Torre de Babel (Osvaldo Luiz)

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Torre de Babel (Osvaldo Luiz)

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Assistir no YouTube

Imagem

Outros temas de Osvaldo Luiz

1 - "Sem forma e vazia" na NM; .

2 - Midrash

3 - Criação
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Crise_de_Consciencia
Forista
Forista
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Mai 2016 08:29

Re: Torre de Babel (Osvaldo Luiz)

Mensagem não lida por Crise_de_Consciencia »

Prezado Louris,
Já tem alguns meses que, na madrugada, assisto aos vídeos do professor. Acho bem interessante a versão que ele apresenta para as histórias bíblicas. Especialmente faz sentido que todos mitos tenham sido estruturados após o exílio babilônico e que todas elas serviram aos interesses da classe dominante (sacerdotes) . Tese defendida por muitos estudiosos. Eu acho que vale um bom debate sobre o assunto. Muitos historiadores tem corroborando com esta análise.

Segue mais um link interessante:

https://youtu.be/YW49zaN8944

Abs
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Torre de Babel (Osvaldo Luiz)

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Crise_de_Consciencia escreveu: 11 Out 2022 01:22 Prezado Louris,
Já tem alguns meses que, na madrugada, assisto aos vídeos do professor. Acho bem interessante a versão que ele apresenta para as histórias bíblicas. Especialmente faz sentido que todos mitos tenham sido estruturados após o exílio babilônico e que todas elas serviram aos interesses da classe dominante (sacerdotes) . Tese defendida por muitos estudiosos. Eu acho que vale um bom debate sobre o assunto. Muitos historiadores tem corroborando com esta análise.

Segue mais um link interessante:

https://youtu.be/YW49zaN8944

Abs
Pois é isso, colega!

A análise interna do pentateuco revela uma grande quantidade de evidência de que se trata de escritos tardios; mesmo que algumas histórias sejam pré-exilicas, como o relato de Jacó, a composição final dos livros parece ser mais precisamente datada do pós-exílico.

O autor de Deuteronomio mesmo parece nos dizer que está escrevendo diretamente da Terra Prometida. Moisés nunca atravessou o rio jordão.
Estas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel além do Jordão, no deserto, na planície defronte do Mar Vermelho, entre Parã e Tôfel, e Labã, e Hazerote, e Di-Zaabe. Deuteronômio 1:1
A TNM esconde essa informação.
(Deuteronômio 1:1) . . .Estas são as palavras que Moisés disse a todo o Israel na região do Jordão, no deserto, nas planícies desérticas em frente a Sufe, entre Parã, Tofel, Labã, Hazerote e Dizaabe. . .
.

É um caso para a análise do colega NewRayFranz. :D1
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Torre de Babel (Osvaldo Luiz)

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

Lourisvaldo Santana escreveu: 11 Out 2022 07:29 A TNM esconde essa informação.
(Deuteronômio 1:1) . . .Estas são as palavras que Moisés disse a todo o Israel na região do Jordão, no deserto, nas planícies desérticas em frente a Sufe, entre Parã, Tofel, Labã, Hazerote e Dizaabe. . .
.

É um caso para a análise do colega NewRayFranz. :D1
Isso seria um caso de tentativa de consertar a informação. Como se acredita que foi Moisés que escreveu o livro, deduz-se que a escrita original não deveria dar a entender que foi escrito por uma pessoa já na terra prometida.

Como diz o professor Osvaldo, "De boas intenções, pavimenta-se o caminho para o inferno".
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 361 visitantes