Para que tanto mistério?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

jurado8 escreveu: 10 Mai 2023 08:35
NaniscaDjalo escreveu: 10 Mai 2023 01:49 Gostei muito de suas colocações Jurado
E assim vejo que vc bate bastante nessa tecla de seita, mas através das muitas leituras aqui e em outros lugares, pude perceber que o cristianismo em si é uma seita!!
Gostaria de saber sua opinião!!!!
Seita no dicionario:
Doutrina que, propagada por um grande número de pessoas, se afasta ou diverge de certa forma de outra doutrina principal
Se for nesse sentido, sim, o cristianismo é uma seita do judaismo. Porque os judeus entendem que o Antigo Testamento é perfeito e completo, ja os cristaos entendem que o AT foi apenas uma necessidade ate vir o Messias. Dessa forma ve-se as leis, os profetas e tudo mais como subordinados a Cristo.

Porem no sentido de "cult" (em ingles), nao temos uma palavra em portugues talvez culto, ou seita destrutiva, o cristianismo nao é uma seita.

Traducao de cult:
um grupo relativamente pequeno de pessoas com crenças ou práticas religiosas consideradas por outros como estranhas ou sinistras.
Nesse caso as TJs sao um culto, mas o cristianismo nao. Porque é algo de dentro para fora, nao imposto, nao tem um grupo de pessoas te dizendo o que deve fazer, apenas, como toda religiao, uma doutrina geral com regras, porem, sem ninguem para ficar te fiscalizando. Por obvio, se voce frequenta ambientes cristaos, certos comportamentos nao sao bem vindos, mas voce ja sabe disso de ante mao. Mas, te garanto, que por mais que fale contra esses comportamentos, num ambiente cristao livre (obvio que tem seitas cristas) ninguem sera agressivo com voce por causa de seus pecados. Voce muda, se assim quiser, com o tempo ou frequenta e absorve outros pontos.
Mas e se a dona Maria for uma boa pessoa, mas for casada com outra mulher??
Quem julga é Deus.

Por isso indiquei o filme "Os miseraveis".

La tinha o inspetor Javert que parece um anciao de congregacao, ou um fariseu. Era rapido em aplicar a lei, nunca saia da linha, fazia tudo certinho. Mas isso o tornava insensivel, rude.

Mas tinha uma prostituta que fazia isso porque era a unica alternativa que a vida deixou a ela. Ela se submetia a isso para poder alimentar a filha.

E tinha um "foragido da lei" que tinha mudado devido ao amor demonstrado por um padre.

A essencia do cristianismo nao é julgar o pecador ao rigor da lei e sim ver o que esta por tras, no coracao de cada um.

Esse filme mostra bem que seguir apenas a lei vai te transformar num ser humano rude e insensivel. Existe sim o certo e o errado no cristianismo, mas ser legalista nao é o caminho.

Os fariseus mesmo nao eram "pecadores", mas eram hipocritas e colocavam fardo nas costas de outros, alem de arrogantes. Jesus os rejeitou. E perdoou quem? A prostituta, o cobrador de impostos, o ladrao ao seu lado na cruz.

Sera que Jesus concordava com essas coisas? Nao. Mas ele via o ser humano por tras do pecador.

Dessa forma, eu nao vou aqui modificar o que a Biblia diz sobre o que é pecado ou nao. Porem, todos nos temos pecados, ninguem se justifica perante Deus.

Entao, é Deus quem irá julgar.
Obrigada por responder jurado, vc escreve bem, se expressa bem!!!
Pra mim ainda é confuso essa questão, pois nao entendo como o cristianismo deixou de ser seita, se nasceu seita!!
E essa questão de ser culto, o comportamento dos cristãos durante e apos a morte de Cristo era de culto então!!!
Entao hoje quanto eu pego os ensinos de Cristo e nao vivo como os primeiros cristãos adotando apenas a essência isso deixa de ser seita??
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Para que tanto mistério?

Mensagem não lida por jurado8 »

NaniscaDjalo escreveu: 16 Mai 2023 03:20 Obrigada por responder jurado, vc escreve bem, se expressa bem!!!
Pra mim ainda é confuso essa questão, pois nao entendo como o cristianismo deixou de ser seita, se nasceu seita!!
E essa questão de ser culto, o comportamento dos cristãos durante e apos a morte de Cristo era de culto então!!!
Entao hoje quanto eu pego os ensinos de Cristo e nao vivo como os primeiros cristãos adotando apenas a essência isso deixa de ser seita??
Tanto faz se é seita ou não. O importante é saber: o cristianismo é a verdade que diz ser ou não é? Se for, e os humanos dão o nome de seita, ótimo, sigo uma seita sem problemas nenhum.

"Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas." Atos 24:14

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 245 visitantes