Qual é a base para alguém abraçar o ateísmo?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Qual é a base para alguém abraçar o ateísmo?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Sobre onisciencia divina, dois pastores adventistas falaram sobre isso de forma bem simples.

https://maodedeuss.blogspot.com/2022/02 ... a.html?m=1

Na prática:

Deus previu que Jesus seria fiel até a morte, além de ter previsto umas dezenas de detalhes relacionados com a vida de Jesus e sua morte. Se Jesus, por alguma razão houvesse nascido, não no Egito, mas na Babilônia, a previsão divina seria Babilônia, não Egito. Deste modo, não há margem para qualquer falha na previsão, e nenhum personagem é privado do livre-arbítrio.

O caso é que, do meu ponto de vista, isso não resolve os problemas morais. É como conclui o meu artigo no blog.

Imagina uma criança sexualmente abusada pelo pai por uma ou duas dezenas de anos. Podemos dizer que é culpa de Satanás, que desviou a humanidade para o mal. Mas considerando que Deus seja mesmo onisciente, coisas assim surgiram primeiro na mente de Deus. Deus sabia que coisas assim aconteceria do mesmo jeito que sabia que Jesus nasceria no Egito. A diferença é que o ultimo caso foi posto por escrito.


A explicação da Torre de Vigia visa fugir a esse problema, mas apenas joga-o para debaixo do tapete. E como propor-se a fazer um bolo e recusar-se olhar a receita para saber por quantos minutos precisa deixar o bolo assar.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Qual é a base para alguém abraçar o ateísmo?

Mensagem não lida por Saran »

Lourisvaldo Santana escreveu: 09 Fev 2023 09:49 Sobre onisciencia divina, dois pastores adventistas falaram sobre isso de forma bem simples.

https://maodedeuss.blogspot.com/2022/02 ... a.html?m=1

Na prática:

Deus previu que Jesus seria fiel até a morte, além de ter previsto umas dezenas de detalhes relacionados com a vida de Jesus e sua morte. Se Jesus, por alguma razão houvesse nascido, não no Egito, mas na Babilônia, a previsão divina seria Babilônia, não Egito. Deste modo, não há margem para qualquer falha na previsão, e nenhum personagem é privado do livre-arbítrio.

O caso é que, do meu ponto de vista, isso não resolve os problemas morais. É como conclui o meu artigo no blog.

Imagina uma criança sexualmente abusada pelo pai por uma ou duas dezenas de anos. Podemos dizer que é culpa de Satanás, que desviou a humanidade para o mal. Mas considerando que Deus seja mesmo onisciente, coisas assim surgiram primeiro na mente de Deus. Deus sabia que coisas assim aconteceria do mesmo jeito que sabia que Jesus nasceria no Egito. A diferença é que o ultimo caso foi posto por escrito.


A explicação da Torre de Vigia visa fugir a esse problema, mas apenas joga-o para debaixo do tapete. E como propor-se a fazer um bolo e recusar-se olhar a receita para saber por quantos minutos precisa deixar o bolo assar.
A questão da onisciência dentro da narrativa não prova que deus não existe. Só prova que se o "deus" da Bíblia for onisciente é digno de meia hora de cuecão com o relógio parado.

Você como cineasta criar tudo e "saber" que vai dar errado e não mudar o "roteiro" de um filme é garantia de "bomba" antecipada na bilheteria no cinema.

Agora transfira isso pro campo da teologia
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Qual é a base para alguém abraçar o ateísmo?

Mensagem não lida por jurado8 »

Lourisvaldo Santana escreveu: 09 Fev 2023 09:49 Sobre onisciencia divina, dois pastores adventistas falaram sobre isso de forma bem simples.

https://maodedeuss.blogspot.com/2022/02 ... a.html?m=1

Na prática:

Deus previu que Jesus seria fiel até a morte, além de ter previsto umas dezenas de detalhes relacionados com a vida de Jesus e sua morte. Se Jesus, por alguma razão houvesse nascido, não no Egito, mas na Babilônia, a previsão divina seria Babilônia, não Egito. Deste modo, não há margem para qualquer falha na previsão, e nenhum personagem é privado do livre-arbítrio.

O caso é que, do meu ponto de vista, isso não resolve os problemas morais. É como conclui o meu artigo no blog.

Imagina uma criança sexualmente abusada pelo pai por uma ou duas dezenas de anos. Podemos dizer que é culpa de Satanás, que desviou a humanidade para o mal. Mas considerando que Deus seja mesmo onisciente, coisas assim surgiram primeiro na mente de Deus. Deus sabia que coisas assim aconteceria do mesmo jeito que sabia que Jesus nasceria no Egito. A diferença é que o ultimo caso foi posto por escrito.


A explicação da Torre de Vigia visa fugir a esse problema, mas apenas joga-o para debaixo do tapete. E como propor-se a fazer um bolo e recusar-se olhar a receita para saber por quantos minutos precisa deixar o bolo assar.
Eu particularmente não acredito na oniscência do Deus Bíblico.
A uns 6 meses atrás, expus minha opinião sobre isso, aqui: https://extestemunhasdejeova.net/forum/ ... 1&p=495446

A sua argumentação é válida, porém é mais teológica do que ir contra a existência de Deus.
Ou seja, você está indo contra a teologia da oniscência divina, mas não contra a existência divina.

No meu caso, vejo base bíblica apenas para a onipresença.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
freudexplica
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 727
Registrado em: 23 Mai 2021 16:57

Re: Qual é a base para alguém abraçar o ateísmo?

Mensagem não lida por freudexplica »

DanielM12 escreveu: 06 Fev 2023 22:13 Eu não vejo nenhuma base sólida. Vamos aos exemplos (por ser cristão, vou focar no cristianismo como um contraponto ao ateísmo):

Enfim, o ateísmo me parece muito injustificado e sem base.
Não posso dizer por outros, apenas por mim: a existência ou não de uma divindade não em afeta em nada. Nenhum dos argumentos citados me servem para apoiar o ateismo.
Acredito que possa existir outras dimensões, outras realidades mas não uma "divindade" por trás disso tudo. Afinal essa divindade nao poderia se resumir a um simples pensamento de cristão de "sempre existiu" e "eterno". Ela também, como um suposto ser inteligente, teria de questionar sua propria origem e perceba que ai chegamos em um ponto que não leva a nada pois sempre haveria um inteligencia superior a essa divindade e assim sucessivamente em infinitos niveis.

A meu ver - repito " a meu ver" - existem coisas muitos mais interessantes para se preocupar que podem trazer efeito imediato e melhoria agora. Coisas que podem ser realmente provadas (pelo menos em "nosso" conceito de realidade).

Agora de fato "abraçar o ateismo" como um TJ abraça sua fé e não larga por nada realmente não faz sentido. Cada um deve buscar o que lhe faz bem e contribui para os que estão a sua volta. Sem proselitismo, sem extremismo , respeitando a opinião do próximo e tentando apenas muda-lá caso isso de alguma forma vá beneficiar a si e principalmente a pessoa.
" O grande irmão está de olho em vocês :twisted: " - 1984
Avatar do usuário
verdadeaferida
Forista
Forista
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Fev 2023 14:26

Re: Qual é a base para alguém abraçar o ateísmo?

Mensagem não lida por verdadeaferida »

Infelizmente Deus não existe. Já pararam para estudar o tamanho do universo? Onde ele está? A luz demora bilhões de anos para percorrer uma galaxias para outra e onde está Deus? O anjo iria percorrer todo esse tempo? Sem contar os outros octilhões de galaxias por ai? Pois é, quem compactua com o sofrimento, a tortura, a morte de pessoas inocentes (isso em milhares de anos de humanidade) tendo o poder para solucionar num piscar de olhos? "Ahhh é tudo no tempo dele", sem essa né?! Quem criou os super-heróis foram os mesmo que lá atrás criaram Deus, bíblia etc etc.

Graças a homens/mulheres corajosos(a), a ciência está aí ajudando os seres humanos, da doença ao nosso entretenimento no dia a dia.

Infelizmente, lamentavelmente Deus não existe. Não falo isso com alegria, falo isso com um pesar sem tamanho, saber que em breve não irei mais existir, nem meu pai, nem minha mãe, nem meu animal de estimação. Tudo isso vai passar...
LIBERDADE, VERDADE E EQUILÍBRIO!
Avatar do usuário
Merida
Moderadora
Moderadora
Mensagens: 1996
Registrado em: 25 Out 2020 15:23

Re: Qual é a base para alguém abraçar o ateísmo?

Mensagem não lida por Merida »

Quando um livro sagrado, como a Biblia gera tanta divisão, milhares de interpretações distintas, isso joga um balde de agua fria em quem acredita no Deus biblico.

Esse Deus biblico não tem mais minhas orações, o vejo como criação humana, para controle das pessoas. Existe as leis constitucionais que pune quem não as cumpri, e leis biblicas, leis de outros livros sagrados, até mais antigos que a biblia, que pune que não os segue.

Mas tirando essa questão de controle e punição, não vejo nada sagrado nisso, vejo como algo fantasioso, e um Deus que é cópia de seus criadores "humanos".

Deus pode ser algo inimaginável ao ser humano, algo que não somos capazes de entender, mas pra que perder tempo tentando entender o que não dá? Melhor viver fazendo o bem, sem olhar a quem. E crer no que faz algum ou muito sentido para si. Pode ser algo de algum grupo religioso, algo de outro, e de outro... A verdade é o que faz sentido, não o que dizem ser o certo.
Fomos dissociados por apostasia em 29/12/2021

:kity5:
:ol2:
m:4
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 401 visitantes