Temor, medo: a mesma coisa...

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: Temor, medo: a mesma coisa...

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »

Minha opinião:

Medo e temor apesar destas palavras terem a mesma origem. Na prática expressam sentimentos bem diferentes.

O medo é um sentimento terrível causado por ameaças, seja o agente causador real ou não. Produz inquietação, preocupação, enfim tira a paz de uma pessoa.

A bíblia diz que Jesus sentiu pavor ante o cálice que lhe estava proposto. (Mc 14:33)

Temor na realidade envolve outros sentimentos tipo: respeito, reconhecimento, gratidão, confiança (cuja base é o amor, a bondade), este conjunto de sentimentos produzem paz, alegria e resultam em adoração.

Sentimentos como estes não são impostos, mas conquistados. Fruto de um relacionamento.

Afinal como é que eu vou respeitar, amar, confiar numa pessoa se eu me sentir ameaçada por ela?

No amor não existe medo; Antes, o perfeito amor lança fora o medo.
Ora, o medo produz tormento; logo aquele que teme não é aperfeiçoado no amor
(I Jo 4:18)

Medo é algo que não condiz com o fruto do Espírito. (Gl 5:22)
Nanda Lima escreveu
... Como não ter medo/pavor de tais coisas, e, consequentemente, de um ser que tenha (na concepção dos que crêem) o poder para nos inflingir tantas penas!
Essa resposta é entre cada um e Deus. Depende de se conhecer Deus, de se ter intimidade com ele. E não de vê-lo através da opnião e/ou regras impostas pelos outros.

Aprendiz de Cristo
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Avatar do usuário
Habib Marwan
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 01 Nov 2008 14:57
Contato:

Re: Temor, medo: a mesma coisa...

Mensagem não lida por Habib Marwan »

Acredito que a palavra não importa. O que importa é o sentimento que a palavra descreve na pessoa. Alguem pode dizer que teme ser assaltado, ou temer pela vida de um amigo. Pode também ter medo de um bandido conhecido na comunidade ou ter medo de desagradar os pais.
Não concordo em determinar o padrão do sentimento através da palavra: "Voce não deve ter medo de Deus, mas deve temer a ele" sem explicar o que se quer dizer com a palavra.
No caso das Testemunhas de Jeová, a torre explica sim o que ELES querem dizer com cada uma dessas palavras. Mas, se temer significa apenas o respeito, simplesmente o cuidado de não desagradar, esse sentimento não poderia ser direcionado a um Deus que 'acendia frequentemente a sua ira contra o seu povo' e que amaldiçoava sua própria nação com doenças quando era desagradado.
Como, por exemplo, eu poderia provar que amo realmente alguém que diz claramente que me mataria se eu o abandonasse?
O Deus de Israel tinha fama de vingativo. Tanto é que Jó, no episódio do seu sofrimento sem saber do que estava acontecendo, atribuiu a Deus as desgraças que lhe sobrevinha. Seus "amigos" tinham certeza que ele havia feito algo que desagradou a Deus, e que Ele o estava gastigando.
Era isso o que eles esperavam.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Temor, medo: a mesma coisa...

Mensagem não lida por kooboo »

Nanda Lima escreveu:A teoria é linda... A prática é outra...
Se não houvesse a promessa de ir para um paraíso (seja celeste ou terreno) para os fiéis, e de punição eterna (ou destruição eterna) para os infiéis, será MESMO que a grande maioria das pessoas iriam às igrejas, contribuiriam com seu dinheiro e tempo para as denominações? Aliás, será que haveria tantas denominações? DUVIDO MUITO!!! :4
Nanda,
vou tentar de explicar de forma simples...
Medo voce tem de um bicho que pode te atacar.
O seu Chefe que pode te demitir, voce teme.

Mas no caso de Deus, ele o bicho que pode te atacar, inclusive se voce nao respeita-lo ou não tiver temor por Ele.
ou seja, o individuo ta F... de qualquer jeito...
[]'s
kooboo

Imagem
livre_e_feliz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 148
Registrado em: 01 Jul 2009 15:12

Re: Temor, medo: a mesma coisa...

Mensagem não lida por livre_e_feliz »

A Nanda tem razão, as palavras são sinónimos. Penso que a palavra temor é que é mal aplicada. O que eles querem dizer com temor é reverência, respeito, veneração. O que motiva o comportamento nestes casos não é o temor, ou medo, mas sim a majestade e a grandiosidade de quem se "teme".

Quando agimos por medo, agimos com receio das consequências.

No entanto, seguindo a moda das teorias da conspiração, acho que o uso destas palavras não é uma falha na tradução. É uma forma subtil de instilar medo nos crentes, chamando-lhe uma palavra mais ambígua. Nisso, as religiões são mestres. Jogam com a semântica mas o objectivo é o mesmo - seja por medo, seja por respeito, quer-se que o crente obedeça, sem fazer muitas perguntas, convencido que serve o ser mais importante do Universo...
Maria (L&F)
---
“Se realmente existir Deus, é um ser que deixa muito a desejar”. Woody Allen
Avatar do usuário
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista
Mensagens: 1018
Registrado em: 08 Ago 2009 16:55

Re: Temor, medo: a mesma coisa...

Mensagem não lida por Aprendiz de Cristo »

Habib Marwan escreveu
O Deus de Israel tinha fama de vingativo. Tanto é que Jó, no episódio do seu sofrimento sem saber do que estava acontecendo, atribuiu a Deus as desgraças que lhe sobrevinha. Seus "amigos" tinham certeza que ele havia feito algo que desagradou a Deus, e que Ele o estava gastigando.

Era isso o que eles esperavam.
É muito interessante a história de Jó.

A visão que Deus tinha dele era:

E disse o SENHOR a Satanás: Observaste a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.(Jo 1:8)

Mas qual era a visão que Jó tinha de Deus? Qual o sentimento, a base de sua relação Temor... Medo?

Muitos acreditam q Jó era um homem de muita fé.
admito que seria muito dificil alguém ouvir qualquer coisa estando na situação dele.

Mas por que Jó não foi a Deus (guardando-se possivelmente o tempo dele se refazer do impacto) qdo tão gde desgraça se abateu sobre sua vida?

Se Jó conhecia Deus, se tinha confiança nele, onde está sua mensagem de esperança ante tão gde adversidade?


Em um breve resumo da história de Daniel, vemos que Jerusalém é invadida, Daniel perde tudo, e é levado cativo para servir ao rei Nabuconosor na Babilônia onde tem que enfrentar uma série de outras adversidades. É levado junto com muitos do seu povo. o que poderia levá-lo a achar que estava errado diante de Deus e que este o estava castigando.

Mas Daniel tem uma postura diferente em meio ao "caos" ele se mantém firme, confia em Deus e tem vitória para sí, para seu povo e até mesmo para seu suposto inimigo o rei Nabucodosonor.

Há dois momentos da história de Jó no que se refere a sua relação com Deus:

Um o referido episódio do seu sofrimento o outro suas declarações:

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
(Jo 1:25-26)

Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem, por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza (Jo 42:5-6)
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!
(Is 49:15)
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 16 visitantes