Encontrado o nome de Deus no monte Ebal

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
SuzyWeng
Forista
Forista
Mensagens: 869
Registrado em: 24 Mai 2019 15:16

Encontrado o nome de Deus no monte Ebal

Mensagem não lida por SuzyWeng »

Fiquei chocada com os dizeres 'amorosos' da inscrição... imagine o terror que deveria ser viver nessa época, vc ser apedrejado por um amigo ou parente só pelo fato de vc pegar um gravetinho do nada num dia de sábado...


Pesquisadores encontraram em Israel uma tabuleta de chumbo que pode conter a mais antiga menção ao nome hebraico de Deus, YHWH. Estima-se que a inscrição remonte a algum período entre os anos 1200 a.C e 1400 a.C. O artefato foi descoberto no Monte Ebal, que é citado em uma importante passagem da Bíblia.

"Amaldiçoado por YHWH"
A inscrição completa na tabuleta contém uma maldição. O texto diz: "Amaldiçoado, amaldiçoado, amaldiçoado - amaldiçoado pelo Deus YHWH. Você morrerá amaldiçoado. Amaldiçoado, você certamente morrerá. Amaldiçoado por YHWH". O que impressionou os pesquisadores é que o Monte Ebal é que o local onde foi encontrado o artefato é palco de passagens importantes contidas no Antigo Testamento.

No Deuteronômio, o local aparece na "Maldição do Monte Ebal", quando Moisés faz diversas advertências a seu povo. Nessa passagem, o patriarca diz aos israelitas que quando eles entrassem na Terra Prometida, a bênção deveria ser proferida sobre o Monte Gerizim; e a maldição sobre o Monte Ebal. O local também aparece no livro de Josué. Segundo as escrituras, foi lá que Josué construiu um altar ao Deus de Israel.

Essa aparição tão antiga do nome de Deus também tem implicações para teorias sobre como e quando a Bíblia foi escrita. “Este é um problema para a Hipótese Documental que afirma que a Bíblia foi composta em diferentes seções, com centenas de anos de diferença e depois redigida”, disse Scott Stripling, diretor de escavações da Associação para Pesquisa Bíblica. “Isso também é um desafio à teoria que afirma que Moisés não poderia ter escrito o Pentateuco porque uma escrita alfabética ainda não existia. Agora vemos que ela existia”, completou.
Fontes
Daily Mirror e Jerusalem Post
Imagens
Michael C. Luddeni/Associação para Pesquisa Bíblica/Reprodução
BÍBLIA

https://history.uol.com.br/religiao/men ... -em-israel
Avatar do usuário
SempreAtento
Forista
Forista
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Fev 2022 07:30

Re: Encontrado o nome de Deus no monte Ebal

Mensagem não lida por SempreAtento »

Muito obrigado por compartilhar a matéria com a gente aqui no Fórum SuzyWeng.

Deve ter sido uma época bem tenebrosa na história das nações que estavam no entorno da nação de Israel. Achei curiosa a menção da possibilidade de, na época de Moisés, já existir 'escrita alfabética'.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 357 visitantes