Da pra acreditar na Bíblia?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por JonSnow »

Sim, foi bem infeliz esse comentário que fiz do Ctrl+C.
Apenas pra deixar claro novamente, eu admiro muito e fico impressionado com o nível de conhecimento dos foristas que comentaram, muito inteligentes, e não duvido das fontes onde fiz esse comentário ignorante muito menos da capacidade de cada um, todos tem minha admiração e respeito.

Oque quis dizer somente mas de uma forma bem infeliz e ignorante, foi que de grosso modo eu gostaria também de opiniões pessoais e não conseguir acompanhar tantas fontes no MOMENTOS, mas vejo agora que se encerrou que as fontes serão guardadas nesse tópico para quem tiver o interesse, incluindo eu, de pesquisar e se aprofundar, agradeço.

Dúvidas válidas Sombra, também tenho minhas dúvidas sobre a Bíblia, a evolução também deixa diversas dúvidas mas enfim a conclusão que tirei, a "lógica" e o "coração", ambos deixam dúvidas e exigem fé para crer, discordo um pouco com o comentário do Kurisu onde disse que Satanás "por meio" da Evolução se torna mais inteligente do que Deus por tentar provar o contrário da Bíblia, pois se analisar de outro ângulo a porcentagem de pessoas que contém uma Bíblia e acredita nela é muito, muito superior a pessoas que crê na evolução no mundo, mas se for olhar por esse ponto de vista, Deus seria mais inteligente então?
Enfim, agradeço novamente a todos!!!

Um grande abraço,
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Kurisu »

JonSnow escreveu: 19 Fev 2022 09:40 Sim, foi bem infeliz esse comentário que fiz do Ctrl+C.
Apenas pra deixar claro novamente, eu admiro muito e fico impressionado com o nível de conhecimento dos foristas que comentaram, muito inteligentes, e não duvido das fontes onde fiz esse comentário ignorante muito menos da capacidade de cada um, todos tem minha admiração e respeito.

Oque quis dizer somente mas de uma forma bem infeliz e ignorante, foi que de grosso modo eu gostaria também de opiniões pessoais e não conseguir acompanhar tantas fontes no MOMENTOS, mas vejo agora que se encerrou que as fontes serão guardadas nesse tópico para quem tiver o interesse, incluindo eu, de pesquisar e se aprofundar, agradeço.

Dúvidas válidas Sombra, também tenho minhas dúvidas sobre a Bíblia, a evolução também deixa diversas dúvidas mas enfim a conclusão que tirei, a "lógica" e o "coração", ambos deixam dúvidas e exigem fé para crer, discordo um pouco com o comentário do Kurisu onde disse que Satanás "por meio" da Evolução se torna mais inteligente do que Deus por tentar provar o contrário da Bíblia, pois se analisar de outro ângulo a porcentagem de pessoas que contém uma Bíblia e acredita nela é muito, muito superior a pessoas que crê na evolução no mundo, mas se for olhar por esse ponto de vista, Deus seria mais inteligente então?
Enfim, agradeço novamente a todos!!!


Um grande abraço,
A maioria pode ser cristã, afinal a influência cristã permeia por séculos no ocidente, a ciência estuda a evolução desde o fim do século XIX e pelo fato da Igreja Católica ter possuído demasiado poder no passado, todos que tinha um posto de vista cético eram condenados pela igreja.

E sim e se tratando dessa suposição Diabo X Deus, Satanás seria mais inteligente pq ao contrário de Deus, ele teria providenciado evidências sólidas como fósseis, exames de DNA.

Imagem
phpBB [video]

phpBB [video]


Afinal não existem evidências nenhuma de acontecimentos paranormais da bíblia. Evolução não é achismo ou suposição. É algo bem estudado e analisado criticamente assim como a gravidade e a teoria da relatividade.
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

JonSnow escreveu: 18 Fev 2022 22:10 Vejam só, se eu estou lhes perguntando:
Pessoal, da pra acreditar na Bíblia? E vcs me dão uma resposta não, pois não vai de acordo com a evolução como foi citado. O mínimo que eu posso fazer é duas coisas, uma delas eu já fiz que foi pesquisar, a outra foi aguardar uma resposta coerente do PORQUÊ acreditar na evolução, se vocês não conseguem me responder uma pergunta dessa de forma simples como quer que eu acredite (porque eu estava aberto a essa possibilidade) mas não foram convincentes, fizeram citações sem nexo, tentaram apresentar complexidade por meio de palavras para dar mais credibilidade, mas ninguém aqui chegou e explicou de maneira simples e clara o porquê acredita na evolução...
Os colegas forneceram as respostas que foram possíveis em um fórum de internet. A evolução é um assunto complexo (e digo o mesmo sobre teologia e Bíblia). Você pode encontrar respostas mais simples em uma porção de sites, mas, quanto mais simples uma resposta, mais vaga ela é, e pode levar pessoas a duvidar da exatidão justamente por ser mais fácil de apontar erros, sejam reais ou aparentes. Com argumentos simples, experimente um dia convencer um terraplanista de que a Terra é redonda. Aposto que você terá a mesma taxa de sucesso que um cristão teria ao tentar convencer um ateu ou agnóstico de que a Bíblia é um livro divino, usando para isso apenas argumentos simples.

se vocês não conseguem me responder uma pergunta dessa de forma simples como quer que eu acredite (porque eu estava aberto a essa possibilidade) mas não foram convincentes
Esse pensamento é problemático. O fato de nossos colegas não terem conseguido te convencer de que não se pode confiar na Bíblia, ou porque podemos confiar na evolução, não pode ser tomado como uma deficiência deles ou que não há argumentos válidos a contra a Bíblia ou a favor da evolução. O problema pode ser com o leitor, pode ser com o autor do tópico. Lembre-se: o fato de não se conseguir convencer um terraplanista de que a Terra é redonda não invalida os argumentos a favor de uma Terra redonda. Os cristãos em geral pensam assim a respeito dos ateus e agnósticos que leem a Bíblia; o problema não é com o livro, o problema é com a mente ou coração do leitor. Quanto mais leio a Bíblia, mais descrente eu fico; Jurado8 escreveu anteriormente que leu Darwin e não acredita na evolução.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Kurisu
Forista
Forista
Mensagens: 1779
Registrado em: 24 Out 2020 15:26
Localização: Lucinda Falls

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Kurisu »

quando vc diz que quer respostas simples, me da uma impressão que vc é uma pessoa que gosta de tudo mastigadinho, mas infelizmente na vida nem tudo é fácil, por isso livros sobre esses assuntos tem 300, 600 paginas e cursos superiores tanto de teologia ou biologia tem 3 a 5 anos de duração, afinal uma coisa leva a outra e é necessário uma visão holística
“Por que questionar se você pode apenas obedecer?"

Entre no grupo exTJ do Telegram: https://t.me/+6d4Yn009NN9iNzI5(Não falamos de publicações antigas da Torre, é apenas para zueiras e desabafos 🍻)
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Saran »

Em tempos em que correntes de ZAP tem mais visibilidade do que "fonte", existe a preguiça de pesquisar, de ler, de refletir.

O retardamento da sociedade fazendo estragos.
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por jurado8 »

Saran escreveu: 18 Fev 2022 20:03 Ultimamente dizer que alguém tem razão simplesmente por ter PhD não tem dado certo.
Eu não disse isso.
Sombra escreveu: 19 Fev 2022 08:21 acredito que Paulo foi um oportunista,
No caso qual oportunidade Paulo agarrou? A de deixar de ser um membro respeitado do sinédrio (equivalente a um promotor de justiça hoje em dia) para ser um perseguido com os cristãos, fabricante e morador de tendas? Detalhe: por uns bons anos Paulo foi rejeitado pelos próprios cristãos (Atos 9).

Concordo com a Kurisu, esse tema é extremamente complexo, não vai ser num forum (e ainda com preguiça de ler as fontes completas) que vai conseguir entender. Você precisa ler cada comentário com atenção, entrar em cada fonte e terá 1% do conhecimento necessário para chegar a alguma conclusão. O ideal é você aprender ingles. Existem muitos debates em ingles sobre o tema, em portugues também mas é menos. E os artigos científicos e do design inteligente saem mais em ingles daí pode comparar.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Sombra
Moderador
Moderador
Mensagens: 673
Registrado em: 16 Jul 2019 23:06

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Sombra »

jurado8 escreveu: 19 Fev 2022 12:14 No caso qual oportunidade Paulo agarrou? A de deixar de ser um membro respeitado do sinédrio (equivalente a um promotor de justiça hoje em dia) para ser um perseguido com os cristãos, fabricante e morador de tendas? Detalhe: por uns bons anos Paulo foi rejeitado pelos próprios cristãos (Atos 9).
Cara, essa questão foge novamente do tema proposto pelo JonSnow, mas já que voce perguntou...

Pra mim Paulo foi um cara que queria fama, viu na morte de Estevão uma oportunidade de ser reconhecido, afinal a então perseguição ferrenha dele se resumia em segurar as roupas dos apedrejadores. Por outro lado o grupo de seguidores de Cristo crescia cada vez mais e eles estavam dispostos a morrer do que negar as suas crenças. Não é por menos que de repente os apostolos rejeitaram a ele.

Nessa gana de Paulo, eu vejo que muito dos ensinamentos dele em comparação com as de Cristo e dos outros apostolos sao muito contraditorios, basta comparar:

Mateus 7: 24-27 X Romanos 3:28 X Tiago 2: 20-26
Mateus 10: 7,8 X Romanos 10:4
Mateus 6: 14,15 X Efesios 1:7

Note nesses textos o quanto Paulo difere do que Cristo e Tiago diziam

Compare também 1 Corintios 14:34,35 com os exemplos que Cristo dava ao conversar e querer em sua audiencia Marta e Maria a Samaritana e etc.

Isso sem falar que toda a estrutura das religiões que se dizem cristãs estão fundamentadas na ideologia de Paulo. Tira os livros e cartas de Paulo que o novo testamento fica muito mais coerente e leve, da forma como Cristo idealizou.

No fim Paulo conseguiu a fama que queria, tanto que hoje ele é chamado de apostolo sem nunca ter convivido com Jesus durante a sua peregrinação as vezes até mais reconhecido do que Pedro que era conhecido como "amigo" de Jesus.

Por isso e por muito mais eu vejo em Paulo um cara oportunista.

De toda forma, esses são alguns dos meus pontos de vista, já disse que não quero pregar pra ninguém nem convencer ninguém do contrario e acima de tudo, já disse que não confio na biblia, então, espero ter elucidado a duvida sobre qual o fundamento da meu comentario anterior.

Um abraço
"Learning to walk again
I believe I've waited long enough
Where do I begin?"

Walk - Foo Fighters

Imagem
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

jurado8 escreveu: 19 Fev 2022 12:14
Saran escreveu: 18 Fev 2022 20:03 Ultimamente dizer que alguém tem razão simplesmente por ter PhD não tem dado certo.
Eu não disse isso.
As frequentes vezes em que apontou o dedo para os 1550 cientistas PHDs do Discovery Institute passa essa impressão. É mesmo que outro aqui dizer que acredita na evolução porque são milhares de cientistas PHDs que a defendem.

phpBB [video]
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

jurado8 escreveu: 19 Fev 2022 12:14 O ideal é você aprender ingles. Existem muitos debates em ingles sobre o tema, em portugues também mas é menos. E os artigos científicos e do design inteligente saem mais em ingles daí pode comparar.
Um teólogo diria mais: É ideal que você aprenda hebraico, aramaico e grego.

Se um teólogo, ou cristão, quiser dar um cala-boca num ateu, basta perguntar se ele sabe os idiomas da Bíblia. Vejo frequentemente os vídeos do arqueólogo adventista Rodrigo Silva e ele muitas vezes condiciona o entendimento de um assunto ao entendimento dos idiomas originais. A Torre de Vigia também muitas vezes recorre a esse expediente.

Não questiono a necessidade disso, pois reconheço que os idiomas evoluem com os milênios, uma frase traduzida literalmente para os idiomas modernos pode ter um sentido diferente do que tinha originalmente.

Agora onde que está o problema? Ele reside em que uma suposta autoridade máxima do universo atualmente depende de línguas mortas para se fazer entender pela humanidade. Uma vez que pouquíssimas pessoas tem recursos financeiros ou tempo para aprender essas línguas, fica-se a depender de quem assim o consegue, e aí ficamos todos sujeitos a cair nas mãos de charlatões da fé, como a organização Torre de Vigia e outras instituições religiosas, como suas escolas de formação de teólogos.

levando o assunto para o tema do tópico, isso que acontece em relação aos idiomas da Bíblia é perfeitamente normal se se levar em conta que Javé é um deus de criação humana. Era isso que se podia esperar dos idiomas dos adoradores de um Javé imaginário. Agora é completo absurdo admitir que um todo-poderoso e sábio criador das línguas fique sujeito a essas limitações.

De brinde, fica aqui mais uma razão para não se confiar na Bíblia.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por JonSnow »

Pera aí ne, Kurisu, Lourisvaldo e Saran, jurado8,
Tudo mastigadinho? Retardamento? Falha na interpretação do autor? Preguiça?

Não sei se vocês repararam nós últimos comentários onde eu pedi desculpa, falei que foi um equívoco o modo como falei e demonstrei respeito e também Kurisu expliquei que fiz o tópico quinta a noite, sexta iniciou o debate, estava trabalhando, assim que eu cheguei fiquei horas lendo sobre a evolução, mas apenas horas lendo da apenas uma ideia básica do assunto, fiz minha parte mas você queria oque? Que eu aprendesse tudo que há de saber, lesse todas as fontes e livros citados em apenas um dia??? Ou melhor, algumas horas? Impossível né meu amigo, eu não sei se isso é resquícios da Torre de Vigia em vocês , mas estão pegando partes isoladas e fora de contexto do meu comentário para tecer suas críticas.
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 400 visitantes