Budismo

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Budismo

Mensagem não lida por Rogério »

O Mahayana e o Theravada

Deixe-nos discutir uma pergunta freqüente feita por muitas pessoas: Qual é a diferença entre Mahayana e Budismo Theravada? Para ver as coisas em suas próprias perspectivas, vamos virar uma página na história do Budismo e localizar o surgimentoe desenvolvimento do Mahayana e do Budismo Theravada.

O Buddha nasceu no 6º Século A.C. Depois de atingir a Iluminação com a idade de 35 anos até a sua Mahaparinibbana com 80 anos, ele passou a sua vida orando e ensinando. Ele era certamente um do homem mais enérgico que já existiu: durante quarenta-cinco anos ele ensinou e orou dia e noite, enquanto só dormia durante aproximadamente 2 horas por dia.

O Buddha falou com todos os tipos das pessoas: reis e príncipes, Brahmins, fazendeiros, mendigos, homens instruídos e pessoas comuns. Seus ensinamentos eram talhados para as experiências, níveis de compreençãoe capacidade mental de sua audiência. O que ele ensinou foi chamado Buddha Vacana, i.e. palavra do Buddha. Não havia nada chamado Theravada ou Mahayana naquele momento.

Depois de estabelecer a Ordem de monges e freiras, o Buddha colocou certas regras disciplinares chamadas de Vinaya para a orientação da Ordem. O resto de seus ensinamentos foi chamado de Dhamma que incluiu seus discursos, sermões para os monges, freiras e pessoas leigas.

O Primeiro Conselho

Três meses depois da Mahaparinibbana de Buddha, seus discípulos imediatos congregaram um conselho em Rajagaha. Maha Kassapa, o mais respeitado e o monge mais velho, presidiu o Conselho. Duas personalidades muito importantes que se especializaram nas duas áreas diferentes - o Dhamma e o Vinaya - estavam presentes. Uma era Ananda, o companheiro constante mais íntimo e discípulo de Buddha durante 25 anos. Dotado de uma memória notável, Ananda pôde recitar o que era falado pelo Buddha. A outra personalidade era Upali que se lembrava de todas as regras do Vinaya.

Só estas duas seções - o Dhamma e o Vinaya - foram recitados no Primeiro Conselho. Embora não houvesse nenhuma diferença de opinião no Dhamma (nenhuma menção do Abhidhamma) havia alguma discussão sobre as regras do Vinaya. Antes da Parinibbana de Buddha, ele havia contado para Ananda que se a Sangha desejasse emendar ou modificar algumas regras secundárias, eles poderiam assim fazê-lo. Mas naquela ocasião Ananda foi dominado assim com aflição porque o Buddha estava a ponto de morrer que não lhe ocorreu perguntar ao Mestre o quais eram as regras secundárias. Como os membros do Conselho não podiam concordar sobre em que constituiam as regras secundárias, Maha Kassapa regeu finalmente que nenhuma regra disciplinar colocada pelo Buddha deveria ser mudada, e que nenhuma nova deveria ser introduzida. Nenhuma razão intrínseca foi dada. Maha Kassapa disse uma coisa, porém,: " Se nós mudamos as regras, as pessoas dirão que aqueles Veneráveis discípulos de Gotama mudaram as regras aaté mesmo antes que o fogo funerário deixasse de queimar ".

No Conselho, o Dhamma foi dividido em várias partes e cada parte foi nomeada a um Ancião e seus alunos para memorizarem. O Dhamma foi passado então de professor para aluno oralmente. O Dhamma foi recitado diariamente por grupos de pessoas que freqüentemente checavam entre si para assegurar que não foram feitas nenhuma omissão ou adições. Os historiadores concordam que a tradição oral é mais confiável do que um relatório escrito por uma pessoa de sua memória vários anos depois do evento.

O Segundo Conselho

Cem anos depois, o Segundo Conselho foi organizado para discutir algumas regras do Vinaya. Não havia nenhuma necessidade para mudar as regras três meses depois da Parinibbana de Buddha pois pequenas ou nenhuma mudança política, econômica ou social aconteceram durante aquele intervalo curto de tempo. Mas 100 anos depois, alguns monges viram a necessidade para mudar certas regras secundárias. Os monges ortodoxos disseram que nada deveria ser mudado enquanto outros teimaram em modificar algumas regras. Finalmente, um grupo de monges deixaram o Conselho e formaram a Mahasanghika - a Grande Comunidade. Embora fosse chamada Mahasanghika, não era conhecida como Mahayana, E no Segundo Conselho, foram discutidos só assuntos que pertenciam ao Vinaya e nenhuma controvérsia sobre o Dhamma foi reportada.

O Terceiro Conselho

No 3º Século A.C. durante a época do Imperador Asoka, o Terceiro Conselho foi organizadopara discutir as diferenças de opinião entre bhikkhus de seitas diferentes. Neste Conselho as diferenças não foram limitadas ao Vinaya mas também estavam ligadas ao Dhamma. Ao final deste Conselho, o Presidente do Conselho, Moggaliputta Tissa, compilou um livro chamado O Kathavatthu refutando as visões heréticas, falsas e teorias apoiadas por algumas seitas. O ensino aprovado e concordado por este Conselho foi conhecido como Theravada. O Abhidhamma Pitaka foi incluído neste Conselho.

Depois do Terceiro Conselho, o filho de Asoka, Ven. Mahinda, trouxe o Tripitaka para Sri Lanka, junto com os comentários que foram recitados no Terceiro Conselho. Foram preservados os textos trazidos para o Sri Lanka até hoje sem perder uma página. Os textos eram escritos em Pali que era baseado na língua Magadhi falada pelo Buda. Não havianada conhecido como Mahayana naquele tempo.

Advento do Mahayana

Entre o 1º Século A.C. para o 1º Século D.C., os dois termos Mahayana e Hinayana apareceram no Saddharma Pundarika Sutra ou O Sutra do Lotus da Boa Lei.

Na virada do 2º Século D.C. o Mahayana se tornou claramente definido. Nagarjuna desenvolveu a filosofia Mahayana do Sunyata e provou que tudo é Vazio em um texto pequeno chamado Madhyamika-karika. Lá pelo 4º Século, haviam Asanga e Vasubandhu que escreveram uma quantidade enorme de trabalhos sobre o Mahayana. Depois do 1º Século DC., os Mahayanistss tomaram uma posição definitiva e, só então, foram introduzidas os termos Mahayana e Hinayana.

Nós não devemos confundir Hinayana com Theravada porque os termos não são sinônimos. Budismo Theravada foi para o Sri Lanka durante o 3º Século A.C. quando não havia nenhum Mahayana. As seitas Hinayana se desenvolveram na Índia e tiveram uma existência independente de forma de Budismo que existe no Sri Lanka. Hoje não há nenhuma seita Hinayana em qualquer lugar do mundo. Então, em 1950 a Copanhia Mundial de Budistas inaugurado por unanimidade em Colombo decidiu que o termo Hinayana deveria ser derrubado ao se recorrer ao Budismo que existe hoje no Sri Lanka, Tailândia, Birmânia, Camboja, Laos, etc. Esta é a história breve do Theravada, Mahayana e Hinayana.

Mahayana e Theravada

Agora, qual é a diferença entre Mahayana e Theravada?

Eu estudei Mahayana por muitos anos e qunto mais eu estudo isto, o mais que eu acho que quase não há qualquer diferença entre Theravada e Mahayana com respeito aos ensinos fundamentais.

- Ambos aceitam Sakyamuni Buddha como o Professor.

- As Quatro Verdades Nobres são exatamente as mesmas nas duas escolas.

- O Caminho Octuplo é exatamente o mesmo em ambas escolas.

- O Paticca-samuppada ou A Origem Dependente é a mesma em ambas escolas.

- Ambos rejeitaram a idéia de um ser supremo que criou e governou este mundo.

- Ambos aceitam Anicca, Dukkha, Anatta e Sila, Samadhi, Panna sem qualquer diferença.

Estes são os ensinos mais importantes do Buddha e eles são todos aceitos sem questionamentos por ambas escolas.

Também há alguns pontos onde eles diferem. Um óbvio é o ideal de Bodhisattva. Muitas pessoas dizem que Mahayana é para o caminho do Bodhisattva que conduz ao Budato enquanto Theravada é para o caminho do Arahant. Eu tenho que mostrar que Buddha também era um Arahant. Pacceka Buddha também é um Arahant. Um discípulo também pode ser um Arahant. Os textos Mahayana nunca usam o termo Arahant-yana, Veículo do Arahant. Eles usavam três termos: Bodhisattvayana, Prateka-Buddhayana, e Sravakayana. Na tradição Theravada estes três são chamados Bodhis.

Algumas pessoas imaginam que o Theravada é egoísta porque ensina que as pessoas deveriam buscar sua própria salvação. Mas como uma pessoa egoísta pode alcançar a Iluminação? Ambas as escolas aceitam o três Yanas ou Bodhis mas consideram o ideal do Bodhisattva como o mais alto. O Mahayana criou muitos Bodhisattvas místicos enquanto o Theravada considera um Bodhisattva como um homem entre nós que dedica sua vida inteira para alcançar a perfeição, finalmente se tornando um Buddha completamente Iluminado para o bem-estar do mundo, para a felicidade do mundo.

Três Tipos de Budato

Há três tipos de Budato: o Samma Sambuddha que alcança a Iluminação completa por seu próprio esforço, o Pacceka Buddha que tem menos qualidades que o Samma Sambuddha, e o Savaka Buddha que é um discípulo Arhant. A conquista do Nibbana nestes três tipos de Budato é exatamente a mesma. A única diferença é que o Samma Sambuddha tem muitos mais qualidades e capacidades que os outros dois.

Algumas pessoas pensam que o Vazio ou Sunyata discutido por Nagarjuna é puramente um ensino de Mahayana. Ele está baseado na idéia de Anatta ou não-ego, no Paticcasamuppada ou "A Origem Dependente", encotrada nos textos Pali originais Theravada. Uma vez Ananda perguntou para o Buddha, as " Pessoas falam a palavra Sunya. O que é Sunya "? O Buddha respondeu, " Ananda, não há nenhum ego, nem qualquer coisa que pertença ao ego neste mundo. Então, o mundo está vazio ". Esta idéia foi levada por Nagarjuna quando ele escreveu seu notável livro, "Madhyamika Karika". Além da idéia de Sunyata está o conceito de depósito-da-consciência no Budismo Mahayana que tem sua semente nos textos Theravada. Os Mahayanistss desenvolveram isto em uma psicologia e filosofia profunda.

Fonte: Extraído de: "Pedras Preciosas da Sabedoria Budista", Buddhist Missionary Society, Kuala Lumpur, Malaysia, 1996)

Paz :7
Editado pela última vez por Rogério em 23 Abr 2009 08:43, em um total de 1 vez.
Razão: Inclui a Fonte
(^_^)
Avatar do usuário
shurelambers
Forista
Forista
Mensagens: 1717
Registrado em: 03 Nov 2008 10:18
Localização: São Paulo - Capital

Re: Budismo

Mensagem não lida por shurelambers »

Rogério

E no Brasil? Como o budismo está estabelecido por aqui?

Abs
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Budismo

Mensagem não lida por Rogério »

Caro Shure:

No Brasil estíma-se que haja 300 mil brasileiros que se consideram budistas e acredíta-se que algo em torno de 1 milhão de brasileiros que se valem do budismo como filosofia de vida, ou seja, se consideram de outra religião ou ideologia (ateísmo ou agnosticismo por exemplo) mas praticam o budismo junto. É comum encontrar membros de outras religiões praticando junto numa sangha.

Cerca de 230 000 dos praticantes budistas em território nacional são Mahayanistas e os demais Vajrayana e Theravada. Estimo que esteja correta esta proporção. Infelizmente os dados mais novos que obtive vem do ano de 2003 ou seja 6 anos atrás. :(

No mais há um processo de mescla acontecendo, por exemplo há comunidades espíritas que estão assimilando a prática budista e em alguns casos pode-se encontrar católicos (de IBGE ou não) agregarem estas práticas ao seu cotidiano.
O Budismos empre entrou nos territórios por onde passou de maneira muito pacífica assimilando os conceitos locais. Somente o tempo mostrará como o budismo brasileiro vai se desenvolver.

Vou tentar achar dados mais atualizados, para verificar uma visão mais de acordo com a realidade contemporânea.

Paz :7
(^_^)
Avatar do usuário
shurelambers
Forista
Forista
Mensagens: 1717
Registrado em: 03 Nov 2008 10:18
Localização: São Paulo - Capital

Re: Budismo

Mensagem não lida por shurelambers »

Particularmente acho um pouco complicado tentar estudar mais sobre o budismo sem procurar um templo.

Acredito que seja um bloqueio meu mesmo, pois na maioria das religiões não se consegue estudar mais sobre elas sem necessariamente ter que frequentá-las.

Sabe como é. Cachorro picado por cobra tem medo até de linguiça.

O Espiritismo por exemplo, tenho conseguido ler bastante pois a literatura é vasta. Assim não tenho necessidade de me envolver diretamente com grupos espíritas para aprender mais.

De qualquer forma, seus posts tem ajudado bastante.

Abs
Avatar do usuário
Elias
Forista
Forista
Mensagens: 217
Registrado em: 07 Nov 2008 21:40
Localização: Curitiba

Re: Budismo

Mensagem não lida por Elias »

Bom, no Budismo Zen acho interessante alguns Koans, alias poderiamos postar alguns ai né para quem quiser dar uma meditada vooar numa boa.
Imagem Mario toma chá de cogumelos.
Avatar do usuário
Fabricio
Forista
Forista
Mensagens: 238
Registrado em: 15 Nov 2008 12:39

Re: Budismo

Mensagem não lida por Fabricio »

Elias escreveu:Bom, no Budismo Zen acho interessante alguns Koans, alias poderiamos postar alguns ai né para quem quiser dar uma meditada vooar numa boa.
Bem, na minha opinião há vários fóruns sobre budismo onde poderia ser discutido isto. Se não vamos perder o foco do site, coisa que alguns ex administradores fizeram.
Uma verdade sem graça pode ser eclipsada por uma excitante mentira.
Aldous Huxley
Gustavo
Forista
Forista
Mensagens: 962
Registrado em: 05 Nov 2008 18:05
Contato:

Re: Budismo

Mensagem não lida por Gustavo »

Já na minha opinião, o tópico se enquadra bem na área "Religiões, Crenças & Teologia". Para uma ex-TJ que ainda busca por uma religião, há muitas informações aqui para ajudá-la a se decidir...
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Avatar do usuário
Rogério
Forista
Forista
Mensagens: 1848
Registrado em: 15 Nov 2008 18:36

Re: Budismo

Mensagem não lida por Rogério »

Elias escreveu:Bom, no Budismo Zen acho interessante alguns Koans, alias poderiamos postar alguns ai né para quem quiser dar uma meditada vooar numa boa.
Caro elias já havia postado um tópico sobre eles:

http://extestemunhasdejeova.org/forum/v ... 7235#p7235

Paz :7
(^_^)
Avatar do usuário
Fabricio
Forista
Forista
Mensagens: 238
Registrado em: 15 Nov 2008 12:39

Re: Budismo

Mensagem não lida por Fabricio »

Gustavo escreveu:Já na minha opinião, o tópico se enquadra bem na área "Religiões, Crenças & Teologia". Para uma ex-TJ que ainda busca por uma religião, há muitas informações aqui para ajudá-la a se decidir...
Gustavo e principalmente Rogerio, desculpem a minha opinião, nao tenho nada contra o budismo ou qualquer outra religião. Percebo que estou numa fase diferente de vcs. O fórum ja existe há uns tres anos, e a maioria dos membros que mais postam são os mesmos, desde o início, ou pelo menos há 2 anos. Pessoas que estão neste projeto há mais tempo e que buscam ampliar os horizontes, buscar outros assuntos. Tanto que uma sugestão do Shure, de nos unirmos para editar o artigo sobre as Testemunhas de Jeová na Wikipédia só foi respondida por outros 3 membros. Algo que eu acho importante de ser feito. O tópico em questão está na sessão sites: http://www.extestemunhasdejeova.org/for ... =17&t=1832
Tem um dizer que se fala que quem acaba de subir no Onibus não pode querer sentar na Janela. Eu não quero ser incoveniente, mas eu percebo que alguns tópicos relacionadas com as tjs tem poucas respostas, e entre os mais vistos uma grande parte não tem relaçao com ela. Teve até um sobre os adventistas uns dias desses que rendeu muito e não acrescentou nada ao site.
Uma verdade sem graça pode ser eclipsada por uma excitante mentira.
Aldous Huxley
Avatar do usuário
Nanda Lima
Forista
Forista
Mensagens: 2500
Registrado em: 08 Abr 2009 15:01
Localização: ZOO STATION - BERLIN
Contato:

Re: Budismo

Mensagem não lida por Nanda Lima »

Concordo com você, Fabrício.
Tópicos sobre religiões e filosofias de vida são interessantíssimos. Mas ele têm tomado o espaço de tópicos sobre as TJs. Assim, TJs e ex-TJs que acessarem o fórum podem não ficar muito interessadas nele por causa disso.
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 62 visitantes