Para que tanto mistério?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Rapha
Forista
Forista
Mensagens: 770
Registrado em: 10 Set 2019 21:56
Localização: Região Bragantina

Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por Rapha »

É sabido por todos que a bíblia não tem uma linguagem fácil. Hoje existem traduções que facilitam um pouco mais o entendimento, usando palavras mais modernas, mas, ainda assim, é necessário que se use as vezes um dicionário, ou então fazer links com outros textos e malabarismos para entender o que está lá.

Quão importante é para o deus da bíblia que as pessoas sejam salvas, com tanto mistério que envolve a escrita da bíblia? Cara, é simples a coisa toda. A gente sabe que para conhecer bem alguém, ao menos o nome da pessoa é essencial. Conhecemos, como Testemunhas de Jeová, o nome Jeová, mas há quem chame Deus por aí de qualquer outro nome, há quem diga que o nome Jeová é errado e há quem diga que não se pode usar, por não saber ao certo.

Eu penso assim: o mundo é um prédio em chamas, prestes a desabar, cheio de gente boa dentro, e o dono do prédio, o único que poderia indicar a melhor saída, fica de longe, vendo as pessoas se queimarem e fazendo mistérios, ou seja, quem se esforçar MUITO pode sair com vida do prédio.

Mano, se é importante que se salve vidas, seja claro! “Pessoal, o prédio está em chamas e vai cair em EXATAMENTE 20 minutos. A porta de saída para se salvar é da cor verde e fica à sua direita.” Pronto, aí quem não quiser ir, é outra história, mas as coordenadas foram claras de como fazer para sobreviver.

Agora, com Deus não. Ele deixa um livro milenar, escrito especialmente para pessoas de uma época que se diferencia muito da nossa em costumes e valores, e como se largasse a gente no prédio, procurando a saída. Como resultado, bilhões de pessoas indicando saídas diversas, cada um perdido em seu caminho, e nada Dele ser claro com a gente. Isso fica mais nítido ainda na diversidade religiosa pelo mundo. Até entre os ditos cristãos, não é o mesmo Deus. As vezes dentro da própria denominação, não é o mesmo Deus sendo adorado, pois cada um tem uma visão diferente sobre quem é ele, ou o que ele quer de nós. Será que ele sequer imaginou que o mundo seria como é hoje, com tanta confusão teológica? Não dava para se adiantar um pouco? Eu, como pai, faria de TUDO, para salvar meu filho. "Ahh mas ele enviou Jesus", outro ponto de milhares de discordâncias entre seus adoradores. Mas isso é tema de outro tópico.

Na boa, eu acho isso muita maldade. Chega me dar um pouco de desespero imaginar que pode existir um fim ou uma possibilidade de ser salvo de algo que pode acontecer, e há no céu um Deus que deixou somente um livro cheio de mistérios, interpretado de centenas de milhares de formas diferentes, para, no final, depois lançar a culpa naqueles que não entenderam.

Cada um, cada religião, vai dar de si uma versão sobre quem é Deus. Mesmo aqueles que leem puramente a bíblia, sem uso de livros, também não tem um consenso de quem é Deus. Custava ele ser claro e direto? Se apresentar de uma maneira visível, dizer quem realmente está certo? Aí sim, se depois disso tivesse alguém que não quisesse ser salvo, beleza. É problema de quem viu e não gostou, não quis.
Estou para o agnosticismo há algum tempo porque, cara, se você parar para tentar entender ou, PIOR AINDA, for atrás de quem é Deus perguntando para os outros, você endoida...rsrs Eu sei que a relação com Deus é pessoal e íntima, porém, adorar ou se relacionar com alguém que você nem sabe se vai te salvar (Sofonias 2:3), é desanimador. Decidi, então, deixá-lo apenas no mundo das ideias, das coisas inanimadas, no mesmo lugar que deixo os personagens de Harry Potter que eu amo de paixão, porque para mim não há distinção ele ou Dumbledore, por exemplo. Enfim.
༒ A mente ignorante é um terreno fértil para a religião semear suas fábulas.
supernova
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 13 Fev 2022 07:54

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por supernova »

Rapha, sempre me venho pensando e refletindo sobre tudo isso que vc falou.

Eu como pai de dois filhos, embora não dê tudo na mão beijada para eles, pois isto os faria dois mimados e ingratos, deixo orientações bem diretas, firmes e sem duplo sentido, para que eles se orientem e tomem a sua decisão.

Por exemplo, em casa eles sabem o que tem que fazer quando acordam, quando chegam da escola, antes de ir dormir. Eles compreendem que precisam ajudar em tarefas domésticas e TB precisam estudar e se exercitar.

Quando eu conto uma ilustração, ou história, eu já mostro a eles a aplicação na sua vida ou em algo que aconteceu.

De fato e assustador vc querer agradar ao seu pai Celestial, e sem saber o que fazer, você lê a bíblia e fala de férias saindo do mar, prostituta sendo comida viva, e que tem a noiva celestial se lá nem casamento tem.

De fato as únicas orientações claras da Bíblia que eu entendo e compreendo e.

Adorar Somente a DEUS.
Amar o próximo como a si mesmo.

Do mais, e muita interpretação, e todo mundo tem sua verdade dependendo de onde, como e com quem foi criado.
supernova
Forista
Forista
Mensagens: 528
Registrado em: 13 Fev 2022 07:54

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por supernova »

Acrescentando....

No passado segundo a bíblia, Israel era a nação escolhida. Foi a única vez que Deus foi direto.
Independente do que acontecesse, sabia que ali era a nação de Deus. Se Deus eram ruins, mas era a nação de deus, etc.

Entretanto, está situação demonstrava parcialidade sobre Jeová. Pq outros em outras nações, foram culpados pelos simples fato de nação no país errado. E claro que tinha a opção de ser forasteiros, e porventura discriminados em Israel kkkkk, mas muitos nem sequer tiveram a oportunidade de se salvar, pq a parcialidade naquele momento de escolher um povo, uma ação, não permitia isso.

O que aconteceu? Israel se tornou um filho mimado, iniquo. Se achavam a nação escolhida, o povo especial, a nação santa, tinham o rei na barriga, lamentável, lkk
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por jurado8 »

Penso da seguinte forma: o que é necessário à salvacao é bem claro e explicito. Quais sao os pecados e quais sao os frutos do espirito. É x, x e x.

Ao terminar de ler o novo testamento fica muito claro o que pode e nao pode e o que é principal: o cuidado com as pessoas e com o outro individuo. Ponto.

Agora a natureza de Deus, como vai ser quando morremos, o livro de Apocalipse é puramente códigos, ilustracoes, um jogo de xadrez. Por que? Nao sei. Mas essas coisas, estao sim reveladas nas Escrituras (para quem cre) mas so temos um conhecimento parcial, pois nao conseguimos decifrar tudo. So teremos conhecimento completo, quando vier o que é completo (1 corintios 13:10). Por hora, apenas o amor é que importa (1 corintios 13:13). Jesus tambem compara isso com tesouros escondidos, que precisa de escavacao para entender (Mateus 13:44).

Porem, escavando ou nao esse conhecimento biblico, o essencial a salvacao esta disponivel a qualquer um. Qualquer teologo PHD cristao, por mais estudado que for, vai concordar comigo que a Dona Maria e o Seu Ze, que moram numa cidadezinha de 2 mil habitantes no interior de MG, que nem sabe ler direito, mas sao boas pessoas, ajudam as outras, nao sao rudes, sao amigaveis, vao na missa ou culto deles todo domingo (ou nem isso), acolhe quem pode, divide o pao com quem tem...com certeza sao bons cristaos.

A Biblia, em nenhum momento, associa salvacao a conhecimento e sim, ao amor, que se reflete no trato com outros seres humanos.

Paulo diz isso ao falar que ate pessoas sem lei fariam as coisas da lei (Romanos 2:14) e Jesus diz em Mateus 25:35 que algumas pessoas nao vao entender quando Jesus disser a elas que estavam servindo a ele. Ora, os cristaos sabem que ao ajudar alguem em necessidade estao fazendo por Jesus. Mas quem nao é cristao nao tem consciencia disso, mas Jesus dira isso a eles no Seu Reino. Essa parabula é usada por muitos teologos (e concordo com eles) mostrando que pessoas de todas as crencas, ou ate de descrencas, podem ser salvas se forem pessoas boas. Na visao crista, mesmo nao tendo consciencia disso, estao fazendo aquilo por Jesus.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por jurado8 »

Em resumo, quer ter um relacionamento com Deus? Comece por se relacionar com seu proximo.

Comece por dar um elogio a alguem, separar um valor mensal para ajudar alguem em necessidade, participe de trabalhos voluntarios. Nao seja ganancioso, nao engane, nao sinta prazer em pegar a mulher do proximo, ou usar pessoas, coisa do tipo. Sirva a outros. "Lave os pes" de outros.

Alguem te xingou? Tente entender o que esta por tras desse xingo. Faca como Jesus disse, de a outra face (isso, por obvio, nao significa ser otario). Saia por baixo das situacoes. Nao queira ter sempre razao. Poderia processar alguem e retirar todos os bens da pessoa? Va atras dos seus direitos, mas prefira um acordo.

Ame as pessoas.

Pronto. Voce ta sendo "cristao". Ahh mas eu to putinho com o Deus da Biblia porque eu vim de uma seita ... Ah mas ele nao existe. Tudo bem. Se por acaso ele existir, voce sera salvo do mesmo jeito.

Um filme muito bom representando para mim o que é ser cristão é "Os miseraveis". Essa cena é bem legal: https://youtu.be/FVBm1fdu3DU

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
PioneiroDesregulado
Forista
Forista
Mensagens: 1181
Registrado em: 20 Jun 2021 13:31

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por PioneiroDesregulado »

Como eu disse certa vez, se a verdade universal tá no livro Bíblia ensina, pq Deus não só produziu o Bíblia ensina de uma vez ao invés de fazer um livro estranho pra milênios depois terem que fazer outro livro pra explicar?
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

jurado8 escreveu: 09 Mai 2023 11:55 Em resumo, quer ter um relacionamento com Deus? Comece por se relacionar com seu proximo.

Comece por dar um elogio a alguem, separar um valor mensal para ajudar alguem em necessidade, participe de trabalhos voluntarios. Nao seja ganancioso, nao engane, nao sinta prazer em pegar a mulher do proximo, ou usar pessoas, coisa do tipo. Sirva a outros. "Lave os pes" de outros.

Alguem te xingou? Tente entender o que esta por tras desse xingo. Faca como Jesus disse, de a outra face (isso, por obvio, nao significa ser otario). Saia por baixo das situacoes. Nao queira ter sempre razao. Poderia processar alguem e retirar todos os bens da pessoa? Va atras dos seus direitos, mas prefira um acordo.

Ame as pessoas.


Pronto. Voce ta sendo "cristao". Ahh mas eu to putinho com o Deus da Biblia porque eu vim de uma seita ... Ah mas ele nao existe. Tudo bem. Se por acaso ele existir, voce sera salvo do mesmo jeito.

Um filme muito bom representando para mim o que é ser cristão é "Os miseraveis". Essa cena é bem legal: https://youtu.be/FVBm1fdu3DU



Gostei muito de suas colocações Jurado
Mas e se a dona Maria for uma boa pessoa, mas for casada com outra mulher??
E assim vejo que vc bate bastante nessa tecla de seita, mas através das muitas leituras aqui e em outros lugares, pude perceber que o cristianismo em si é uma seita!!
Gostaria de saber sua opinião!!!!
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por jurado8 »

NaniscaDjalo escreveu: 10 Mai 2023 01:49 Gostei muito de suas colocações Jurado
E assim vejo que vc bate bastante nessa tecla de seita, mas através das muitas leituras aqui e em outros lugares, pude perceber que o cristianismo em si é uma seita!!
Gostaria de saber sua opinião!!!!
Seita no dicionario:
Doutrina que, propagada por um grande número de pessoas, se afasta ou diverge de certa forma de outra doutrina principal
Se for nesse sentido, sim, o cristianismo é uma seita do judaismo. Porque os judeus entendem que o Antigo Testamento é perfeito e completo, ja os cristaos entendem que o AT foi apenas uma necessidade ate vir o Messias. Dessa forma ve-se as leis, os profetas e tudo mais como subordinados a Cristo.

Porem no sentido de "cult" (em ingles), nao temos uma palavra em portugues talvez culto, ou seita destrutiva, o cristianismo nao é uma seita.

Traducao de cult:
um grupo relativamente pequeno de pessoas com crenças ou práticas religiosas consideradas por outros como estranhas ou sinistras.
Nesse caso as TJs sao um culto, mas o cristianismo nao. Porque é algo de dentro para fora, nao imposto, nao tem um grupo de pessoas te dizendo o que deve fazer, apenas, como toda religiao, uma doutrina geral com regras, porem, sem ninguem para ficar te fiscalizando. Por obvio, se voce frequenta ambientes cristaos, certos comportamentos nao sao bem vindos, mas voce ja sabe disso de ante mao. Mas, te garanto, que por mais que fale contra esses comportamentos, num ambiente cristao livre (obvio que tem seitas cristas) ninguem sera agressivo com voce por causa de seus pecados. Voce muda, se assim quiser, com o tempo ou frequenta e absorve outros pontos.
Mas e se a dona Maria for uma boa pessoa, mas for casada com outra mulher??
Quem julga é Deus.

Por isso indiquei o filme "Os miseraveis".

La tinha o inspetor Javert que parece um anciao de congregacao, ou um fariseu. Era rapido em aplicar a lei, nunca saia da linha, fazia tudo certinho. Mas isso o tornava insensivel, rude.

Mas tinha uma prostituta que fazia isso porque era a unica alternativa que a vida deixou a ela. Ela se submetia a isso para poder alimentar a filha.

E tinha um "foragido da lei" que tinha mudado devido ao amor demonstrado por um padre.

A essencia do cristianismo nao é julgar o pecador ao rigor da lei e sim ver o que esta por tras, no coracao de cada um.

Esse filme mostra bem que seguir apenas a lei vai te transformar num ser humano rude e insensivel. Existe sim o certo e o errado no cristianismo, mas ser legalista nao é o caminho.

Os fariseus mesmo nao eram "pecadores", mas eram hipocritas e colocavam fardo nas costas de outros, alem de arrogantes. Jesus os rejeitou. E perdoou quem? A prostituta, o cobrador de impostos, o ladrao ao seu lado na cruz.

Sera que Jesus concordava com essas coisas? Nao. Mas ele via o ser humano por tras do pecador.

Dessa forma, eu nao vou aqui modificar o que a Biblia diz sobre o que é pecado ou nao. Porem, todos nos temos pecados, ninguem se justifica perante Deus.

Entao, é Deus quem irá julgar.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
TylerD
Forista
Forista
Mensagens: 61
Registrado em: 03 Set 2022 11:31

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por TylerD »

Sei que é bem difícil de acreditar, mas a religião é só mais uma distração para continuarmos tendo alguma espécie de propósito em existir. Impossível negar que fomos criados por algo ou alguém, mas acreditar na Bíblia como sendo a palavra de um Deus todo poderoso e amoroso já é forçar a barra. É só um livro, nada mais do que isso.
Avatar do usuário
verdadeaferida
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Fev 2023 14:26

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por verdadeaferida »

TylerD escreveu: 10 Mai 2023 11:44 Sei que é bem difícil de acreditar, mas a religião é só mais uma distração para continuarmos tendo alguma espécie de propósito em existir. Impossível negar que fomos criados por algo ou alguém, mas acreditar na Bíblia como sendo a palavra de um Deus todo-poderoso e amoroso já é forçar a barra. É só um livro, nada mais do que isso.
Amigo infelizmente não consigo mais imaginar a existência de Deus, fico triste com isso, fiz um estudo durante meses e meses sobre o universo e principalmente suas dimensões, é algo que em questão de espaço/tempo nós, humanos, não temos a exata noção, por exemplo, a galáxia de Andrômeda está a 2,5 MILHÕES DE ANOS LUZ da nossa galaxia. (dois milhões e quinhentos mil anos-luz), isso quer dizer o Q? Se existisse uma nave, que viaja a velocidade da luz, ou seja, 299.792.458 metros por segundo, ou cerca de 299.792 quilômetros por segundo; é uma das galaxia mais próxima da nossa e a mais distante é a GN-z11, que está a cerca de 13,4 bilhões de anos-luz de distância da Terra.

Imagina isso? Como Jeová, anjos ou alguma outra coisa, ou ser, iria visitar um lugar ou outro no universo? Eu não sou 100% ateu, mais estou a cada dia mais indo nesse caminho, por simplesmente não existir até agora NADA que comprove a existência de 'Deus' quem quer que ele seja. E confesso, fiquei muito triste com o que estou acreditando e concordo plenamente com o que você disse: "mas a religião é só mais uma distração para continuarmos tendo alguma espécie de propósito em existir."
LIBERDADE, VERDADE E EQUILÍBRIO!
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 387 visitantes