
Forista
Forista
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Fev 2023 16:04

Nova religião

Mensagem não lida por Sailorjw »

pessoal me bateu uma questão aqui.... :6

Aqui é discutido diversos pontos que os tj andam abusando da sua autoridade e se equivocado nos ensinos.

Será que nenhum dos que saíram pensaram em criar uma nova tj? Tipo aplicando os ensinos bíblicos, mas sem ,por exemplo , o ato da dessassociação .


Será que tô viajando ..... m:2
Tenho saudades de tudo que ainda não vi. m:2
Avatar do usuário
SMART
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 73
Registrado em: 09 Dez 2020 16:58

Re: Nova religião

Mensagem não lida por SMART »

Viajou. Navegou!
Religião tem aquela pegada institucionalizada - um manda, todos obedecem. Regras, ritos e dogmas.
Para quem quer seguir a linha cristã, a linha independente, ser uma pessoa espiritualizada ao invés de institucionalizada parece ser a linha preferida de muitos que saíram da organização.

Até sei de casos em TJ's saíram e tentaram criar grupos de estudos e cultos, mas nunca soube do sucesso dessas empreitadas.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Nova religião

Mensagem não lida por jurado8 »

É como o Smart falou, até tem, mas dificilmente tem sucesso. Conheci, pelos lugares que passei viajando pela Torre, os irmãos comentavam: "Fulano de tal criou o Testemunhas de Jeová - reformados", fulano hoje tem uma seita, etc. Geralmente movimentos pequenos que se mantém sem expressão e até somem com o tempo.

A impressão que eu tenho, inclusive daquele "Ancião" (Edson Reis) no Youtube, e desses irmãos que criam novas religiões organizadas, é que eles tem uma inveja do poder do CG. Queriam ser eles o CG, mandando e desmandando na crença alheia e vivendo como semi-deuses e oráculos.

Mas a força que impele alguém a sair geralmente é uma força que entende que não existe uma religião organizada abençoada por Deus. Isso, pelo menos a mim e noto que a 99% dos ex TJs é algo claro. Podem até participar de um movimento, porém não mais aceitarão alguém ditar o que é certo ou não.

Então, não adianta sair do CG e ir para uma TJ reformada, pois ela não irá mudar em nada para uma igreja de bairro. Se acabar com a desassociação, sangue, armagedom que irá salvar somente TJs, 144.000 simbolico o que resta? Basicamente uma religião igual a uma protestante comum, com a diferença de ser anti-trindade e anti-inferno.

O que faz as TJs serem o que são é a ideia de eles terem sido escolhidos únicos por Deus em 1919 (inclusive tiraram essa data sei lá de onde, uma vez que simplesmente falam que foram escolhidos em 1919 sem contas malucas) e tem uma tradição que levará eles à salvação.

_ _

Religiões que acreditam serem as únicas, etc são religiões que inevitavelmente são erradas.

Exemplo: Eu e você Sailor, na maior das boas intenções vamos abrir uma igreja. Daí estudamos a Bíblia e chegamos às conclusões. Depois de uns 5 anos, alguém mostra algo errado na doutrina. Nós batemos o pé e dizemos que o certo é nosso modo de pensar. Ele sai do movimento. Passa mais 5 anos nós nos juntamos e vemos que estávamos errado mesmo.

O que vamos dizer para nossos seguidores? Olha, erramos, mas aquele que saiu, saiu porque não foi paciente. Não esperou em "Deus" para aceitar as coisas.

Nota? Esse é apenas um dos problemas da religião organizada que acredita ser única.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Sailorjw
Forista
Forista
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Fev 2023 16:04

Re: Nova religião

Mensagem não lida por Sailorjw »

SMART escreveu: 16 Mai 2023 15:03
Até sei de casos em TJ's saíram e tentaram criar grupos de estudos e cultos, mas nunca soube do sucesso dessas empreitadas.

Sério... já tentaram????
Tenho saudades de tudo que ainda não vi. m:2
Avatar do usuário
Sailorjw
Forista
Forista
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Fev 2023 16:04

Re: Nova religião

Mensagem não lida por Sailorjw »

jurado8 escreveu: 16 Mai 2023 15:22 É como o Smart falou, até tem, mas dificilmente tem sucesso. Conheci, pelos lugares que passei viajando pela Torre, os irmãos comentavam: "Fulano de tal criou o Testemunhas de Jeová - reformados", fulano hoje tem uma seita, etc. Geralmente movimentos pequenos que se mantém sem expressão e até somem com o tempo.

A impressão que eu tenho, inclusive daquele "Ancião" (Edson Reis) no Youtube, e desses irmãos que criam novas religiões organizadas, é que eles tem uma inveja do poder do CG. Queriam ser eles o CG, mandando e desmandando na crença alheia e vivendo como semi-deuses e oráculos.

Mas a força que impele alguém a sair geralmente é uma força que entende que não existe uma religião organizada abençoada por Deus. Isso, pelo menos a mim e noto que a 99% dos ex TJs é algo claro. Podem até participar de um movimento, porém não mais aceitarão alguém ditar o que é certo ou não.

Então, não adianta sair do CG e ir para uma TJ reformada, pois ela não irá mudar em nada para uma igreja de bairro. Se acabar com a desassociação, sangue, armagedom que irá salvar somente TJs, 144.000 simbolico o que resta? Basicamente uma religião igual a uma protestante comum, com a diferença de ser anti-trindade e anti-inferno.

O que faz as TJs serem o que são é a ideia de eles terem sido escolhidos únicos por Deus em 1919 (inclusive tiraram essa data sei lá de onde, uma vez que simplesmente falam que foram escolhidos em 1919 sem contas malucas) e tem uma tradição que levará eles à salvação.

_ _

Religiões que acreditam serem as únicas, etc são religiões que inevitavelmente são erradas.

Exemplo: Eu e você Sailor, na maior das boas intenções vamos abrir uma igreja. Daí estudamos a Bíblia e chegamos às conclusões. Depois de uns 5 anos, alguém mostra algo errado na doutrina. Nós batemos o pé e dizemos que o certo é nosso modo de pensar. Ele sai do movimento. Passa mais 5 anos nós nos juntamos e vemos que estávamos errado mesmo.

O que vamos dizer para nossos seguidores? Olha, erramos, mas aquele que saiu, saiu porque não foi paciente. Não esperou em "Deus" para aceitar as coisas.

Nota? Esse é apenas um dos problemas da religião organizada que acredita ser única.
Realmente....Sua explicação foi incrível. Obrigada.

Pensei mais no sentido de grupo mesmo e da necessidade da fé..... mas realmente acho que seria doideira mesmo
Tenho saudades de tudo que ainda não vi. m:2
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Nova religião

Mensagem não lida por jurado8 »

Sailorjw escreveu: 16 Mai 2023 15:26 Realmente....Sua explicação foi incrível. Obrigada.

Pensei mais no sentido de grupo mesmo e da necessidade da fé..... mas realmente acho que seria doideira mesmo
Grupo tem, de estudos independentes.
Tipo: https://beroeans.net/pt/events/

Isso eu acho bacana. Se reunir para ler a Bíblia, se encorajar, se animar.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: Nova religião

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

Lembre-se que nos primeiros anos, as Tj's tbm não tinham desassociação nem a questão do sangue, isso foi chegando com o passar dos anos. Então nada impede que ''vertentes Tjs'' não desenvolvam coisas perigosas com o tempo.
Avatar do usuário
Sailorjw
Forista
Forista
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Fev 2023 16:04

Re: Nova religião

Mensagem não lida por Sailorjw »

[/quote]

Grupo tem, de estudos independentes.
Tipo: https://beroeans.net/pt/events/

Isso eu acho bacana. Se reunir para ler a Bíblia, se encorajar, se animar.
[/quote]

Interessante.....
Tenho saudades de tudo que ainda não vi. m:2
Avatar do usuário
argus
Forista
Forista
Mensagens: 142
Registrado em: 01 Mai 2020 23:29

Re: Nova religião

Mensagem não lida por argus »

O que tem são grupos que ainda são simpatizantes com os ensinos de RUSSEL.

O que vamos ter são CISMAS ou Divisões, desde a fundação da Religião por RUSSEL.

De tudo isso aí sobrou:
Movimento dos Missionários Independentes
(Missionários que vão pra outros países pregar a Doutrina de Russel por conta propria)
https://en.wikipedia.org/wiki/Laymen%27 ... y_Movement

Estudantes Internacionais da Bíblia
(Grupo que segue os ensinos Russel)
https://www.internationalbiblestudents.com/
SITE em Português: https://e-biblia.org/publicacoes/

Testemunhas de Jeová
(Sociedade Torre de Vigia) - Legado de Rutheford
Nosso famoso https://jw.org

Estudantes da Bíblia Livres
(Grupos / Pessoas que ainda acreditam em alguns ensinos de Russel)

Grupos e Pessoas estão inclusas neste ultimo cisma, onde não tem uma estrutura organizada, mas apenas seguem por conta propria ou em grupo alguns ensinos do Russel ou da torre de vigia.

Me considero um deles, visto que ensinos como "Trindade, Inferno de Fogo, Destruição do Planeta Terra, etc", não faz muito sentido pra mim.

Imagem
"Para saber quem te controla, simplesmente descubra quem você não pode criticar."
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 406 visitantes