Da pra acreditar na Bíblia?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Davinci
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 22 Dez 2020 14:05

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Davinci »

É muita inocência acreditar no relato de Adão e Eva, como que tem tantas raças humanas e distintas que veio somente de um casal humano e em tão pouco tempo de acordo com o que dizem na bíblia ? E porque os animais sofrem dos mesmos males que os humanos sofrem e eles não comeram nenhum ''Fruta do pecado'' ? Isso não tem sentido nenhum! Fora as corrupções e contradições, é tudo totalmente humano e limitado.
''Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las, quase sempre, é o mesmo que corrompê-las'' Voltaire
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por jurado8 »

Davinci escreveu: 17 Fev 2022 10:31 É muita inocência acreditar no relato de Adão e Eva, como que tem tantas raças humanas e distintas que veio somente de um casal humano e em tão pouco tempo de acordo com o que dizem na bíblia ?
Respeito sua opinião mas nesse caso, qual é a explicação razoável que a evolução traz, uma vez que todos os seres vivos vieram da mesma célula para a diversidade de especies existentes e de raças?

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
HugoScatoli
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 181
Registrado em: 19 Dez 2021 17:53

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por HugoScatoli »

jurado8 escreveu: 17 Fev 2022 12:49 ...qual é a explicação razoável que a evolução traz, uma vez que todos os seres vivos vieram da mesma célula para a diversidade de especies existentes e de raças?
O tempo! É mais razoável entender que uma mesma célula se desenvolveu para gerar toda a diversidade biológica atual em 3,5 bilhões de anos do que acreditar que o DNA de um único homem gerou a diversidade de raças em apenas 6 mil anos. Principalmente considerando que houve um baita freio há 4 mil anos, no dilúvio, ocasião em que apenas 8 espécimes teriam sobrevivido ao evento.
Avatar do usuário
Davinci
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 22 Dez 2020 14:05

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Davinci »

Obrigado Hugo!


Outra coisa que levo em consideração é as espécies dos animais, exemplo dos felinos, é comprovado cientificamente que eles tem um ancestral em comum e que hoje podemos ver vários tipos deles: Leão, gato, pantera e etc, em 6 mil anos era impossível que isso acontecesse, porém em bilhões de anos sim e além do que muitos fósseis encontrados tem muito mais que 6 mil anos, diferente do que a bíblia diz.
''Sejam as leis claras, uniformes e precisas, porque interpretá-las, quase sempre, é o mesmo que corrompê-las'' Voltaire
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Saran »

Davinci escreveu: 17 Fev 2022 15:26 Obrigado Hugo!


Outra coisa que levo em consideração é as espécies dos animais, exemplo dos felinos, é comprovado cientificamente que eles tem um ancestral em comum e que hoje podemos ver vários tipos deles: Leão, gato, pantera e etc, em 6 mil anos era impossível que isso acontecesse, porém em bilhões de anos sim e além do que muitos fósseis encontrados tem muito mais que 6 mil anos, diferente do que a bíblia diz.
E não esqueça da Arca de Noé. No máximo pode ter sido local.

Coitado do canguru que foi pulando da Austrália para a Suméria e depois voltou da Armênia para a Austrália
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por JonSnow »

Bon, conforme prometido, eu apareci, logo todos comentários, sinto muito mas não tive tempo ainda de ver as referências citadas por vocês.

Vamos lá, no meu ponto de vista atual após isso tudo a Bíblia tem algumas falhas com relação ao tempo, humanidade ter surgido a 6 mil anos atrás, dilúvio, são coisas difíceis de acreditar,
Porém, não tira crédito do resto dela.

Saran, você muito bem sabe que esses "6 dias" que mencionou, a própria Bíblia, na crença da Torre e de todas religiões me arrisco a dizer, que não são 6 dias literais, mas pode ser interpretado como milhares de anos. Todos concordamos o tempo de existência do universo e nosso planeta.

Davinci os animais morrem pois não foram criados para viverem eternamente, de acordo com a Bíblia Deus não criou doenças, muitas doenças se originam de bactérias, falta de cuidados e higiene e até mesmo outros animais.

Bom mas concordo que tem esse erro grave na Bíblia com relação a medidas de tempo. Entre outras coisas é preciso ter fé para acreditar.

Mas como disse o Jurado8, é preciso ter uma fé relativamente forte para acreditar na evolução também. Em Teorias como Big-Bang, apesar de fazer anos que não estudo sobre isso, pelo que me lembro, se não houve nenhum ajuste de entendimento, até porquê se vocês pararem para analisar a ciência é ajustada todo dia, todo dia tem coisas novas e mudanças sendo feitas, oque se acreditava a 100 anos atrás talvez hj não seja verídico ou pode ter mudado ou aprimorado, depende da situação. Continuando, se não houve nenhum ajuste, pelo que eu lembro toda matéria que se encontra no universo estava concentrada em um ponto em que explodiu dando origem a tudo que temos conhecimento hoje..
Pergunta cliche: Onde estava esse ponto? Oque havia antes desse ponto? Quem criou isso, ou surgiu do nada?

Em relação a evolução, exige muita, mas muita fé mesmo, eu diria que uma fé superior a acreditar que existiu um dilúvio bíblico global, seria ter fé de que todos nós humanos em toda sua complexidade, toda a imensa forma de vida e espécies que hj conhecemos surgiu por meio da evolução de uma única célula. Perai, estamos falando de uma célula. É uma coisa que a gente nem consegue enxergar a olho nu, vocês estão me falando que isso.. gerou as quase 8 bilhões de pessoas que existem hoje?

Cara, realmente acreditar na Bíblia ou evolução, big bang etc exige muita fé da parte dos envolvidos.

Bom vou ter que concordar com o Jurado8 em seu comentário,

Apenas pra não afirmar que estou fanático pela Bíblia, como eu disse antes, tem coisas que acho que não há fundamento, como por exemplo as próprias medidas de tempo lá usadas, tipo não fecha a conta com os dados que temos hoje. Em contrapartida a ciência está em constante avanço e mudanças, muitas divergências de opiniões nesse meio, oque não se torna uma base 100% sólida, pensem bem nisso.
Eu confio em partes na ciência, gosto mesmo, é extraordinário, porém, como eu disse, instável.
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por JonSnow »

Digo mais, todos nós podemos dar uma de eruditos e intelectos durante a vida. Mas tenho uma convicção forte após ver pessoas amadas adoeceram e morrerem.. descrentes em Deus e na Bíblia, mas ao se deparar com uma trágica doença e estar a beira da morte, questionar ou implorar o perdão e misericórdia de Deus.
Acredito que todos aqui se depararem com uma situação dessa vão fazer a mesma coisa.

Voltando ao ponto que estava comentando, vocês já pararam para pensar o quão incoerente seria um relato de Gênesis se ele fosse baseado nessas teorias que mencionei?

Gênesis 1:1

No princípio havia a matéria, ela se encontrava em meio ao nada, e de uma explosão tudo se criou.

Gênesis 1:26

Então após bilhões de anos de existência, surgiu a primeira célula, do nada,
27, após bilhões de anos essa única célula se desenvolveu e começou a evoluir até se tornar animais aquáticos, após isso pequenos animais terrestres, que deu a origem a animais primatas, e após milhões de anos os primeiros homens, Ora, os homens surgiram de células que vieram espontaneamente em nosso planeta.

Desculpe, pela ignorância e não ter pleno domínio desse assuntos, mas é assim que eu vejo
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
JonSnow
Forista
Forista
Mensagens: 357
Registrado em: 25 Jan 2022 20:25

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por JonSnow »

Na real A Bíblia, Deus, todos esses assuntos são bem misteriosos. Tudo podia ser mais claro
"É humano errar, mas tolice permanecer no erro" - Marco Túlio Cícero
Avatar do usuário
Camus
Forista
Forista
Mensagens: 139
Registrado em: 17 Ago 2021 22:50

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Camus »

JonSnow escreveu: 17 Fev 2022 22:20
Em relação a evolução, exige muita, mas muita fé mesmo, eu diria que uma fé superior a acreditar que existiu um dilúvio bíblico global, seria ter fé de que todos nós humanos em toda sua complexidade, toda a imensa forma de vida e espécies que hj conhecemos surgiu por meio da evolução de uma única célula. Perai, estamos falando de uma célula. É uma coisa que a gente nem consegue enxergar a olho nu, vocês estão me falando que isso.. gerou as quase 8 bilhões de pessoas que existem hoje?

Não é questão de fé. Não saber como uma ciência funciona não faz dela falsa. Se você estudar evolução, vai compreender o mecanismo, que na realidade é muito simples. Existem evidências em nosso corpo, como por exemplo a cauda que se forma em fetos, uma prova de que nós possuímos os genes para produzirmos um rabo. Em alguns indivíduos esse rabo permanece até o final da gestação. Isso é chamado de atavismo, quando uma espécie expressa características ancestrais que estão escritas no código genético. O mesmo vale para o reflexo que bebês possuem de segurar o que colocamos em suas mãos. Algo comum em primatas, já que macacos já nascem sabendo se segurar nos pelos da mãe para não cair. Evidências é o que não faltam...
A evolução é um fato muito bem estabelecido. Muitos não conhecem de mecânica, cálculo diferencial e eletrônica, porém aceitam os frutos que tais conhecimentos oferecem. Não entender como uma celular funciona não te faz voltar a usar sinais de fumaça, faz? Pq n entender de evolução faz as pessoas aceiterem explicações oriundas da idade do ferro? Se você estiver disposto a pesquisar, vai entender como a evolução funciona.
Não faz sentido aceitar a teoria atômica, relatividade, cinemática... e rejeitar a evolução. Mas entendo o porquê, as pessoas não gostam de ciência, e sim dos benefícios que ela oferece.

Quanto a morrer implorando o perdão de deus, só prova que uma pessoa racional só apela pra deus se perder a racionalidade numa situação de desespero. É assim que se deve amar a deus, através do medo e da insanidade?
Cordiais demais nós engolimos sapos
E fazemos tratos com o além
E constante ânsia, quase mendicância
Pra que um deus assuma ou mande alguém
Pra nos salvar de nós
Avatar do usuário
Lourisvaldo Santana
Forista
Forista
Mensagens: 6723
Registrado em: 20 Fev 2015 17:59
Localização: Guadalupe
Contato:

Re: Da pra acreditar na Bíblia?

Mensagem não lida por Lourisvaldo Santana »

JonSnow escreveu: 17 Fev 2022 22:35 Digo mais, todos nós podemos dar uma de eruditos e intelectos durante a vida. Mas tenho uma convicção forte após ver pessoas amadas adoeceram e morrerem.. descrentes em Deus e na Bíblia, mas ao se deparar com uma trágica doença e estar a beira da morte, questionar ou implorar o perdão e misericórdia de Deus.
Para ser lido com voz divina:

Ou você me serve por bem ou me serve por mal.
Índice do fórum: clique para pesquisar; Meus blogs: clique para acessar
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 401 visitantes