O que aprendi do candomble?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: O que aprendi do candomble?

Mensagem não lida por jurado8 »

Abenildo escreveu: 29 Abr 2023 20:43 Boa noite senhores!
Caro jurado8, gostaria de lhe parabenizar pela disposição ativa de ampliar seus horizontes, de manter a mente atenta e sempre questionadora. Romper as bolhas é um movimento de coragem intelectual, de quem tem a capacidade de ver e procurar o contraditório.
Acho que posso contribuir mais que seu interlocutor sobre o Candomblé, e como também fui criado na mesma bolha, posso contribuir nas contradições e tabus inerentes que carregamos.
Sou iniciado há 14 anos, filho da minha saudosa Mãe Lurdes de Oxum. Sou Ogã, filho de Oxossi... Mas essa é outra conversa.
Existe um equívoco na fala do rapaz quando ele relaciona entidades do candomblé a "espíritos" que se manifestam em médiuns Kardecistas. No candomblé se cultua Orixá, Voduns... Na cultura Yorubá os orixás são forças da natureza que sincronizam com o humano, quando se diz, por exemplo que tal pessoa é filha de Oxum, há de se entender que tal pessoa sofre a influência dessa energia. Em transe não falam, apenas dançam e abraçam.
Das coisas que mais me surpreenderam nesses anos todos foi a tremenda reverência que o Candomblé tem com o Cristianismo. Lava-se as escadas das igrejas em reverência, sob a Cruz de Cristo Salvador deixando ela mais cheirosa!
Sabem, a primeira vez que eu fui num centro, depois de sair da seita, que por sinal era Kardecista, eu lembrei do conceito de proteção divina contido no Salmo 23. Cristo sempre me acompanhou e não atravessei vales sombrios!
Para todos, procurem conhecer de tudo! O tempo do obscurantismo passou e a vida urge!
Parabens Abenildo!
Muito bonito sua fé e bom conhecer mais sobre ela.

Obrigado pelas correcoes de conceito.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
MarcosSC
Forista
Forista
Mensagens: 819
Registrado em: 25 Dez 2019 17:10

Re: O que aprendi do candomble?

Mensagem não lida por MarcosSC »

Apenas para reforçar a fala bem pontual do Abenildo: mas o Candomblé é anterior ao Espiritismo Kardecista. Então um não é fruto do que não se encaixa no outro.

É ótimo estar livre para conhecer outros modos de encarar o mundo quando nos livramos das amarras mentais da Torre. Quando enfim abrimos os olhos, percebemos que o mundo não é tão simplista quanto o propagado pelas Testemunhas de Jeová.

Outra coisa que percebemos é como a Torre processou (talvez até mesmo sem perceber) elementos de várias religiões e culturas.
DON'T FEED THE TROLLS
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: O que aprendi do candomble?

Mensagem não lida por jurado8 »

MarcosSC escreveu: 29 Abr 2023 21:35 Apenas para reforçar a fala bem pontual do Abenildo: mas o Candomblé é anterior ao Espiritismo Kardecista. Então um não é fruto do que não se encaixa no outro.

É ótimo estar livre para conhecer outros modos de encarar o mundo quando nos livramos das amarras mentais da Torre. Quando enfim abrimos os olhos, percebemos que o mundo não é tão simplista quanto o propagado pelas Testemunhas de Jeová.

Outra coisa que percebemos é como a Torre processou (talvez até mesmo sem perceber) elementos de várias religiões e culturas.
Interessante
O que disse o Thelemita tambem me fez pesquisar e ver que realmente sao diferentes candomble e umbanda.
Mas me lembro claramente do meu amigo me dizendo ser do candomble e falando do Preto Velho e dando essa explicacao.

Enfim, ele se confundiu.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
NaniscaDjalo
Forista
Forista
Mensagens: 272
Registrado em: 09 Fev 2023 12:49

Re: O que aprendi do candomble?

Mensagem não lida por NaniscaDjalo »

supernova escreveu: 29 Abr 2023 14:14 Legal as respostas que recebeu. Praticamente foram as mesmas que tive aos 13 anos quando frequentei com minha mãe.

Mas na época estudava a bíblia com as TJS, e um dia um espírito ficou muito irritado com nossa presença e nos expulsaram de lá, disse que odiava a Jeová e assim nunca mais voltamos.

Meu irmão tempos depois voltou, pelo que entendi fez este pacto, e depois de algumas coisas que precisou fazer ( não me disse o que ), ficou bem rico com o tenmpo, ele e a esposa dele. Mas eles precisam toda ocasião fixa como natal e Cosme Damião fazer uma boa obra de caridade, que o espírito deles ordena.


Não temos muito contato, pq o espírito deles não permite que eles frequebtem a casa de TJS, nem recebam presentes nem nada.

Já dei alguns presente, e descpbri que tiveram que jogar fora, até o do casamento, hahaha.

A única coisa que consegui tirar dele e que este pacto permite eles terem a vida e recompensa boa agora em vez de esperar. Aí perguntei, esperar o que? Mas ele desconversou e não falou.

Desde que ele ficou no meio, nunca mais, veio nos visitar, só falamos pelo ZAP as vezes.

O espírito que ele segue parece que imita as TJS, klkk

Puxa vida
isso que me deixa MEGA CONFUSA e com medo ( sim, peguei todo o terrorismo tjotianos dos anos 80/90) , mas já ouvi muito de pessoas que ouviram nesses centros coisas ruins sobre TJ,
o melhor de tudo isso é que foi um SC num curso de PR que me fez acordar com o argumento de como o espírito santo de Deus sendo tão poderoso, poderia sumir com tanta fragilidade devido a um pano de prato ou qq outro item dado por um espírita???
Gente.... acordei de um sono profundo num curso de PR 😆😆😆😆😆
Mas mesmo assim, fico receiosa devido a histórias que escuto de inúmeras pessoas nao tjs,
pq pra alguns parece que " dissociar" da religião envolve perseguições sobrenaturais??
As entidades " aceitam" que uns saiam e outros não??
olha esse relato anônimo de um grupo do Facebook ( Parentes que nao tem razão)

" O povo que está dizendo esquizofrenia não é esquizofrenia, só a 4 anos que ela está com depressão mas foi descartado esquizofrenia
Então por favor parem de dizer esquizofrenia pois não é

Como sei que vai ter mimimi post anônimo.
A pqntr é minha mãe , minha mãe era da umbanda fazia tudo que seus santos pedia até que um dia do nada ela simplesmente pegou suas coisas e jogou no lixo.Daquele dia em diante começou o inferno em nossas vidas,seu corpo ficou aberto para qualquer uma entidade entrar quando tínhamos sorte era o preto velho,a preta velha,tranca rua e a Mariazinha,mais na maioria das vezes não sei se é esse o nome... Ela incorporava as pombas giras mas no meu entender um pouco que vivi nos terreiros com ela,elas não eram agressivas muito menos faziam mal alguma até hj não creio que eram elas pois faziam coisas que me assustava ,nos ame@çavam de morte pegava faca para machucar minha mãe outras vezes vinham para cima da gente outras vezes vinham entidades do submundo ou seja das trevas muitas vezes vinham legiões ninguém dormia quando era uma legião passávamos o dia,a noite e ia madrugada a dentro até o dia clarear até que todos falassem . Bom com o tempo eles não usam mais ela mais ela ficou estranha acho que eles estão ao redor dela a perturbando, não pode receber uma hora poderosa que ela cai joga tudo para o ar tem uma força que sei que não é dela e sei que não são dos santos... Já falei mãe vá a um terreiro fala com um pai de santo explica sua situação da primeira vez vc fez errado não tinha que ter jogado as coisas deles no lixo do mesmo jeito que vc pediu para entrar na família vc teria que pedir para sair , agora seu corpo ficou aberto para qualquer um entrar ela não quer diz que é besteira 😑😑😑
Vcs que são da umbanda, candomblé etc... Me podem me tirar uma dúvida mais sem julgamentos o que eu posso estar fazendo para ela ficar livres dos espíritos imundos e impuros que eu tenho certeza que não são santos
Obs: não sou de nenhuma religião mais aceito e respeito todas as religiões"


Escuto muitos relatos como esse...


Hoje não acredito em céu ( como um lugar separado de nós), mas acredito em dimensões sobrepostas ou algo assim ( tipo o "fantasma" da estante do filme Interestelar) , e prefiro no momento não contatar tal dimensão rs
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 379 visitantes